You are on page 1of 35

CURSO DE PSGRADUAOEM URGNCIA E EMERGNCIA

Ms. Enf. Aroldo Gavioli

compreender o processo de humanizar o atendimento.

Classificar as queixas dos usurios. Construir e aplicar os fluxos de atendimento e informao na urgncia/emergncia considerando a rede dos servios de prestao de assistncia sade.

Ao atuar no cuidado em situaes de urgncia e emergncia nos diferentes contextos da Rede de Ateno Sade, o enfermeiro se depara com diversos desafios.

Damos destaque a um que se relaciona com as fronteiras e limites do cuidado a estes indivduos no sentido de saber como cada servio desempenhar suas atividades para que este paciente receba um cuidado seguro, rpido e de qualidade na lgica de uma Rede de Ateno em Urgncia e Emergncia.

HumanizaSUS: proposta lanada pelo Ministrio da Sade em 2004 para enfrentar os desafios em relao mudana dos modelos de ateno e de gesto das prticas de sade a partir dos princpios do SUS.

Com essa proposta, o Ministrio da Sade priorizou o atendimento com qualidade e a participao integrada dos gestores, trabalhadores e usurios na consolidao do SUS.

Um dos objetivos da Poltica Nacional de Humanizao da Ateno e Gesto do SUS provocar inovaes nas prticas gerenciais e nas prticas de produo de sade, propondo para os diferentes coletivos/equipes implicados nestas prticas o desafio de superar limites e experimentar novas formas de organizao dos servios e novos modos de produo e circulao de poder.

Assim, com o princpio da transversalidade, o HumanizaSUS lana mo de ferramentas e dispositivos para consolidar redes, vnculos e a corresponsabilizao entre usurios, trabalhadores e gestores.
Ao direcionar estratgias e mtodos de articulao de aes, saberes e sujeitos, pode-se, efetivamente, potencializar a garantia de ateno integral, resolutiva e humanizada.

Na valorizao dos diferentes sujeitos implicados no processo de produo de sade, os valores que norteiam esta poltica so: a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre eles, o estabelecimento de vnculos solidrios, a participao coletiva no processo de gesto e a indissociabilidade entre ateno e gesto (Brasil, 2009; 2011).

Na construo do SUS, surgem novas questes que demandam outras respostas, bem como problemas e desafios que persistem, impondo a necessidade tanto de aperfeioamento do sistema, quanto de mudana de rumos.

A mudana das prticas de acolhida aos cidados/usurios e aos cidados/trabalhadores nos servios de sade um destes desafios.

Como postura e prtica nas aes de ateno e gesto nas unidades de sade, o acolhimento, a partir da anlise dos processos de trabalho, favorece a construo de relao de confiana e compromisso entre as equipes e os servios e possibilita avanos na aliana entre usurios, trabalhadores e gestores da sade em defesa do SUS, como uma poltica pblica essencial para a populao brasileira.

Superlotao.
Processo de trabalho fragmentado.

Desrespeito aos direitos desses usurios.


Pouca articulao com o restante da rede de servios, entre outros.

Conflitos e assimetrias de poder. preciso, portanto, a partir da compreenso da insero dos servios de urgncia na rede local, repensar e criar novas formas de agir em sade que levem a uma ateno resolutiva, humanizada e acolhedora.

Excluso dos usurios na porta de entrada.

Implica prestar um atendimento em sade com resolutividade e responsabilizao. Orientando, quando for o caso, o paciente e a famlia em relao a outros servios de sade para a continuidade da assistncia e estabelecendo articulaes com esses servios para garantir a eficcia desses encaminhamentos. Desse modo, possibilita o atendimento a todos que procuram os servios de sade na rede, ouvindo seus pedidos e assumindo no servio uma postura capaz de acolher, escutar e pactuar respostas mais adequadas aos usurios.

Vem sendo utilizada em muitos pases, inclusive no Brasil. Protocolos que objetivam, sobretudo, no demorar em prestar atendimento queles que necessitam de uma conduta imediata com segurana.

Por isso, todos eles so baseados na avaliao primria do paciente, j bem desenvolvida para o atendimento s situaes de catstrofes e adaptada para os servios de urgncia.

Instrumentos que sistematizam a avaliao.

