You are on page 1of 60

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE NORTE CAMPUS AVANADO PROF. MARIA ELISA DE A.

MAIA CAMEAM DEPARTAMENTO DE LETRAS DL PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS PPGL Disciplina: Linguagem e Discurso Professora: Maria do Socorro Fernandes Barbosa

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

Ana Alice de Freitas Neta Arajo Francimeire Cezrio de Oliveira Prof. Dra. Rosngela Maria Bessa Vidal (Orientadora)

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA (CARDOSO, 2005)

[...] acredita-se hoje que a linguagem como interao tem maior possibilidade de fundamentar uma prtica pedaggica que visa, como bem expressa os Parmetros, a encontrar formas de garantir a aprendizagem da leitura e da escrita. (p. 27)

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

Examinando 14 dessas propostas, Geraldi et alii (1996) encontraram mais aproximaes que diferenas entre elas. (p. 27) Em todos os documentos revela-se o despreparo da escola para enfrentar o problema da variao lingustica (a escola no est preparada para lhe dar com diversidade) e a preocupao de tomar medidas urgentes [...] (p.27-28)

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

A reestruturao no ensino de lngua portuguesa tem sido defendida, ento, entre outras razes, por considerar a necessidade de nossas escolas de se adequar a uma nova realidade, ocasionada, entre outros fatores, pela expanso ampla do ensino fundamental nas ltimas dcadas. (p.28)

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

Alguns pontos comuns que merecem destaque apontados por Geraldi acerca da concepo de linguagem explicitada nos documentos:

1. a interao verbal fonte primeira da constituio da prpria linguagem; 2. quer na modalidade oral, quer na escrita, a interao verbal o meio pelo qual adquirimos a linguagem;

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

3. a linguagem s tem existncia efetiva na interao; 4. na interao com o outro que nos constitumos como sujeito do nosso discurso; 5. preciso que, na escola, se trabalhe a linguagem em situaes autnticas, isentas de todo e qualquer artificialismo; 6. a escola deve possibilitar vivncias em que se deixe transparecer o carter natural e espontneo da linguagem; 7. o aluno deve ser assumido como um interlocutor de fato;

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

8. a linguagem um espao privilegiado para a criao de compromissos antes inexistentes; 9. por meio da linguagem, o aluno cria compromissos com o professor e este com o aluno; 10. no processo de interao que se d a relao professor aluno; 11. cabe escola devolver a palavra ao aluno; 12. a linguagem organiza nossa atividade mental e articula nossa viso de mundo;

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

13. o dilogo elemento inseparvel e constitutivo da linguagem, pois sempre falamos ou escrevemos a algum [...] 14. os interlocutores se constituem mutuamente, pois condicionam o dizer e a forma de dizer; 15. a linguagem trabalho, resultado de um processo das atividades humanas, sociais e histricas dos sujeitos; 16. todo sujeito mergulhado no social e na contradio que o envolve [...] (p.29)

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

Como decorrncia desses valores, o texto passa a ser considerado o centro de todo o processo ensino/aprendizagem de lngua materna. O contedo a ser trabalhado na sala de aula a prpria linguagem, por intermdio de trs prticas interdependentes: leitura, produo de texto e anlise lingustica. (p.29)

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

Alguns dos enunciados que revelam essa prioridade dada ao texto j nas iniciativas das Secretarias de Educao precursoras das Propostas Curriculares Nacionais: (p.29) 1. todo programa de lngua portuguesa se organiza em prticas e no em contedos; (p.29) 2. o texto determinar as atividades lingusticas; (p.29) 3. o contedo de lngua portuguesa a prpria lngua; (p.29) 4. o objetivo para todo o primeiro grau que o aluno seja capaz de ler e escrever, dominando a modalidade escrita do portugus padro; (p.29)

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

5. a sistematizao gramatical ser uma decorrncia do uso da linguagem e da atividade de operao e reflexo; (p.29-30) 6. deve-se priorizar a leitura, a produo de textos e a anlise de fatos lingusticos por meio de uma abordagem contextualizada e voltada s reais necessidades de uso da lngua em situaes diversas da vida; (p.30) 7. as prticas de leitura, de produo de textos e de anlise lingustica so interdependentes; (p.30)

