You are on page 1of 57

GESTO AMBIENTAL

PROF. ROBERTO PACOBAHYBA RODRIGUES

As atividades humanas geram impactos ambientais. Esses impactos podem ser mais ou menos significativos, dependendo da localizao, do tipo de atividade desenvolvida e das medidas mitigadoras implementadas .
Nas ltimas duas dcadas, temos presenciado um significativo crescimento dos movimentos ambientalistas e do interesse pela preservao ambiental. A populao mundial tem mostrado que est cada vez mais consciente de que o modelo atual de desenvolvimento econmico, tanto em pases desenvolvidos, como naquele em vias de desenvolvimento, est intimamente associado degradao do meio ambiente, com impactos diretos na qualidade de vida e na prpria sobrevivncia da espcie humana.

Graas ao aumento do interesse pelas questes ambientais e aos recentes avanos tecnolgicos e cientficos, conhece-se mais sobre os problemas ambientais do que se conhecia no passado. Isso, porm, no tem sido suficiente para deter o processo de degradao ambiental em curso. O modelo de desenvolvimento atual, desigual, excludente e esgotante dos recursos naturais, tem levado produo de nveis alarmantes de poluio do solo, ar e gua, destruio da biodiversidade animal e vegetal e ao rpido esgotamento das reservas minerais e demais recursos no renovveis em praticamente todas as regies do globo. Esses processos de degradao tm sua origem em um modelo complexo e predatrio de explorao e uso dos recursos disponveis, onde conceitos como preservao, desenvolvimento sustentvel, igualdade de acesso aos recursos naturais e manuteno da diversidade das espcies vegetais e animais esto longe de ser realmente assumidos como princpios bsicos norteadores das atividades humanas.

Resduos industriais, guas servidas, e esgotos domsticos ainda so despejados diretamente nos cursos de gua em grande parte dos Estados brasileiros. Apesar das medidas mitigadoras de impactos ambientais introduzidas nas ltimas dcadas, os resduos slidos ainda se acumulam em lixes. No meio rural, o uso indiscriminado de agrotxicos coloca em risco a vida de agricultores, seus familiares, consumidores dos produtos agrcolas , solo, gua e toda a cadeia de organismos vivos que habitam esses meios. Fertilizantes utilizados nas reas agrcolas podem potencialmente provocar processos de elevao da quantidade de nutrientes presentes na gua dos mananciais e a contaminao do meio ambiente, como um todo, por metais pesados.

Dejetos provenientes da produo animal contaminam os rios e crregos, quando neles descarregados diretamente. A destruio da cobertura vegetal, a eroso dos solos, as queimadas, a superlotao das pastagens e o consequente processo de assoreamento dos cursos dgua so problemas comuns no pas.
Mesmo considerando os avanos que Estado e os Municpios vm obtendo em relao preservao do meio ambiente, os problemas ambientais ainda existentes colocam para a gerao atual algumas questes de soluo bastante complexas, como:

Estamos realmente colocando em risco a vida, se no de todos, pelo menos de parte dos seres vivos que habitam este planeta?

Essas so questes relevantes e atuais que esto, cada vez mais, atraindo a ateno de organismos de estado, organizaes no governamentais e parcelas significativas da populao, sejam elas organizadas ou no.
As possveis respostas para as questes que envolvem a compatibilizao entre desenvolvimento e conservao passam necessariamente pela participao da sociedade civil, pelo coletivo. A populao deve estar sensibilizada para o problema e disposta a contribuir, a trabalhar conjuntamente com os organismos governamentais no processo de uso sustentvel, no controle e preservao dos recursos naturais.

A conscincia de implantao de sistemas de preservao ecolgica teve seu marco inicial em 1968, na conferncia sobre Biosfera, em Paris. Outros importantes encontros aconteceram, destacando-se a primeira Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo em 1972 e a Conferncia sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro em 1992 (Rio 92).
Atualmente, comea a ganhar espao a filosofia que considera desenvolvimento econmico e proteo ambiental como itens intrinsecamente ligados na estratgia empresarial. Isso impulsionado por um agravamento na diminuio da qualidade de vida. A presso de uma sociedade cada vez mais preocupada com padres melhores de sobrevivncia criou novas exigncias, novos rumos.

