You are on page 1of 75

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

iliescu@iliescu.com.br www.iliescu.com.br Eng Marcelo Iliescu

Objetivos

Busca pela durabilidade da construo Ganhos na qualidade do produto Reduo dos custos da produo Busca pela racionalizao e compatibilizao entre as partes Maior competitividade empresarial

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

Definio de Durabilidade cf NBR 6118/03


5.1.2.3 Consiste na capacidade da estrutura resistir s influncias ambientais previstas e definidas em conjunto pelo autor do projeto estrutural e o contratante, no incio dos trabalhos de elaborao do projeto. Significa que a conservao da estrutura no deve necessitar de reparos de alto custo, ao longo de sua vida til.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

Qualidade de uma Construo


a sua capacidade de atender s necessidades dos usurios nas condies de uso para as quais foi projetada. Pode-se considerar as necessidades atendidas, de modo geral, se forem satisfeitos os requisitos relativos segurana, ao bom desempenho em servio, durabilidade, ao conforto visual, acstico, ttil e trmico, higiene e economia, dentre outros.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

Garantias da Qualidade

Concepo: Garantia da plena satisfao do cliente, facilidade de execuo e possibilidade de adequada manuteno Execuo: Garantia do cumprimento do projeto Utilizao: Satisfao do usurio e a possibilidade de extenso da vida til da edificao

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

Patologias

Inexistncia do projeto especfico Desperdcio de materiais, mo-de-obra e tempo Elevados custos de produo Falhas e problemas patolgicos

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

Entendimento das Patologias

Levantamento de subsdios Documentos de Referncia No-conformidade Diagnstico da situao Definio de conduta Responsabilidades

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

Levantamento de subsdios
Nesta etapa so organizadas as informaes necessrias e suficientes para o entendimento completo dos fenmenos. Estas informaes so obtidas atravs de trs fontes bsicas: Vistoria do local; Levantamento da histria do problema e da edificao com as correspondentes anotaes geomtricas, arquitetnicas e de mdia cabvel; Resultado das anlises.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

Documentos de Referncia

So as referncias na anlise comparativa das informaes do projeto. So eles: projeto arquitetnico e estrutural; projetos dos outros sistemas (eltrico, hidrulico, segurana, comunicaes, etc.); relatrios e perfis de sondagem; normas tcnicas oficiais aplicveis; informaes do mesmo projeto, constantes de desenhos j examinados e em vigor; registros de prticas consagradas, recomendaes e prescries constantes da literatura tcnica, mas no incorporadas, explicitamente, nas normas tcnicas oficiais, entre outros.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

No-conformidade

o no-atendimento de um requisito especificado (NBR ISO 8402, 1994). As condies de no-conformidade, segundo o ACI 121R (1985), so aquelas que podem afetar, desfavoravelmente, o desempenho satisfatrio ou a aparncia da estrutura, se permanecerem sem correo.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

10

Diagnstico da situao

Segundo Lichtenstein (1985), o diagnstico da situao o entendimento dos fenmenos em termos de identificao das mltiplas relaes de causa e efeito que normalmente caracterizam um problema patolgico. Cada subsdio, segundo este autor, obtido na vistoria do local, na anamnese ou nos exames complementares deve ser interpretado no sentido de compor progressivamente um quadro de entendimento de como trabalha o edifcio, como reage ao dos agentes agressivos, porque surgiu e como se desenvolveu o problema patolgico.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

11

Diagnstico da situao

O processo de entendimento de um problema patolgico pode ser descrito como o de gerao de hipteses ou modelos e o seu respectivo teste. Portanto, Lichtenstein (1985) afirma que o processo de diagnstico constitui na contnua reduo da incerteza inicial pelo progressivo levantamento de dados. Esta progressiva reduo da incerteza acompanhada por uma reduo do nmero possvel de hipteses, at que se chegue numa correlao satisfatria entre o problema observado e um diagnstico para este problema.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

12

Diagnstico da situao

O diagnstico de casos de patologia nas construes pode ser definido como a identificao da natureza, da causa e da origem dos desgastes. Para diagnosticar, preciso reunir o maior nmero de informaes e depois separar o essencial do acessrio. Para obter informaes pode-se utilizar o exame visual do desgaste e de seu meio ambiente; ensaios locais, rpidos e simples; estudos de laboratrio; consulta com os autores do projeto e com os usurios da edificao; estudo dos projetos, dos cadernos de encargos, das anotaes de canteiro, atas de reunies de obra, documentos diversos e correspondncias disponveis.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

13

Definio de conduta

O objetivo desta etapa, segundo Lichtenstein (1985), prescrever o trabalho a ser executado para resolver o problema, incluindo a definio sobre os meios (material, mode-obra e equipamentos) e a previso das consequncias em termos do desempenho final. Atravs do diagnstico anterior em relao edificao e devido ao tempo que passou sem manuteno e o perodo de incidncia das manifestaes patolgicas, segundo Selmo (1989), qualquer alternativa de reparo parcial precisa estar associada a uma segura inspeo das regies efetivamente afetadas, para o qu so adequados os testes e ensaios.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

