You are on page 1of 55

EDUCAO PELA ARTE

Herbert Read

O autor
Sir Herbert Edward Read (1893-1968) Filsofo ingls, foi um pioneiro ao pensar, discutir, valorizar e defender uma educao unitria e democrtica, que valorizasse o processo educativo e o crescimento individual, auto-expressivo e espontneo da criana, ao contrrio do que normalmente acontecia nas escolas.

Desta forma defende o conceito de Educao pela Arte, que torne possvel uma aprendizagem mais abrangente, que proporcione o desenvolvimento da autocriao e o surgimento das capacidades inatas do indviduo.

O livro

O seu livro Education trought art, de 1943, aps a 2 Guerra Mundial, inicia o Movimento da educao atravs da arte, e traz luz do contexto actual (dcada de 50) as ideias de Plato sobre o arte como base da educao. Neste seu livro, tenta tornar visvel o papel da arte na educao e indicar caminhos que levem sua aplicao s necessidades actuais.

A educao dos / pelos sentidos

Mais do que ser uma educao artstica (visual ou plstica), Read acredita que fundamental a insero da educao esttica em todo este processo de desenvolvimento, pode abranger todos os modos de expresso distintos: verbal (literria e potica), musical ou auditiva. A educao Esttica , na sua base, uma Educao para os sentidos, pois a inteligncia e as ideias do homem, bem como a conscincia baseiam-se nos sentidos.

A arte uma definio

Os dois princpios fundamentais da Arte:


A

FORMA: uma funo da percepo: Resulta da nossa atitude em relao ao que nos envolve, do aspecto objectivo universal e de todas as obras de arte A CRIATIVIDADE uma funo da imaginao Caracterstica prpria do ser humano, que o leva a criar smbolos, mitos e fantasias, e cuja existncia reconhecida pelo PRINCPIO DA FORMA

CAPTULO III

SOBRE A PERCEPO E A IMAGINAO


1. 2. 3. 4.

10

O PROBLEMA DA PERCEPO O FACTOR ESTTICO A NATUREZA DA IMAGEM IMAGENS EIDTICAS

5. 6.

7.
8.
9. 10. 11. 12. 13.

IMAGENS EIDTICAS E A EDUCAO A RELEVNCIA DAS IMAGENS PARA O PENSAMENTO O DESENVOLVIMENTO DO ESPRITO A PROPENSO LGICA
PROVAS DA PSICOLOGIA GESTALT DA TEORIA PRTICA: PLATO DA TEORIA PRTICA: DELACROZE RESPOSTA A UMA OBJECO O ASPECTO MAIS VASTO

11

Assim sendo, estabelecidos os dois princpios que definem a ARTE, o autor, apresenta no seu discurso vrias argumentos,ideias e conceitos apresentados por outros autores (psiclogos) que tentam explicar o acto da percepo e da imaginao, e a sua relao no processo do pensamento e do conhecimento.

A PERCEPO
2.1. O Problema da Percepo

Foco do problema da percepo em relao ao sentido da vista VISO


SER HUMANO (Y) V PERCEPCIO NA Atravs do Crebro OBJECTO (X)

12

Assim aparece o OBJECTO

A PERCEPO
2.1. O Problema da Percepo

13

O ser humano no isolado e desprovido de contexto, e tambm no v um objecto como algo isolado e nico. A mente no vazia e apenas recebe o aparecimento da imagem.

O FACTOR ESTTICO

14

O sujeito / o individuo um ser sensvel e subjectivo. No apenas num contexto fsiolgico, com os seus sentidos - SENSAO Mas tambm h resposta do sistema AFECTIVO A resposta da mente no um acto isolado, mas sim uma srie de ligaes entre as diversas percepes por forma a criar um pensamento - SENTIMENTO

2..2. O Factor estticio

15

No vivemos unicamente de SENSAES PURAS, estas so filtradas, descriminadas, catalogadas e armazanada segundo critrios, aos quais o autor chama de REACO ESTTICA. Sero os SENTIMENTOS estticos a linha que conduz a mente humana e por consequncia as nossas percepes e aces, tanto de objectos como de situaes, e percebendo-as como um todo FACTOR ESTTICO NA

2..2. O Factor estticio

PERCEPO

Definio de IMAGEM VISUAL

16

O prprio objecto percebido o tipo mais perfeito de IMAGEM VISUAL Mas mais usual: Considerar a IMAGEM VISUAL como algo SEPARADO do ACTO DE PERCEPO, pois a imagem visual na mente diferente do OBJECTO PERCEBIDO.