A viso atualmente combater as causas da degradao ao invs de se trabalhar as consequncias de um meio ambiente danificado. Sem isso, ser impossvel se falar em Desenvolvimento Sustentvel. No Brasil, a partir de 1973, surgem as primeiras instituies de nvel federal para orientao da preservao dos Recursos do pas. Em 1975, estes rgos vo sendo criados tambm em nveis estadual e municipal.

O termo Gesto Ambiental bastante abrangente. Ele frequentemente usado para designar aes ambientais em determinados espaos geogrficos, como por exemplo: gesto ambiental de bacias hidrogrficas, gesto de reas de proteo ambiental de reservas de biosferas e outras tantas modalidades de gesto que incluam aspectos ambientais.
Ento, o que Gesto Ambiental? O gerenciamento ou a gesto ambiental se constitui como uma nova tcnica para garantir sucesso no mundo globalizado. Preservar o meio ambiente deixou de ser opo dos gestores, e passou a ser questo de sobrevivncia, fundamental para a empresa buscar mercados no exterior.

Um modelo de gesto ambiental poder ser formulado a partir da alterao dos conceitos de qualidade na produo e na transformao da preservao em funo administrativa. Isso envolver processos de educao, anlise dos impactos causados pela atividade da organizao, sistemas de medidas preventivas e avaliao constante das aes. Pessoal profissionalizado e qualificado para a coordenao das metas e funcionrios conscientes do valor do novo sistema de gesto, sero preocupaes constantes.

A alta administrao deve nomear representantes especficos que, independentemente de outras atribuies, devem ter funes, responsabilidades e autoridades definidas para assegurar que os requisitos do sistema de gesto ambiental sejam estabelecidos, implantados e mantidos alm de relatar alta administrao o desempenho do sistema de gesto ambiental, para anlise crtica como base para aprimoramento do modelo de gesto ambiental. O plano estabelecido no ficar isolado dos outros nveis da organizao, mas estar compartilhando experincias com os demais setores, identificando novos potenciais de atuao.

Dentro da contextualizao dos modelos de gesto est a certificao conferida aos organismos que aderem a esta nova perspectiva. Apesar de ainda no garantirem uma mudana definitiva, retratam uma alterao cultural no comportamento das organizaes. Essas consideraes referem-se a ISO 14000 e sua srie, que padroniza internacionalmente a gesto ambiental, o que posteriormente poder possibilitar que esta mesma organizao possa ser certificada por um rgo do governo. Depois de implantado o sistema de gerenciamento, ser montada uma equipe de auditores para avaliar o direcionamento e os resultados. Se tudo estiver conforme os padres, a auditoria de um desses rgos poder conferir o certificado.

O estabelecimento de padres de qualidade se tornou necessrio por causa da exigncia do consumidor e por causa tambm da exigncia de se estabelecer uma linha internacional, j que os conceitos de gesto ambiental nasceram na Europa. Como consequncia da potencialidade de a ISO 14000 transforma-se no elemento da vantagem competitiva atual, vrios manuais tm sido produzidos com intuito de divulgar amplamente os princpios de gerenciamento ambiental. Com os processos de internacionalizao e globalizao, a preocupao com o meio ambiente s tende a aumentar. cada vez mais preocupante a diminuio de recursos naturais disponveis e o aumento da degradao dos ambientes. Quem ignorar estes fatos certamente ficar excludo.

Em ltima anlise, para se estabelecer um programa de gesto ou gerenciamento ambiental, necessrio, antes de mais nada, um profundo conhecimento do funcionamento do ambiente como um sistema, considerando todos os elementos naturais (clima, vegetao, relevo, solos, fauna, hidrografia) e humanos (grupos socais, comunidades indgenas, populaes rurais e urbanas) e suas relaes processuais entre si e com ambiente, a fim de se estabelecer uma melhor interao de uso dos recursos naturais. Na rea agrcola, milhares de agricultores instalaram-se em grandes e pequenas propriedades ou em projetos agropecurios implantados por empresas nacionais privadas ou pelo governo. Em funo da ausncia de estudos e planejamentos criteriosos, muitos destes projetos foram instalados em regies imprprias para a atividade agrcola.