14

Diagnstico da situao

A metodologia para o trabalho de diagnose apresenta trs fases distintas, a saber: pr-diagnose: uma inspeo visual com o objetivo de estabelecer uma poltica de atuao; o reconhecimento do objeto de estudo; estudos prvios: consistem em recolher informaes que se considere necessrio para chegar a um conhecimento completo do objeto de estudo; diagnstico: uma reflexo crtica e um trabalho de sntese, que permite a determinao do estado em que se encontra o edifcio, com base na anlise das informaes recolhidas nas fases anteriores.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

15

Consideraes

A ocorrncia dos problemas patolgicos nas edificaes ocasiona uma reduo de sua vida til, que est diretamente relacionada com o desempenho dos materiais ou componentes da edificao. O desempenho de um material decrescente com o tempo, devido ao dos agentes de deteriorao. A perda de desempenho dos materiais ou componentes pode ser parcialmente recuperada atravs das atividades de manuteno. Entretanto, esta atividade deve ser realizada antes do material ou componente da edificao atingir o nvel mnimo de desempenho. Para isto, a periodicidade da manuteno deve ser definida pelo construtor na fase de projeto. Bolorino et al. (1995), afirmam a importncia de uma anlise preliminar completa envolvendo todas as etapas do processo e a definio dos produtos e os procedimentos a serem aplicados considerando-se as propriedades do material, a identificao das contaminaes e o estado a ser tratado.
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 16

Avaliaes
A maioria das avaliaes estruturais tem em comum alguns aspectos. Genericamente, a avaliao consistir em: 1. Definir a condio da edificao. Examinar as informaes disponveis; Executar, de imediato, a anlise estrutural da estrutura; Conduzir pesquisa de suas condies; Determinar as causas dos problemas e as velocidades de progresso; Determinar os nveis da recuperao a ser feita. 2. 3. 4. 5. Selecionar as peas estruturais que necessitam de uma avaliao detalhada. Investigar as condies de carregamento originais, atuais e futuras. Avaliar todos os resultados. Preparar o relatrio com a descrio dos resultados e procedimentos corretivos.
Diagnstico das Patologias nas Edificaes

05/07/2013

17

Principais dados a serem obtidos


Locao, tamanho, tipo e idade da estrutura. Qualquer detalhe de projeto ou construo que no seja usual. Condies de exposio ao meio ambiente, tais como variaes de temperatura e de umidade relativa, chuvas e sua drenagem, impermeabilizao, ambiente marinho ou industrial Sobre as armaduras, se protendidas, se protegidas, cobrimento, detalhamento. Histrico de recuperaes e reforos, manuteno, presena de sistemas de proteo anticorrosiva.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

18

Principais exames a serem realizados, por ex.: Deteriorao por Corroso


Inspeo visual detalhada dos locais manchados, fissurados e desplacados com registro fotogrfico. Percusso na estrutura; Anlise e quantificao de ons cloreto e sulfato; Resistncia compresso estimada do elemento estrutural; Estimativa da frente de carbonatao; Verificao da continuidade eltrica e sua reposio; Umidade do concreto e correspondente resistividade; Mapeamento do potencial eletroqumico das armaduras; Medio da velocidade de corroso; Medio da perda de seo transversal das armaduras corrodas.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

19

Classificao das estruturas para condies de servio

importante deixar claro que no existe um critrio universal de anlise das condies de servio de uma edificao. Assim, aps os trabalhos de avaliao estrutural, poder-se- ter concluses do tipo: A estrutura adequada ao uso atual. Sua expectativa de vida longa, desde que haja servios de manuteno e monitoramento. A estrutura, embora adequada ao uso atual, no possui condies para uma vida longa, devido a processos de deteriorao no concreto armado, com consequentes alteraes em sua performance. A estrutura est inadequada para o uso atual, porm poder ser usada para outras atividades. A estrutura est inadequada e necessita de servios de recuperao. A estrutura no oferece condies de uso, inclusive de recuperao. Os dados obtidos da estrutura so insuficientes para oferecer uma concluso definitiva.
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 20

Metodologia para Recuperao da Deteriorao


Informaes sobre condies da estrutura e do meio ambiente; Levantamento eletroqumico e fsico dos dados da estrutura e do meio ambiente; Anlise destes dados, estabelecendo modelos de deteriorao; Identificao das opes viveis de recuperao da estrutura; Projeto e detalhamento de tais solues; Especificao de materiais e procedimentos para recuperao;

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

21

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

22

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

23

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

24

Tentativa de Qualificao das Deterioraes

ID DESCRIO 0 Material ou componente no apresenta deteriorao. 12 Material ou componente com deteriorao mnima. Reparos so dispensveis nesta fase. Fazer nova vistoria posteriormente. 34 Poucas partes esto deterioradas. Reparos parciais so necessrios. No h prejuzo no desempenho. 56 Algumas partes esto deterioradas. Reparos maiores so necessrios. H prejuzo do desempenho. 78 Muitas partes esto deterioradas. Reparos generalizados so necessrios. A perda de desempenho significativa. 9 10 O componente deve ser substitudo.
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 25