No se trata de fazer um diagnstico prvio nem de excluir pessoas sem que tenham sido atendidas pelo mdico.

realizada pelo enfermeiro, baseado em consensos estabelecidos conjuntamente com a equipe mdica para avaliar a gravidade ou o potencial de agravamento do caso, assim como o grau de sofrimento do paciente.

um processo dinmico de identificao dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos sade ou grau de sofrimento.

eixos e reas que evidenciam os nveis de risco dos pacientes.

A proposta de desenho se desenvolve pelo menos em dois eixos (BRASIL,2009):

O do paciente grave, com risco de morte, denominado eixo vermelho;

O do paciente aparentemente no grave, mas que necessita ou procura o atendimento de urgncia, denominado de eixo azul.

Cada um desses eixos possui diferentes reas, de acordo com a clnica do paciente e os processos de trabalho que nele se estabelecem, sendo que essa identificao tambm define a composio espacial por dois acessos diferentes.

Nmero

Eixo

rea

a) rea Vermelha: nesta rea que est a sala de emergncia, para atendimento imediato dos pacientes com risco de morte, e a sala de procedimentos especiais invasivos
VERMELHO: Este eixo est relacionado clnica do paciente grave, com risco de morte, sendo composto por um agrupamento de trs reas principais b) rea Amarela: composta por uma sala de retaguarda para pacientes j estabilizados, porm ainda requerem cuidados especiais (pacientes crticos ou semicrticos).

c) rea Verde: composta pelas salas de observao, que devem ser divididas por sexo (feminino e masculino) e idade (crianas e adultos), a depender da demanda.

Nmero

Eixo

rea

a) Plano 1: espaos para acolhimento, espera, recepo, classificao do risco e atendimento administrativo. A diretriz principal, neste plano, acolher, o que pressupe a criao de espaos de encontros entre os sujeitos. AZUL: o eixo dos pacientes aparentemente no graves. O arranjo do espao deve favorecer o acolhimento do cidado e a classificao do grau de risco. Este eixo se compe de 3 (trs) planos de atendimento:
b) Plano 2: rea de atendimento mdico, lugar onde os consultrios devem ser planejados de modo a possibilitar a presena do acompanhante e a individualidade do paciente.

c) Plano 3: reas de procedimentos mdicos e de enfermagem (curativo, sutura, medicao, nebulizao). importante que as reas de procedimentos estejam localizadas prximas aos consultrios, ao servio de imagem e que favoream o trabalho em equipe.

Construdo a partir dos existentes e disponveis nos textos bibliogrficos. Adaptado ao perfil de cada servio e ao contexto de sua insero na rede de sade. Oportunidade de facilitar a interao entre a equipe multiprofissional e de valorizar os profissionais da urgncia (BRASIL, 2009, 2011).

Vermelho:

Amarelo:

Verde:

Azul:
significa prioridade 3 - consultas de baixa complexidade - atendimento de acordo com o horrio de chegada tempo de espera pode variar at 3 horas de acordo com a demanda destes atendimentos, urgncias e emergncias.

significa prioridade zero emergncia, atendimento imediato.

significa prioridade 1 - urgncia, atendimento em no mximo 15 minutos.

significa prioridade 2 - prioridade no urgente, atendimento em at 30 minutos.

A identificao das prioridades feita, por exemplo, mediante adesivo colorido colado no canto superior direito do Boletim de Emergncia.

Os pacientes classificados como verde podem tambm receber encaminhamento unidade bsica de referncia pelo servio social ou enfermeiro, com garantia de consulta mdica e/ou cuidados de enfermagem, situao que deve ser pactuada previamente.

Os pacientes classificados como azul tambm podero ser encaminhados para o acolhimento na Unidade Bsica de Sade de referncia ou tero seus casos resolvidos pela equipe de sade.

Politraumatizado grave Leso grave de um ou mais rgos e sistemas, Escala de Coma de Glasgow (ECG) < 12; Queimaduras com mais de 25% de rea de superfcie corporal queimada ou com problemas respiratrios; Trauma crnio-enceflico grave (Escala de Coma de Glasgow) ECG <12; Estado mental alterado ou em coma ECG <12; histria de uso de drogas; Comprometimentos da coluna vertebral; Desconforto respiratrio grave: cianose de extremidades, taquipnia (FR>20mvpm), agitao psicomotora, sudorese, saturao de O2 90;