2..3. A natureza da imagem

Definio de IMAGEM VISUAL


2..3. A natureza da imagem

17

A IMAGEM VISUAL algo retido no crebro, a qual acedemos, em diferentes nveis MEMRIA A IMAGINAO a capacidade de relacionar e combinar as IMAGENS VISUAIS, tanto no processo de sentimento e pensamento.
Jung identificou quatro funes psicolgicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensao e intuio.
Pensamento: est relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critrios impessoais, lgicos e objetivos Sentimento: tomar decises de acordo com julgamentos de valores prprios

TIPOS DE IMAGEMMEMRIA
2..3. A natureza da imagem

18

APS-IMAGEM fenmeno fisiolgico algo imediato, iluses pticas reconhecida pela cincia Outras IMAGENS que no esto relacionadas com o ACTO DE PERCEPO, mas que desempenham um papel importante na vida humana antes apenas identificadas como ALUCINAES:

em SONHOS e em ESTADO NORMAL DE CONSCINCIA

IMAGENS EIDTICAS
2..4. As imagens eidticas

19

No mbito da definio de imagens visuais, surge o conceito de IMAGENS EIDTICAS. Estas so distintas da IMAGEMMEMRIA e da PS-IMAGEM

IMAGEM EIDTICA MAIS PERFEITA DO OBJECTO PERCEBIDO

IMAGENS EIDTICAS

20

O Professor JAENSCH, que realizou estudos sobre a percepo e as imagens, indica que: A IMAGEM EIDTICA so imagens perceptivas pticas Tm uma posio intermdia entre as SENSAES e as IMAGENS, e so vistas no SENTIDO LITERAL como as vulgares APS-IMAGENS

2..4. As imagens eidticas

QUEM V AS IMAGENS EIDTICAS

21

De certa forma, as imagens so singularmente e excepcionalmente vivas nas crianas; O ndividuo que v estas imagens ter uma capacidade nica de reter na sua mente e posteriormente visualizar/relembrar estas IMAGENS MEMRIA de forma excepcional, ou algo peculiar e nico?

2..4. As imagens eidticas

QUEM V AS IMAGENS EIDTICAS

22

Ser de estranhar que so os ARTISTAS (VISUAIS): pintores e tambm por vezes poetas e msicos, quem demonstram ter esta capacidade EIDTICA visualizao de imagens desta natureza e a capacidade de as expressar, seja atravs do seu trabalho pintura, poesia ou msica?

2..4. As imagens eidticas

QUEM V AS IMAGENS EIDTICAS


2..4. As imagens eidticas

23

Ser que esta capacidade EIDTICA anterior ou posterior prtica da actividade artstica? No dando uma resposta totalmente definida, o autor apresenta alguns exemplos de indviduos (artistas pintores, escritores e at um msico) com esta capacidade recolhidas pela Dr. Rosamond Harding.

DONDE SURGE ESTA CAPACIDADE DE RETER / VER IMAGENS EIDTICAS


2..4. As imagens eidticas

Atravs de um processo de concentrao as imagens surgem, mas como se tem esta capacidade?

FORMAO / PRTICA
Exemplo: Hogarth Origem da imagem num plano consciente Observao objectiva Mais controlada

INATO E PESSOAL
Exemplo: William Blake Origem da imagem num plano quase inconsciente Subjectiva Menos controlada

Imagens eram projectadas e vistas na realidade eidticas no sentido restrito da palvra

A IMAGEM EIDTICA

25

A imagem Eidtica tem um lugar intermdio entre a APS-IMAGEM e a IMAGEM-MEMRIA. Parecida com a APS-IMAGEM nas suas caractersticas fisiolgicas objecto de sensao visual; E partilha com a IMAGEM-MEMRIA a capacidade de ser lembrada por meio de imagens perifricas ou associativas.