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

8. a anlise lingustica estar sempre em funo da leitura e da produo de textos; 9. a gramtica normativa no deve ser priorizada, pois apresenta contedos gramaticais de maneira desvinculada do uso, a partir de nomenclaturas, regras e classificaes que em nada ampliam a capacidade comunicativa e crtica dos alunos. (p.30)

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

[...] essa proposta de fazer o texto o incio e o fim de todo o processo ensino/aprendizagem, embora no seja algo inteiramente novo, tem esbarrado em algumas dificuldades ou equvocos, no s da parte dos professores em sua prtica, mas da parte de alguns estudiosos. (p.30)

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

A maioria [dos professores] prioriza as questes internas do texto, como as de coeso e seqencialidade, deixando de lado o sentido do texto, as condies de produo do discurso, o que pode ser considerado (por que no dizer?) uma resposta a certos manuais de divulgao que se encontram disponveis no mercado. (p.3031) [Os textos] devem ser levados em conta os interlocutores, o referente, a forma de dizer numa determinada lngua, o contexto. (p.31)

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

Uma soluo para sair de uma viso elitista de linguagem, mas sem cair numa postura populista de desprezo pela lngua culta, foi o chamado mtodo bidialetal, defendido por Lemle (1978) e outros estudiosos. (p.31) O mtodo dialetal, segundo Lemle, tem a misso de fazer com que os educandos, sem abandonarem o uso da gramtica errada, ou sem substiturem a errada pela certa, adquiram a lngua padro como se fosse uma segunda lngua [...] (p.31-32)

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

Embora reconhecendo que muito se caminhou com o mtodo dialetal, temos de reconhecer que ainda no se refletiu o suficiente, em nossas escolas, sobre a relao entre lngua e discurso.
DIFERENA ENTRE LNGUA E DISCURSO A lngua, segundo vimos, entidade abstrata, formal, enquanto o discurso um lugar de investimentos sociais, histricos, ideolgicos, psquicos por meio de sujeitos interagindo em situaes concretas de discurso por intermdio da lngua e cada discurso constitui um universo semntico especfico. (p.32)

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

Quando se diz que a misso da escola levar o aluno, de qualquer classe social, a poder interagir nas mais variadas situaes concretas de discurso, entendemos que o que se deve esperar da escola levar o aluno a dominar os diferentes universos semnticos que so importantes para uma dada sociedade ou cultura. (p.32) Ex. O discurso poltico ou discurso cientfico.

O CONCEITO DE LINGUAGEM E A NOVA PRTICA PEDAGGICA

Fica escola o desafio de oferecer condies para que tambm os alunos de classes menos favorecidas se tornem qualificados para o exerccio de diferentes tipos de discurso: o da imprensa, o de propaganda e marketing, o literrio, o cientfico, o poltico etc. Se assim no for, nossa escola continuar sendo um poderoso agente reprodutor das desigualdades sociais deste pas. (p.33)

O CONCEITO DE LINGUAGEM ENQUANTO INTERAO VERBAL


(FONTO, 2008)

Bakhtin postula uma concepo de linguagem, dizendo que ela dialgica, ou seja, toda palavra, toda enunciao e, por extenso, todo o texto possui um carter de duplicidade, no qual a presena do outro fundamental e cujo contexto social no pode ser ignorado:

A verdadeira substncia da lngua no constituda por um sistema abstrato de formas lingsticas nem pela enunciao monolgica isolada, nem pelo ato psicofisiolgico da sua produo, mas pelo fenmeno social da interao verbal, realizada atravs da enunciao ou das enunciaes. A interao verbal constitui assim a realidade fundamental da lngua. (BAKHTIN, 1995)

p.131

O CONCEITO DE LINGUAGEM ENQUANTO INTERAO VERBAL

pode-se dizer que interagir com o outro lcus de produzir linguagem, adquirir conhecimento, conhecer mundos diversificados, e a partir da interao que tudo se agiliza, que h a internalizao de um saber construdo com o outro . (BAKHTIN, 1995 p. 130)

A concepo interacionista da linguagem, s vem confirmar que o texto um instrumento fundamental para adquirir conhecimento, capacidade produtiva, comunicativa e de estruturao gramatical, tendo em vista sua ampla possibilidade de fazer o ser social assimilar e compreender a partir das palavras, estabelecendo a ponte entre a linguagem e a vida...

