You are on page 1of 39

Prof Vladimir Siqueira Turma Itagua

O que Gesto?

ARTE E CINCIA Gesto simultaneamente arte e cincia.

O que Gesto?
ARTE a arte de fazer as pessoas mais eficazes do que teriam sido sem voc. A cincia est em como voc ir fazer isso. Existem quatro pilares bsicos da gesto que devem ser aplicados sempre quando voc assumir um cargo de gesto: planejar, organizar, dirigir e controlar.

O que Gesto?
TORN-LAS MAIS EFICAZES Quatro trabalhadores podem fazer 6 unidades em um turno de oito horas sem um gestor. Se eu contratar um gestor para administr-los e eles ainda fazem as mesmas 6 unidades por dia qual o benefcio para o meu negcio? Por outro lado, se agora produzem 8 unidades por dia, o gestor tem valor para a empresa.

Mas s isso?
O gestor no somente aquele que: Gerencia pessoas; Gerencia processos; Faz com que pessoas faam coisas; Dirige o trabalho; Toma decises sozinho.

tambm:
Aquele que capaz de concertar;
Algum que exerce liderana; Faz com que pessoas faam coisas;

Quem faz atividades pedaggicas, de coaching,

tornando-se um diferencial srio das boas organizaes; Quem faz o manejo do estoque de conhecimento existente em uma organizao.

O que Gesto?
A mesma analogia aplica-se a servio, a indstria ou varejo, ou ensino, ou qualquer outro tipo de atividade. Posso lidar com o seu grupo e conquistar mais clientes do que sem voc? Vender mais produtos? Transmitir conhecimentos de forma mais eficaz? Esse o valor de gesto tornar um grupo de indivduos ou um processo mais eficazes.

O que Gesto?
O conceito de gesto : um conjunto de tarefas que procuram garantir a afetao eficaz de todos os recursos disponibilizados pela organizao afim de serem atingidos os objetivos pr-determinados.

O que Gesto?
Por outras palavras, cabe gesto a optimizao do funcionamento das organizaes atravs da tomada de decises racionais e fundamentadas na recolha e tratamento de dados e informao relevante e, por essa via, contribuir para o seu desenvolvimento e para a satisfao dos interesses de todos os seus colaboradores e proprietrios e para a satisfao de necessidades da sociedade em geral ou de um grupo em particular.

Gesto Industrial Por que?


As rpidas e profundas transformaes que esto ocorrendo no cenrio econmico mundial tm exigido das empresas uma constante busca de novos sistemas de gesto industrial que possam ser mais competitivos.

Gesto Industrial Por que?


Neste sentido, tem ocorrido um processo de reconfigurao da organizao industrial, onde os paradigmas hegemnicos foram dando espao para novas estratgias de gesto industrial.

Gesto Industrial Por que?


Um dos fatores que mais influenciou este novo ambiente foi, notadamente, a mudana do mercado essencialmente comprador (demanda maior que oferta) para um mercado caracterizado pela intensa competio entre as empresas, pela preferncia dos consumidores.

Gesto Industrial Por que?


Com a experincia japonesa, aps a segunda guerra mundial, diversos pases comearam a perceber que existiam novas formas de organizao, diferentes do sistema taylorista/fordista, que podiam contribuir para a melhoria da qualidade, aumento da produtividade, diminuio de custos e, em ltima anlise, para a aquisio de vantagens competitivas sustentveis.

Taylorismo

Taylorismo ou Administrao cientfica o modelo de administrao desenvolvido pelo engenheiro norteamericano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administrao cientfica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina cientfica da Administrao de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela nfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficincia ao nvel operacional. considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clssica.

Taylorismo

Taylor concentra seu argumento na eficincia do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e com a mxima economia de esforo. Para isso era preciso selecionar corretamente o operrio, e adestr-lo na funo especfica que iria desenvolver. Tambm propunha melhores salrios (o que foi aceito por Ford, entre outros) para os operrios, com a concomitante diminuio dos custos unitrios de produo, o que idealmente levaria prosperidade a patres e empregados.

Fordismo
Fordismo, termo criado por Antonio Gramsci, em 19221 refere-se aos sistemas de produo em massa e gesto idealizados em 1913 pelo empresrio estadunidense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, em Highland Park, Detroit.

