You are on page 1of 8

Histria da msica brasileira

A msica do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indgenas, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses, escravos e pelos nativos que habitavam o chamado Novo Mundo. Outras influncias foram se somando ao longo da histria, estabelecendo uma enorme variedade de estilos musicais.

Principais fatos musicais no Brasil

A moda e a modinha - sculo XVII. Lundu, dana de origem africana passa a ser cantada pelos portugueses - sculo XVII. Orquestras - sculos XVIII e XIX.

Saraus e danas sculo XIX. Concertos e peras sculo XX

Jovem guarda
A jovem guarda foi um movimento musical protagonizado por jovens brasileiros que teve o auge na dcada de 60 sob a influencia do rock-and-roll e canes romnticas da Itlia e Frana. As msicas deste movimento cantavam o amor, a tristeza, desiluses amorosas, potentes carros e o cotidiano do jovem. Este movimento no era abertamente contestador com o regime da ditadura que estava vigente desde 1964. A Jovem Guarda foi um estgio essencial no s como influncia musical, mas tambm como cultural de nosso pas pois a sociedade era muito conservadora

Biografia: Jerry Adriani


Jair Alves de Sousa, Cantor, compositor e ator, nasceu em 29/11/1947 no Brs em So Paulo. Em 1959 iniciou o aprendizado de canto, frequentando durante quatro anos os conservatrios de Santo Andr/SP e So Caetano/SP. Sua estria no rdio, ainda como amador, foi no programa Galera do Nelson. Em seguida, atuou no programa Ritmos para a Juventude. De 1962 a 1964 foi cantor do conjunto Os Rebeldes. Atuou como ator nos filmes: Essa gatinha minha (1966), Jerry - a grande parada e Em busca do tesouro (1967). De 1964 a 1974 gravou cerca de um LP por ano na CBS, totalizando quase 200 canes.

Biografia: Jerry Adriani


Foi indicado quatro vezes para o Premio Sharp na categoria cantor popular: Em 1989 como melhor cantor pelo disco MARCAS DA VIDA. Em 1990 como melhor cantor e melhor disco pelo disco ELVIS VIVE. Em 1993 como melhor cantor pelo disco DOCE AVENTURA. Em 1995 como melhor cantor e melhor disco RADIO ROCK ROMANCE. Em 1999 lanou o CD FORZA SEMPRE com msicas da banda Legio Urbana gravadas em italiano. Em 2000 a cano Santa Luccia Luntana, interpretada por JERRY ADRIANI, foi uma das mais executadas na trilha sonora da novela Terra Nostra. No ano de 2001 JERRY ADRIANI gravou Tudo Me Lembra Voc da novela Roda da Vida exibida pela Rede Record. Em 2006 participou da trilha sonora da novela CIDADO BRASILEIRO da Rede Record com a msica JAILHOUSE ROCK.

Msica: Ningum poder julgar-me


Esta msica uma verso de Nazareno de Brito da msica italiana chamada: Nessuno mi pu giudicare, cantada originalmente por Caterina Caselli em 1965.
Jerry Adriani a gravou em 1967. Como outras msicas cantadas pela Jovem Guarda, conta sobre os sentimentos e vida amorosa de um casal.

Significado da msica: Ningum poder julgar-me


Na letra da msica o namorado retorna a sua amada e confessa que se arrepende de te-la deixado e reconhece que isto custou-lhe caro. Porm justifica-se dizendo que muitas pessoas j fizeram isto at mesmo a prpria amada. Ele pede que ela reate o relacionamento com ele pois ele entregar seu amor a ela com mais intensidade do que a primeira vez e assumir de verdade seu relacionamento com ela cofessando a todos que somente ela decidir sobre a vida dele.

Msica: Ningum poder julgar-me

You might also like