You are on page 1of 12

ESPELHOS PLANOS

O fenmeno da reflexo luminosa ocorre quando um raio de luz incide na superfcie de separao de dois meios e retorna ao meio de origem.

As leis da reflexo luminosa so vlidas tanto para superfcies lisas como para rugosas.

superfcie plana
A regularidade na direo da luz refletida serve para direciona a luz. Responsvel pela viso objetos iluminados. dos

FORMAO DE IMAGENS NOS ESPELHOS PLANOS

Observemos um ponto objeto luminoso O diante de um espelho plano enviando luz em todas as direes, conforme indica a figura.

Repare que a parte de trs do espelho marcada pelas linha claras. A imagem encontrada fruto do prolongamento dos raios refletidos, isso caracteriza uma imagem virtual.

PROPRIEDADES DOS ESPELHOS PLANOS Se chamarmos de x distncia do objeto ao espelho, a distncia entre o espelho e a imagem ser tambm x. Isto significa que o objeto e a imagem so simtricos em relao ao espelho.

PROPRIEDADES DOS ESPELHOS PLANOS As imagens formadas num espelho plano so enantiomorfas, ou seja, existe uma inverso direita para a esquerda, mas no de baixo para cima. Assim a imagem especular da mo esquerda a mo direita, mas a imagem dos ps no est na cabea.

PROPRIEDADES DOS ESPELHOS PLANOS Ainda pelas figuras anteriores, percebe-se que um objeto localizado na frente do espelho (real) nos fornece uma imagem que nos d a impresso de estar situada atrs do espelho (virtual). Logo, o objeto e a imagem so de naturezas opostas.

PROPRIEDADES DOS ESPELHOS PLANOS Finalmente, podemos notar que o objeto e a imagem possuem o mesmo tamanho, e, em caso de movimento relativo ao espelho, possuiro iguais velocidades.

EXERCCIO 1) Um rapaz est sentado na cadeira de uma barbearia de frente para um espelho plano, tendo atrs de si o barbeiro em p. A distncia entre o rapaz e o espelho D e entre o rapaz e o barbeiro d. Qual a distncia x (horizontal) entre o rapaz e a imagem do barbeiro ?

EXERCCIO 2) Uma pessoa mantm verticalmente sua frente um espelho plano AB com 6 cm de altura, a 30 cm de distncia. Com ele consegue cobrir exatamente o tamanho da imagem CD de um objeto vertical CD, situado 90 cm atrs de si. Determine a altura do objeto.

EXERCCIO 3) Daniela, uma linda menininha de oito anos, ficou completamente desconcertada quando, ao chegar em frente do espelho de seu armrio, vestindo uma blusa onde havia seu nome escrito, viu a seguinte imagem de seu nome:

EXERCCIO 3) Uma pessoa corre, com velocidade de 2 m/s, de encontro a uma parede espelhada Determine:

(a)a velocidade da imagem;


(b) a velocidade relativa de aproximao entre o objeto e a imagem.

You might also like