Fordismo
Trata-se de uma forma de racionalizao da produo capitalista baseada em inovaes tcnicas e organizacionais que se articulam tendo em vista, de um lado a produo em massa e, do outro, o consumo em massa. Ou seja, esse "conjunto de mudanas nos processos de trabalho (semiautomatizao, linhas de montagem)" intimamente vinculado as novas formas de consumo social.

Fordismo
Esse modelo revolucionou a indstria automobilstica a partir de janeiro de 1914, quando Ford introduziu a primeira linha de montagem automatizada. Ele seguiu risca os princpios de padronizao e simplificao de Frederick Taylor e desenvolveu outras tcnicas avanadas para a poca. Suas fbricas eram totalmente verticalizadas. Ele possua desde a fbrica de vidros, a plantao de seringueiras, at a siderrgica. De fato, Ford criou o mercado de massa para os automveis. Sua obsesso era tornar o automvel to barato que todos poderiam compr-lo.

Fordismo
Uma das principais caractersticas do fordismo foi o aperfeioamento da linha de montagem. Os veculos eram montados em esteiras rolantes, que se movimentavam enquanto o operrio ficava praticamente parado. Buscava-se assim a eliminao do movimento intil: o objeto de trabalho era entregue ao operrio, em vez de ele ir busc-lo. Cada operrio realizava apenas uma operao simples ou uma pequena etapa da produo. Desta forma no era necessria quase nenhuma qualificao dos trabalhadores.

Fordismo
Por volta de 1918, metade dos carros na Amrica do Norte eram Modelos T. A alta produo conseguida por Ford tem como caracterstica marcante a escolha de uma nica cor de veculo, que era preta. Desta forma, ele conseguia montar os veculos sem ter que diferenciar o processo de pintura.

Fordismo
Existe uma frase famosa que Ford escreveu em sua autobiografia sobre a escolha da cor do veculo: "O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto. A produo final total foi de 15.007.034 unidades. Esse foi um recorde que permaneceu por 45 anos.

Gesto Industrial
As estratgias de gesto industrial esto configuradas sob o ponto de vista do mercado, do produto, da organizao, do sistema de produo e do trabalho.

Gesto Industrial 1 - Produo em Massa


Henry Ford, com o seu modelo T de automvel, introduziu o sistema de produo em massa para atender demanda crescente. Conforme Womack et al. (1992), a produo em massa pode ser caracterizada como possuindo diviso radical do trabalho, onde as pessoas so treinadas rapidamente para operar mquinas dedicadas (de funo especifica), os ciclos operatrios so curtos e com ritmo determinado pelas mquinas. Neste sistema de produo a hierarquia bastante rgida e voltada para garantir o volume.

Gesto Industrial
1 - Produo em Massa
Segundo Neffa (1990), a produo em massa caracterizou-se pelo maior volume de produo, baixo preo dos produtos, intercambialidade das peas, altos salrios, uso da correia transportadora e altas taxas de absentesmo. Com o aumento das exigncias do mercado consumidor e da insatisfao dos trabalhadores, este sistema foi colocado em cheque, exigindo uma srie de adaptaes e mudanas na sua rota.

Gesto Industrial
2 - Produo Enxuta
O sistema de produo da Toyota ou Produo Enxuta, como veio a ser chamado posteriormente, nasceu de esforos de Eiji Toyoda e Tachi Ohno que concluram, aps visitas Ford, que o sistema de produo em massa no funcionaria no Japo. Posteriormente a algumas experincias, a Toyota concluiu que a fabricao de pequenos lotes diminua custos com produtos acabados e facilitava a verificao de erros, o que no ocorria na produo em massa (Womack et al., 1992).

Gesto Industrial
2 - Produo Enxuta
Em relao mo de obra, implantou-se o emprego vitalcio e a remunerao por tempo de servio. Ohno implantou os CCQs (Crculos de Controle de Qualidade) onde era atribudo a uma equipe, as tarefas de limpeza, pequenos reparos e controle de qualidade, sendo exercitado o questionamento dos erros e a discusso da melhor forma de resolv-los.

