You are on page 1of 37

CULTURA

Profa. Silvnia Sottani


silsottani@gmail.com

O que significa CULTURA?

Acmulo de conhecimento?
Educao Formal? Ensino superior?

Msica Clssica?

Bal?

Folia de Reis?

Carnaval?

Funk?

Nas Cincias Sociais, cultura tem um significado amplo:

Cultura forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade e que consta da totalidade dos instrumentos, tcnicas, instituies, atitudes, crenas, motivaes e sistemas de valores que o grupo conhece (LAKATOS, 1985)

VALORES e NORMAS
O que considerado importante, vlido e desejvel em um determinada cultura?
NORMAS so regras de comportamento que refletem ou incorporam valores de uma cultura, delimitando seus limites.

Diversidade Cultural

Os valores culturais e as normas frequentemente mudam atravs do tempo. Muitas normas que consideramos hoje naturais em nossas vidas pessoais contradiziam valores comumente sustentados h poucas dcadas
(GIDDENS, 2005).

Valores e normas em mudana


O nmero de divrcios no Estado de So Paulo cresceu 186% na comparao entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo perodo de 2010. O aumento est ligado aprovao da emenda constitucional 66, que instituiu no pas o "divrcio rpido" (feito por meio de escritura em cartrio)
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/959977-divorcios-tem-aumento-de-186em-sao-paulo.shtml 15/08/2011

SUBCULTURAS e CONTRACULTURAS
Uma subcultura qualquer segmento da populao que distinguvel do resto da sociedade por seus padres culturais.
Contracultura grupos que rejeitam os valores e normas predominantes na sociedade.

SUBCULTURAS e CONTRACULTURAS
Subculturas > LIBERDADE Subculturas permitem a liberdade de as pessoas se expressarem e agirem segundo suas opinies, expectativas e crenas. Quantas subculturas diferentes esto ao nosso redor?

SUBCULTURAS

SUBCULTURAS e PADRES

Existem padres culturais nas subculturas? Ou apenas nas culturas dominantes? Fazemos parte de uma cultura dominante no local onde vivemos?

ETNOCENTRISMO
Por que acontecem os choques culturais?
Etnocentrismo a prtica de julgarmos outras culturas comparando-as com a nossa. As culturas podem ser excessivamente difceis de se compreender de fora.

Quando estamos na condio de diferentes?

RELATIVISMO CULTURAL
muito difcil aplicar padres culturais gerais a pessoas que vivem em contextos muito diferentes. Mas tambm problemtico aceitar explicaes culturais para situaes que vo contra os valores e as normas que voc considera como dados (GIDDENS, p.42)

Como relativizar certas prticas culturais?


Mais 2.000 comunidades africanas colocaram fim mutilao ou corte genital feminino em 2011
Em 2011, quase duas mil comunidades de toda frica abandonaram a mutilao ou corte genital feminino. Assim, chegou a oito mil o nmero total de comunidades que renunciaram a essa prtica nos ltimos anos, segundo levantamento recentemente feito pelo UNFPA, Fundo de Populao das Naes Unidas, e UNICEF, Fundo das Naes Unidas para a Infncia. "Essas constataes encorajadoras mostram que as normas sociais e as prticas culturais esto mudando, e as comunidades esto se unindo com o objetivo de proteger os direitos das meninas e das mulheres", disse Dr. Babatunde Osotimehin, Diretor Executivo do UNFPA no Dia Internacional da Tolerncia Zero com a Mutilao Genital Feminina, 6 de fevereiro. A cada ano, cerca de trs milhes de meninas e mulheres ou cerca de oito mil meninas por dia enfrentam o risco da mutilao ou corte genital. Segundo uma estimativa, entre 130 e 140 milhes de meninas e mulheres tm sido vtimas desta prtica, principalmente na frica e em alguns pases da sia e Oriente Mdio.

CULTURA

Como adquirimos cultura? Instinto X Aprendizado

CULTURA

HERANA CULTURAL X HERANA BIOLGICA


A humanizao decorrncia biolgica ou um processo de aprendizado social?