O CONCEITO DE LINGUAGEM ENQUANTO INTERAO VERBAL: TEORIA DO TEXTO


(Machado, 2007)

Em Bakhtin a concepo de linguagem como sistema dialgico de signos valoriza o texto como objeto privilegiado no estudo da linguagem. A composio do texto (combinao de uma diversidade de formas) central em suas reflexes, resultando nos gneros discursivos. Bakhtin se distancia da escala hierrquica e define os gneros como fenmeno de pluralidade.

O CONCEITO DE LINGUAGEM ENQUANTO INTERAO VERBAL: TEORIA DO TEXTO (Machado, 2007)

Para Bakhtin, texto todo sistema de signo cuja coerncia e unidade se deve a capacidade de compreenso do homem na sua vida comunicativa e expressiva. O texto no uma coisa sem voz; , sobretudo, ato humano, diz respeito a toda produo cultural fundada na linguagem (e para Bakhtin no h produo cultural fora da linguagem (STAM, 1992, p.13).

O CONCEITO DE LINGUAGEM ENQUANTO INTERAO VERBAL: GNEROS DO DISCURSO (RIBEIRO, 2010)

O ato de linguagem determinante para o engendramento de aspectos ideolgicos, culturais, histricos nas mais variadas esferas sociais; tais aspectos sobrepesam a configurao e o funcionamento do ato na ao comunicativa. [...] Poder-se-ia afirmar que essa relao descrita, essencialmente dialgica, garantida ou traduzida pelo que Bakhtin (2003) definiu como gnero do discurso.

O CONCEITO DE LINGUAGEM ENQUANTO INTERAO VERBAL: GNEROS DO DISCURSO (RIBEIRO, 2010)

Ainda recorrendo citao elucidada, definidora de gnero do discurso, Bakhtin apresenta a ideia de gnero alicerada em trs pilares: contedo (temtico), estilo verbal e construo composicional.

Contedo temtico: o contedo temtico cumpriria o papel de orientador da comunicao discursiva. Ele o tpico que garantira a ativao de conhecimentos sociais discursivamente construdos.

Tal elemento, portanto, diz respeito a abordagem valorativa do objeto a ser referido discursivamente em uma dada situao comunicativa concreta. Trata-se daquilo que ou que pode tornar-se dizvel pelo gnero demandado na interao verbal.

O CONCEITO DE LINGUAGEM ENQUANTO INTERAO VERBAL: GNEROS DO DISCURSO (RIBEIRO, 2010)


Estilo: Bakhtin (2003) aborda o elemento estilo sob dois prismas: um voltado para a individualidade do sujeito (estilo individual), o outro para as prticas de linguagem, das quais a coletividade participa, garantindolhe certa estabilidade (estilos de gnero). [...] O estilo do gnero fruto da convergncia dos usos lingusticos, textuais e discursivos reiterados em um dado contexto enunciativo. Construo composicional: Bakhtin (2003, p. 266) define as unidades composicionais como determinados tipos de construo do conjunto, de tipos do seu acabamento, de tipos da relao do falante com outros participantes da comunicao discursiva com os ouvintes, os leitores, os parceiros, o discurso do outro, etc. A construo composicional se configura a partir da eleio de elementos lingusticos e discursivos que sustentaro o gnero e garantiro seu acabamento.

O CONCEITO DE LINGUAGEM ENQUANTO INTERAO VERBAL: GNEROS DO DISCURSO (RIBEIRO, 2010)


O carter dialgico Tomando como premissa que o dialogismo fator essencial da comunicao, ou seja, apresenta-se como o princpio atravs do qual h produo e compreenso de sentidos e, ainda, aderindo a tese de que todo ato comunicativo se realiza atravs de um dado gnero, fazse necessrio afirmar que os gneros discursivos so essencialmente dialgicos.

