You are on page 1of 14

LOCALIZAO

Espanha localiza-se na Pennsula Ibrica, faz fronteira a Oeste com Portugal e a norte com Andorra e Frana.

HISTRIA
O nome de Espanha, evoluo da designao do Imprio Romano Hispania era, at ao sculo XVIII, apenas descritivo da Pennsula Ibrica, no se referindo a um pas ou Estado especfico, mas ao conjunto de todo o territrio ibrico e dos pases que nele se incluam. A Espanha unificada durante o Iluminismo, at ento era um conjunto de reinos juridicamente e politicamente independentes governados pela mesma monarquia.[1] At data da unificao a monarquia era formada por um conjunto de reinos associados por herana e unio dinstica ou por conquista. A forma de governo era conhecida como aeque principaliter, os reinos eram governados cada um de forma independente, como se tivesse cada reino o seu prprio rei, cada reino mantinha o seu prprio sistema legal, a sua lngua, os seus foros e os seus privilgios.[2] A constituio de 1812 adopta o nome As Espanhas para a nova nao.[3] A constituio de 1876 adopta pela primeira vez o nome Espanha [4].[5] Os termos "as Espanhas" e "Espanha" no eram equivalentes e eram usados com muita preciso.[6] O termo As Espanhas referia-se a um conjunto de unidades juridico-politicas, isto , referia-se a um conjunto de reinos independentes, primeiramente apenas aos reinos cristos da pennsula Ibrica, depois apenas aos reinos unidos sobre a mesma monarquia. O termo Espanha referia-se a um espao geogrfico e cultural que englobava diversos reinos independentes. A partir de Carlos V o uso do ttulo rei das Espanhas, referia-se parte da Espanha que no inclua Portugal, mas esta designao era apenas uma forma de designar colectivamente um extenso numero de reinos, uma abreviao, que no tinha validade jurdica, para uma longa lista de ttulos reais cuja forma oficial era rei de Castela, de Leo , de Aragon , de Navarra , de Granada , de Toledo , de Valencia , de Galiza , de Malhorca , de Menorca , de Sevilha etc. (da mesma forma utilizava-se o ttulo Sua Magestade Lusitna para o rei de Portugal, ou rei Lusitano)[7][8][9] A partir de 1645, com a Restaurao da Independncia em Portugal, a designao Rei da Espanha manteve-se, apesar da unio dinstica j no englobar toda a Pennsula. A abordagem da Histria de Espanha mais comum a de descrever nos seus tpicos iniciais a Histria da Pennsula Ibrica at os perodos anteriores conquista da Amrica.

CAPITAL
A capital de Espanha Madrid, a cidade foi edificada junto s margens do rio Manzanares, no centro do pas. Devido sua localizao geogrfica e histrica, juntamente com Lisboa um dos centros econmicos e polticos da Pennsula Ibrica.

POPULAO/IDIOMA
A populao deste pas segundo a ltima estimativa de 2012 de 47 265 321 habitantes ou seja mais 36 703 143 habitantes que Portugal. O idioma oficial deste pas o castelhano, mais conhecido por Espanhol, mas tambm existem outras 5 lnguas regionais: Catalo, Valenciano, Galego, Basco e Arans Ex: Me gusta mucho Espaa, porque es hermosa y rica en ctricos (Espanhol) Benetan atsegin dut Espainia, zitriko eder eta aberatsa da delako (Basco) M'agrada molt Espanya, perqu s bonica i rica en ctrics (Catalo) Eu gosto moito de Espaa, porque fermosa e rica en ctricos (Galego)

MOEDA
A moeda o Euro, como em Portugal e em outros pases da Unio Europeia A moeda anterior foi a peseta, 1 peseta equivalia a 0.006 (0.01)

HINO
O Hino chama-se Marcha Real, foi adotado em 1770, mas este hino no tem letra oficial e o autor desconhecido, mas foi harmonizada por Bartolom Prez Casas, 1997. Excerto:

Gloria, gloria, corona de la Patria, soberana luz que es oro en tu Pendn. Vida, vida, futuro de la Patria, que en tus ojos es abierto corazn. Prpura y oro: bandera inmortal; en tus colores, juntas, carne y alma estn. Prpura y oro: querer y lograr; T eres, bandera, el signo del humano afn. Gloria, gloria, corona de la Patria, soberana luz que es oro en tu Pendn. Prpura y oro: bandera inmortal; en tus colores, juntas, carne y alma estn.

A BANDEIRA
A Bandeira tem 2 faixas vermelhas e 1 amarela com o braso de armas no lado esquerdo.

REGIME POLTICO
O Regime Poltico a monarquia, mas este pas j teve 2 ditaduras, o atual rei de Espanha chama-se Juan Carlos e a rainha grega e chama-se Sofia. Esta monarquia tem um governo que eleito e atualmente liderado por Mariano Rajoy.

Mariano Rajoy
Rei de Espanha e Esposa

ENTRADA NA UE
Espanha entrou para a UE em 1986 juntamente com Portugal, assim tambm entrou na euro zona.

GASTRONOMIA

Paella Gaspacho

Carcamusas a la Toledana

STIOS A VISITAR

Camp Nou, Barcelona

A Sagrada Famlia, Barcelona

Plaza Mayor, Salamanca

Isla Magica, Sevilha

PESSOAS FAMOSAS

Ana Torroja

Carlos Sainz

Penlope Cruz

Fernando Alonso

Diogo Maurcio, n7 7A

You might also like