Responsabilidades

Construtoras Fabricantes Aplicadores Projetistas, consultores e pesquisadores

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

26

Responsabilidades das Construtoras


Deficincias tcnicas no conhecimento sobre o comportamento de alguns materiais, equipamentos e procedimentos Falta de sensibilidade com a necessidade de desenvolvimento Insensibilidade com a necessidade de se utilizarem projetos especficos Planejamento e controle da qualidade incompatveis com a complexidade do problema Pouca preocupao com a capacitao das equipes de obra nos assuntos Preparo dos materiais com poucos critrios tcnicos, muitas vezes definidos pelo prprio operrio

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

27

Responsabilidades dos Fabricantes

Deficincias no conhecimento do comportamento dos materiais e procedimentos e sobre as necessidades de mercado. Desconhecimento da aplicao de seus produtos Deficincia de pesquisa e desenvolvimento. O foco da pesquisa voltado somente para alguns poucos materiais, equipamentos e procedimentos, por meio de de suas prprias formulaes Pouca preocupao com a inexistncia de normalizao de desempenho de produto e de mtodos de ensaio Pouca preocupao com a capacitao e certificao de aplicadores. No produo de sistemas. Viso do produto estanque, da commodity Produo de produtos de baixo desempenho, de propriedades conflitantes e ineficazes. Produo de componentes de qualidade duvidosa e desperdcio de boas oportunidades de negcio
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 28

Responsabilidades dos Fornecedores de Servio de Aplicao

Deficincia no conhecimento sobre o comportamento dos produtos Prticas atrasadas e muitas vezes erradas que comprometem o desempenho do revestimento Pouca preocupao com a capacitao da mo-de-obra Pouca preocupao com a necessidade do uso de equipamentos corretos de produo, mistura, transporte e aplicao Pouca preocupao com a segurana e higiene do trabalho

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

29

Responsabilidades de projetistas, consultores e pesquisadores

Deficincia no conhecimento sobre o funcionamento e comportamento dos produtos e procedimentos Inexistncia de consenso nas solues bsicas e nos detalhes mais elementares sobre tais procedimentos Deficincia de pesquisa. Poucas verbas para financiamento sobre esses temas, os quais so desconsiderados pelas agncias financiadoras. Laboratrios pouco equipados nestas direes. Pesquisa concentrada no comportamento de outros produtos e procedimentos

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

30

Objetivo do Laudo Tcnico

Estabelecer as diretrizes gerais para a execuo de servios de recuperao e manuteno da edificao, de modo a preservar o desempenho, a segurana e a confiabilidade dos componentes e dos sistemas da edificao, prolongar sua vida til e reduzir os custos de manuteno. Seus pontos essenciais so: arquivo tcnico da edificao, cadastro dos componentes e sistemas da edificao, programa de manuteno e organizao da rea de manuteno.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

31

Arquivo tcnico e Cadastro dos componentes e sistemas da edificao


O arquivo tcnico da edificao ser constitudo por todos os documentos de projeto e construo disponveis e os novos, incluindo memoriais descritivos, memoriais de clculo, desenhos e especificaes tcnicas. Ser integrado ainda pelos catlogos, instrues de montagem, manuais de manuteno e de operao e termos de garantia fornecidos pelos fabricantes e fornecedores dos componentes e sistemas da edificao. O arquivo tcnico e o cadastro dos componentes e sistemas da edificao sero mantidos permanentemente atualizados, refletindo todas as modificaes e complementaes realizadas ao longo da sua vida til, incluindo os memoriais e desenhos como construdo elaborados durante a construo e todas as suas alteraes posteriores. Registros histricos dos servios de manuteno, facilidades de aquisio, disponibilidade de recursos e outras variveis devero orientar a fixao dos quantitativos e demais parmetros de rotao do estoque necessrio aos servios de manuteno.
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 32

Programa de manuteno

O programa de manuteno ser fundamentado nos procedimentos e rotinas de manuteno preventiva recomendados pelos manuais de manuteno dos fabricantes e fornecedores dos componentes e sistemas da edificao, assim como na experincia adquirida pela Administrao. A contratao de servios de terceiros ser realizada em funo da complexidade e especialidade dos servios de manuteno, do pessoal, recursos disponveis e diretrizes da Administrao. Todos os procedimentos e rotinas de manuteno preventiva utilizados devero ser continuamente avaliados, ajustados e complementados pela Administrao e seus consultores, de modo a permanecerem sempre atualizados ao longo da evoluo tecnolgica e consistentes com as necessidades e experincia adquirida na gesto do Sistema de Manuteno.
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 33

Finalidades de um projeto especfico


Determinar materiais, geometria, juntas, reforos, pr-moldados, acabamentos, procedimentos de execuo e controle, bem como diretrizes para manuteno especficos para uma determinada obra, de forma a se obter um desempenho satisfatrio do elemento ao longo do tempo

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

34

Anlise prvia do projeto


Para que este objetivo seja atingido, necessrio contemplar: a) condicionantes para o projeto; b) especificao dos materiais; c) diretrizes de seleo do sistema; d) diretrizes para controle de produo; e) diretrizes de inspeo e manuteno

