You are on page 1of 26

TICA, POLTICA E SOCIEDADE

Faculdade Pitgoras Unidade Linhares Prof. Esp. Felipe Costa Azeredo E-mail: professorfelipeazeredo@gmail.com

Unidade I
Objetivo da Unidade I: Identificar o conceito da tica, poltica e sociedade, atravs de questionamentos e da formulao de um pensamento argumentativo.

Unidade I
ARANHA, Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introduo filosofia. 3. ed. So Paulo: Moderna, 2003. Unidade V TICA pag. 298 307.

OBJETO DA TICA
Nas relaes cotidianas dos indivduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou no devo falar a verdade! Desta forma faz se necessrio que o indivduo conduza o seu comportamento de acordo com normas que julgar mais apropriadas ou mais dignas de ser cumprida. Estas normas precisam ser aceitas intimamente e reconhecidas como obrigatrias. Agindo assim moralmente.

PROBLEMAS MORAIS & PROBLEMAS TICOS


PROBLEMAS MORAIS
(Problemas Prticos)

So os problemas que se apresentam nas relaes efetivas, reais, entre indivduos ou quando se julgam certas aes dos mesmos.

(Generalidade) So as reflexes sobre o comportamento prtico. Quando o indivduo toma uma deciso pautado na reflexo d-se a passagem dos problemas prticos para os problemas tericos.

PROBLEMAS TICOS
(Problemas tericos)

O CAMPO DA TICA
A tica pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral.

A funo da tica explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes.
O valor da tica como teoria est naquilo que explica, e no no fato de prescrever ou recomendar com vistas ao em situaes concretas. A tica parte do fato da existncia da histria da moral, isto , toma como ponto de partida a diversidade de morais no tempo, com seus respectivos valores, princpios e normas.

DEFINIO DA TICA
A tica a teoria ou cincia do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, a cincia do comportamento humano.

Definies do Dicionrio:
Moral parte da filosofia que trata dos costumes ou dos deveres do homem (idia para cada situao). tica parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade; cincia da moral (idia de geral) tica vem do grego ethos que significa modo de ser ou carter. Moral vem do latim mos ou mores que significa costumes.

A moral no cincia, mas objeto da cincia. Lembrando, que a tica estuda os atos humanos, mas, estes atos tem que ser:

Conscientes, Livres e Voluntrios.

Moral o ato que est de acordo com uma norma tica ou indicao de conduta social. Imoral o ato que fere uma norma tica ou uma conduta

estabelecida pela moral social ou individual. o ato pelo qual


se do os anti valores: da injustia, do mal, etc.(vai contra a introjeo da norma)

Amoral o ato que no pode ser avaliado do ponto da


tica ou da moral, pois nele no se do as condies transcendentais para a moralidade.(no h introjeo) No-moral o ato em que no esto envolvidos diretamente os valores morais, como por exemplo, assistir a um jogo de futebol ou ir praia.

TICA E FILOSOFIA

A tica ento apresentada como parte de uma filosofia especulativa. A tica questiona e teoriza sobre o que o justo, sobre o agir adequado a uma determinada situao, na qual se realize o bem e se evite o mal. O comportamento moral prprio do homem como ser histrico, social e prtico, isto , como ser que transforma conscientemente o mundo que o rodeia, mas de uma natureza que est sempre sujeita ao processo de transformao que constitui precisamente a histria da humanidade. Desta forma, a tica nunca pode deixar de ter como fundamento a concepo filosfica do homem que nos d uma viso total deste como ser social, histrico e criador.

TICA E OUTRAS CINCIAS


A tica se relaciona com outras cincias que estudam as relaes e comportamento dos homens em sociedade e proporcionam dados e concluses que contribuem para esclarecer o tipo peculiar de comportamento humano que o moral. TICA & PSICOLOGIA Psicologia Presta uma importante contribuio tica quando esclarece as condies internas, subjetivas, do ato moral. A explicao psicolgica do comportamento humano possibilita compreenso das condies subjetivas dos atos dos indivduos e contribui para a compreenso da sua dimenso moral.

