You are on page 1of 17

Contedo Programtico 1. Definio e origem 2. tica de ontolgica e teolgica. 3. A atual crise moral. 4. Fundamentos Bblicos da tica Crist 4.

1 O Antigo testamento como base 4.2 A tica de Jesus Cristo. 5. A Deciso e o Dever (Certo ou Errado) 5.1 Estudo de Casos 6. Questes ticas 6.1 A tica Crist e a Cultura 6.2 A tica Ecolgica 6.3 A tica de Famlia 6.4 A tica de Trabalho e de Negcios 6.5 A Biotica. 7. Avaliao: Apresentao de seminrios

Sugesto de Filmes: O Jardineiro Fiel Sete anos no Tibet O Pequeno Prncipe Bibliografia BONHOEFFER, Drietrich. tica So Leopoldo: Sinodal GARDNER, E. Clinton. F bblica e tica social So Paulo: ASTE GEISLER, Norman L. tica Crist: Alternativas e questes contemporneas. 2 ed. So Paulo: Vida Nova

ALVES, Rubem. O Deus que eu conheo- Campinas SP, Versus CHAUI, Marilena. Convite filosofia. So Paulo, tica COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: histria e grandes temas. 16 ed. Reform e ampl. So Paulo: Saraiva, 2006.

O QUE

A palavra tica uma das mais confusas, muitas pessoas sabem mas mesmo assim vivem se perguntando o que tica? Percebi que tica mais umas das coisas difceis de se explicar e tambm tem a questo, o que tica para alguns para outros acaba no sendo.

tica um conjunto de valores e princpios que ns utilizamos para decidir as trs grandes questes da vida: a) Quero? b) Devo? c) Posso?
Quais so os trs princpios que usamos? Tem coisa que eu quero, mas no devo e tem coisa que eu devo, mas no posso e tem coisa que posso, mas no quero.

Como definimos isso?


Atravs do modular, do exemplar, atravs de princpios da sociedade, seja religiosos ou no, atravs de normatizaes.

No existe nin gum sem tica

Ocorre que em muitas situaes o que tica em um momento acaba no sendo em outro. tica o conceito que cada um de ns acreditamos que seja a forma certa de se agir em um determinado momento. Se em nossa cabea estamos fazendo a coisa certa, aquilo tica para ns.

Definio dizer costumes e hbitos de um grupo, de um povo. Tambm de ethos vem etnia. Quando falamos em grupos tnicos estamos dizendo: aqueles que se comportam, em relao a uma srie de coisas, de modo no s semelhante, mas peculiar.

tica vem do grego ethos, que quer

Moral vem do latim mores, e tambm diz respeito a costumes e hbitos, mas, diferente de tica, aponta muito mais para a vida individual, para os comportamentos no pblicos ou semi-pblicos, os comportamentos da vida privada e, no raro, ntima.

Neste sentido, a tica, embora no possa ser confundida com as leis, est relacionada com o sentimento de justia social. Cada sociedade e cada grupo possuem seus prprios cdigos de tica. Num pas, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa cientfica pode ser tico. Em outro pas, esta atitude pode desrespeitar os princpios ticos estabelecidos.

Uma pessoa que no segue a tica da sociedade a qual pertence chamado de antitico, assim como o ato praticado.

Abordagens e Alternativas ticas Bsicas


correto mentir a fim de salvar uma vida? A pergunta postula um conflito em normas ticas. Contar a verdade mais importante do que salvar vidas? O que voc faria? As vrias respostas a esta pergunta podem ser usadas para ilustrar seis abordagens bsicas tica e para introduzir a primeira seo deste estudo.

AS ALTERNATIVAS BSICAS NA TICA NORMATIVA


A. Mentir No Nem Certo Nem Errado: No H Normas; B. Mentir Geralmente Errado: No H Normas Universais C. O Mentir s Vezes Certo: H Uma Norma Universal D. Mentir Sempre Errado: H Muitas Normas No-Conflitantes E. Mentir Nunca Certo: H muitas Normas Conflitantes F. Mentir s Vezes Certo: H Normas Mais Altas

You might also like