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

35

Condicionantes para o projeto

Condies ambientais: insolao, regime de chuvas, umidade relativa do ar, temperatura, ventos predominantes, poluentes na atmosfera e outros. Arquitetura: projeto arquitetnico, cores, detalhes de elementos da fachada, elaborao dos reforos e juntas, definio dos pr-moldados. Estrutura: geometria, rigidez e deformaes previstas para definio de juntas, detalhes construtivos das ligaes das alvenarias com elementos estruturais, definio da ponte de aderncia, entre outros. Instalaes: interferncia nas fachadas, como rasgos e aberturas, interferncia com as armaduras dos elementos estruturais, interferncia com os detalhes arquitetnicos.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

36

Controle de execuo e acompanhamento


a. Antes do inicio b. Durante a execuo c. Aps a concluso

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

37

Origem dos problemas patolgicos


Detalhamento insuficiente Seleo inadequada de materiais e tcnicas construtivas No-conformidade entre o projetado e o executado Falta de controle Mo-de-obra despreparada Insuficincia de manuteno

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

38

Patologias durante a Concepo

Falhas no estudo preliminar Falhas no anteprojeto Falhas no projeto final de engenharia, levando a: 1. Elementos de proj inadequados, tais como m definio das aes atuantes ou de sua combinao mais desfavorvel, escolha inadequada do modelo analtico, deficincia de clculo da estrutura ou da avaliao da capacidade portante do solo; 2. Incompatibilidade entre estrutura e arquitetura ou instalaes; 3. Especificao inadequada de materiais; 4. Detalhamento insuficiente ou detalhes construtivos inadequados ou falta de padronizao nas representaes grficas; 5. Erros de dimensionamento
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 39

Patologias durante a Construo


Falta de condies locais de trabalho, tais como cuidados e motivao; Pouca capacitao profissional da mo-de-obra e fraco comando; Deficiente controle de qualidade de execuo e/ou fiscalizao; M qualidade de materiais e componentes; Irresponsabilidades e sabotagens; Falta de prumo, de esquadro e de alinhamento dos elementos. Desnivelamento de pisos e/ou falta de caimento em pisos molhados; Argamassas de assentamento de revestimentos com espessuras ; Flechas e/ou rotaes excessivas; concluso do Bol. 183, item 10.2, que a deficiente formao na construo civil o principal fator de no-obteno de estruturas durveis ou de bom desempenho
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 40

Patologias durante a Construo


A motivao dos trabalhadores est relacionada quantidade de informaes tcnicas a eles transmitida; As indstrias de materiais e componentes, em mdia, esto afastadas dos objetivos da qualidade das construes, que investem pouco na melhoria tcnica e funcional de seus produtos; A ausncia de normatizao de diversos materiais e procedimentos, acrescida pela falta de fiscalizao daqueles j normalizados; A menor durabilidade, os erros dimensionais, a presena de agentes agressivos incorporados e a baixa resistncia mecnica so apenas alguns dos muitos problemas que podem ser implantados nas estruturas como consequncia da baixa qualidade dos materiais;
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 41

Patologias durante a Utilizao


A estrutura dever ter manuteno eficiente, em especial, nas partes onde o desgaste e a deteriorao podem ser maiores; Nas construes em alvenaria armada, os usurios devem ser informados sobre quais paredes so estruturais; Nas estruturas sujeitas s cargas, tais informaes devem ficar visveis aos usurios; Deve ser evitada manuteno ineficiente ou inadequada; Deve ser prevista verba especfica para manuteno; Devem ser feitas limpezas e impermeabilizaes nos locais que possam acumular guas, tais como pleigraundes, coberturas, marquises, pistas e piscinas;

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

42

Problemas patolgicos mais freqentes

Fissuras em elementos estruturais Armaduras corrodas Falhas de concretagens Aparelhos de apoio em condies inadequadas ou distorcidos Juntas de dilatao com selantes rompidos ou vedadas de forma inadequada, permitindo infiltraes Falta de pingadeiras ou guarda-corpos deteriorados Danos causados por incndios Pavimentao deteriorada Sistema de drenagem inadequado ou inexistente Deslocamentos lineares por translaes, flechas, recalques, rotaes e deformaes
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 43

Causas da Deteriorao das Estruturas


Deficincias da concretagem; Inadequao das formas; Deficincias das armaduras; Utilizao incorreta dos materiais do concreto; Insuficincia do controle de qualidade; Falha humana de manuteno inadequada; Estrutura porosa do concreto; Causas qumicas; Causas fsicas; Causas biolgicas

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

44

Exemplos por grupos de deteriorao


Arquitetura Alvenaria Fissurao Juntas Corroso Pinturas Revestimentos Cermicos Estruturas incendiadas

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

45

Arquitetura

Os servios de conservao em arquitetura normalmente restringem-se substituio de elementos quebrados ou deteriorados. Esta substituio deve ser feita aps a remoo do elemento falho e da reconstituio original, se assim for o caso, de sua base de apoio, adotando-se, ento, o mesmo processo construtivo descrito nas Prticas de Construo correspondentes. Conforme o caso, ser necessria a substituio de toda uma rea ao redor do elemento danificado, de modo que, na reconstituio do componente, no sejam notadas reas diferenciadas, manchadas ou de aspecto diferente, bem como seja garantido o mesmo desempenho do conjunto. Se a deteriorao do elemento for derivada de causas ou defeitos de base, dever esta tambm ser substituda.
Diagnstico das Patologias nas Edificaes

