You are on page 1of 9

A BAGACEIRA

Jos Amrico de Almeida

Entendendo o texto

Bagaceira:
1 Regionalismo: Brasil. rea em torno dos engenhos de acar onde se espalha o bagao da cana moda, para que seque e seja us. como combustvel nas fornalhas; bagaceiro 2 Regionalismo: Brasil. Uso: informal. Aguardente de cana; cachaa 3 Qualquer sobra, resto 4 Poro de coisas sem valor; bagaada, cacarecos

5 Regionalismo: Cear. Conjunto de coisas quebradas, misturadas ou revolvidas. 6 Regionalismo: Brasil. Palavreado sem valor; bagaada
7 Regionalismo: Sul do Brasil. Uso: pejorativo. A classe ou camada mais baixa da sociedade; ral

ELEMENTOS DA NARRATIVA

Ambiente: A histria se passa no ambiente de uma fazenda (Marzago), onde h um engenho de cana, elemento fundamental para a organizao econmica e social do nordeste brasileiro.

ELEMENTOS DA NARRATIVA

Enredo: Durante uma terrvel seca, os retirantes sertanejos, Valentim Pereira, sua filha, Soledade, e um agregado, Pirunga, buscam abrigo no engenho de Dagoberto Marau, "coronel" rico, vivo e dominador no velho estilo patriarcal, e que tem um nico filho, Lcio, estudante de Direito no Recife. Entre Lcio e Soledade brota um forte afeto, mas o rapaz hesita em dar plena seqncia ao flerte por no ter convico de que seria capaz de amla no contexto urbano e intelectualizado onde ele, Lcio, vivia.

ELEMENTOS DA NARRATIVA
Enredo (cont.): O filho do "coronel" volta aos estudos, porm ao retornar propriedade do pai, em novas frias, descobre que Soledade fora seduzida. Em princpio, Valentim, o pai da jovem, supe que o sedutor o feitor do engenho e termina por assassin-lo, de acordo com os rgidos cdigos sertanejos. Lcio se oferece para defender Valentim, que est preso, e lhe comunica que deseja casar-se com Soledade. Entretanto, como numa tragdia grega, vem a terrvel revelao: a moa perdera a virgindade com Dagoberto. O "coronel" e a moa fogem ento para a propriedade de Valentim, no serto paraibano. O agregado Pirunga os acompanha, porm - assumindo a idia de vingana em nome da honra sertaneja - acaba provocando a morte do senhor de engenho. Lcio assume o controle do engenho, interrompe o circuito da vingana e d incio modernizao da propriedade que fora de seu pai, tanto em termos produtivos quanto em termos sociais. Anos mais tarde, em outra seca, Soledade, completamente envelhecida, deixa sob a proteo de Lcio, um menino, que era filho de Dagoberto.

ELEMENTOS DA NARRATIVA
Personagens:

Brejeiros: Dagoberto (Coronel), Lcio (Estudante/Advogado), Milonga (Me Preta), Manuel Broca (Feitor), Latomia (Empregado). Sertanejos: Soledade, Valentim (Pai de Soledade), Pirunga (primo e protetor de Soledade).

Elementos da Narrativa
Tempo:

predominantemente cronolgico, com influncia da esttica naturalista. Narrador: colocado em terceira pessoa, no participa dos fatos e estabelece comentrios eruditos sobre a realidade do engenho.

IMPORTANTE
H um choque de trs vises que correspondem a trs processos scio-culturais distintos: 1) Viso rstica dos sertanejos, com seu sentido tico arcaico. 2) Viso brutal e autoritria do senhor de engenho, representando a velha oligarquia. 3) Viso civilizada (moderna, urbana) de Lcio, traduzindo um novo comportamento de fundo burgus e que logo seria autorizado pela Revoluo de 30.

IMPORTANTE

Significativo o projeto modernizador de Lcio ao assumir o comando do engenho: alfabetizao dos filhos dos trabalhadores, melhores condies de habitao, etc. Ou seja, aquilo que Getlio Vargas proporia nos anos seguintes como alternativa para o pas. Estilisticamente o livro apresenta uma mistura (mal resolvida) de linguagem tradicional dominada por um tom desagradavelmente sentencioso - com um gosto modernista por elipses e imagens soltas, e ainda pelo uso de algumas expresses coloquiais ou regionais.

You might also like