You are on page 1of 13

PROCEDIMENTO TCNICO

AVALIAO DA EXPOSIO OCUPACIONAL AOS RAIOS X NOS SERVIOS DE RADIOLOGIA NHO 05

Ana

Raquel Firmino da Silva; Andria Amaro de Medeiros; Gilmara Christina Viana; Priscila Soares Cardoso da Silva; Sandra Lcia Bernardo Silva.

Em 1980, foi publicado pela coordenao de higiene do trabalho da FUNDACENTRO uma srie de Normas Tcnicas denominadas Normas de Higiene do Trabalho NHT, hoje designadas Normas de Higiene Ocupacional NHO.

Desta forma apresentase aos profissionais que atuam na rea de higiene ocupacional a NHO 05: Avaliao da Exposio Ocupacional aos Raios X nos servios de Radiologia.

Esta Norma estabelece procedimentos para a realizao de levantamento radiomtrico das salas de equipamentos emissores de raios X diagnstico e para a medio da radiao de fuga do cabeote desses equipamentos.

A Norma aplica-se a todas as instituies que fazem uso de equipamentos emissores de raios X para fins diagnsticos. Para os fins deste procedimento tcnico aplicam-se as seguintes definies, smbolos e abreviaturas:

rea

Controlada; rea Livre; Blindagem ou Barreira Protetora; Camada Semi-Redutora (CSR); Carga de Trabalho (W); Colimador; Console do equipamento;

Distncia

foco superfcie (DFS); Dose Absorvida (D); Dose Equivalente (HT); Equipamento de Proteo Individual; Exposio (X); Exposio Ocupacional; Fantoma;

Fator

Ocupao (T); Fator Uso (U); Feixe Primrio; Filtrao Total; KV mx; I mx; Levantamento Radiomtrico ou Monitorao de rea;

Limites

de Dose; Operador; Prtica; Proteo Radiolgica ou Radioproteo; Procedimento Radiolgico; Radiao Ionizante ou Radiao;

Radiao

de Fuga; Radiao de Fundo; Radiao Primria; Radiao Secundria; Radiodiagnstico; Raios X; RaiosX Diagnsticos

Receptor

de Imagem; Servio de Radiodiagnstico ou Servio; Smbolo Internacional de Radiao; Taxa de Dose; Taxa de Exposio; t mx.

Necessrio Instrumento de Medida: Para a realizao das medidas quantitativas devem ser utilizadas cmaras de ionizao com sensibilidade adequada faixa de exposio a ser utilizada. Os seguintes fatores devem ser considerados na escolha de um instrumento de medida:

Material

Estabilidade;

Sensibilidade; Dependncia

da taxa de exposio; Tamanho do volume sensvel; Tempo de resposta; Dependncia direcional.

Acessrios:

Os acessrios para a realizao das medidas so: Placa de chumbo, trena, fantoma de acrlico ou gua. Calibrao: Os instrumentos de medida devem ser calibrados periodicamente, na faixa de energia a ser utilizada. Dados Necessrios: Caractersticas Tcnicas do Equipamento Emissor de Raio X ; Identificao do equipamento; Identificao do tubo de raios X; finalidade do equipamento; sistema de colimao e filtrao total permanente do feixe til.

Parmetros Relativos Rotina do Servio: Parmetros mximos de utilizao na rotina; nmero mdio de filmes utilizados por paciente; nmero de dias de funcionamento por semana; nmero mdio de pacientes atendidos por dia; tempo de permanncia dos profissionais no servio. Descrio das reas; Determinao da carga de trabalho:

w = tempo exp x n de filmes x n de pacientes x n de dias filme pacientes dias semana

Geral; Radiao Primria; Radiao Secundria; Radiao de Fuga; Calculo da Taxa de Exposio

http://www.fundacentro.gov.br

You might also like