05/07/2013

46

Alvenaria

Deve-se descascar ou retirar o revestimento de todo o componente, deixando mostra a trinca, rachadura ou rea deteriorada. Procede-se, ento, ao seu alargamento e verificao da causa para sua correo. Aps a correo, dever ser feito preenchimento com argamassa de cimento e areia trao volumtrico 1:3, at obter-se um nivelamento perfeito da superfcie. Posteriormente ser aplicado o revestimento para refazer o acabamento de todo o componente original, atentando-se para a no formao de reas de aspecto e desempenho diferentes. Recomenda-se avaliar entre as causas das deterioraes: movimentaes da estrutura, deficincia do material, deficincia do substrato, deficincia de aderncia, ao de intempries e/ou agentes agressivos, expanso trmica ou higroscpica do componente, retrao trmica ou higroscpica da base, inadequao das juntas de assentamento e ausncia ou inadequao de juntas de movimentao.
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 47

Causas da fissurao

Fissurao causada por aes diretas; Fissurao oriunda de deformaes impostas; Fissurao devida retrao plstica e ao assentamento do concreto; Fissurao devida corroso da armadura; Fissurao devida ao congelamento da gua; Fissurao causada por ao qumica.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

48

Funo das juntas

Todo piso industrial em concreto est sujeito a tenses devido a diversas causas, como retrao do concreto, retraes e dilataes causadas por variaes trmicas ou higrotrmicas, empenamento das placas e carregamento, seja ele esttico (cargas distribudas ou pontuais, como as de prateleiras) ou mvel (empilhadeiras de rodas pneumticas ou rgidas). Parte dessas tenses provoca uma sensvel reduo da vida til do pavimento, caso no sejam devidamente consideradas. O projeto deve prever dispositivos, detalhes construtivos, reforos estruturais e especificaes de materiais adequados a cada tipo de solicitao
Diagnstico das Patologias nas Edificaes

05/07/2013

49

Funo das juntas

Dentre estes dispositivos ou detalhes construtivos esto as juntas, definidas como um "detalhe construtivo que deve permitir as movimentaes de retrao e dilatao do concreto e a adequada transferncia de carga entre placas contguas, mantendo a planicidade, assegurando a qualidade do piso e o conforto de rolamento" importante ressaltar que as juntas devem permitir a adequada transferncia de carga entre placas contguas

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

50

Onde a corroso pode ocorrer


A corroso do ao pode ocorrer nas estruturas que: a) no estejam preparadas para barrar o ingresso dos agentes agressivos que deflagram a corroso; b) aquelas que no foram adequadamente projetadas para enfrentar o meio ambiente agressivo; c) aquelas em que este meio ambiente no foi adequadamente identificado em sua agressividade; d) aquelas que no foram preparadas para enfrentar as mudanas do meio ambiente durante sua vida til.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

51

Corroso do ferro como processo eletroqumico


A ferrugem mais comumente encontrada o Fe2O3.nH2O, xido hidratado.
A corroso que ocorre no ao um processo eletroqumico, de natureza galvnica, j que o ao da construo composto de ferro e de outros diferentes metais e se desenvolve com a transferncia de eltrons entre metais

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

52

Fatores que aumentam a corroso


1. Presena de cloretos e sulfatos;
2. Presena de oxignio e de umidade; 3. Ciclos de umedecimento e secagem;

4. Heterogeneidades no concreto e no ao;


5. Abaixamento do pH da gua contida nos poros do concreto; 6. Carbonatao da pasta de cimento Portland e Lixiviao; 7. Fissuras no concreto; 8. Correntes de fuga;

9. Efeitos galvnicos resultantes do contato de metais dissimilares


05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 53

Identificao da Corroso e Natureza de Ataque


Fissuras e trincas Desplacamentos Exposio das armaduras Contaminao concreto Situao da armadura Anlise visual Anlise eletroqumica

Perda do pH pela Carbonatao

Presena de ons salinos do tipo cloretos, sulfatos e nitratos Kits de identificao Limites pr-estabelecidos

Resistividade do concreto
(presena de ons salinos)

Potenciais ou voltagens de corroso

Resistncia polarizao

Lpis

Fenolftalena

Medidor eletrnico Limites pr-estabelecidos

Medidor eletrnico Limites pr-estabelecidos

Medidor eletrnico

Limites prestabelecidos

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

54

Causas das patologias nas pinturas


1. Seleo inadequada da tinta por conta da exposio imprpria a condies agressivas em relao ao produto selecionado ou por incompatibilidade com o substrato; 2. Condies meteorolgicas inadequadas por temperatura e/ou umidade muito elevada ou muito baixa ou ventos fortes; 3. Ausncia de preparao do substrato ou preparo insuficiente. Neste caso a pintura apresenta pulverulncia, contaminao em graxa, leos, sujeiras, bolor, materiais soltos e substrato poroso; 4. Substrato que no apresenta estabilidade, como quando a argamassa ou o concreto ainda no curaram, ou quando sua superfcie est deteriorada ou frivel; 5. Umidade excessiva no substrato advinda de infiltrao, condensao, ascendente dos pisos ou remanescente da execuo da edificao; 6. Diluio excessiva da tinta na aplicao; 7. Formulao inadequada da tinta.
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 55

