You are on page 1of 18

Guy Brousseau nasceu em 4 de fevereiro de 1933, em Taza, no Marrocos, filho de um soldado francs.

Em 1953, comeou a dar aulas no Ensino Fundamental numa aldeia. Na nica classe da escola local, Brousseau lecionava para crianas de 5 a 14 anos.

No fim dos anos 1960, depois de se formar em Matemtica, ele passou a lecionar na Universidade de Bordeaux, onde hoje diretor do Laboratrio de Didtica das Cincias e das Tecnologias

Numa poca em que a viso dominante sobre o aprendizado era cognitiva e fortemente influenciada pelas descobertas de Piaget, Brousseau investiu em uma teoria que compreendia as interaes sociais entre os alunos, os professores e o conhecimento, como as que acontecem durante os jogos matemticos. Ele se ocupa h mais de 40 anos da Didtica da Matemtica como um campo de pesquisa cientfica.

Desde o educador tcheco Comnio (1592-1670), a palavra "didtica" vem se referindo aos estudos sobre os mtodos de ensino que levassem a procedimentos gerais mais eficazes. No sculo 20, com os estudos de Lev Vygotsky (1896-1934) e Jean Piaget (1896-1980), o modo como as crianas aprendem comeou a ser investigado.

No campo das matemticas , esse trabalho vem avanando e o francs Guy Brousseau um dos responsveis por isso. "Como um dos pioneiros da Didtica da Matemtica, ele desenvolveu uma teoria para compreender as relaes que acontecem entre alunos, professor e saber em sala de aula e, ao mesmo tempo, props situaes que foram experimentadas e analisadas cientificamente.

Um conceito de extrema importncia nesta teoria, o conceito de "milieu" que em traduo literal do francs para o portugus seria a palavra meio. O "milieu" tudo que interage com o aluno de forma antagnica, ou seja, de forma a desafiar o aluno a encontrar respostas das situaes problemas.

A Teoria das Situaes Didticas desenvolvida por ele se baseia no princpio de que "cada conhecimento ou saber pode ser determinado por uma situao", entendida como uma ao entre duas ou mais pessoas. Para que ela seja solucionada, preciso que os alunos mobilizem o conhecimento correspondente

O professor adia a emisso do conhecimento ou as possveis correes at que as crianas consigam chegar regra e valid-la. Ele deve propor um problema para que elas possam agir, refletir, falar e evoluir por iniciativa prpria, criando assim condies para que tenham um papel ativo no processo de aprendizagem. Brousseau chama essa situao de adidtica.

As situaes adidticas fazem parte das situaes didticas (conjunto de relaes estabelecidas explcita ou implicitamente entre um aluno ou grupo de alunos e o professor para que estes adquiram um saber constitudo ou em constituio)

Ao Os participantes tomam decises, colocando seus saberes em prtica para resolver o problema.

Formulao Os alunos so levados a explicitar as estratgias usadas. Para isso, precisam formul-las verbalmente, transformando o conhecimento implcito em explcito

Validao A estratgia demonstrada para interlocutores. "O aluno no s deve comunicar uma informao como tambm precisa afirmar que o que diz verdadeiro dentro de um sistema determinado", diz Brousseau.

Institucionalizao O professor expe os conhecimentos relevantes levantados pelos alunos durante a validao e sua ligao com os outros conhecimentos e saberes j estabelecidos.

A Teoria das Situaes Didticas trouxe uma concepo inovadora do erro, que deixa de ser um desvio imprevisvel para se tornar um obstculo valioso e parte da aquisio de saber.

No trabalho dentro dessa concepo, acontece tambm uma inverso do ensino tradicional de Matemtica - que parte do saber institucionalizado e segue na tentativa de esmiu-lo para as crianas. Ao contrrio, ela leva os alunos a buscar por si mesmos as solues, chegando aos conhecimentos necessrios para isso.

BIBLIOGRAFIA Didtica da Matemtica - Reflexes Psicopedaggicas, Ceclia Parra e Irma Saiz (orgs.), 258 pgs., Ed. Artmed, tel. 0800-7033444, 42 reais Ensinar Matemtica na Educao Infantil, Mabel Panizza (org.), 188 pgs., Ed. Artmed, 44 reais Introduo ao Estudo das Situaes Didticas - Contedos e Mtodos de Ensino, Guy Brousseau, 128 pgs., Ed. tica, tel. 0800-115-152, 32,90 reais

You might also like