Gesto Industrial
2 - Produo Enxuta
Enquanto o sistema de produo em massa se baseava no fluxo vertical de informaes, o mtodo Toyoda-Ohno privilegiava o trabalho em equipe (Kagami, 1993).
Alm disso, a Toyota introduziu a idia de produo puxada ao invs de empurrada, incorporou novas formas de organizao do trabalho, revolucionou sua base tcnica (microeletrnica) e criou um novo padro de interrelacionamento de empresas (subcontratao).

Gesto Industrial
3 - Abordagem scio tcnica
o esforo em adaptar toda o processo s necessidades ergonmicas, scio-psicolgicas e de bem-estar dos trabalhadores de modo geral, buscando mecanizar atividades repetitivas do processo de produo e liberar os trabalhadores para atividades mais intelectuais.

Gesto Industrial
3 - Abordagem scio tcnica

Atualmente se questiona esta abordagem como forma de tornar as empresas competitivas, principalmente devido ao seu alto custo.

Gesto Industrial
4 - Especializao Flexvel
Conforme definio dos pioneiros no assunto, Piore e Sabel (1984), especializao flexvel uma estratgia de constante inovao e acomodao interminvel mudana. Esta estratgia baseada em equipamentos flexveis, trabalhadores qualificados e treinados e na criao de uma comunidade industrial que restringe as formas de competio quelas que favorecem a inovao. Este conceito foi desenvolvido baseado na experincia da chamada Terceira Itlia, conforme Gorofoli (1993).

Gesto Industrial
4 - Especializao Flexvel
O termo especializao flexvel definido como uma estratgia dos clusters - conjunto de firmas geograficamente concentradas, atuando num mesmo segmento industrial onde predominam pequenas e mdias empresas (Ruas, 1994)

Gesto Industrial
4 - Especializao Flexvel
Estruturalmente o termo especializao significa que cada uma das unidades do cluster presta apenas um tipo de servio, com uma focalizao para determinada atividade. J o termo flexvel dado pelo conjunto que atende ao mercado dinmico e voltil, tendo que haver cooperao e complementao por parte das unidades.

Gesto Industrial
5 - Qualidade total
O ponto central dos programas que buscam a qualidade total est baseado na teoria kaizen (melhorar sempre) os produtos, servios e processos, como forma de melhor atender os clientes.

Gesto Industrial
5 - Qualidade total
Para tanto, desenvolveu-se uma srie de ferramentas e metodologias como: controle estatstico do processo, inspeo da qualidade, MASP, crculos de qualidade, recompensas individuais e/ou grupais, grupos de trabalho autnomos e semiautnomos e auto-avaliao do desempenho da organizao.

Gesto Industrial
6 - Reengenharia
Segundo Hammer & Champy (1994, p.22), A reengenharia o repensar fundamental e a restruturao radical dos processos empresariais que visam alcanar drsticas melhorias em indicadores crticos e contemporneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade

Gesto Industrial
6 - Reengenharia
Na verdade, trata-se de esquecer o passado e definir tudo novamente (o que fazer e o como fazer), no intuito de se dar saltos qualitativos em termos de eficcia organizacional.

Gesto Industrial
6 - Reengenharia
Parte-se do pressuposto que no sempre possvel aperfeioar ou inovar continuamente um processo (ou muito caro). Surge ento a alternativa de, aps uma inovao estrutural (dada pela reengenharia), se aprimorar o processo (atravs do sistema kaizen) para adequar a empresa aos objetivos de atendimento aos clientes.

Gesto Industrial
7 - Arquitetura estratgica
O termo arquitetura estratgica foi consagrado por Hammel & Prahalad (1994), que propuseram uma ampliao da viso de negcio da empresa, ao invs da simples preocupao com a manuteno dos negcios atuais - incapaz de criar mercados futuros. Segundo os autores, mais do que atender o cliente, preciso surpreend-lo.

Gesto Industrial
7 - Arquitetura estratgica
Neste sentido, os autores enfatizam a necessidade das empresas estabelecerem um hiato entre os recursos disponveis atualmente e sua viso de futuro, competindo pela
liderana do setor no futuro atravs da alavancagem dos recursos atuais.

You might also like