A TEORIA NA PRTICA

TEMA DA PESQUISA

OS USOS DA CONSTRUO VENDE-SE/VENDEMSE: ASPECTOS SEMNTICO-PRAGMTICOS

Ana Alice de Freitas Neta Arajo Prof. Dra. Rosngela Maria Bessa Vidal (Orientadora)

OBJETIVO

Busca investigar como se d a concordncia verbal da expresso VENDER + SE em textos reais de alunos de 9 ano, de uma escola pblica de So Miguel/RN.

FUNDAMENTAO TERICA
A pesquisa articula estudos sobre o funcionalismo lingustico e ensino de Lngua Materna, tendo como aportes tericos os fundamentos propostos por:

Antunes (2003); Furtado da Cunha (2007); Martellota, Oliveira, Cezario et. all. (2008); Furtado da Cunha (2008); Fiorin (2002); Vidal (2009); entre outros

FUNDAMENTAO TERICA (CONT.)

A lingustica funcional tm contribudo de forma significativa para os estudos da linguagem. Isso porque
[...] faz parte de um movimento que busca colher as normas de gramtica no uso de um falar real, ou seja, a considerao predominante o uso, o objeto em foco para o trabalho da lingustica corresponde a uma necessidade de uso. Em uma posio divergente em lingstica que prioriza a lngua isolada do mundo extralingstico, o funcionalismo em suas descries d relevncia investigao dos processos e mecanismos envolvidos na atividade de linguagem entendida enquanto interao. (VIDAL, 2008, p. 214).

Concordncia
Concordncia a igualdade de gnero e nmero entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de nmero e pessoa entre o verbo e o sujeito.
Ex.: Dois helicpteros sobrevoaram a regio.
O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que est no plural.

Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitaro em julho.


adjetivo fem. plural

numeral artigo fem. plural pronome fem. plural substantivo fem. plural fem./plural

Concordncia Verbal (perspectiva normativa)


A concordncia pode ser verbal e nominal. verbal quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito.
Ex.: O homem no um dos mamferos mais dorminhocos.

sujeito na 3 pessoa do singular

Verbo na 3 pessoa do singular

Verbo + pronome se
1. Os verbos transitivos diretos ou os transitivos diretos e indiretos, quando apassivados pelo pronome se, concordam com o sujeito.
pronome apassivador

Ex.1: Vendem-se carros e terrenos a prazo. verbo transitivo direto sujeito no plural

Observe que, se passarmos essa frase para a voz passiva analtica, a concordncia do verbo com o sujeito ficar bem clara, veja: Carros e terrenos so vendidos a prazo. Sujeito no plural Verbo na 3 pessoa do plural

Segundo Rocha Lima (2007), a concordncia do verbo acompanhado da partcula se merece uma ateno especial. O autor nos d como exemplo: Venderam-se todos os bilhetes. Neste caso, esse substantivo representado (geralmente) por ser inanimado, sujeito da frase , razo pela qual com ele h de concordar o verbo (p.390). O autor deixa claro que natural a posposio do sujeito (todos os bilhetes). No comum sua presena antes do verbo, como tambm vir representado por um ser animado.

Concordncia Verbal (perspectiva


funcionalista)

A lngua atende s necessidades cognitivas de uso que se exige em cada situao de comunicao, permitindo ao falante criar novos significados, os quais so mediados pelo curso da interao. Podemos, pois, considerar que construes como: Vende-se casas mais freqente do que Vendemse casas, forma tradicionalmente registrada em textos escritos. Do ponto de vista gramatical, a segunda considerada correta, enquanto que a primeira se constitui um erro

METODOLOGIA
O trabalho se constitui de trs etapas: estudo bibliogrfico, esboo sobre a pesquisa de Campo e consideraes acerca dos resultados esperados, j que se trata de uma pesquisa em andamento. A partir das discusses tericas e anlises, pretendemos contribuir para um ensino produtivo da lngua.

