You are on page 1of 9

REQUISITOS QUE SO COMUNS AOS RECURSOS EXTRAORDINRIOS E ORDINRIOS.

Quanto aos requisitos de admissibilidade dos Recursos, diferenciam-se pelo fato de haverem dois tipos. Os comuns que cabem a todos os recursos Os tpicos cabendo apenas aos Recursos Especiais e Extraordinrios.

REQUISITOS QUE SO COMUNS AOS RECURSOS EXTRAORDINRIOS E ORDINRIOS


TEMPESTIVIDADE

o O prazo para interposio do Recurso extraordinrio est elencado no art. 508 CPC. o 15 dias, perante o Presidente ou Vice-Presidente do Tribunal recorrido. o Em caso de litisconsorte, o prazo ser contado em dobro 30 dias art. 191, do CPC. o Cabendo ainda prazo em dobro, de 30 dias quando se tratar de defensoria pblica, art. 5, 5, da Lei n. 1.060/50.

Em caso de Embargos Infringentes, (julgamento por maioria dos votos e julgamento unnime), o prazo no fluir para interposio de Recurso extraordinrio, ficando sobrestado at a intimao da deciso dos embargos, Esse prazo s comear a correr a partir da intimao da deciso dos embargos, art. 498 do CPC. Caso no sejam interpostos embargos, o prazo se iniciar na data em que transitar em julgado a deciso por maioria dos votos, art. 498 pargrafo nico do CPC.

Em se tratando de negativa de vigncia, cabero sucessivamente recursos Extraordinrio e Especial, desde que venham ferir a Constituio e as Leis Federais, no prazo legal de 15 dias, podendo ser interpostas por Recurso Adesivo. Lembrando que, os Recursos no so contra decises do outro e sim contra decises proferidas em acrdos desde que omissos.

O prazo para contrarrazes o mesmo da interposio (15 dias).

PREPARO
exigido o preparo tanto para o recurso especial quanto para o extraordinrio, bem como o porte de remessa e retorno.
O STF fixa e rev periodicamente, as tabelas de custas e despesas recursais com recolhimento antecipado junto ao Tribunal onde se origina o recurso.

O recurso especial no se sujeitava s custas e somente ao porte de remessa e retorno, fazendo-se necessrio o recolhimento tambm das custas, a partir da Lei. 11.636 de 28 de dezembro de 2007, conforme entendimento do STJ, regulamentado pela resoluo publicada no DJU. 18.01.2008.

VALOR DAS CUSTAS


Existe uma tabela baixada pela prpria Lei 11.363, prevendo sua correo anual segundo a variao do IPCA do IBGE, quando a atualizao ser por meio de resolues do STJ.

O formulrio e a conta de recolhimento das despesas recursais constam na resoluo, tanto do STF como do STJ.
Em caso de Agravo nos prprios autos, manifestado contra inadmisso dos recursos extraordinrio e especial, fica desobrigado quanto ao preparo, uma vez que, j o recolheu com a interposio dos recursos denegados, permanecendo deste isento. Excluem-se da obrigatoriedade de preparo, quando interpostos pela Fazenda Pblica e Ministrio Pblico.

OUTROS REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE


So necessrios tanto ao Recurso extraordinrio como no Recurso especial, os requisitos comuns de admissibilidade dos demais recursos, os quais exigem: Legitimidade. Interesse em recorrer. Regularidade formal. Inexistncia de fato impeditivo ou modificativo.

REQUISITOS QUE SO COMUNS AO RECURSO EXTRAORDINRIO E AO ESPECIAL, MAS QUE NO SO EXIGIDOS NOS RECURSOS COMUNS.

S sero admissveis a interposio de Recurso Extraordinrio e Especial, quando no mais houver interposio de recurso na via ordinria. Exemplo. Em caso de matria que caiba embargos infringentes, no caber Recurso extraordinrio at que tenha seu transito em julgado.

Nesse sentido, as Smulas 281 do STF: inadmissvel o recurso extraordinrio, quando couber, na Justia de origem, recurso ordinrio da deciso impugnada; Smula 207 do STJ: inadmissvel recurso especial quando cabveis embargos infringentes contra o acrdo proferido no tribunal de origem.

You might also like