Manifestaes - Descolamento da pintura


1. Apresentao Perda de aderncia da pelcula; Pulverulncias ou descolamentos; Escamao da pelcula. 2. Investigaes Verificar a existncia de umidade no substrato; Verificar a existncia de contaminantes na interface pelcula da pintura com o substrato; Verificar as caractersticas do substrato e da superfcie de aplicao quanto lisura, porosidade e umidade

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

56

Manifestaes - Descolamento da pintura


3. Diagnstico A Preparo inadequado do substrato / ausncia deste preparo. Causas Aplicao de tinta em superfcie contaminada por sujeira, poeira, leo, graxa, eflorescncia, partculas soltas, desmoldantes, etc.; Aplicao sobre substrato muito poroso, que absorve o veculo, restando apenas os pigmentos e as cargas em forma pulverulenta; Aplicao da tinta sobre substrato muito liso, tais como superfcies de concreto com desmoldante ou cermica vitrificada.
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 57

Manifestaes - Descolamento da pintura


3. Diagnstico B Aplicao em substrato instvel. Causas Aplicao prematura da tinta formando pelcula impermevel sobre argamassa insuficientemente curada, com perda de aderncia, pulverulncia e umidade na interface do filme com o substrato; Aplicao de tinta sobre substrato com elevado teor de sais solveis em gua, que por evaporao e capilaridade, depositam-se na interface do filme com o substrato; Aplicao de tinta sobre substratos em vias de expanso ou desagregao, magnificado pela alta temperatura e umidade.
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 58

Manifestaes - Descolamento da pintura


3. Diagnstico C Aplicao sobre base mida Causas Aplicao de tinta com baixa resistncia a lcalis, como as tintas a leo ou alqudicas, sobre substrato mido e alcalino, resultando em perda de aderncia e pulverulncia; Aplicao de tinta impermevel sobre substrato mido, cuja umidade condensa e provoca o deslocamento do filme.

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

59

Manifestaes - Defeitos no filme da pintura


1. Apresentao Filme apresentando fissuras e trincas, s vezes com perda de brilho e pulverulncia; Pelcula pegajosa, com sinais de bolha dgua e de oleosidade, de cor amarela e marrom, podendo apresentar-se descolorida; Desagregao pulverulenta, por empoamento ou calcinao; Formao de bolhas e vesculas; Enrugamento tipo pele de jacar; Manchas cor marrom, cinza, preta, vermelha ou verde sobre o filme; Sinais de manchas suaves marrom claro e amarelo. 2. Investigaes Verificar a existncia de deteriorao na pelcula de pintura e suas manifestaes; Verificar as caractersticas da base de pintura quanto umidade, existncia de partculas passveis de expanso ou de formao de manchas. Diagnstico das Patologias nas
05/07/2013 Edificaes 60

Manifestaes - Defeitos no filme da pintura


3. Diagnstico A Problemas com a natureza da tinta Causas Aplicao de tinta com baixa resistncia radiao solar em ambiente externo, com destruio do filme por fissuramento ou por deteriorao com pulverulncia, eventualmente acompanhadas de perda de brilho e de cor; Aplicao de tinta com baixa flexibilidade sobre substrato de variao dimensional elevada, com destruio do filme por fissuramento; Aplicao de tinta com baixa resistncia a lcalis, tornando a tinta pegajosa com sinais de bolhas dgua e de leo; Aplicao prematura de tinta que forme pelcula impermevel sobre substrato de argamassa curado em tempo insuficiente, levando a tinta a apresentar sinais de deteriorao, s vezes com formao de p; Aplicao de tinta com baixa resistncia ao ataque por agentes biolgicos, tais como bolor, fungos e algas, em substrato de alta umidade, com apresentao de manchas escuras sobre a superfcie; Incompatibilidade das vrias camadas do sistema de pintura, secagem muito rpida ou espessura elevada, produzindo enrugamentos.
Diagnstico das Patologias nas Edificaes

05/07/2013

61

Manifestaes - Defeitos no filme da pintura


3. Diagnstico B Problemas com a natureza do substrato Causas Aplicao da tinta sobre argamassa de revestimento contendo partculas expansivas, majorados os efeitos por altas temperaturas e umidades, apresentando bolhas e vesculas; Aplicao da tinta sobre argamassa de revestimento contendo partculas solveis em gua, produzindo manchas; Aplicao de tinta sobre substrato muito poroso, que absorve o veculo, restando na superfcie apenas as cargas e os pigmentos, em forma de p, facilmente removvel.