Os agricultores utilizaram sistemas de produo e cultivo nem sempre adequadas s caractersticas agroecolgicas da regio. Esta ocupao desordenada conferiu agricultura uma dinmica marcada por limitada produtividade, impactos ambientais crescentes e qualidade de vida rural e urbana ruins. Os problemas de gesto ambiental assumem diferentes dimenses segundo o ambiente estudado. Nas reas urbanas esto mais vinculados a questes de degradao dos recursos, enquanto que nas reas rurais so de natureza ligada conservao dos recursos. Nas reas de fronteira agrcola em regio tropical mida, existem poucos trabalhos que abordam essa problemtica, contemplando a evoluo apresentada pelos sistemas de produo e pelos produtores e a influncia das decises tomadas.

As estratgias adotadas pelos agricultores nem sempre respondem a programas de gesto concebidos a nvel macro e sim so o resultado de iniciativas pessoais. Nesse contexto, percebe-se a falta de informaes que permitam determinar quais so os processos ambientais (desmatamentos, queimadas, problemas de sade pblica) envolvidos e os fenmenos que os determinam. Assim se requer a definio de polticas e de sistemas hierarquizados que determinem os processos a serem avaliados para a obteno de unidades de gesto adequadas realidade das diferentes situaes ambientais.

O objetivo maior da gesto ambiental a busca permanente da qualidade ambiental dos servios, produtos e ambiente de trabalho de qualquer organizao pblica ou privada. A busca permanente da qualidade ambiental , portanto, um processo de aprimoramento constante do sistema de gesto ambiental global de acordo com a poltica ambiental estabelecida pela organizao.

H tambm objetivos especficos da gesto ambiental, claramente definidos segundo a prpria norma NBR-ISO 14001 que destacam cinco pontos bsicos:

- implementar, manter e aprimorar sistema de gesto ambiental;


- assegurar-se de sua conformidade com uma poltica ambiental definida; - demonstrar tal conformidade a terceiros; - buscar certificao/registro do seu sistema de gesto ambiental por uma organizao externa; - realizar uma auto-avaliao e emitir auto-declarao de conformidade com esta Norma.

Alm dos objetivos oriundos da norma ISO, em complemento, na prtica, observam-se outros objetivos que tambm podem ser alcanados com a gesto ambiental, a saber: - gerir as tarefas da empresa no que diz respeito a polticas, diretrizes e programas relacionados ao meio ambiente e externo da companhia; - manter em conjunto com a rea de segurana do trabalho, a sade dos trabalhadores;

- produzir, com a colaborao dos dirigentes e trabalhadores, produtos ou servios ambientalmente compatveis;
- colaborar com setores econmicos, a comunidade e com os rgos ambientais para que sejam desenvolvidos e adotados processos produtivos que evitem ou minimizem agresses ao meio ambiente.

A Gesto Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possvel sobre o meio. Esta organizao vai desde a escolha das melhores tcnicas at o cumprimento da legislao e a alocao correta de recursos humanos e financeiros. A Gesto Ambiental deve ser, portanto, consequncia natural da evoluo do pensamento da humanidade em relao utilizao dos recursos naturais de um modo mais sbio, onde se deve retirar apenas o que pode ser reposto ou caso isto no seja possvel, deve-se, no mnimo, recuperar a degradao ambiental causada.

Qualidade Ambiental o estado das principais variveis do ambiente que afetam o bem-estar dos organismos, particularmente dos humanos. O termo Qualidade Ambiental empregado para caracterizar as condies ambientais segundo um conjunto de normas e padres ambientais pr-estabelecidos, utilizados como valor referencial para o processo de controle ambiental. No incio dos anos 90, a ISO (Internacional Organization for Standardization) reconheceu a necessidade de normalizao das ferramentas de gesto no domnio ambiental. Neste contexto, criado em 1993 o Comit Tcnico TC 207 para desenvolver as normas relacionadas com os seguintes campos ambientais: Sistemas de Gesto Ambiental; Auditorias Ambientais; Avaliao da Performance Ambiental; Rotulagem Ecolgica; Anlise em Ciclo de Vida; Termos e Definies; Sistemas de Gesto Ambiental.

A norma ISO 14001 a norma de referncia para a implementao de um Sistema de Gesto Ambiental e especifica os requisitos que podem ser objetivamente auditveis para efeitos de certificao. A norma ISO 14004 um guia para a implementao de um Sistema de Gesto Ambiental, funcionando como uma Ferramenta Interna que providencia orientaes para a implementao de um Sistema de Gesto Ambiental segundo a ISO 14001. Esta norma inclui exemplos, descries e opes que orientam quer na implementao do sistema, quer no reforo de integrao com sistema geral de gesto da empresa.

