You are on page 1of 21

ESQUIZOFRENIA

CASO ANA K.

Evelyne Cecchi Roberto Montenegro Suelene Ribeiro

>>

>>

>>

>>

>>

>>

Etimologia
Esquizofrenia
Skhizein = fender, dividir, separar, dissociar Phrn = quer dizer pensamentos Termo criado por Bleuler em 1906 Chamado antes de Demncia Precoce

>>

>>

>>

>>

>>

>>

Esquizofrenia
Includo no rol das psicoses
Incidncia: 10% nos filhos de esquizofrnicos e 1% na populao em geral; Grande parte dos doentes acabam sendo encaminhados aos manicmios; Tratamento feito com antipsicticos ou neurolpticos.

>>

>>

>>

>>

>>

>>

Conceito de Esquizofrenia
O que ?

Como se desenvolve?
O que sente? Como se trata?

>>

>>

>>

>>

>>

>>

Sintomas
Finalidade: Apresenta o estado do paciente Sintomas positivos: so os delrios (alucinaes, idias persecutrias, etc.). So bem mais fceis de tratar.
Sintomas negativos: so a falta de interesse, atividade, pique, nimo, vontade de mudar a situao, apatia. Hoje h tratamentos.
>> 0 >> 1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

Subtipos
Paranide (predomnio de delrios e alucinaes) Desorganizada ou hebefrnica (predomnio de alteraes da afetividade e desorganizao do pensamento) Catatnico (alteraes da motricidade) Simples (diminuio da vontade e afetividade, empobrecimento do pensamento, isolamento social) Residual (estgio crnico da doena com muita deteriorao).
>> 0 >> 1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

Distrbios
Da linguagem: fala cortada, respostas vagas ausncias. O uso mais a servio da realidade psquica e no da realidade simblica compartilhada. As palavras no remetem ao smbolo de alguma coisa, mas coisa em si. Do pensamento: lentido e bloqueio. A desorganizao do pensamento pode acontecer nas situaes em que a pessoa salta de um assunto para outro; respostas desconectadas; discurso incompreensvel.
>> 0 >> 1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

Distrbios
Sensopercepo: alucinao ttil (como sentir algo dentro da sua pele) Distrbios da vida afetiva: ambivalncia, no tem limite na afetividade negativa ao mesmo tempo em que voc ama voc odeia, afeto inadequado, dificuldade de demonstrar a emoo que est sentindo, motivao interna.

>>

>>

>>

>>

>>

>>

Distrbios
Delrio: acredita em idias falsas, irracionais ou sem lgica. Em geral so temas de perseguio ou grandeza; a construo fechada na realidade do psiquismo Alucinaes: O paciente percebe estmulos que em realidade no existem. Considerado o primeiro mecanismo psquico para eliminar o desprazer causado pela insatisfao de suas necessidades.
>> 0 >> 1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

O sonho uma loucura curta e a loucura, um longo sonho (Schopenhauer)

>>

>>

>>

>>

>>

>>

CASO ANA K.
Psicanalista: Heitor ODwyer de Macedo Abordagem psicanaltica: Lacaniana Local: Instituio cuja misso era a reinsero profissional de jovens adultos (Frana - 1977) Paciente: Ana K. (20 anos) Queixa: angstia intensa seguida de ataques (gritos), inicialmente em casa e depois tambm no Centro. Se acalmava na presena do outro. Durao: 17 sesses

>>

>>

>>

>>

>>

>>

ENTREVISTA COM A ME
Pai: omisso, do contra, acomodado, temido pelas crianas, mulherengo Me: irm mais velha a tiranizava (medo) depresso aos 17 anos, medo frequente, identificao com Ana Irmo (1): obediente (nico amamentado ao seio) Irm (2): ciumenta e crtica (inveja), problemas com a barriga e os rgos genitais Irmo (?): apegado a Ana e me, presidirio
>> 0 >> 1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

ENTREVISTA COM A ME
Infncia: filha no desejada, gravidez difcil e tensa, parto difcil (3kg), caula de 5 filhos, alimentada na mamadeira (choro constante mimo), priso de ventre desde o nascimento (supositrios at 4 meses), dormiu com os pais at os 5 anos, sarampo aos 5 anos (nessa poca era alegre e gostava da escola e de animais; vaidosa), me grvida, mandada ao preventrio (1 ano), retorna e vai ao primrio (ensino religioso - via o diabo em todo lugar) queria voltar ao maternal, odiava a escola
>> 0 >> 1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

ENTREVISTA COM A ME
Adolescncia: 14 anos (pensionato incio das crises), ltimo ano da escola confidente de rapaz (1 amor) que namorava outra, depois namorou outro (relao sexual crises), mdico da famlia pede para separ-los (queria Ana s para si) e depois de uma crise se vai. Separaes: 2 meses (me - trabalhar com pai); 7 meses (desmame com a tia mais velha - vmitos); 15 meses (ama-seca 6 meses); 6 anos - levada para um preventrio por 1 ano (ruptura 2 meses; aps esse perodo a me a via mensalmente); 14 anos (pensionato incio das crises)
>> 0 >> 1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