2..4. As imagens eidticas

A IMAGEM EIDTICA
2..4. As imagens eidticas

A IMAGEM EIDTICA assim definida com uma intensificao ou clarificao da IMAGEM-MEMRIA. Assim, a sua caracterstica a sua FUNO GENTICA: nos primeiros anos de desenvolvimento mental da criana, preserva e elabora os dados sensoriais de forma a enaltecer, ilustrar o significado da situao de estmulo para a acriana e o qual permite aperfeioar as suas respostas ao mundo exterior e tambm interior.

26

IMAGENS EIDTICAS E A EDUCAO

27

Qual o significado pedaggico das IMAGENS MENTAIS? Jaensch, afirma que o trabalho pedaggico valorizado e avaliado pelo grau de plasticidade ou educabilidade que a organizao da mente deve possuir. E sempre se sups que a mente, a um nvel superior das suas capacidades, seriam mais plstica (influenciada ou direccionada), atravs da educao e da pedagogia, e no as mais elementares.

2..5. As imagens eidticas e a educao

A ESFERA PERCEPTUAL

28

A ESFERA PERCEPTUAL, os mecanismo de percepo, a forma como estabelecemos a ligao com o nosso mundo exterior, plstica e no to rgida e determinada fisiolgicamente como se pensava. Assim, esta poder ser influenciada por factores externos, como a educao e a sua pedagogia.

2..5. As imagens eidticas e a educao

A EDUCAO
2..5. As imagens eidticas e a educao

29

Read, indica assim que estes mtodos educacionais deveriam manter a lio das coisas como j defendida por Rousseau. Isto , que a educao deveria fluir atravs dos sentidos, dos membros e dos msculos, e no primordialmente atravs da faculdade de abstrao.

Esta idealizao da educao levanta questes


2..5. As imagens eidticas e a educao

30

Qual a relevncia das imagens para o desenvolvimento da educao? E, dependendo da resposta questo anterior, surgem outra: Qual o valor relativo do sensacionalismo e do intelectualismo, tanto ao nvel da esfera da escola mas tambm para humanidade?

A relevncia das imagens visuais para o pensamento

31

O autor, apresenta o resultado de um simpsio sobre este problema pelos professores Pear, Aveling e Bartlett. Cada um destes estudiosos apresentam propostas para o estudo das imagens visuais e o seu papel no pensamento, mas o que se deve considerar da dificuldade em estabelecer critrios de explicao de como estas funcionam e se interligam/combinam na mente humana.

2..6. A relevncia das iamgens para o pensamento

Para Aveling

32

Os pensamentos (permanecem intactos) podem ou no ser acompanhados de imagens visuais (elementos sensoriais) e tendem a ser fragmentrios, obscuros e at sairem da conscincia. As imagens no so relevantes para o pensamento no sentido de serem necessrias para a sua formulao, as quais podem ser associadas ou ilustrativas do pensamento:

2..6. A relevncia das iamgens para o pensamento

Para Aveling
2..6. A relevncia das iamgens para o pensamento

33

PENSAMENTO UNIVERSAL: apresentase conscincia, como contedo substantivo sem imagens - ABSTRACTO; PENSAMENTO INDIVIDUAL: como um conceito ligado s imagens (contedos sensoriais) imagem directa ou objecto percebido - CONCRETO

Para Bartlett
2..6. A relevncia das iamgens para o pensamento

34

Afirma que a IMAGEM relevante para o processo de PENSAMENTO, mas no afirma que o processo de PENSAMENTO o resultado ou apenas resulta de imagens. Assim, distingue REPRESENTAR POR IMAGENS e PENSAR:

Para Bartlett
2..6. A relevncia das iamgens para o pensamento

35

REPRESENTAR POR IMAGENS: referente a um objecto ou situao concreta ausente

PENSAR: No apenas uma referncia a uma situao do passado, mas sim a referncia com o passado para resolver um problema presente.

