You are on page 1of 54

Fontes de Energia

Dispositivo responsvel por fornecer energia eltrica aos componentes de um computador. Deve ser escolhido e manipulado com cuidado, afinal, qualquer equvoco pode resultar em provimento inadequado de eletricidade ou em danos mquina

Os computadores usam fontes de alimentao do tipo chaveada. Faz uso de capacitores e indutores no processo de converso de energia e recebe esse nome por possuir, grossamente falando, um controle de chaveamento que "liga e desliga" a passagem de energia de forma a gerar e fixar uma tenso de sada.

Plugues de Alimentao
Conector principal da placa-me: Usa um plugue grande de 24 pinos, que o maior plugue encontrado na fonte de alimentao. A maioria das fontes de alimentao permitir a voc converter este plugue de 24 pinos em um plugue de 20 pinos

(normalmente removendo os 4 pinos extras), que o padro usado em placas-mes antigas.

Placas-me que usam o conector de 24 pinos so chamadas ATX12V 2.x, enquanto que placas-mes que usam o conector de 20 pinos podem tanto ser ATX12V 1.x ou ATX.

Conector ATX12V: Este conector de 4 pinos usado para fornecer corrente eltrica para o processador do micro e deve ser instalado na placa-me. A conexo deste conector necessria a menos que voc use o conector EPS12V,

Conector EPS12V: Este conector de 8 pinos tem o mesmo objetivo do ATX12V, ou seja, fornecer corrente eltrica para o processador do micro. Como ele tem oito pinos em vez de quatro, ele capaz de fornecer mais corrente. Nem todas as fontes de alimentao e placas-mes vm com este conector. O conector EPS12V pode ser obtido juntando-se dois conectores ATX12V.

Placas-me que vm com este conector normalmente vem com metade dele coberto por uma etiqueta adesiva ou uma proteo plstica, permitindo a voc usar o conector ATX12V da fonte de alimentao no conector EPS12V da placa-me.

Conectores de alimentao auxiliar PCI Express: Esses conectores so usados para fornecer mais corrente eltrica para os dispositivos PCI Express, especialmente placas de vdeo. Tambm so chamados conectores de alimentao para placas de vdeo ou simplesmente PEG (PCI Express Graphics). Esses conectores tm seis ou oito pinos. Apenas as placas de vdeo muito topo de linha requerem o conector de oito pinos.

Voc deve prestar ateno no conector de oito pinos porque ele se parece bastante com o conector EPS12V. Em teoria voc no pode instalar um plugue EPS12V em uma placa de vdeo, mas caso voc consiga esta proeza poder causar um grande curtocircuito (felizmente todas as fontes de alimentao tm uma proteo contra curto-circuito e no ligar caso voc tente esta ligao). No conector EPS12V os fios de +12 V (amarelos) esto localizados no mesmo lado da pequena trava presente no conector, enquanto que no plugue de alimentao da placa de vdeo de oito pinos os fios terra (pretos) so aqueles que esto nesta posio.

Conectores de alimentao SATA: Este tipo de plugue usado para fornecer alimentao para os dispositivos Serial ATA (SATA), tais como discos rgidos e unidades pticas Voc pode converter qualquer plugue de alimentao para perifricos em um plugue de alimentao SATA mediante a utilizao de um adaptador.

Conectores para perifricos: Este um conector de alimentao de quatro pinos em formato trapezoidal freqentemente usado para alimentar discos rgidos, unidades pticas, ventoinhas, sistemas de iluminao,

Conector de alimentao da unidade de disquete: Este a verso miniaturizada do plugue anterior, usado para alimentao unidades de disquete de 3 .

Plugues Antigos
Conector de alimentao auxiliar de seis pinos da placa-me: este conector foi lanado juntamente com a especificao ATX12V 1.x, mas apenas algumas placasmes (notavelmente placas-mes soquete 423 e as primeiras placas-mes soquete 478) usavam este conector.

Conector de 12 pinos da placa-me: Este era o conector principal em placasme e fontes AT. Ele usava dois conectores de seis pinos e o problema era que esses conectores podiam ser instalados em qualquer lado do conector de 12 pinos da placa-me. deve-se instalar esses conectores de tal maneira que os fios pretos fiquem juntos ao centro do conector

Padres
# AT: Fornecem quatro tenses, +5 V, +12 V, -5 V e -12 V, e o cabo principal da placa-me usa um conector de 12 pinos . Este tipo de fonte usa apenas os conectores de alimentao para perifricos e o conector de alimentao da unidade de disquete, alm do cabo da placa-me de 12 pinos.

