You are on page 1of 14

SISTEMATIZAO DO PENSAMENTO GEOGRFICO

I - O que a geografia?

a cincia responsvel pela simples descrio da Terra (do grego: geo = Terra; grafia = estudo); Cincia que explicar as diferenas entre os lugares. Para isso, precisamos estudar as relaes espaciais responsveis por tais diferenas; a cincia que procura compreender o Homem como transformador do espao natural.( Espao Geogrfico)

II.CORRETES DO PENSAMENTO GEOGRFICO

Escola do determinismo
fundada por Friedrich Ratzel (alemo); o Homem como produto do meio Idia de espao vital; justificou o expansionismo alemo; As condies de desenvolvimento e do subdesenvolvimento fruto do meio; uma corrente geogrfica tradicional.

Escola do Possibilismo

Escola francesa; Fundada por Paul Vidal de La Blache, Afirmar que a Natureza exerce influncia sobre o Homem, mas este pode escolher e modificar o ambiente natural conforme suas possibilidades tcnico-cientficas; Tinha o propsito de combater a escola alem e justificar o colonialismo afro-asitico francs. O subdesenvolvimento pode ser superado com o contato entre gneros de vidas diferentes.

Escola pragmtica ou teortica


Inseriu:

Surgiu aps a 2 guerra mundial; Metodologia cientfica; Desenvolvimento de teorias; Tcnicas estatsticas e matemticas A abordagem sistmica; O subdesenvolvimento uma fase obri gatria a ser superada para atingir o desenvolvimento.

Mtodo Regional de Hartshorne.


Emerge na Europa e nos Estados unidos; Embora o mtodo regional tenha merecido a ateno dos estudiosos desde o sculo XVIII e XIX, somente a partir da dcada de 40 do sculo XX, ganhou maior evidncia; Estudos das diferenciaes das reas; passa a fazer um estudo particularizado de cada rea. preciso criar uma geografia de nvel regional para saber o potencial de cada regio para melhor explor-las de maneira.

Geografia Crtica

nos anos 60; Movimento de renovao da geografgia; conhecida como a geografia do mundo subdesenvolvido; Seus principais tericos foram, os gegrafos franceses Pierre George e Yves Lacoste. No Brasil, destaca o nome de Milton Santos; O conhecimento cientfico deve servir como arma para mudar a situao vigente; O subdesenvolvimento fruto de um processo, histrico, de situao de colnia, no passado, e de economia perifrica, no presente.

III. Princpios Metodolgicos


Princpio da Extenso (Ratzel): preciso delimitar o fato a ser estudado, localizando-o na superfcie terrestre. Princpio da Analogia (Ritter e La Blache): necessrio comparar o fato ou rea estudada com outros fatos ou reas da superfcie terrestre buscando as semelhanas e diferenas; Princpio da Conexidade(Brunhes):Estabelece que os fatos geogrficos fsicos ou humanos nunca aparecem isolados h sempre elos de interdependncia.

Princpio da Causalidade
(Humboldt): Segundo este princpio, preciso se estabelecer as causas e as conseqncias dos fatos. Ele a base da Geografia Moderna.

Princpio da Atividade (Jean Brunhes): Para


este princpio, os fatos tm carter dinmico e mutvel, o que implica conhecer o passado para entender o presente e, se possvel prever sua evoluo.

IV. Campo de Estudo


Podemos dividir a Geografia em:

Geografia Geral: preocupa-se com os fenmenos sob uma dimenso mundial; Geografia Regional: Prende-se ao estudo de uma rea restrita da superfcie terrestre; Geogrfica Fsica: estuda o espao natural; Geografia Humana: Analisa o homem e seu relacionamento com o meio geogrfico; Geogrfica Econmica: Estuda a produo, circulao e distribuio de riquezas.

Geografia fsica subdividida em:

Geomorfologia o relevo e suas formas. Climatologia estuda o clima Hidrologia estuda as guas superficiais.

Cartografia representa em mapas, os fatos geogrficos.


Biogeografia estuda a distribuio dos animais e vegetais na superfcie terrestre.

Geografia humana subdividida em:

Geografia da Populao composio e mobilidade;

distribuio,

Geografia Urbanacidade e suas funes Geografia Agrria estuda as atividades primrias ligadas ao meio rural. Geografia das Indstrias distribuio industrial e os fatos ligados ao setor;

Geografia dos Servios as atividades ligadas ao setor tercirio da economia.

Cincias Afins
GEOGRAFIA CARTOGRAFIA GEOGRAFIA FSICA CLIMATOLOGIA GEOMORFOLOGIA HIDROGRAFIA BIOGEOGRAFIA POPULAO URBANA AGRRIA INDSTRIA, ETC
GEOGRAFIA HUMANA

GEOPOLTICA GEOGRAFIA POLTICA

POLTICA

ASTRONOMIA BIOLOGIA FSICA GEOLOGIA QUMICA


CINCIAS AFINS

ECONOMIA ESTATSTICA HISTRIA MATEMTICA SOCIOLOGIA

CONCLUSO No podemos compreender esse momento atual da geografia se no tivermos uma viso mais abrangente do seu desenvolvimento no tempo.

procuramos estabelecer o seguinte esquema seqencial da fase tradicional (pr-1950), e Nova Geografia, at a Geografia Radical (ps- 1950)

You might also like