METODOLOGIA (CONT.)

Mtodo de abordagem e universo de estudo

Trata-se de uma pesquisa explicativa que adota o mtodo indutivo de investigao; Adotamos o paradigma qualitativo, haja vista o objeto de estudo ser uma atividade de uso da linguagem; A pesquisa ser efetuada em turmas de 9 Ano do Ensino Fundamental de uma escola pblica da rede municipal de ensino de So Miguel RN.

METODOLOGIA (CONT.)

Tcnicas e instrumentos de pesquisa

A tcnica de pesquisa utilizada para a coleta dos dados ser a pesquisa bibliogrfica e de campo.

Para coletar os dados, sero usados os seguintes instrumentos: observao das condies de produo dos textos, gravao (se houver permisso) e anotaes.

METODOLOGIA (CONT.)

Procedimentos de anlise

Observao das prticas de produes textuais: encaminhamentos metodolgicos; Identificao de formas verbais (concordncia) utilizadas pelos produtores dos textos; Relao entre as formas utilizadas pela gramtica normativa e as apresentadas nos textos dos alunos As notas de campo subsidiaro a anlise, uma vez que poder haver lacunas no encaminhamento metodolgico das prticas mediao pedaggica.

RESULTADOS

No podemos ainda expor resultados, uma vez que se trata de uma pesquisa em andamento. No entanto, a partir das discusses tericas e anlises, pretendemos trabalhar a gramtica alm do ponto de vista formal, ou seja, considerar tambm suas dimenses semntica e pragmtica

NATUREZA TRIDIMENSIONAL DA GRAMTICA


(OLIVEIRA,

2010)

SIGNIFICADO FORMA

USO

p.234

NATUREZA TRIDIMENSIONAL DA GRAMTICA (OLIVEIRA, 2010)

DIMENSO FORMAL Diz respeito maneira como se forma o ponto gramatical, aos elementos que compem sua estrutura e funo sinttica que exerce. DIMENSO SEMNTICA Relaciona-se ao significado, ideia que o ponto gramatical expressa; DIMENSO PRAGMTICA Diz respeito adequao do ponto de vista gramatical s situaes e aos gneros textuais em que ele usado, que diz respeito quilo para que o ponto gramatical usado. (Oliveira, 2010, p.238)

NATUREZA TRIDIMENSIONAL DA GRAMTICA (LARCEN-FREEMAN APUD OLIVEIRA, 2010)

Perguntas a serem feitas pelo professor antes de planejar sua aula:


Como se forma esse ponto gramatical? O que esse ponto gramatical significa? Quando e para que esse ponto gramatical usado?

(p.238)

TEMA DA PESQUISA

A CONSTRUO DE SENTIDO NO GNERO TIRA EM QUADRINHOS: ESTRATGIAS DISCURSIVAS E AS IMPLICAES QUE REFLETEM NO USO

Francimeire Cesrio de Oliveira Prof. Dra. Rosngela Maria Bessa Vidal (Orientadora)

OBJETIVO

Investigar no gnero tira em quadrinhos as mudanas discursivas dos enunciados que, levam a funcionar linguisticamente no uso com outro valor, presumindo sentidos diversos, diferentemente das construes prototpicas, influenciando assim, ao surgimento de uma gramtica que contemple o uso real da lngua.

FUNDAMENTAO TERICA
Os estudos que orientaro esta pesquisa tero por base as teses do funcionalismo lingustico e a teoria do gnero textual, como suportes de uma prtica interacionista para o ensino de lngua materna, para tanto, os principais fundamentos tericos sero inicialmente de: Bakhtin (1992, 2004); Furtado da Cunha (2007, 2008); Martellota, Oliveira, Cezario et. all. (2008); Neves (1997, 2010), entre outros.

METODOLOGIA
Esta pesquisa ter como procedimento inicial a constituio de um aparato terico, que ter como fonte de investigao o gnero textual tiras em quadrinhos. Mediante essa conduta, pretende-se analisar as estratgias discursivas que refletem o uso da lngua e que possibilitam a multiplicidade de sentidos aferidos ao contexto scio-histrico da lngua enquanto instrumento das prticas sociais efetivadas em circunstncias da interao verbal.