36

Para Read, as actividades paralelas so IMAGINAR e PENSAR Esta distino, defende Read, importante porque o PROCESSO DE IMAGINAR, contrriamente ao de PENSAR, a imagem pode apresentar um perca de individualidade ou isolamento, a imagem directa do objecto percebido e colocar um problema no valor da construo do CONHECIMENTO.

2..6. A relevncia das iamgens para o pensamento

Relevncia das imagens no pensamento


2..6. A relevncia das iamgens para o pensamento

37

PENSAMENTO MAIS ABSTRACTO Diz respeito s relaes de universais A imagem no tem funo til e pode at impedir a economia e eficcia desse pensamento

Relevncia das imagens no pensamento


2..6. A relevncia das iamgens para o pensamento

38

Tendo em conta a valorizao do PENSAMENTO ABSTRACTO RACIONAL E LGICO, Galton indica que a faculdade de pensar de forma abstracta (conceitos) leva a uma diminuio e at atrofiao da capacidade de visualizao, algo que ser inata nos humanos.

2..6. A relevncia das iamgens para o pensamento

39

Desse modo, Read lana a pergunta: O que se perdeu ou ganhou, num sentido geral biolgico com o desenvolvimento desigual da mente? A faculdade de visualizao, fora do puro pensamento abstracto, pode ser um auxlio no processo de pensamento ajudas visuais. A CAPACIDADE DE VISUALIZAO afirmada com til quando est sob a ordem, dependente das operaes intelectuais superiores UM ACTO CONTROLADO.

40

A IMAGEM VISUAL: a forma perfeita de representao dos objectos (forma, posio, relao no espao); e til e importante em todos os ofcios relacionados com o desenho. Neste ponto, parece que a faculdade de visualizao e a imagem visual so apenas algo no necessariamente interligado e estruturante ao PROCESSO DE PENSAMENTO, vendo-se apenas como algo acessrio e ilustrativo, no edificante do prprio PENSAMENTO.

2..6. A relevncia das iamgens para o pensamento

No entanto

41

A crtica de Galton, indica que a educao livresca e palavrosa (livros, letras, palavras - linguagem) levam a uma represso deste dom da natureza a faculdade de visualizao. Indica assim, que a educao tem que se basear em muito mais do que palavras, conceitos e smbolos abstractos, mas que a faculdade de visualizao um factor importante na esfera perceptual e na capacidade da mente humana de trabalhar e compor os seus pensamentos e conhecimentos recorrendo s imagens visuais.

2..6. A relevncia das iamgens para o pensamento

42

Assim, esta forma de pensamento baseado numa linguagem visual tem de ser incentivada e cultivada para que o pensamento seja realizado de uma forma mais completa. Refora que o pensar por imagens, no descurando o pensamento abstracto, tem que uma anlise das CINCIAS DA EDUCAO.

2..6. A relevncia das iamgens para o pensamento

Em forma de concluso
2..6. A relevncia das iamgens para o pensamento

43

A IMAGINAO, contrariamente ao at agora defendido, talvez a forma que o nosso pensamento opera em grande escala.

Os pensamentos (alguns bastante abstractos) so traduzidos em imagens. No apenas com uma representao de um smbolo. Exemplo a ma que cai e a lei da gravitao: a primeira (a imagem sensorial) foi talvez o que levou

2..6. A relevncia das iamgens para o pensamento

44

Desta forma, o autor defende a importncia da imagem no constructo do pensamento, pois indica que quanto mais elevada a escala de inveno ou originalidade desse pensamento, mais prontamente parece recorrer s imagens Read, pp. 72

O efeito do ensino na mente da criana


2..7. O desenvolvimento do esprito

45

Read indica que evidentemente, o desenvolvimento do esprito um processo de aprendizagem e maturao. A educao tem lugar como resultado do seu impacto na sensibilidade da criana. Afirma igualmente, que na frase aprende por experincia est uma complexidade do processo de desenvolvimento orgnico (fsico) e psicolgico (mental)

Definio do processo segundo KOFKA

46

Divide-se em quatro formas de desenvolvimento: 1 - respeito aos fenmenos puramente motores; 2 - respeita ao campo da experincia sensorial a criana submersa num oceanos de estmulos e sensaes e precisa de gradualmente de estabelecer e organizar um modelo de viso coerente do mundo que integra;

