You are on page 1of 19

ONCOLOGIA PEDITRICA

Cncer um conjunto de doenas, nas quais existe uma multiplicao anormal de clulas doentes. s vezes as clulas continuam tendo uma aparncia normal e ficam s no lugar onde nasceram. Dizemos, ento, que existe um tumor "benigno". Quando as clulas tm aparncia diferente do normal, multiplicam-se muito e tm a capacidade de produzir metstases, ou seja, de espalhar-se por vrias partes do corpo, dizemos que existe um tumor "maligno" ou cncer.

Incidncia anual mdia de 13 para cada 100.000 cas menores de 15 anos, ou seja, aproximadamente 460 novos casos por ano no estado do RGS, grande causa de mortalidade nessa faixa etria

Segunda causa de morte em cas, aps acidentes nos pases desenvolvidos.

Os principais cnceres da infncia so hematolgicos, pode chegar at 45%, entre leucemias e linfomas, seguidos pelos tumores do sistema nervoso central, neuroblastomas, nefroblastomas e ritinoblastomas. Cada tumor tem sua faixa etria de apario preferencial. Nos RN o tumor mais frequente o neuroblastoma28%.

As leucemias nas cas entre 1 a 4 anos 41%. Os tumores do SNC- entre 5 a 9 anos28%. Aps a idade de 10 anos, os tumores embrionrios como retinoblastomas, nefroblastomas,hepatoblastoma (raro),e outros como sseo, carcinoma, linfomas, comeam a aparecer.

Estatsticas no Brasil, so pouco conhecidas, embora saiba-se que no ano de 1998, entre cas de 1 a 14 anos essas concentraram 4% dos bitos, 5 causa de morte, aps as causas externas

Nefroblastomatose
Nefroblastomatose a permanncia do tecido renal embrionrio (blastoma metanfrico) aps o nascimento. So leses constitudas por restos nefrognicos (elementos renais imaturos) que ocorrem em aproximadamente 33% dos tumores de Wilms unilaterais e na maioria dos tumores bilaterais (se no emtodos). O achado de restos nefrognicos em um rim deve levar a uma inspeo cuidadosa do rim no momento da cirurgia e no acompanhamento radiogrfico com TC.

Tumor de Wilms
O tumor de Wilms ou nefroblastoma a quinta malignidade mais comum em pediatria e o tumor renal mais comum em crianas. A incidncia de aproximadamente 0,8 casos por 100mil pessoas, e 7,8 em 1 milho de crianas menores que 15 anos. Atinge ambos os sexos de maneira equivalente, em todas as raas. Apresenta associao com anomalias congnitas podendo ser de acometimento espordico, ou associado a sndrome genticas. A etiologia ainda se mantm desconhecida. Deve-se fazer busca cuidadosa de anomalias congnitas no paciente e familiares.

Patologia: crescimento solitrio em qualquer parte de um dos rins; grosseiramente demarcado e variavelmente encapsulado; distorce o contorno renal e comprime o rim normal residual. Histologicamente, pequenas clulas blsticas indiferenciadas. Exames a serem realizados: HMG, Urina , USG, TC, Rx Trax (metstase pulmonar), TC abdome (metstase heptica). Clnica: massa assintomtica abdominal que raramente atravessa a linha mdia (geralmente percebido pelos pais ou em exames de rotina); dor abdominal, mese ou ambos em 50%; hipertenso em 60%; ICC; hematria; febre; perda de peso ou perda de apetite.

Tratamento realizado com remoo cirrgica do rim afetado, mesmo com metstase pulmonar; QT e RT psoperatria (tumores bilaterais).

Neuroblastoma

Tumor pouco diferenciado derivado das clulas primordiais da crista neural, surge nos gnglios simpticos (tumores cervicais, torcicos e plvicos) e glndulas adrenais de crianas. Freqentemente metastatiza para ossos, linfonodos, fgado e pele. Os ndulos azulados aparecem em uma ampla rea. A causa do neuroblastoma desconhecida. Clnica: os sintomas variam dependendo de onde o neuroblastoma surge. Se o tumor for abdominal, pode ocorrer aumento abdominal, constipao ou ter dificuldade para urinar. Menos freqentemente as crianas podem experimentar fraqueza nas pernas e claudicao, por compresso nervosa pelo tumor.

Os primeiros sintomas so freqentemente vagos, tais como perda de apetite ou cansao, motivo pelo qual muitos tumores j apresentam metstase no momento do diagnstico.

Diminuio de mais de 50% na mortalidade por cncer em <20 anos de idade entre 1975-2006 (INCA,2011) 64% Leucemia 75% LNH e DH 85% Tumor gonadal 35-40% cncer sseo

Ciclo Vicioso no Cncer Infanto-Juvenil


DIAGNSTICO TARDIO

DOENA AVANADA >TTO

< CURA REDUO DE ACESSO

> OCUPAO DE LEITO HOSPITALAR

Importncia dos aspectos sociais

Doena potencialmente curvel

Diagnstico precoce

Qualidade de vida

Diagnstico preciso

Lactentes e adolescentes vulnerveis

Cncer Infanto-Juvenil: Estado da Arte

Tratamento em Centros Especializados

Seguimento a longo prazo/reabilitao

Equipes multidisciplinares Tratamento de suporte

Cuidados paliativos

diagnstico/prognstico/ tratamento

Biologia:

Assistente social Ebiatra Nutricionista Infectologista Outros Cirurgies Endocrinologista Radiologista Nefrologista Radiologista Peditrico Dentista Enfermeiro Oncologista Peditrico Hemoterapeuta Oncologista Peditrico Cirurgio Peditrico Psiclogo Psiquiatra

Paciente
TMO Dermatologista

Neurologista Farmacutico Cardiologista

INTEGRAO
Biologia Molecular Pesquisa Translacional

Pneumologista Citogeneticista

Otorrinolaringologista

Anestesista

Tratamento de suporte e especialistas peditricos

You might also like