You are on page 1of 18

Comunicao

Pecados na comunicao
Apatia: ela reflete o desconhecimento das caractersticas do pblico-alvo. De nada adianta ter o domnio da forma e do contedo se a fala sem alma, sem sensibilidade e sem conexo com a audincia. Insegurana: a falta de informao, de conhecimento sobre uma situao ou um tema, pouco ou nenhum contedo evidenciam a ausncia de assertividade. Pessoas inseguras geralmente se comportam de maneira agressiva, para causarem medo e intimidao. Expressa autoridade com rispidez. Essa imposio encobre o receio das suas prprias fragilidades. Ser assertivo ter autoconhecimento. Quem se conhece verdadeiramente pode se observar de fora.

Pecados na comunicao
Impacincia: um dos grandes obstculos ao aprendizado e boa convivncia. Pouca clareza e nenhuma empatia tornam a comunicao quase que uma obrigao ao invs de ser uma ao prazerosa e envolvente. Quando se impaciente, sobra pouco ou quase nada a ensinar e no h espao para a

observao e o intercmbio de informaes.


- Incoerncia: Discrepncia, falta de lgica, inconseqncia. a diferena entre falar, defender uma idia, valores ou posio e no seguir os discursos e as idias apregoados.

Pecados na comunicao
Prolixidade: ser excessivamente longo, cansativo e entediante numa conversa ou texto um dos maiores pecados da comunicao. Geralmente o prolixo no reconhece que sua expresso confusa, cheias de palavras repetidas ou sem um significado importante e que os ouvintes no prestam a ateno justamente pela falta

de objetividade.
- Ignorncia: falta de conhecimento, sabedoria e instruo sobre determinado tema, ou mesmo acreditar em algo falso, no tendo discernimento. Saber que existe mais conhecimento e profundidade num assunto, porm, no buscar isso.

Pecados na comunicao
- Arrogncia: caracteriza a falta de humildade. Algum que no deseja ouvir os outros, aprender algo que no saiba ou estar no mesmo nvel do seu prximo. A soberba, a altivez, o orgulho exagerado, a vaidade em excesso em relao ao que sabe ou ao sucesso que desfruta completam esse pecado. Segundo o cristianismo, um dos sete pecados capitais a soberba, que por sua vez inclui a vaidade e a arrogncia.

Pecados na comunicao
Se comunicar bem, promover o bem-estar e atingir os objetivos estabelecidos para si mesmo nos mbitos da vida pessoal e profissional so qualidades desejadas pelas empresas inteligentes. Um time inovador e vencedor s sobrevive porque alinha firmemente a comunicao pessoal e a mercadolgica. Inmeras so as pesquisas a

apontar o porqu das empresas e instituies se destacarem, embora enfrentem


acirrada concorrncia

Passos para uma boa comunicao


Para ter uma boa comunicao: 1 - Adote a atitude correta. No queira s falar. Escute o que o outro fala. Para ter uma boa comunicao: 2 - Mantenha o foco da conversa. Trate unicamente do tema em questo. Para ter uma boa comunicao: 3 - Oua o que o outro fala com verdadeira ateno. Essa a parte mais importante da comunicao. Escute para entender.

No interrompa quem fala. Caso voc no entenda o que o outro diz, pergunte.

Passos para uma boa comunicao


Para ter uma boa comunicao: 4 - Fale de forma clara e objetiva. Elimine as ms palavras, o sarcasmo e a falta de respeito que deturpam a mensagem e deixa a outra pessoa na defensiva. Fale sempre de maneira respeitosa.

Para ter uma boa comunicao: 5 - Aceite as crticas. No se coloque na defensiva. Mesmo que no seja fcil escutar o que os outros dizem importante que voc

entenda o que pensa ou sente a outra pessoa. Somente assim voc poder
verdadeiramente resolver o problema.

Passos para uma boa comunicao


Para ter uma boa comunicao: 6 - Aceite as diferenas. s vezes preciso aceitar o que cada pessoa v. Se no for possvel chegar a um acordo, ao menos possvel chegar a um entendimento mtuo e respeitoso.