A ISO uma federao mundial, fundada em 23 de fevereiro de 1947, em Genebra, na Sua, para promover o desenvolvimento de normas internacionais na indstria, comrcio e servios. Ela constituda por rgos membros de mais de 110 pases, tem o Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO), como a maior autoridade da ISSO no Brasil. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) a distribuidora das normas no pas. Noventa e cinco por cento da produo mundial esto representados na ISO por mais de uma centena de pases membros, os quais so classificados em P (Participantes) e O (Observadores). A diferena entre ambos o direito de voto que membros P tm nos vrios Comits Tcnicos, Subcomits e Grupos de Trabalho. Para exercer seus direitos, os pases devem estar em dia com suas cotas anuais de participao e atuem diretamente no processo de elaborao e aperfeioamento das normas.

A ISO recebe recomendaes do governo, indstria e outras partes interessadas, antes de desenvolver uma norma. As normas desenvolvidas pela ISO so voluntrias: no h nenhuma legislao que obrigue as empresas a atuar de acordo com as diretrizes estabelecidas. Entretanto, o que se percebe em todo mundo que, gradualmente as organizaes comeam a demonstrar preocupao com influncia danosa de sua atividade em relao ao meio ambiente e a ISO 14000 aparece como um importante instrumento de ao, desenvolvendo normas para quase todas as indstrias. A ISO 14000 foi desenvolvida a partir do Grupo de Aconselhamento Estratgico sobre Meio Ambiente (SAGE), estabelecido em 1991 para fazer recomendaes.

Foram estudadas por mais de um ano a BS 7750 (British Standards) e outras SGA (Sistema de Gerenciamento Ambiental) nacionais como um ponto de partida possvel para verso ISO. No ano de 1993, o SAGE recomendou a formao do Technical Commitee (TC 207), dedicado ao desenvolvimento de uma norma SGA internacional uniforme.

Na primeira reunio do TC 207, aproximadamente 200 delegados representando cerca de 30 pases, demonstraram o desejo de caminhar o mais rpido possvel para concluir um primeiro projeto sobre a Norma Internacional.
O TC 207 foi encarregado do desenvolvimento de uma norma ambiental global, que servir para promover: - Um enfoque comum ao Gerenciamento Ambiental; - Melhoria da medio do Desempenho Ambiental;

Seis subcomits tcnicos foram criados, dentro do TC 207 e esto sendo coordenados pelos Institutos de Normalizao dos pases que sediam, assim, divididas em dois blocos: Processo Produtivo (Empresa) SC1 Sistemas de Gesto Ambiental, estudado pela Inglaterra;

SC2 Auditorias Ambientais, estudado pela Holanda;


SC3 Rtulos Ambientais - Selos Verdes, estudados pela Austrlia. Produto SC4 Avaliao do Desempenho Ambiental, estudado pelos EUA; SC5 Anlise do Ciclo de Vida, estudado pela Frana; SC6 Termos e Definies, estudados pela Noruega. WG Aspectos Ambientais em Normas e Produtos, estudado pela Alemanha.

O potencial de impacto das questes ambientais sobre as relaes de comrcio exterior do Brasil, motivou setores expressivos da economia a se unirem ABNT, para participao ativa do processo de elaborao das Normas ISO 14000, tendo sido criado o Grupo de Apoio Normalizao Ambiental (GANA), em setembro de 1994.

O GANA, alm de apreciar as normas em elaborao do TC 207, vem participando ativamente dos trabalhos de criao da srie ISO 14000, apresentando e defendendo proposies alternativas, previamente discutidas em sintonia com interesses da sociedade e com a realidade ambiental e econmica.
As Normas de Sistemas de Gesto Ambiental surgiram para tentar estabelecer um conjunto de procedimentos e requisitos que relacionem o meio ambiente com o sistema produtivo nacional, abrangendo todos os setores.

Com a introduo dos sistemas de gesto ambiental, as atenes se voltam para permanente acompanhamento do processo produtivo e seus impactos no meio ambiente, gerando integrao dos esforos. Os rgos ambientais passam a ter uma funo de orientao e estmulo, deixando de lado uma postura s de controle.