ATX: Em 1996 a Intel introduziu um novo formato . Como a placa-me ATX tinha dimenses fsicas completamente diferentes, novos gabinete foram necessrios (gabinetes ATX, ao contrrio dos gabinetes AT usados at ento). Uso de um conector da placa-me de 20 pinos e a introduo de novas tenses, +3,3 V e +5VSB, tambm conhecida como tenso de standby. Esta sada est sempre ligada mesmo quando o computador est desligado, o que permite ao micro desligar sozinho sem a necessidade do usurio pressionar o boto liga/desliga.

ATX12V v1.x: Com os modernos processadores consumindo cada vez mais, dois conectores de alimentao extras foram adicionados s fontes de alimentao ATX: um conector de quatro pinos de 12 V (conector ATX12V) e um conector auxiliar de seis pinos (veja na pgina anterior). A verso 1.3 das fontes ATX12V introduziu um conector de alimentao Serial ATA.

ATX12V v2.x: Este padro foi introduzido com o lanamento do barramento PCI Express e atualizou o conector de alimentao da placa-me para um modelo de 24 pinos (Figuras 6 e 7) e introduziu o conector de alimentao auxiliar PCI Express

EPS12V: Usado em servidores de baixo custo. A verso atual deste tipo de fonte de alimentao usa o mesmo plugue da placa-me que as fontes ATX12V v2.x e um novo conector de alimentao para o processador, chamado EPS12V. Como esta fonte traz apenas um novo conector, muitos fabricantes de fontes de alimentao oferecem modelos que so ATX12V v2.x e EPS12V ao mesmo tempo.

Ventilao

A fonte de alimentao desempenha um papel importantssimo no processo de remoo do calor de dentro do micro. Sua funo justamente remover o ar quente existente dentro do gabinete do micro e jog-lo para fora.

Potncia

As fontes de alimentao so rotuladas de acordo com a potncia mxima que conseguem fornecer pelo menos em teoria. O problema que muitas fontes no conseguem fornecer sua potncia rotulada, isto porque o fabricante:

Rotulou a fonte com a potncia mxima de pico, que pode ser fornecida durante alguns segundos e, em alguns casos, em menos de um segundo. Mediu a potncia mxima da fonte com uma temperatura ambiente irrealstica, normalmente a 25C, enquanto que a temperatura dentro do micro sempre estar maior do que isto pelo menos em 35C. Simplesmente mentiu: Este provavelmente o caso de fontes genricas.

Para isso, necessrio fazer um clculo que considera alguns aspectos, sendo o mais importante deles o conceito de potncia combinada.

Mas voc deve estar se perguntando: como saber a potncia adequada para o meu computador?

processadores e placas de vdeo so os dispositivos que mais exigem energia. Para piorar a situao, essa medida pode variar muito de modelo para modelo. Por isso, importante consultar as especificaes desses itens para conhecer suas mdias de consumo. Suponha, por exemplo, que voc tenha escolhido a seguinte configurao:

Neste caso, uma fonte com pelo menos 400 W reais seria o ideal (lembre-se da dica de sempre contar com uma "folga").

Eficincia
A eficincia de uma fonte de alimentao refere-se quantidade de corrente extrada da rede eltrica que efetivamente convertida em corrente contnua. Eficincia a relao entre a potncia que est sendo extrada da rede eltrica e a potncia que est sendo na verdade fornecida ao micro.

Eficincia = Potncia CC / Potncia CA


Por exemplo, se o micro est consumindo 250 W e a fonte de alimentao est extraindo 350 W da rede eltrica, isto significa que a eficincia da fonte de alimentao de 71,4%.

Boas fontes de alimentao tm eficincia de pelo menos 80%. Quanto maior esse valor, melhor. Ns recomendamos que voc compre fontes de alimentao com eficincia de pelo menos 80%.

Uma fonte de alimentao com alta eficincia oferece duas vantagens. Primeira, reduo na conta de luz. Se voc usa muito o micro (por exemplo, durante o dia inteiro, todos os dias), esta economia pode ser relevante e no final vale a pena comprar uma fonte com alta eficincia, mesmo que ela custe um pouco mais.

A segunda vantagem que menos calor produzido. Em nosso primeiro exemplo a fonte de alimentao estaria convertendo 100 W em calor, enquanto que em nosso segundo exemplo a dissipao trmica cairia para 62,5 W, uma reduo de 37,5% na dissipao do calor. Isto realmente interessante e sempre bom manter o micro trabalhando mais refrigerado quanto possvel.

Por causa deste efeito recomendvel que voc compre uma fonte de alimentao com o dobro de potncia que voc realmente precisar. Isto explica a disponibilidade de fontes de alimentao parrudas acima de 700 W.

You might also like