You are on page 1of 13

Comisso Interna de Preveno de Acidentes NR-5

Fundamentao Legal e Constitucional

CONSTITUIO FEDERAL DE 1998 CAPTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS


Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: I - relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos; XXII - reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana;

ATO DAS DISPOSIES CONSTITUCIONAIS TRANSITRIAS


Art. 10. At que seja promulgada a lei complementar a que se refere o art. 7, I, da Constituio II - fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa: a) do empregado eleito para cargo de direo de comisses internas de preveno de acidentes, desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato;

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO


Enunciado n 339 - Suplente da CIPA (Comisses Internas de Preveno de Acidentes) Garantia de Emprego I - O suplente da CIPA goza da garantia de emprego prevista no art. 10, II, "a", do ADCT a partir da promulgao da Constituio Federal de 1988 II - A estabilidade provisria do cipeiro no constitui vantagem pessoal, mas garantia para as atividades dos membros da CIPA, que somente tem razo de ser quando em atividade a empresa. Extinto o estabelecimento, no se verifica a despedida arbitrria, sendo impossvel a reintegrao e indevida a indenizao do perodo estabilitrio.

LEI N 6.514, DE 22/12/77. Altera o Captulo V do Titulo II da CLT, relativo a segurana e medicina do trabalho.
Art . 163 - Ser obrigatria a constituio de Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA), de conformidade com instrues expedidas pelo Ministrio do Trabalho, nos estabelecimentos ou locais de obra nelas especificadas. Pargrafo nico - O Ministrio do Trabalho regulamentar as atribuies, a composio e o funcionamento das CIPA (s).

Art . 164 - Cada CIPA ser composta de representantes da empresa e dos empregados, de acordo com os critrios que vierem a ser adotados na regulamentao de que trata o pargrafo nico do artigo anterior. 1 - Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, sero por eles designados.

2 - Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, sero eleitos em escrutnio secreto, do qual participem, independentemente de filiao sindical, exclusivamente os empregados interessados.

3 - O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a durao de 1 (um) ano, permitida uma reeleio. 4 - O disposto no pargrafo anterior no se aplicar ao membro suplente que, durante o seu mandato, tenha participado de menos da metade do nmero de reunies da CIPA.

5 - O empregador designar, anualmente, dentre os seus representantes, o Presidente da CIPA e os empregados elegero, dentre eles, o Vice-Presidente.

Art . 165 - Os titulares da representao dos empregados nas CIPA (s) no podero sofrer despedida arbitrria, entendendo-se como tal a que no se fundar em motivo disciplinar, tcnico, econmico ou financeiro. Pargrafo nico - Ocorrendo a despedida, caber ao empregador, em caso de reclamao Justia do Trabalho, comprovar a existncia de qualquer dos motivos mencionados neste artigo, sob pena de ser condenado a reintegrar o empregado.

PORTARIA N. 247 DE 12/07/2011 (D.O.U. de 13/07/2011 - Seo 1 - pg. 82) Altera a Norma Regulamentadora n. 05 Art. 1 A Norma Regulamentadora n. 5 - Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA, passa a vigorar com as seguintes alteraes:
5.14 A documentao referente ao processo eleitoral da CIPA, incluindo as atas de eleio e de posse e o calendrio anual das reunies ordinrias, deve ficar no estabelecimento disposio da fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego.

5.14.1 A documentao indicada no item 5.14 deve ser encaminhada ao Sindicato dos Trabalhadores da categoria, quando solicitada. 5.14.2 O empregador deve fornecer cpias das atas de eleio e posse aos membros titulares e suplentes da CIPA, mediante recibo.

5.15 A CIPA no poder ter seu nmero de representantes reduzido, bem como no poder ser desativada pelo empregador, antes do trmino do mandato de seus membros, ainda que haja reduo do nmero de empregados da empresa, exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento.
5.26 As atas devem ficar no Estabelecimento disposio da fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego.

5.31 A vacncia definitiva de cargo, ocorrida durante o mandato, ser suprida por suplente, obedecida a ordem de colocao decrescente que consta na ata de eleio, devendo os motivos ser registrados em ata de reunio. 5.31.3 Caso no existam suplentes para ocupar o cargo vago, o empregador deve realizar eleio extraordinria, cumprindo todas as exigncias estabelecidas para o processo eleitoral, exceto quanto aos prazos, que devem ser reduzidos pela metade.

5.31.3.1 O mandato do membro eleito em processo eleitoral extraordinrio deve ser compatibilizado com o mandato dos demais membros da Comisso.

5.31.3.2 O treinamento de membro eleito em processo extraordinrio deve ser realizado no prazo mximo de trinta dias, contados a partir da data da posse.
Art. 2 Revogar os itens 5.4 e 5.52 da Norma Regulamentadora n. 5.

You might also like