Para ter uma boa comunicao: 7 - Mesmo que voc no tenha chegado a um acordo, termine a conversa em um bom tom. Agradea a outra pessoa pelo tempo

dedicado. Atitude como essa a base para uma boa relao.

Atitudes para uma boa comunicacao


No ignore a existncia de conflitos, pois l na frente ele ressurgir acumulado de outras demandas. Se no momento da situao conflituosa voc no sabe como agir ou est irado demais para conversar, seja objetivo e argumente. O momento no propicio para tal assunto, estou com raiva e prefiro conversar quando os nimos acalmarem-se. Esta conduta ajuda a desarmar o ouvinte e assegurar uma posterior

conversa bem-sucedida.

No faa generalizaes e separe a situao especfica de outros contextos, por

exemplo: ah, ele nunca me escuta. Sou sempre deixado em segundo plano. Evite os
pensamentos e palavras nunca e sempre substituindo por s vezes. Algumas afirmaes alimenta a crena que est no papel de vtima, por vezes atrapalha a comunicao, pois o ouvinte sente culpa e raiva podendo trazer discusses de assuntos que nem fazem parte daquela determinada situao.

No rotule, deprecie ou critique baseado em pr-julgamentos. Frases do tipo

sempre assim quando preciso conversar, isso burrice, voc egosta, voc no
entende o que sinto, pode se tornar uma armadilha, o ouvinte se defender partindo para o ataque. Ao se comunicar voc estar dizendo a suaverdade e no a verdade.

No faa interpretaes, voc no tem o domnio dos pensamentos alheios. Seja direto estou percebendo que desde ontem voc est chateado comigo, impresso ou fiz algo que o magoasse?. No ambiente de trabalho, Voc parece insatisfeito com o meu desempenho, isso mesmo? Tentar adivinhar o que o outro pensa e sente tende a desgastar a relao. As concluses precipitadas levam a ansiedade e dvidas que nem sempre condizem com a realidade.

No formule normas de como os outros deveriam agir. Ao expor regras de atitudes

voc ficar mais exposto, a raiva e decepes. Nem sempre o ouvinte capaz de
perceber o quanto aquela atitude o magoou. Exclua pensamentos ele/a deveria ter pedido desculpas. Por isso, mais uma vez, hora de usar de franqueza, entretanto, o mais difcil aceitar que as pessoas tem vises diferentes e agem conforme as prprias perspectivas, no a partir das suas.

No aumente a importncia de um acontecimento. A fragilidade tende a aumentar a lente dos acontecimentos, multiplicando a intensidade deles. Evite ruminar atitudes e pensamentos acho que no vou agentar sua atitude me feriu profundamente. Pense, o lugar que o outro est vendo a situao, no o mesmo que o meu. Do

contrrio poder sair frustrado da conversa achando que no foi bem compreendido.

Assuma a responsabilidade dos seus sentimentos. Esteja consciente que o outro no tem o poder e o domnio sobre o que sente e como se sente. Evite afirmaes, voc me magoou, por sua causa no me sentindo pssima/o, as pessoas no me entendem. importante usar afirmaes na primeira pessoa, fiquei magoado com sua atitude, agindo assim tenho a sensao que no sou compreendido. Voc tem o

direito de se sentir triste, magoado, ressentido, raivoso... mas ao atribuir


responsabilidade a outrem uma maneira de no se comprometer com o processo de crescimento, vitimizar, aumentar vnculos de dependncia e tentar se isentar da liberdade de escolher o que bom ou ruim a voc. Mantenha-se em posse dos teus sentimentos.

Separe o que seu e o que do outro. Assuma suas limitaes e pea auxlio,

certamente haver uma mo estendida, espao e ateno para que se sinta


compreendido ou acolhido. O que atrapalha e bloqueia o campo da comunicao interpessoal quando o outro se v objeto ou depsito de todas as lacunas de carncia, solido, frustrao e vazio sofridas por voc ao longo de sua existncia.

Por fim, no ameace a sua autonomia agindo como se no tivesse

outras possibilidades, ningum um rob alienado com o radar direcionado


para que os outros esperam ou a sombra do que podem oferecer.

You might also like