O objetivo geral da ISO 14000 fornecer assistncia para as organizaes na implantao ou no aprimoramento de um Sistema de Gesto Ambiental (SGA). Ela consistente com a meta Desenvolvimento Sustentvel e compatvel com diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais.
Um SGA oferece ordem e consistncia para os esforos organizacionais no atendimento s preocupaes ambientais atravs de alocao de recursos, definio de responsabilidades, avaliaes correntes das prticas, procedimentos e processos.

A diretriz 14000 pode ser usada por organizaes de qualquer tamanho. Todavia, a importncia das Pequenas e Mdias Empresas (PME) vem sendo crescentemente reconhecida pelos governos e meios empresariais. A ISO 14000 oferece diretrizes para desenvolvimento e implementao de princpios e sistemas de gesto ambiental, bem como sua coordenao com outros sistemas gerenciais. Tais diretrizes so aplicveis a qualquer organizao, independente do tamanho, tipo ou nvel de maturidade, que esteja interessada em desenvolver e/ou aprimorar um SGA. As diretrizes so destinadas ao uso interno como uma ferramenta gerencial voluntria, no sendo apropriada para uso por parte de entidades de Certificao/Registro de SGA, como uma norma de especificaes.

Norma ISO 14001 A Norma 14001 especfica as principais exigncias para Sistemas de Gesto Ambiental. No so apresentados critrios especficos de desempenho ambiental, mas exige que uma organizao elabore sua poltica e tenha objetivos que levem em considerao os requerimentos legais e as informaes referentes aos impactos ambientais significativos. Ela se aplica aos efeitos ambientais que possam ser controlados pela organizao e sobre os quais se espera que tenha influncia.

Norma ISO 14010 A Norma 14010 oferece princpios gerais de auditoria ambiental que so aplicveis a todos os tipos de auditorias ambientais. Qualquer atividade definida como uma auditoria ambiental, de acordo com esta Norma, dever satisfazer s recomendaes fornecidas por esta. A 14010 tambm identifica os diferentes tipos de auditorias ambientais, para as quais partes suplementares foram produzidas. Faz parte de uma srie de normas relacionadas com auditoria ambiental:

ISO 14010 Princpios gerais para auditoria ambiental


ISO 14011/1 Procedimentos de auditoria - parte 1: Auditoria de Sistemas de Gerenciamento Ambiental

ISO 14012 Critrios de qualificao para Auditores Ambientais

SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL Um sistema de gesto ambiental pode ser definido como um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma empresa ou organizao de forma que obtenha um melhor relacionamento com o meio ambiente.

O modelo de gesto ambiental incorpora em seus princpios de qualidade os requisitos determinados pelas normas NBR, srie ISO 14000, institudas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Tais instrumentos legais se baseiam em normas internacionais de gesto ambiental que tm por objetivo prover as organizaes com elementos de um sistema ambiental eficaz, passvel de integrao com outros requisitos de gesto, de forma a auxili-las a alcanar seus objetivos ambientais e econmicos.

As normas da srie ISO 14000, que tratam dos sistemas de gesto ambiental, compartilham dos princpios comuns estabelecidos para sistema da qualidade da srie de Normas NBR ISO 9000. Enquanto os sistemas de gesto da qualidade tratam das necessidades dos clientes, os sistemas de gesto ambiental atendem s necessidades de um vasto conjunto de partes interessadas (rgos pblicos, sindicatos, ONGs, empregados, acionistas, comisso de bairros, etc.) e as crescentes necessidades da sociedade sobre proteo ambiental. O Sistema de Gesto Ambiental deve ser entendido como um conjunto de decises assumidas a fim de obter um equilbrio dinmico entre misso, objetivos, meios e atividades-fim.

Segundo a ABNT (1996), tais normas especificam os requisitos relativos a um sistema de gesto ambiental, permitindo a uma organizao formular polticas e objetivos que levam em conta os requisitos legais e as informaes referentes aos impactos ambientais significativos. Elas se aplicam aos aspectos ambientais que possam ser controlados pela organizao e sobre os quais se presume que elas tenham influncia. Em si, elas no prescrevem critrios especficos de desempenho ambiental. No sistema de gesto ambiental, a alta administrao da empresa/organizao define o seu compromisso com as questes ambientais. Outro passo importante a avaliao ou reviso do relacionamento da empresa com o meio ambiente, onde se faz um levantamento das ocorrncias e das condies de funcionamento da atividade produtiva, incluindo-se anlise da legislao pertinente, alm de outras informaes que possam auxiliar no planejamento do sistema da gesto ambiental.

