You are on page 1of 21

Grupo: Hemyle, Larissa, Laura, Luiza e Yasmin.

Tcnico de Qumica Mdulo ll noite Professor: Raphael Luz

frmula

refrigerante base de cola contm cido fosfrico como acidulante

um composto:

Lquido; Incolor; Solvel em gua e etanol; Deliquescente; Reage com metais; Incompatvel com bases fortes e com a maior parte dos metais; Trata-se do mais importante dos cidos de fsforo.

Industrialmente o cido fosfrico pode ser produzido de duas maneiras, por via mida ou via seca.

Via mida: Reao no reator > Filtrao > Clarificao > Concentrao > Evaporao > Estocagem. Via seca: Mistura aquecida > Forno > Separao > Extrao > Condensao > Oxidao > Resfriamento> Hidratao > Filtrao > Purificao

Fabricao de fertilizantes fosfatados; Produo de sal mineral para alimentao de animal; Indstria de refrigerantes; Indstria de chocolate; Formulaes de detergentes; Abrilhantador de alumnio; Agente decapante; Clareamento do acar; Nutriente para leveduras no processo de fabricao do lcool.

frmula

TNT

Lquido viscoso; Inodoro; Incolor; Muito voltil; Forte oxidante; Corrosivo; Miscvel em gua; o segundo cido mais fabricado e mais consumido na indstria, perdendo apenas para o cido sulfrico.

Atualmente o cido ntrico produzido pelo mtodo de Ostwald:

Reaes do processo de Ostwald:

Processos de produo anteriores:

Arco voltaico: ar submetido a corrente eltrica reage a 3000 C formando NO. Reao de nitrato de sdio com cido sulfrico gerando cido ntrico e sulfato de sdio.

O cido ntrico muito utilizado pela indstria qumica:


Fabricao de explosivos; Fertilizantes agrcolas; Vernizes; Celuloses; Plvora negra; Trinitrotolueno (TNT); Nitroglicerina; Seda artificial; Fibras sintticas; Galvanoplastia, etc.

TNT

Na indstria metalrgica: refinao de metais preciosos, como o ouro e a prata. Na indstria de impresso: agente de gravao em fotogravura e litografia.
Na indstria farmacutica: composio e na destruio de medicamentos.

Fertilizantes: compostos orgnicos ou inorgnicos utilizados para repor os nutrientes essenciais ao desenvolvimento vegetal.
Micronutrientes: ferro, zinco, boro, mangans, cobalto, molibdnio, etc.

Macronutrientes: nitrognio, potssio, hidrognio, carbono, oxignio, clcio, enxofre, fsforo e magnsio.

Fsforo (P): Crucial para a fotossntese e para a reproduo; Acelera o crescimento e o amadurecimento dos frutos;

Nitrognio (N): Formao das protenas indispensveis formao do caule e da raiz;

Ex:
Os termofosfatos. Para sua produo a rocha fosfatada submetida a um tratamento trmico e adio de compostos magnesianos e slicos. Apresentam, tambm, caractersticas de corretivo de acidez.

Ex:
O sulfato de amnio contm 20% de N. A indstria do ao uma das maiores fontes de produo de sulfato de amnio; o cido sulfrico utilizado para fixar a amnia que se move lenta e progressivamente do carvo. O produto assim obtido usado pelas indstrias de fertilizantes.

A aplicao de todo e qualquer fertilizante requer uma avaliao prvia das condies do solo. Atravs da anlise de solo e de possveis sintomas de m nutrio vegetal, h como determinar o tipo de fertilizante necessrio, bem como sua quantidade. O excesso de adubo pode ser to nocivo planta quanto sua carncia.

http://www.mundoeducacao.com/quimica/acido-fosforico.htm http://www.infoescola.com/quimica/acido-fosforico/ http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2010/05/tipose-obtencao-dos-fertilizantes.html http://www.infoescola.com/agricultura/fertilizantes/ http://www.mariboi.com.br/_assets/artigos/15_artigo.pdf http://www.sulphurtec.com.br/acido-fosforico-52 http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_n%C3%ADtrico http://www.ibram.org.br/sites/700/784/00001762.pdf http://whttp://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/201 0/04/os-fertilizantesnitrogenados.htmlww.sigacana.com.br/Artigos/FonCorFer01 d.htm

You might also like