Universo da pesquisa

O universo pretendido de cem tiras recolhidas em mdia virtual, a seleo levar em considerao temticas que possam ser didatizadas. Essa amostragem ser composta conforme a inteno de identificar categorias de anlises para os enunciados e investigar sua relevncia para a construo de sentido do gnero.

As tiras so de autoria do desenhista Laerte, publicadas no site UOL.

Mtodo de investigao

O mtodo que se julga condizente com esta pesquisa o indutivo, j que se pretende fazer inferncias baseadas em enunciados particulares cuja hiptese que contribui para a construo de sentido de enunciados gerais (o gnero tira) e, nesse mbito explicar o fenmeno discursivo decorrente dessa ocorrncia.

A proposta metodolgica da pesquisa de natureza interacional-dialgica, tendo em vista o carter qualitativo, vez
que a pretenso se pautar em concepes que abriguem o contexto scio-histrico e cultural dos gneros discursivos e o contexto de uso que subsidia a lngua em funcionamento.

Estratgias discursivas e a construo de sentido


Enunciados interrogativos que agem apenas como canal de interlocuo;

Fonte: http://www2.uol.com.br/laerte/tiras/

Fonte: http://www2.uol.com.br/laerte/tiras/

Fonte: http://www2.uol.com.br/laerte/tiras/

Voc

um pronome pessoal no uso;

Fonte: http://www2.uol.com.br/laerte/tiras/

As oraes coordenadas adversativas e a quebra de expectativa;

As relaes semnticas

Contexto ideolgico e cultural

As relaes discursivas so dialgicas;

REFERNCIAS

AZEREDO, J.C.de. O texto: seus usos e formas. In: PAULIUKONIS, M.A.L; SANTOS, L.W, dos. Estratgias de leitura: texto e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. BRASIL, S.E.F. Parmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lngua portuguesa. Braslia MEC/SEF, 1998.

CARDOSO, Silvia Helena Barbi. Discurso e ensino. 2 ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autntica/FALE UFMG, 2005.
COSTA, M.A Procedimentos de manifestaes do sujeito In: FURTADO DA CUNHA, M. A. (Org.) Procedimentos discursivos na fala de natal: uma abordagem funcionalista. Natal, RN: EDUFRN, 2000. FALCO, J. A.. Anlises de aspectos discursivos na concordncia verbal na viso funcionalista. Monografia (especializao) UERN, 2005. FURTADO DA CUNHA, M. A; TAVARES, M.A. (Org.) Funcionalismo e ensino de gramtica. Natal, RN: EDUFRN Editora da UFRN, 2007. MARCUSCHI, L. A. Produo textual: anlise de gneros e compreenso. So Paulo: Parbola Editorial, 2008.

REFERNCIAS

NEVES, M. H. M. Texto e gramtica. So Paulo: Contexto, 2006. OLIVEIRA, Luciano Amaral de. Coisas que todo professor de portugus precisa saber: a teoria na prtica. So Paulo: Parbola Editorial, 2010. PEZATTI, E. G. O funcionalismo em Lingustica. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introduo lingstica: domnios e fronteiras. So Paulo: Cortez, 2006. ROCHA LIMA, C H. da. Gramtica normativa da lngua portuguesa. 46 ed. Rio de Janeiro:Jos Olympio, 2007. WILSON, V; MARTELOTTA, M.E e CEZARIO M.M. Linguistica: fundamentos. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2006. VIDAL, R.M.B. As construes com Adverbiais em-mente: anlise funcionalista e implicaes para o ensino de lngua materna. In: ARANHA, S.D. de G.; PEREIRA, T. M. A; ALMEIDA, M. de L. L. (Org.). Gneros e Linguagens: dilogos abertos. Joo Pessoa: Editora Universitria da UFPB, 2009.

PARA REFLETIR...

Os limites da minha linguagem so os limites do meu mundo.


Ludwing Wittgenstein

You might also like