O ciclo do SGA segue a viso bsica de uma organizao que subscreve os seguintes princpios e elementos de um SGA: Princpio 1 - Uma organizao deve focalizar aquilo que precisa ser feito, deve assegurar comprometimento ao SGA e definir sua poltica. Princpio 2 - Uma organizao deve formular um plano para cumprir com sua poltica ambiental. Princpio 3 - Para uma efetiva implantao, uma organizao deve desenvolver as capacidades e apoiar os mecanismos necessrios para o alcance de suas polticas, objetivos e metas. Princpio 4 - Uma organizao deve medir, monitorar e avaliar sua performance ambiental. Princpio 5 - Uma organizao deve rever e continuamente aperfeioar seu sistema de gesto ambiental, com o objetivo de aprimorar sua performance ambiental geral.

Etapas para Implementao Para implementar um sistema de gesto ambiental numa empresa ou organizao necessrio seguir um roteiro, que a norma ISO 14001. As normas da srie ISO 14000, segundo a ABNT, se aplicam a qualquer empresa/organizao que deseje: - Implementar, manter e aprimorar um SGA; - Se assegurar da conformidade com sua poltica ambiental;

- Demonstrar tal conformidade a terceiros;


- Buscar certificaes e registro do seu sistema de gesto ambiental por uma organizao externa;

- Realizar uma auto avaliao e emitir auto declarao de conformidade com essas normas.

O grau de aplicao dessas normas depender de fatores como poltica ambiental da empresa/organizao, a natureza de suas atividades e as condies em que se opera. Aps o comprometimento com as questes ambientais e a avaliao inicial, comea-se a implementar os outros requisitos especificados pela norma. Abaixo eles aparecem em ordem de implementao, o que no impede que certas etapas sejam executadas paralelamente: Estabelecimento da Poltica Ambiental da empresa

- Planejamento PA implantao;
- Levantamento dos Aspectos Ambientais; - Requisitos Legais e outros; - Objetivos e Metas; - Programas de Gerenciamento Ambiental.

Implantao e operao - Estrutura e Responsabilidade; - Treinamento e Conscientizao; - Comunicao; - Documentao Ambiental; - Controle de Documento; - Controle Operacional;

- Plano de Emergncia.
Verificao e ao corretiva - Monitorao e Mediao;

- No-conformidade e Aes Corretivas e Preventivas;


- Registros e Auditorias.

Anlise Crtica da Alta Administrao. Todas estas etapas buscam o conceito de melhoria contnua, ou seja, um ciclo dinmico no qual se est reavaliando permanentemente o sistema de gesto e procurando a melhor relao possvel com o meio ambiente.

Etapa 1: Poltica Ambiental A poltica ambiental uma declarao dos princpios e compromissos da empresa/organizao, contendo os objetivos e metas assumidos, em relao ao meio ambiente. O princpio da melhoria contnua da performance ambiental da empresa/organizao dever estar presente em sua poltica ambiental. Estabelecida a poltica ambiental da empresa/organizao, esta dever divulg-la para seus acionistas, empregados, fornecedores, clientes e comunidades em geral. Como etapa preparatria, que antecede ao planejamento para implementao do sistema de gesto ambiental, a empresa/organizao dever proceder uma avaliao inicial, na qual se:

- Avaliam os efeitos ambientais da atividade sobre o meio ambiente;

- Identificam a legislao e os regulamentos e avalia-se como esto sendo cumpridos;


- Estabelecem os meios para atingir as metas e objetivos;

- Formula o programa de gesto ambiental.


A alta administrao deve definir a poltica ambiental da organizao e assegurar que ela:

- Seja apropriada natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos e servios;
- Inclua o comprometimento com melhoria contnua e com a preveno de poluio;

- Inclua o comprometimento com o atendimento legislao e as normas ambientais, e com demais requisitos definidos pela organizao; - Fornea a estrutura para o estabelecimento e a reviso dos objetivos e metas ambientais;

- Seja documentada, implementada, mantida e comunicada a todos os empregados;


- Esteja disponvel para o pblico.

