You are on page 1of 13

Epidemiologia do trabalho

Enfermeira: Kevilly L.S.Amaral

Epidemiologia
o ramo da cincia da sade que estuda, na populao, a ocorrncia, a distribuio e os fatores determinantes dos eventos relacionados com a sade.

Quanto a abrangncia
Surto epidmico - restrito no tempo e espao -ex: infeco alimentar em uma creche devido a contaminao da caixa dgua; Epidemia - ex: dengue no municpio do Rio de Janeiro em 2001/2002; Pandemia - atinge dimenses continentais - ex: clera, AIDS; OBS: Endemia - Casos dentro do limite esperado- ex: casos de hansenase no municpio do Rio de Janeiro

Formas De Ocorrncia Das Doenas Na Populao

Em epidemiologia, distribuio est associado variabilidade da freqncia das doenas. fundamental conhecer as circunstncias em funo de variveis de desenvolvimento do fenmeno sade X doena ligadas ao tempo, espao na populao (ambiente, populao) e indivduos

Perfil Epidemiolgico
Quem, Onde e quando ocorre determinada doena? H grupos especiais mais vulnerveis? Existe alguma poca do ano em que aumenta o nmero de casos? Em que reas do municpio ou regies do pas a doena mais freqente? H disparidades regionais ou locais? Indivduos idosos so mais atingidos do que crianas? Pertencer a uma dada classe social determina diferenas nos riscos?

Epidemiologia Ambiental e Ocupacional

Epidemiologia ocupacional: estuda os fatores ambientais no local de trabalho.

Epidemiologia Ambiental e Ocupacional

Estudos ocupacionais envolvem, principalmente, indivduos adultos, jovens ou de meia idade e predominantemente masculinos- so indivduos relativamente saudveisefeito do trabalhador sadio.

Epidemiologia Ambiental e Ocupacional


Desta forma, deve-se utilizar de cautela no momento de se utilizar os resultados dos estudos ocupacionais para estabelecer padres de segurana para riscos ambientais na populao em geral. Exemplo: efeito do chumbo.

Epidemiologia Ambiental e Ocupacional


Atualmente tm sido necessrio que atravs da anlise epidemiolgica encontre-se um meio termo aceitvel entre os riscos sade e os custos econmicos da preveno (impacto da reduo das atividades industrial ou agrcola). Em um futuro prximo, a epidemiologia enfrentar desafios em decorrncia das mudanas gerais no ambiente (mudanas de temperatura, destruio da camada de oznio, radiao, etc.).

Epidemiologia Ambiental e Ocupacional


Relao dose-efeito: a relao entre a dose e a intensidade do efeito a qual pode ser estabelecida para um grupo ou um indivduo (dose mdia). Relao da carboxihemoglobina no sangue que em pequenas doses causa cefalia e em altas pode levar ao bito- pode estabelecer padres de segurana nos estudos.

Epidemiologia Ambiental e Ocupacional


Relao dose-resposta: A proporo de um grupo exposto que desenvolve um efeito especfico.A dose resposta pode ser modificada por fatores como a idade.

Epidemiologia Ambiental e Ocupacional


Avaliao e manejo de risco. Avaliao do impacto ambiental (anlise preditiva) e auditoria ambiental (anlise da situao existente, principalmente, nos projetos de desenvolvimento agrcola e industrial. Problemas de sade que podero advir do uso de novos agentes qumicos e de novas tecnologias. Manejo de risco o planejamento e a implementao de aes que visem reduzir ou eliminar o risco sade.

Epidemiologia Ambiental e Ocupacional

Finalmente, importante tambm incluir a epidemiologia dos acidentes e violncias, pois a principal causa de morte na populao jovem e tem grande impacto sobre a sade pblica.

You might also like