SOCIALIZAO
Aprendemos com os outros atitudes que no aprenderamos no isolamento. A cultura transmitida por herana social, no determinada biologicamente.

A Socializao um processo que dura a vida inteira, em que o comportamento humano continuamente modelado pelas interaes sociais (GIDDENS, 2005)

SOCIALIZAO

Socializao Primria: mais intenso perodo de aprendizado, na infncia; a famlia o principal agente de socializao nessa fase.

Socializao Secundria: Outros agentes assumem responsabilidades que eram apenas da famlia: escola,trabalho, grupos sociais, mdia...

PAPIS SOCIAIS
Expectativas socialmente definidas que uma pessoa segue numa dada posio social.

Quais comportamentos esto agregados ao papel social que voc desempenha?


Papis sociais so fixos e imutveis? Ou envolvem negociao e

PAPIS SOCIAIS
A socializao o processo em que os humanos podem exercitar modos de ao; eles no so simplesmente sujeitos passivos esperando para ser instrudos ou programados. Os indivduos passam a entender e a assumir papis sociais por meio de um processo progressivo de interao social (Giddens, p.43)

PAPIS SOCIAIS e IDENTIDADE


Quanto de liberdade existe na constituio dos nossos papis sociais?
Qual a expectativa da sociedade sobre os papis que desempenhamos?

IDENTIDADE
Padres sociais X Livre arbtrio
o decorrer da socializao, cada um de ns desenvolve um sentido de identidade e a capacidade para o pensamento e a ao independentes.

IDENTIDADE SOCIAL
Caractersticas que so atribudas a um indivduo pelos outros. Servem como marcadores que indicam como essa pessoa . Ao mesmo tempo, esses marcadores posicionam essa pessoa em relao a outros indivduos.

MULTIPLAS IDENTIDADES refletem as diversas dimenses da vida das pessoas.

DIMENSO COLETIVA

IDENTIDADES COMPARTILHADAS
Conjunto de valores, objetivos ou experincias comuns Base para movimentos sociais

Uma identidade social compartilhada uma poderosa fonte de significado

AUTO-IDENTIDADE
-

A auto-identidade nos separa como indivduos distintos Processo de auto-desenvolvimento atravs do qual formulamos um sentido nico de ns mesmos Negociao constante do indivduo com o mundo exterior que o ajuda a criar e moldar seu sentido de si mesmo.

IDENTIDADE

Existem fatores fixos que guiam a formao das nossas identidades? O mundo globalizado permite novas fontes para a formao das identidades? E o colapso de formas tradicionais de sociedade?

IDENTIDADE
Agora que as referncias tradicionais tornaram-se menos essenciais, o mundo social confronta-nos com uma quantidade vertiginosa de escolhas acerca de quem somos, de como devemos viver e do que devemos fazer sem oferecer grande orientao sobre que escolhas devemos fazer. O mundo moderno fora a que encontremos ns mesmos (Giddens, pg. 44)

INTOLERNCIA VIRTUAL Cresce nmero de pginas neonazistas na internet

Nos ltimos anos, cresceu o nmero de pginas na internet, blogs e chats destinados exaltao da superioridade da "raa" ariana e disseminao do dio a outras etnias e grupos sociais, como homossexuais e judeus. Uma anlise detalhada do discurso ideolgico presente em pginas virtuais neonazistas mostra como elas conseguem conquistar cada vez mais simpatizantes.

COMUNICAO
Construmos nossas identidades pela capacidade humana da comunicao. ntima identidade entre linguagem, experincia e realidade Transformamos a experincia vivida em discursos repletos de significados

COMUNICAOa
PROJEO Capacidade humana de relacionar-se com o mundo atravs de sentidos atribudos.

Conseqncia: multiplicidade de interpretaes sobre a realidade As diferenas culturais no so de qualidade ou de nvel; so circunstanciais

You might also like