Etapa 2: Planejamento A organizao, coerente com o modelo de gesto ambiental adotado e com as normas da srie ISO 14000, deve estabelecer um processo de planejamento para identificar os aspectos ambientais significativos de suas atividades, produtos e servios que possam por ela ser controlados e sobre os quais se presume que ela tenha influncia, a fim de determinar aqueles que tenham ou possam ter impacto significativo sobre o meio ambiente. Nesse sentido, objetivos e metas ambientais devem ser fixados, sendo estes compatveis com a poltica ambiental, em cada nvel e funo pertinentes da organizao.

A organizao deve estabelecer e preservar, ainda, programas para atingir seus objetivos e metas em termos de:

- Atribuio de responsabilidades em cada funo e nvel pertinente da organizao;


- Meios e prazos no qual eles devem ser atingidos.

Elabora-se ento um conjunto de procedimentos para implementao e operao do SGA e que complementam sua poltica ambiental. O programa deve definir:
- Responsabilidades de operao do sistema; - Conscientizao e a competncia em relao ao meio ambiente; - Necessidades de treinamentos;

- Situaes de riscos potenciais;


- Planos de contingncia e de emergncia.

A preveno passa a ser o elemento essencial e dever ser desenvolvida rotineiramente, visando a reduzir os riscos e as penalizaes decorrentes de inspeo e fiscalizao. Os efeitos da atividade sobre o meio ambiente tornam-se perceptveis porque h uma definio clara sobre:

- O que fazer?
- Como fazer?

- Para que fazer?


- Quando fazer? - Onde fazer? - Quem fazer?

Etapa 3: Implementao e Operao O modelo de gesto ambiental proposto, em conjunto com os requisitos das normas ISO 14000. Considera tambm a implantao e operao em termos de fixao de estrutura e responsabilidade, a fim de facilitar uma gesto ambiental eficaz.

Ou seja, a alta administrao da organizao deve nomear representantes especficos que independentemente de outras atribuies devem ter funes, responsabilidades e autoridade definidas para: - Assegurar que os requisitos do sistema de gesto ambiental sejam estabelecidos, implementados e mantidos;
- Relatar alta administrao o desempenho do sistema de gesto ambiental para que se possa obter uma anlise crtica, dando base para o aprimoramento do modelo de gesto ambiental.

Nesse estgio de implementao e operao, a organizao deve identificar as necessidades de treinamento, determinando que todo o pessoal, cujas tarefas possam criar impactos significativos sobre o meio ambiente, receba treinamento apropriado, visando conscientizar a todos: - Da importncia da conformidade com a poltica ambiental, os procedimentos e os requisitos do sistema de gesto ambiental; - Dos impactos ambientais significativos, reais ou potenciais de suas atividades e dos benefcios ao meio ambiente resultante da melhoria do seu desempenho pessoal;

- De suas funes e responsabilidades em atingir a conformidade com a poltica ambiental, os procedimentos e os requisitos do sistema de gesto ambiental inclusive os requisitos de preparao e atendimento a emergncias;
- Das potencias consequncias de uma no procedimentos operacionais especificados. observao aos

Em nvel de implementao e operao ainda, a organizao deve estabelecer e manter procedimentos voltados:
- comunicao interna entre os vrios nveis e funes da organizao; - Ao recebimento, documentao e resposta a pertinentes das partes externas interessadas. comunicaes deve

Como implementao e operao, organizao estabelecer sistemtica de controle de forma a assegurar:

- A fixao e a preservao de procedimentos documentados, para abranger situaes em que sua ausncia possa acarretar desvios em relao poltica ambiental e ao objetivos e metas;
- Estabelecimento de critrios operacionais nos procedimentos;

- A fixao e a manuteno de procedimentos relativos aos aspectos ambientais significativos identificveis de bens e servios utilizados pela organizao, e da comunicao dos procedimentos e dos requisitos pertinentes a serem atendidos por fornecedores e prestadores de servios.