C Aplicao em condies inadequadas Causas Secagem muito rpida devido temperatura ou umidade inadequadas ou ventos fortes, enrugando o filme.
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 62

Manifestaes - Bolhas

Diagnstico - Causas 1. Umidade na superfcie (segue exemplo em foto); 2. Quando usada massa corrida PVA em paredes externas ou mesmo interna, mas que tenham contato com gua (segue exemplo em foto); 3. Por poeiras que no foram removidas da superfcie, principalmente sobre massa corrida, aps ser lixada; 4. Ao aplicar uma tinta com melhor qualidade sobre uma de qualidade inferior. A nova tinta, ao infiltrar na antiga, poder causar bolhas na superfcie; 5. Podem ocorrer bolhas se e quando a tinta a ser aplicada no tiver sido diluda corretamente.
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 63

Causas de deteriorao em revestimentos cermicos

Seleo equivocada de produtos para ambientes mais agressivos que sua caracterstica de uso; Tcnica inadequada de assentamento por ausncia de juntas de expanso ou deformao devido m impermeabilizao; Desconhecimentos das tenses provenientes de movimentos da base; Defeito do prprio produto em qualidade e geometria

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

64

Principais ocorrncias

Descolamento de placas cermicas Eflorescncias Sinais de riscos e desgastes Fratura, lascamento e esfarelamento

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

65

Causas do colapso das estruturas incendiadas


Nos edifcios de mltiplos andares, o colapso progressivo induzido por incndio tem sido relacionado: s falhas nos sistemas de segurana e materiais de proteo passiva, severidade do incndio, em itens tais como taxa de aquecimento, extenso e durao, aos materiais estruturais em resistncia, rigidez e ductilidade ao carregamento aplicado estrutura e s caractersticas estruturais tais como o arranjo do sistema estrutural e sua capacidade de redistribuio de esforos (Scott et al. (2002)).

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

66

A ao do combate ao incndio pode ser to destrutiva ao concreto quanto prpria ao do fogo. Os resfriamentos e contraes abruptas provocam fissuras (Cnovas (1988)). Em uma estrutura de concreto aquecida prximo a 500 C, a ao da gua produz uma grande elevao de temperatura em virtude da reao de reidratao do xido de clcio livre no concreto. O aumento da temperatura incide em novas expanses trmicas e portanto, novas rachaduras. O xido de clcio produto da desidratao do hidrxido de clcio da pasta, a partir dos 400 C. Nesse processo h reduo no pH do concreto para valores inferiores a 12,5. Na reidratao, o hidrxido de clcio da pasta endurecida do concreto se recompe, recuperando o pH inicial apenas nas camadas superficiais molhadas, deixando interior ressecado do concreto despassivado merc da frente de carbonatao de fora para dentro, pois o agente responsvel pela frente o gs carbnico do ar. A passivao da armadura depende da alcalinidade do meio. Uma vez que a frente de carbonatao atinge a armadura, inicia-se o processo de corroso. As armaduras em situao de incndio tambm podem ser afetadas pelo cido clordrico desprendido pelos produtos de PVC e derivados, inclusos no interior de peas de concreto. A combusto dos condutos hidrulicos e eltricos de PVC, libera vapores cidos que reduzem o pH do concreto e, portanto, podem despassivar as armaduras (Cnovas (1988), Suprenant (1997)). Diagnstico das Patologias nas
05/07/2013 Edificaes 67

Fissurao e Corroso

Correo das patologias


Quais as opes para recuperar? Existem vrias opes que podem ser adotadas para recuperar um dano estrutural em uma edificao. Evidentemente, ser de grande importncia a existncia dos projetos da edificao e, por continuidade, o histrico de danos e, claro, sua condio atual. Estas informaes possibilitaro a escolha da melhor estratgia, eliminando uma srie de opes. Infelizmente, proprietrios e engenheiros costumam recuperar estruturas com base no menor preo, como se fossem durar, se muito, 5 anos. Por outro lado, ao selecionar uma estratgia de recuperao ou reforo para uma edificao necessrio entender que existem fatores como a rejeio e a incompatibilidade. Um exemplo tpico o uso de grautes com cerca de 50MPa de resistncia compresso para recuperar ou reforar peas de concreto armado de 20Mpa. Peca-se ao negligenciar a retrao por secagem, o coeficiente de dilatao trmica, o mdulo de elasticidade e a relaxao, propriedades pertinentes a cada material e que influenciam seu comportamento dimensional.
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 68

Fiscalizao

O Condomnio manter desde o incio dos servios at o seu recebimento definitivo, a seu critrio exclusivo, uma equipe de Fiscalizao constituda por profissionais habilitados que considerar necessrios ao acompanhamento e controle dos trabalhos. A Contratada dever facilitar, por todos os meios ao seu alcance, a ampla ao da Fiscalizao, permitindo o acesso aos servios em execuo, bem como atendendo prontamente s solicitaes que lhe forem efetuadas. Todos os atos e instrues emanados ou emitidos pela Fiscalizao sero considerados como se fossem praticados pelo Contratante.
Diagnstico das Patologias nas Edificaes

