You are on page 1of 63

Metais ferrosos como o ao e o ferro fundido so de largo uso na fabricao de estruturas e outros componentes.

Os metais apresentam a tendncia natural de atingirem um estgio mais estvel por meio da formao de um composto metlico. O processo espontneo a corroso que a reao do metal com componentes do meio considerado.
1

Os principais minrios de ferro so Fe2O3 (hematita), Fe3O4 (magnetita), e 2 Fe2O3.3 H2O(limonita) . Por reduo destes se obtm o ferro elementar (puro)
O ferro elementar termodinamicamente instvel, como os demais metais, e tende a voltar ao seu estado mais estvel, oxidando-se (processo corrosivo), sendo essa a causa bsica da corroso. Nesse processo tem-se a formao do xido de ferro mais estvel conhecido como ferrugem.
2

Consequncias
a) reposies e conseqentes despesas com minrios, energia e mo-de-obra; b) custos e manuteno de processos de proteo; c) empregos de materiais mais caros (ao inoxidvel, etc) em substituio a outros mais baratos (ao ao carbono, etc); d) interrupes na produo; e) perdas de produtos; f) contaminaes de produtos; g) reduo da eficincia de funcionamento do equipamento;
3

h) eventuais riscos em potencial de acidentes e poluies de ambientes de trabalho; i) eventuais riscos em potencial de exploses e incndios, etc; j) queda de rendimento.
Nas estruturas de ao, a perda de propriedades mecnicas como a resistncia, de especial importncia. Em algumas situaes, compromete a estabilidade da estrutura.
4

Normalmente expostas ao tempo ou em ambientes midos e muitas vezes agressivos, o ao das estruturas sofre oxidao.
Cuidados envolvendo no s a manuteno corretiva, mas tambm a preventiva, devem ser tomados para prolongar a vida til das mesmas
5

Metais raramente so encontrados no estado puro, mas combinados com um ou mais elementos, os minrios so as formas oxidadas na natureza. Normalmente a purificao dos metais por meio da reduo de seus xidos, exige aplicao de energia em grandes quantidades. Mais energia aplicada at sua conformao final.

Como acontece a corroso?

Termodinamicamente a tendncia de decrscimo energtico a principal fora motriz da corroso.

Tipos de corroso
Corroso Atmosfrica A corroso atmosfrica do ao carbono um processo eletroqumico (reaes qumicas + fluxo de eltrons). Metais sujeitos s condies climticas sofrem este tipo de corroso A extenso do ataque depende das condies climticas, da umidade relativa, da chuva, da neblina, orvalho, da temperatura do ar, ventos, poluentes e da superfcie metlica
7

principais fatores
tempo de contato tempo que a superfcie fica recoberta por uma pelcula de gua (como a chuva e o orvalho). poluio atmosfrica os cloretos dos ambientes marinhos se depositam como pequenas gotas ou cristais formados.

ao de sulfatos mais presente em ambientes industriais, onde h presena de sulfurados SOx como SO2, SO3 e o SO42 . O SO2 gerado pela queima de fsseis pela atividade vulcnica, solubilizado na gua (chuva e orvalho) forma o cido sulfuroso. Oxidado forma cido sulfrico.

A previso do desempenho do ao carbono em um ambiente complexa, depende de muitos fatores:


condio inicial de exposio; massa da amostra; orientao e velocidade do vento; condio de abrigo; natureza dos produtos de corroso e poluentes no medidos.

O ambiente ao qual o ao est exposto o que determinar a velocidade de corroso.


10

Corroso Uniforme
Se desenvolve de forma homognea sobre a superfcie metlica, a perda de massa e espessura igual em todos os pontos.Ocorre em ambiente homogneo.
11

O mecanismo dessa corroso envolve a existncia reaes eletroqumicas uniformemente. comum e de fcil controle, consiste em uma camada visvel de xido de ferro pouco aderente que se forma em toda a extenso do perfil. A velocidade de corroso uniforme em geral expressa em termos de perda de massa por unidade de superfcie e por unidade de tempo ou pela perda de espessura de metal corrodo em funo do tempo

Ocorre pela exposio direta do ao carbono a um ambiente agressivo sem um sistema protetor ou quando o mesmo rompido e no reparado. Rapidamente ocorre a formao de pilhas do tipo ativo-passivo ou outras do tipo ao local ou aerao diferencial.

