You are on page 1of 22

Ana Carolina de Oliveira Souza

Hugo Leonardo Laise Alves Pimentel Warlem Luan Soares Leal

Prof. Jamal Chaar

O que so Biocombustveis?
So fontes de energia renovveis, ou seja, permitem a ciclagem o CO2(gs carbnico) . Os biocombustveis podem usados em veculos. No Brasil, misturado o diesel com o biocombustvel originando o biodiesel. E na gasolina adicionado o etanol.

Ciclagem do gs carbnico

Tipos de combustveis
Bioteanol; Biodiesel; Biogs; Biometanol; Bioeterdimetlico;

Bio-ETBE (Bioeteretil-ter-butlico)
Bio-MTBE (Bioter-metil-ter-butlico) Biocombustveis sintticos; Biohidrognio; leos vegetais puros produzidos atravs de plantas oleaginosas.

Quais as vantagens de usar um Biocombustvel?


Possibilita o fechamento do ciclo do carbono; O Brasil tem rea para cultivo de plantas; Gera emprego e renda no campo; Menor investimento financeiro em pesquisas;

O biodiesel substitui bem o leo diesel sem necessidade de ajuste do motor;


Reduo do lixo no planeta; Manuseio e armazenamento mais seguros que os combustveis fsseis;

E quais so as desvantagens do seu uso?


Grande consumo de energia para sua produo; Aumento do consumo de gua; Reduo da biodiversidade; Possibilidade da reduo da produo de alimentos;

As culturas consomem muitos fertilizantes nitrogenados;


Chuva seca; Devastao de reas florestais;

TIPOS DE BIOCOMBUSTVEIS

Biodiesel
O biodiesel derivado de lipdios orgnicos renovveis, como leos vegetais e gorduras animais, para utilizao em motores de ignio por compresso (diesel).

Biodiesel
produzido por transesterificao e tambm um combustvel biodegradvel alternativo ao diesel de petrleo, criado a partir de fontes renovveis de energia, livre de enxofre em sua composio. obtido a partir de leos vegetais como o de girassol, nabo forrageiro, algodo, mamona, soja.

Etanol
A obteno do etanol feita atravs da biomassa. O etanol um lcool incolor, voltil, inflamvel e totalmente solvel em gua, derivado da cana-de-acar, do milho, da uva, da beterraba ou de outros cereais, produzido atravs da fermentao da sacarose. Comercialmente, conhecido como lcool etlico e sua frmula molecular C2H5OH ou C2H6O.

Etanol
O etanol hoje um produto de diversas aplicaes no mercado, largamente utilizado como combustvel automotivo na forma hidratada ou misturado gasolina. Tambm tem aplicaes em produtos como perfumes, desodorantes, medicamentos, produtos de limpeza domstica e bebidas alcolicas.

Etanol
. O Brasil hoje o maior produtor mundial de etanol, que, quando utilizado como combustvel em automveis, representa uma alternativa gasolina de petrleo. Destacam-se na produo do etanol os estados de So Paulo e Paran, respondendo juntos por quase 90% da safra total produzida. Alm disso, o Brasil lidera a produo mundial de cana-de-acar (principal matria-prima do etanol), sendo essa uma indstria que movimenta vrios bilhes de dlares por ano, e representa uma dependncia menor do petrleo.

Biogs
O biogs pode ser usado como gs combustvel em substituio ao gs natural ou gs liquefeito de petrleo (GLP), ambos extrados de fontes de recursos no renovveis. O biogs pode ser utilizado na gerao de energia eltrica, atravs de geradores; como energia trmica na produo rural, por exemplo, no aquecimento de instalaes para animais muito sensveis ao frio ou no aquecimento de estufas de produo vegetal. Aps a obteno do biogs o resduo slido dos biofermentadores pode ser utilizado como adubo orgnico e o efluente lquido pode ser aplicado nas lavouras, como biofertilizante, sem problemas de contaminao dos lenis freticos, pois, alm de gua contm nutriente como nitrognio, fsforo e potssio.

Biogs
Todas essas utilidades, juntamente com a eliminao dos resduos da propriedade rural, estimulam o produtor rural, possibilitando uma nova fonte de rendimento e solucionando os problemas de disponibilidade de combustvel no meio rural. O biogs produzido em aterros sanitrios, extrado da decomposio dos resduos orgnicos, tambm uma forma de energia renovvel. Para a extrao so implantados sistemas de canalizao, no incio do processo de aproveitamento da rea de aterro. Quando as clulas so encerradas, o gs produzido pode ser encaminhado para termoeltricas e utilizado como biocombustvel.

Bicombustveis
Biodiesel Microalgas

gua Doce Salgada Residual

Biocombustveis
Biodiesel Microalgas

CO2 leo

Biocombustvel
Biodiesel Microalgas

Foto bioreator Um litro de Biodiesel Cinco quilos de microalgas

O que so normas ?
Colocado da forma mais simples, uma norma uma forma acordada, repetvel de se fazer algo. um documento que contm uma especificao tcnica ou outros critrios precisos desenvolvidos para serem utilizados consistentemente como uma regra, diretriz, ou definio. As normas tornam a vida mais simples e aumentam a confiabilidade e a efetividade de muitos produtos e servios que usamos.

O que a ANP ?
A Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP), criada em 1997 pela Lei n 9.478 o rgo regulador das atividades que integram as indstrias de petrleo e gs natural e de biocombustveis no Brasil. Suas atividades foram iniciadas em 14 de Janeiro de 1998. Vinculada ao Ministrio das Minas e Energia, a autarquia federal responsvel pela execuo da poltica nacional para o setor.

A ANP tem como finalidades:

Regular
Contratar Fiscalizar

Como Funciona a Agncia


Quadro funcional
reas de atuao da ANP Distribuio e comrcio Monitoramento da qualidade dos combustveis

Segurana operacional

You might also like