TICA & ANTROPOLOGIA SOCIAL E A SOCIOLOGIA


Nestas duas cincias se estuda o comportamento do homem como ser social sob o ponto de vista de determinadas relaes, assim como formas de organizao e de relao dos indivduos concretos dentro delas. SOCIOLOGIA Pretende estudar a sociedade humana em geral, na base da anlise das sociedades concretas, e ainda investiga os fatores e condies da mudana social. ANTROPOLOGIA SOCIAL Estuda as sociedades primitivas ou desaparecidas, sem preocupar-se com a sua insero num processo histrico de mudana e de sucesso. Em resumo, a antropologia e a histria, ao mesmo tempo que contribuem para estabelecer a correlao entre moral e vida social, propem tica um problema fundamental: o de determinar se existe um progresso moral.

TICA & ECONOMIA POLTICA

A tica se relaciona com a economia poltica como cincia das relaes econmicas que os homens contraem no processo de produo. Esta vinculao se baseia na relao efetiva, na vida social, entre os fenmenos econmicos e o mundo moral. Na medida em que as relaes econmicas influem na moral dominante numa determinada sociedade. O conhecimento desta moral tem de se basear nos dados e nas concluses da economia poltica. Os atos econmicos no podem deixar de apresentar uma certa conotao moral.

Crise tica?
Poltica Relaes familiares Mdia Insensibilidade, indiferena pelos outros Falta de valores Desrespeito lei

Devastao do meio ambiente


Fome e misria generalizados

Crise tica?
No se sabe mais o que correto ou no.

Insegurana muito grande na vida e numa permanente tenso das relaes sociais que tendem a se organizar ao redor de interesses particulares do que ao redor do direito e da justia.

Crise tica?
O que crise?
Quando escrito em chins a palavra crise compe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade. Momento difcil, mas que pode ser utilizado para uma resposta criativa a um problema.

O que tica?
Senso tico

Diante da realidade no ficamos insensveis. Fome, misria, catstrofes naturais, desrespeito outras pessoas, so situaes que no permitem indiferena
De uma forma ou outra, temos presentes em ns a capacidade de julgar as situaes em desejveis ou indesejveis, boas ou ms.

O que tica?
O uso inadequado do termo provocou uma srie de equvocos.
Geralmente se confunde tica e moral. Banalizao do termo.

O que tica?
tica deriva de ethos.
Compreender adequadamente o sentido de ethos permite uma postura diferenciada diante da realidade.

O que tica?
Ethos possui dois sentidos. originalmente

Ethos com eta (h) morada do homem. Ethos com psilon (e) hbitos ou costumes

O que tica?
Herclito (500 a. C.) ethos antropos daimon.
Daimon conscincia. Antropos - homem.

Ethos - morada

O que tica?
Herclito (500 a. C.) ethos antropos daimon.
A conscincia homem. mora no

A tica est vinculada ndole interior.

O que tica?
Ethos com e Aristteles a areth se adquire pela educao, pelo hbito, praticando atos bons que se torna uma boa pessoa. A tica no est na pessoa adquirida de fora.

O que tica?
Na transliterao para o latim prevaleceu o sentido de ethos como hbito.

A tica transformou-se em moral e passou a ser tratada como um cdigo de normas.


Quem segue as normas tico.

O que tica?
tica uma postura de vida relacionada com princpios gerais e universais presentes na conscincia do indivduo.

mais ampla do que o simples cumprimento de normas.

O que tica?
A ao tica sempre o resultado de uma escolha livre. uma postura existencial que inclui a possibilidade de agir, ou no, de uma certa forma .

Vamos pensar?
Como voc v a tica dentro da sua rea de atuao? Quais os maiores problemas e, na sua opinio, como devem ser solucionados?

You might also like