13

Preveno e Controle
Limpeza superficial com jato de areia e renovar a pintura antiga. Reforo ou substituio dos elementos danificados. Pode ser evitada com a inspeo regular da estrutura e com o uso de ligas especiais como o ao inoxidvel. Sua localizao uma das mais simples e permite evitar problemas com manuteno preventiva.
14

Corroso por Placas


Os produtos de corroso formam-se em placas que se desprendem progressivamente. Ocorre em metais que formam pelculas inicialmente protetoras que ao se tornarem espessas, fraturam e perdem aderncia, expondo o metal ao novo ataque. Podem ser formadas crostas espessas de ferrugem em forma de lminas. Podem ocorrer tambm quando o processo de corroso se d por depsito, como em casos de corroso por aerao diferencial.
15

16

corroso por pites ou alveolar


localizada , formam-se de pequenas cavidades de profundidade considervel e significativa em relao a espessura do material.
Ocorre de forma determinada, sendo chamada de puntiforme. No apresenta material circundante (produto do ataque).

17

18

19

20

A existncia de pontos de maior fragilidade da pelcula passivante um fator. O meio torna-se cido dificultando a restituio da camada passiva inicial.

21

preveno e controle
As peas no devem acumular substncias na superfcie e os depsitos devem ser removidos. Deve ser realizada levando em conta o estado em que o processo corrosivo se encontra. Efetuar a limpeza no local e cobrir o furo aplicando sobre ele um selante especial. Pode haver necessidade de uma interveno mais complexa, com reforo da estrutura ou at mesmo substituio de peas.
22

Corroso por Lixiviao


(lminas de material corrodo) Forma laminas de material oxidado e se espalha pelo seu interior at camadas mais profundas. O combate a essa corroso no metal, feito normalmente com tratamento trmico

23

Corroso intergranular
A corroso se processa entre os gros da rede cristalina do material metlico, o qual perde suas propriedades mecnicas e pode fraturar quando solicitado por esforos mecnicos, tendo-se ento a corroso sob tenso fraturante (Stress Corrosion Cracking).

Corroso sob tenso


Pode ser proveniente de solda,tratamento trmico, cargas Surgimento de micro fissuras - rompimento brusco da pea antes da percepo do problema

Corroso Filiforme
A corroso se processa sob a forma de finos filamentos, mas no profundos, que se propagam em diferentes direes. Ocorre geralmente em superfcies metlicas revestidas com tintas ou com metais. Geralmente quando a umidade relativa do ar > 85% e em revestimentos permeveis de oxignio e gua ou apresentando falhas

Corroso por lixiviao


Forma lminas de material oxidado e se espalha pelo seu interior at camadas mais profundas

Corroso por frestas


Podem ocorrer em juntas soldadas de chapas sobrepostas, em rebites, em ligaes de tubulaes unidas por flanges, ou por roscas e parafusos, etc

Corroso por eroso


Ocorre em locais turbulentos onde o meio corrosivo se encontra em alta velocidade aumentando o grau de oxidao das peas Ex.: esgotos em movimento, despejo de produtos qumicos, ao direta da gua do mar ou de rios

Destri, ainda que pontualmente, a princpio, as camadas protetoras (passivas) formadas pelos produtos de corroso Assim, quando associado com o processo erosivo, mais intenso se torna o processo corrosivo, tendo como somatrio um desgaste maior que se apenas estivesse em ao o processo corrosivo ou o erosivo

32

Resultante da soma de tenso de trao e um meio corrosivo. Normalmente, regies tensionadas funcionam como nodos. Com o tempo surgem micro fissuras que podem acarretar um rompimento brusco da pea antes da percepo do problema.

Corroso sob Tenso

33

Corroso por Frestas


A ao da aerao diferencial e/ou da concentrao inica diferencial causa a formao de pilhas em frestas em materiais metlicos. Podem aparecer em juntas soldadas de chapas sobrepostas, em juntas de chapas unidas por rebites, em ligaes de tubulaes unidas por flanges, em tubulaes unidas por roscas de parafusos, nos revestimentos de chapas aparafusadas e inmeras configuraes de que permitam formao de frestas.
34

Sendo as frestas inerentes as construes por meio de metais, no projeto devem ser minimizadas com o objetivo de reduzir a corroso.