ENTREVISTA COM ANA K. E SUA ME


Psicanalista atrado pelo corpo de Ana Me entrega bilhete sobre Ana rouba a cena (o psicanalista entrega a Ana a me ruboriza), depois a me se retira Ana: Eu dou gritos quando vejo manchas vermelhas em todos os lugares; No posso chorar; Alguma coisa fica bloqueada na garganta sonho argelino com dois zperes (sexo na frente igual atrs)

>>

>>

>>

>>

>>

>>

CASO ANA K. - PSICODINMICA


1) CORPO visto como algo fragmentado, despedaado. ANA E O SEU CORPO: Sempre teve complexo de inferioridade, em relao aos outros. Aos 12-13 anos quando ia a aula de dana, se achava magra demais e sempre escondia os braos e vestia meias para esconder suas pernas feias. No caso de ANA K., as intervenes teraputicas de Heitor Macdo, tem o papel de tentar unificar esse corpo. 2) COMUNICAO - feita atravs de frases interrompidas. A comunicao distorcida. Caracterizadas por neologismo (dar novos sentidos ou criar novas palavras) e pela repetio. As perturbaes de Ana, com gritos, ela tem medo de estrangular uma criana, v manchas de sangue em todos os lugares, teme pegar o aparelho de barbear do seu pai e se matar e nunca suas crises acontecem na rua. Ela no se reconhece no espelho e nem a mo como sendo sua.
>> 0 >> 1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

CASO ANA K. - PSICODINMICA


3) DELRIO - Certeza delirante. Alterao do juzo e do pensamento. Ela perde o juzo de realidade e nega essa realidade criando uma outra. So duas finalidades: podem ser patologias ou a busca pela normalidade. Apresentam dois aspectos: (1) sempre envolve um tema (morte, destruio, hostilidade, agresso) e (2) sempre envolve personagens masculinos ou femininos. Aparecem por causa da sensao de fracasso em que ele se encontra. O que o terapeuta deve fazer eliminar essa sensao de fracasso. As histrias que Ana conta sobre sua vida, tem sempre a presena de um homem. Assim comeou a falar de seu pai: Ele come como um porco, suja a todos os lugares, sempre est com dois cachorros, nojento. E olha que ele no me chateia muito. s vezes, tem raivas brancas.
>> 0 >> 1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

CASO ANA K. - PSICODINMICA


4) ALUCINAO Alucinaes so alteraes do senso de percepo. Ana namorava com Serge e disse a ele se no fizesse amor, iria se tornar impotente. Ana vivia angustiada, tinha medo de estar grvida e no tinha prazer nenhum com ele. E depois da relao, ela chorava. MODELAGEM: a dinmica das relaes entre objetos sua histria. A falta da cabea, ao se ver no espelho, o resto do corpo que faltava. Quando tinha 05 anos tive sarampo. O pai disse: que ela estava bonita, pegou um espelho e mostrou, com muito medo viu seu rosto cheio de espinhas todas vermelhas (alucinaes de manhas de sangue).
>> 0 >> 1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

CASO ANA K. - PSICODINMICA


5) SURTOS PSICTICOS so alteraes da conscincia e o pice do delrio. Isso porque h uma confirmao do delrio. Algo por acaso acontece, ele liga uma coisa na outra e tem a certeza delirante. um ato de desespero que pode ter ou no manifestao de agressividade. Ana, com surto esquizofrnico, perdida de si e da imagem do prprio corpo. 6) VAI E VEM CONTNUO Testa a capacidade de agentar frustrao do terapeuta por causa desse vai e vem contnuo. Na terapia h uma constncia de avanos e retrocessos. 7) INFANTILISMO tudo comea no psiquismo primitivo. Ento ele deve superar a parte infantil do psiquismo. 8) AFETO EMBOTADO dificuldade em mostrar a emoo que est sentindo, mostra-se indiferente a diversas situaes do cotidiano.

>>

>>

>>

>>

>>

>>

CRITRIOS DO DSM-IV
F20 - ESQUIZOFRENIA A. Sintomas Caractersticos: Pelo menos dois dos seguintes, cada um presente por um espao significativo de tempo durante um perodo de um ms (ou menos, caso tratado com xito): (1) delrios; (2) alucinaes; (3) fala desorganizada (ex., descarrilhamento freqente ou incoerncia); (4) comportamento totalmente desorganizado ou catatnico; (5) sintomas negativos, ou seja, embotamento afetivo, alogia ou avolio. (Nota: apenas um sintoma A necessrio se os delrios so bizarros ou as alucinaes consistem de uma voz mantendo um comentrio sobre o comportamento ou pensamentos da pessoa ou duas ou mais vozes conversando entre si). B. Disfuno Ocupacional/Social: Durante um espao significativo de tempo, desde o incio do distrbio, uma ou mais reas principais de funcionamento como trabalho, relaes interpessoais ou auto-cuidado encontram-se significativamente abaixo do nvel atingido antes do incio (ou quando o incio ocorre na infncia ou na adolescncia, fracasso em atingir o nvel esperado de desempenho interpessoal, acadmico ou ocupacional). C. Durao: Sinais contnuos do distrbio persistem no mnimo durante seis meses. Este perodo de seis meses deve incluir pelo menos um ms com os sintomas que satisfazem o critrio A (ou seja, sintomas da fase ativa) e podem incluir perodos prodrmicos e/ou residuais quando o critrio A no plenamente satisfeito.

>>

>>

>>

>>

>>

>>

FIM

>>

>>

>>

>>

>>

>>

You might also like