Dor no peito associada falta de ar e cianose (dor em aperto, facada, agulhada com irradiao para um ou ambos os membros superiores, ombro, regio cervical e mandbula, de incio sbito, de forte intensidade acompanhada de sudorese, nuseas e vmitos ou queimao epigstrica, acompanhada de perda de conscincia, com histria anterior de IAM, angina, embolia pulmonar, aneurisma ou diabetes; qualquer dor torcica com durao superior a 30 minutos, sem melhora com repouso);

Perfuraes no peito, abdome e cabea;

Intoxicaes exgenas ou tentativas de suicdio com Glasgow abaixo de 12;

Tentativas de suicdio;

Crises convulsivas (inclusive pscrise);

Anafilaxia ou reaes alrgicas associadas insuficincia respiratria;

Complicaes de diabetes (hipo ou hiperglicemia);

Parada cardiorrespiratria;

Hemorragias no controlveis;

Alteraes de sinais vitais em paciente sintomtico: Pulso > 140 ou < 45bpm; PA diastlica < 130 mmHg; PA sistlica < 80 mmHg; FR >34 ou <10ipm;

Infeces graves febre, exantema petequial ou prpura, alterao do nvel de conscincia.

Condies e sinais perigosos de alerta, que devero ser levadas em considerao, pois podem representar condies em que o paciente poder piorar repentinamente:
Acidentes com veculos motorizados acima de 35 Km/h;
Foras de desacelerao tais como quedas ou em exploses;
Perda de conscincia, mesmo que momentnea, aps acidente;

negao violenta de eventos bvios ou injrias graves com pensamentos de fugas e alteraes de discurso e ocasionalmente, com respostas inapropriadas;

fraturas da 1 e 2 costela;

Possvel aspirao;

fraturas 9, 10, 11; costela ou mais de trs costelas;

Possvel contuso pulmonar; bitos no local da ocorrncia (ABBS, MASSARO 2004).

Pacientes que necessitam de atendimento mdico e de enfermagem o mais rpido possvel, porm no correm riscos imediatos para a vida.
Devero ser encaminhados diretamente sala de consulta de enfermagem para classificao de risco.

Politraumatizado com Glasgow entre 13 e 15; sem alteraes de sinais vitais;


Cefalia intensa de incio sbito ou rapidamente progressiva, acompanhada de sinais ou sintomas neurolgicos, parestesias, alteraes do campo visual, dislalia, afasia;
Alterao aguda de comportamento agitao, letargia ou confuso mental;

Trauma cranioenceflico leve (ECG entre 13 e 15);

Diminuio do nvel de conscincia;

Histria de Convulso / psictal convulso nas ltimas 24 horas;

Dor torcica intensa;

Verdes: Pacientes em condies agudas (urgncia relativa) ou no agudas atendidos com prioridade sobre consultas simples tempo de espera at 30 minutos.

Idade superior a 60 anos; Gestantes com complicaes da gravidez; Pacientes escoltados;

Pacientes doadores de sangue;


Deficientes fsicos;

Demais condies no enquadradas nas situaes/ queixas acima.


Procedimentos como: curativos, trocas ou requisies de Aps a consulta Queixas crnicas sem receitas mdicas, mdica e medicao alteraes agudas; avaliao de o paciente liberado. resultados de exames, solicitaes de atestados mdicos.

O acolhimento com classificao de risco proposto pelo Ministrio da Sade favorece a construo de relao de confiana e compromisso entre as equipes e os servios na lgica do atendimento em rede.

Possibilita tambm fortalecer os laos entre usurios, trabalhadores e gestores da sade em defesa do SUS como uma poltica pblica essencial para a populao brasileira.

BRASIL. Portaria n 4.279, de 30 de dezembro de 2010 - Estabelece diretrizes para a organizao da Rede de Ateno Sade no mbito do Sistema nico de Sade (SUS). Disponvel em:www.basilsus.com.br/legislacoes/gm/107038-4279.html. BRASIL. Portaria n 1.600, de 07 de julho de 2011 - Reformula a Poltica Nacional de Ateno s Urgncias e Institui a Rede de Ateno Urgncias no Sistema nico de sade. Brasil. Ministerio da Saude. Secretaria Executiva. Nucleo Tecnico da Politica Nacional de Humanizacao. Brasilia: MS. 2004.(Serie B. Textos Basicos em Saude). Disponvel em:www.slab.uff.br/textos/texto84.pdf.

You might also like