As ligaes parafusadas so largamente utilizadas na montagem final, j em obra, quando a estrutura est prxima de sua consolidao final.
Por se tratar de uma ligao com aior grau de flexibilidade, requer cuidados especiais na sua execuo para que o estado local da estrutura seja prximo do projeto.
35

Defeitos com cantos vivos, locais para deposito de soluo aquosa, depsito e acmulo de sujeira ou exposio do material no protegido, podem apresentar essa corroso. As ranhuras muitas vezes passam despercebidas em manutenes e se tornam visveis somente quando o material oxidado aflora na superfcie aps ataque mais intenso.

Corroso em Ranhuras

36

Corroso em Canto Vivo


H diversos modos de evitar a corroso mas, para cada tipo existe um mtodo que melhor se aplica. Processos de preveno exigem investimento e so realizados com as peas ainda em ambiente industrial. Revestimentos, so feitos na prpria obra e do qualidade pea.
37

Corroso Galvnica
Forma bastante comum de corroso em meio aquoso e pode ocorrer quando dois metais diferentes so conectados eletricamente em um mesmo lquido formando uma pilha. Enquanto um dos metais cede eltrons ao outro e se corri (anodo), o outro metal fica protegido, e no sofre ataque (catodo).

38

Para que a corroso galvnica ocorra necessrio que existam trs condies concomitantes: 1. Metais diferentes ou heterogeneidade num mesmo metal 2. Presena de eletrlito; 3. Contato eltrico entre os dois metais. Se uma das trs condies no ocorrer, no haver corroso galvnica.

39

Cuidados em Projetos
difcil proteger uma estrutura metlica atravs da pintura (ou outro tratamento de superfcie) se ela foi mal projetada sob o ponto de vista da corroso.

O meio mais eficiente e barato de evitar a corroso o projeto correto, no favorecendo o ataque corrosivo. Uma construo econmica aquela que apresenta os menores custos totais ao longo de sua vida.
Custos de manuteno, particularmente a pintura de manuteno, constituem parte importante do custo total. A construo mais barata pode no ser a mais econmica.
40

exemplo do que pode ocorrer do contato de telhas galvanizadas ou de alumnio com a estrutura, da criao de furos nas peas estruturais e fixao das telhas (ou outros elementos) com parafusos galvanizados.

41

CORROSO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO


O concreto o principal material de engenharia usado em construes.
Na engenharia civil o concreto usado nos mais variados tipos de construes como: pontes, edifcios, barragens, muros de arrimo, em pisos de tipos variados, pavimentos de estradas etc
42

Vantagens do Uso
flexibilidade na escolha das formas (uma vez que pode ser vazado), economia, durabilidade, resistncia ao fogo, possibilidade de ser fabricado no prprio canteiro de obras e aparncia esttica.

43

Desvantagens do Uso
baixa resistncia trao, baixa ductilidade e alguma contrao

44

composio
Pode ter composies variadas, mas contm normalmente (em volume) entre 7 e 15% de cimento portland, 14 a 21% de gua, 0,5 a 8% de ar, 24 a 30% de agregados finos e 31 a 51% de agregados grossos. No concreto, a pasta de cimento atua como uma cola que liga entre si as partculas do agregado O cimento portland endurece devido a reaes com a gua, denominadas reaes de hidratao. Estas reaes so complexas e no esto totalmente esclarecidas.

45

A resistncia trao do concreto dez a quinze vezes menor que compresso. Assim o concreto usado em compresso, nos projetos de engenharia. Se uma pea em concreto ser submetida a foras de trao (vigas), o concreto moldado contendo no seu interior barras de ao como reforo. Nesse concreto os esforos de trao so transferidos do concreto para a armadura de ao, graas a aderncia entre o ao e o concreto.
46

Concreto Armado

O concreto reforado por ao, na forma de barras, redes ou outras armaduras criteriosamente colocadas, recebe a designao de concreto armado.

47

Uma varivel do concreto armado o concreto protendido que pode ser pr ou ps tensionado

48

Na hidratao os constituintes do cimento produzem lcalis, principalmente o hidrxido de clcio que se dissolve na gua e preenche os poros e capilares do concreto conferindo-lhe um carter alcalino. Isto proporciona uma passivao do ao que consiste numa capa ou pelcula protetora composta de xidos compactos e contnuos, que mantm a armadura protegida, mesmo em concretos com elevada umidade.
49

O cimento recobre as armaduras, o concreto deve ter alta compactao, sem falhas e com teor de argamassa adequado e homogneo, para garantir, por impermeabilizao, a proteo do ao ao ataque de agentes agressivos externos. A exposio das estruturas de concreto armado s condies ambientes, chuva cida, poluentes como o SO2, ao CO2 e especialmente a ambientes contaminados com cloretos, pode provocar a corroso de armaduras.
50

O CO2 pode penetrar no concreto e reagir com o Ca(OH)2, provocando a diluio do passivante da armadura, com possibilidade de corroso na presena de umidade.