2..7. O desenvolvimento do esprito

Definio do processo segundo KOFKA

47

3 - engloba a coordenao da funo motora e da funo sensorial estas esto relacionadas e so dependentes; 4 - comportamento ideacional capacidade para controlar as nossas aces - no apenas como uma reaco/resposta a um estmulo externo, mas como algo interior deliberadamente trabalhado segundo j os nossos ideiais sobre o mundo

2..7. O desenvolvimento do esprito

Assim
2..7. O desenvolvimento do esprito

48

Read, indica que: As percepes que resultam em imagens, as sensaes que resultam em sentimentos, so os elementos elementares com a qual edificamos a concepo do mundo e moldamos o nosso corportamento no mundo. Assim o objectivo da educao ser ajudar a criana neste processo de aprendizagem e maturao, e o problema o de questionar se a educao adequada a esse objectivo?

A viso racionalista na educao

49

A prtica educacional instituida ao longo dos ltimos sculos, baseia-se nos sistemas racionalistas do pensamento. Baseado no preconceito racionalista e no seu modelo lgico na produo do conhecimento, o modelo educional tomou igualmente um modelo lgico.

2..8. A propenso lgica

A predominncia do modelo lgico

50

Enquadrado neste modelo, a educao dirigida no a um sujeito sensvel mas sim a um sujeito tomado como uma moldura da lgica cheia de factos. A educao toma como base a lgica e que o pensamento lgico apriori inato no indviduo, sendo assim algo disciplinado e linear.

2..8. A propenso lgica

A LGICA E A IMAGEM

51

Contundo, afastando-se, em parte, desta linha da lgica e da viso racionalista como base da educao, Jaensch indica que as crianas e a sua estrutura mental (na fase eidtica) estaro mais perto da estrutura mental do artista, e no da estrutura mental do lgico. Afirmando, que o PENSAMENTO LGICO PRODUTIVO est mais ligado s imagens do que o ideal lgico apresenta.

2..8. A propenso lgica

A LGICA E A IMAGINAO
2..8. A propenso lgica

52

A lgica a sucesso de pensamentos organizados a partir dos quais se estabelece e se afirma o pensamento e o conhecimento -deduo. No entanto, Read, ao analisar alguns das autobiografias de cientistas bem sucedidos, formula que o pensamento produtivo est muitas vezes ligada ao pensamento artstico.

Concluso

53

Read, indica apenas que estes factos devem ser reconhecidos e valorizados, no querendo que o pensamento lgico seja apagado ou enfraquecido do sistema de educao. Apenas considera que dever ser importante dar espao a estas novas ideias sobre a construo do pensamento e na produo do conhecimento.

Concluso

54

A dducao pela arte: O objectivo de uma reforma do sistema educacional no produzir mais obras de arte, mas pessoas e sociedades melhores
(Read, p. 79)

Mas sim o de permitir s crianas uma liberdade interior, que permita a autodescoberta e auto-expresso, e dessa forma construir o seu pensamento do interior para o exterior, para que sejam benefeciados ao longo da sua vida.

Bibliografia

55

Arnheim, Rudolph . Arte e percepo visual: uma psicologia da viso criadora . E-book consultado em: http://books.google.com/books?id=wqTYZnWc88C&lpg=PA99&dq=imagem%20EID%C3%89TICA&hl= pt-PT&pg=PA99#v=onepage&q&f=false Cuvillier, Armand . Vocabulrio da Filosofia . Ed. Livros Horizontes . 2 Ed. Read, Herbert . A redeno do rob: meu encontro com a educao atravs da arte . E-book consultado online em: http://books.google.pt/books?id=wDx9xj8yAwMC&lpg=PA3&dq= herbert%20read&hl=pt-PT&pg=PA3#v=onepage&q&f=false Leal, Snia G . A potica da agoridade . E-book consultado em: http://books.google.pt/books?id=H1paoFYYeB8C&lpg=PA61&dq =jaensch%20e%20eid%C3%A9tica&hl=ptPT&pg=PA61#v=onepage&q&f=false

You might also like