05/07/2013

69

Atividades da Fiscalizao

manter um arquivo completo e atualizado de toda a documentao pertinente aos trabalhos, incluindo o contrato, Caderno de Encargos, oramentos, cronogramas, correspondncia e relatrios de servios; obter da Contratada, o Manual de Qualidade e verificar a sua efetiva utilizao; analisar e aprovar o plano de execuo a ser apresentado pela Contratada no incio dos trabalhos; solucionar as dvidas e questes pertinentes prioridade ou seqncia dos servios em execuo, bem como s interferncias e interfaces dos trabalhos da Contratada com as atividades de outras empresas ou profissionais eventualmente contratados pelo Contratante; paralisar e/ou solicitar o refazimento de qualquer servio que no seja executado em conformidade com plano ou programa de manuteno, norma tcnica ou qualquer disposio oficial aplicvel ao objeto do contrato;
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 70

Atividades da Fiscalizao

solicitar a substituio de materiais e equipamentos que sejam considerados defeituosos, inadequados ou inaplicveis aos servios; solicitar a realizao de testes, exames, ensaios e quaisquer provas necessrias ao controle de qualidade dos servios objeto do contrato; exercer controle sobre o cronograma de execuo dos servios, aprovando os eventuais ajustes que ocorrerem durante o desenvolvimento dos trabalhos; aprovar partes, etapas ou a totalidade dos servios executados, verificar e atestar as respectivas medies, bem como conferir, vistar e encaminhar para pagamento as faturas emitidas pela Contratada; verificar e aprovar os relatrios de execuo dos servios, elaborados de conformidade com os requisitos estabelecidos no Caderno de Encargos; solicitar a substituio de qualquer funcionrio da Contratada que embarace ou dificulte a ao da Fiscalizao ou cuja presena no local dos servios seja considerada prejudicial ao andamento dos trabalhos.
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 71

Relacionamento

A atuao ou a eventual omisso da Fiscalizao durante a realizao dos trabalhos no poder ser invocada para eximir a Contratada da responsabilidade pela execuo dos servios. A comunicao entre a Fiscalizao e a Contratada ser realizada atravs de correspondncia oficial e anotaes ou registros no Relatrio de Servios. O Relatrio de Servios, em 3 (trs) vias, 2 (duas) destacveis, ser destinada ao registro de fatos e comunicaes pertinentes execuo dos servios, como concluso e aprovao de servios, indicaes sobre a necessidade de trabalho adicional, autorizao para substituio de materiais e equipamentos, irregularidades e providncias a serem tomadas pela Contratada e Fiscalizao. As reunies realizadas no local dos servios sero documentadas por Atas de Reunio, elaboradas pela Fiscalizao e que contero, no mnimo, os seguintes elementos: data, nome e assinatura dos participantes, assuntos tratados, decises e responsveis pelas providncias a serem tomadas.
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 72

Bibliografia

ASTM - Standard recommended practice for developing short-term accelerated test for prediction of the service life of building components and materials: E632-78. Philadelphia, 1980. pg.1121-8. Bonin, Lus Carlos. Manuteno de Edifcios: Uma reviso conceitual. in: Seminrio sobre manuteno de edifcios: escolas, postos de sade, prefeitura e prdios pblicos em geral, RS, 1988. Anais. p. 1-27. Centre Scientifique et Techique de la Construction. Pathologie du Batiment: Humidit, Dcollement, Fissuration, Corrosion. Bruxelles, 1979. Costella, M F. Geyer, A. Patologia da Umidade: Estudo de Caso. in: IV Congresso Ibero-americano de Patologia das Construes, Porto Alegre, 1997. Anais. p. 373-79. Ioshimoto, E. Incidncia de manifestaes patolgicas em edificaes habitacionais. Tecnologia de Edificaes, SP. Pini, IPT ., Coletnea de trabalhos da Div. Edificaes do IPT. 1988. p.545-48.
Diagnstico das Patologias nas Edificaes 73

05/07/2013

John, VM; Cremonini, RA. Manuteno dos edifcios: uma viso sistmica. In: 10 Simpsio Nacional de Tecnologia da Construo: A Manuteno da Construo Civil, So Paulo, 1989. Anais. p. 115-28. Linchtenstein, NB; Patologia das construes: procedimento para formulao do diagnsticos de falhas e definio de conduta adequada recuperao de edificaes. SP, 1985. 191p. Dissertao (Mestrado) . EPUSP. Perez, AR. Manuteno de Edifcios. Tecnologia de Edificaes, SP. Pini, IPT . Coletnea de trabalhos da Div. de Edificaes. 1988. p.611-14. Thomaz, E. Trincas em Edifcios: causas, preveno e recuperao. SP. Pini, EPUSP IPT, 1989. Uemoto, KL. Patologia: Danos causados por eflorescncia. Tecnologia de Edificaes, SP. Pini, IPT Coletnea de trabalhos da Div. De Edificaes do IPT. 1988. p.561- 64. Veroza, EJ. Patologia das Edificaes. Porto Alegre. Sagra, 1991.
05/07/2013 Diagnstico das Patologias nas Edificaes 74

Bibliografia

Sesso encerrada Obrigado a todos Eng Marcelo Iliescu iliescu@iliescu.com.br www.iliescu.com.br

05/07/2013

Diagnstico das Patologias nas Edificaes

75

You might also like