A carbonatao outra reao que provoca a diluio do passivante, permitindo a incio do processo de corroso, quando em presena de gua (eletrlito), oxignio e diferena de potencial da armadura.
51

A corroso das armaduras destri o ao imerso no concreto, causa expanso volumtrica, gerando tenses significativas.

A manifestao da corroso das armaduras ocorre sob a forma de fissuras, destacamento do cobrimento, manchas, reduo da seo da armadura e perda de aderncia

52

A aplicao do concreto e a adequada cura so fundamentais para a sua vida til. Muitas falhas podem ocorrer nesta fase. As falhas mais comuns na aplicao do concreto so: elevado fator gua/cimento que acarreta elevada porosidade do concreto e fissuras de retrao.
53

Segregao do concreto com formao de espaos vazios ou ninhos de concretagem, lanamento e vibrao incorretos, formas inadequadas, etc.

54

deteriorao do concreto
Alm do ataque nas armaduras, o concreto pode sofrer diversos tipos de deteriorao.
A ao qumica pode ocorrer na pasta de cimento e no agregado.
Causas: gases contidos na atmosfera (CO2, SO2 etc.); guas puras, turvas, cidas, e marinhas;

compostos: leos, gorduras, combustveis, lquidos alimentares, entre outros.

55

Os ons cloreto (corroso qumica) destroem a pelcula passivadora, mas no atacam o concreto Forma-se slica gel pela reao de ataque ao silicato triclcico do concreto grande o poder de destruio e requer maior cuidado nas execuo de obras litorneas.

56

Sulfatos podem estar presentes na gua e reagem com os compostos da pasta de cimento hidratada. Tais reaes causam expanso do volume. comum em ambientes industriais, h sulfurados ( SO2, SO3, SO42). A expanso causa grande aumento de volume da fase slida.

57

Lixiviao
No concreto, consiste na dissoluo e arraste do hidrxido de clcio da massa de cimento endurecido. Vem do ataque de guas puras ou com poucas impurezas, e ainda de guas de chuva ou infiltrao de umidade, guas pantanosas, subterrneas, profundas ou cidas. Causam a corroso, quando podem circular e renovar-se. Quanto mais poroso o concreto, maior a intensidade da corroso. Outras aes qumicas esto relacionadas com a ocorrncia de reaes dos lcalis com os agregados. Tais reaes podem ocorrer entre os lcalis e a slica, lcalis e silicato e lcalis e carbonato.

A reao do lcali com a slica ocorre quando a soluo alcalina da pasta de cimento ou de uma fonte externa reage com alguns minerais do grupo do quartzo (opala, calcednia, cristobalita e 58 tridimita) encontrados no agregado.

Outras aes qumicas so as reaes de lcalis com agregados. Podem ocorrer com a slica, silicato e carbonato.

Com a slica ocorre quando a soluo alcalina da pasta de cimento ou de uma fonte externa reage com alguns minerais do grupo do quartzo (opala, calcednia, cristobalita e tridimita) encontrados no agregado.

59

Com silicato se d com determinados tipos de silicatos presentes em rochas sedimentares, rochas metamrficas e gneas (basalto). uma reao lenta e complexa que causa deteriorao do concreto.

60

Com o carbonato se d com agregados carbonceos, como o calcrio dolomtico argiloso. Forma um produto na forma gel nos poros e na e superfcie do agregado.

Destri a aderncia pasta/agregado. A reao consome gua aumentando o volume acarretando a desagregao do concreto.

61

agentes biolgicos
Os agentes biolgicos de deteriorao no concreto so basicamente fungos e bactrias como os bacilos que so encontrados em esgotos.
62

vegetais de grande porte


Podem desagregar o concreto, quando as razes impregnam e crescem no mesmo. A deteriorao do concreto pode ser causada por esforos excessivos que causam fissuras, havendo entrada de agentes agressivos, ocasionando a despassivao das armaduras.

63

You might also like