A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para identificar o potencial de risco e atender a acidentes e situaes de emergncias bem como prevenir e atenuar os impactos ambientais que possam estar associados a eles. Deve analisar e revisar seus procedimentos de preparao e atendimento a emergncias, em particular aps ocorrncias de acidentes e catstrofes. A organizao dever capacitar-se e desenvolver mecanismos de apoio necessrio para efetiva implementao da sua poltica ambiental e cumprimento dos seus objetivos e metas. Fazem parte dessa etapa o funcionamento da estrutura organizacional voltada para o sistema de gesto ambiental, o treinamento de pessoal, a operao da comunicao e os registros da documentao.

O sistema de gesto ambiental define o controle de todos os documentos e informaes referentes aos requisitos de qualidade ambiental estabelecidos pela prpria norma e pela poltica adotada pela organizao. - Organiza-se a documentao e sua forma de manuteno;

- Cria-se um manual de qualidade ambiental com diretrizes gerais para o acompanhamento e controle do processo produtivo;
- Elaboram-se procedimentos e instrues de trabalho que devem ser documentados.

Etapa 4: Monitorao e Medio Nesta etapa so realizadas as medies, monitorao e avaliao da performance ambiental. A ao preventiva enfatizada atravs do contnuo monitoramento, amenizando assim o nmero de aes corretivas.

Com a implementao da gesto ambiental, minimizam-se os riscos e efeitos ambientais adversos, reduzindo-se assim as inspees e acidentes.
Os problemas ou anomalias devem ser encontrados e corrigidos na fonte geradora e no ao final do processo produtivo. Aps a ocorrncia do dano ou degradao ambiental, o esforo de recuperao torna-se maior e muito oneroso, alm de que a reparao do dano nem sempre possvel em sua totalidade.

No caso especfico do meio ambiente, muitas vezes um problema ou acidente pode acarretar um dano irreparvel. Evitar a degradao ambiental a tarefa primordial num sistema de gesto ambiental. Quanto mais cedo o problema for identificado, menores sero os custos da soluo ou correo, evitando assim maiores danos ao meio ambiente.

A empresa cumpre esta etapa:


- Estabelecendo aes preventivas; - Realizando aes corretivas, quando necessrias; - Controlando as tarefas sob responsabilidade individual; - Disseminando conceitos e prticas do sistema ambiental; - Buscando melhoria contnua.

O monitoramento e as aes corretivas passam a ser procedimentos usuais no sistema de gesto ambiental e dando vida ao sistema. O monitoramento e controle do processo produtivo so realizados por meio de: - Medies peridicas em pontos relevantes;

- Identificao das no-conformidades;


- Estmulos s aes preventivas, evitando-se as corretivas; - Registro de situaes anormais de operao;

- Promoo de auditorias peridicas de sistema.

Etapa 5: Anlise Crtica da Alta Administrao O modelo de gesto proposto, combinado com os requisitos das normas ISO 14000, adota a anlise crtica pela administrao para assegurar a convenincia, adequao e eficcia do modelo de gesto.

O processo de anlise crtica deve assegurar que as informaes necessrias sejam coletadas de modo a permitir administrao proceder a esta avaliao.
Tal anlise deve abordar a eventual necessidade de alteraes na poltica, nos objetivos e em outros elementos do modelo de gesto ambiental atravs dos resultados de auditorias, da mudana das circunstncias e do comprometimento com a melhoria contnua.

A anlise crtica ou reviso permite: - A realizao de uma reviso peridica; - Avaliao de possveis ajustes na poltica, objetivos e metas; - A verificao do comprometimento com a gesto ambiental; - A avaliao do desempenho do sistema. Como estes processos buscam a evoluo contnua, a empresa melhora sua performance ambiental; tambm necessrio que aps um perodo determinado se revisem todos os nveis anteriormente alcanados para alterar todo o sistema, se necessrio. As estratgias empresariais devem ser diferenciadas em funo do tipo de empresa e de setor. A influncia da gesto ambiental nos negcios ser sentida de maneira crescente e com efeitos econmicos cada vez mais profundos.

A implementao de um sistema de gesto ambiental baseado na ISO 14001, representa um processo de mudana comportamental e gerencial na organizao. A implementao da norma deve ser conduzida de modo participativo e integrado, atravs dos seguintes passos:

- Comprometimento da alta administrao;


- Sensibilizao de todos os que compes a organizao; - Treinamento dos recursos humanos;

- Estabelecimento de novos procedimentos em relao ao meio ambiente;


- Mudana do comportamento individual;

- Mudana do comportamento de toda a organizao.

You might also like