You are on page 1of 102

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARA

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL


Prof.: Herclito Eugnio oliveira da Conceio

1 A clula vegetal

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Caractersticas das estruturas celulares 1 - Parede celular Celulose (25-30%), hemicelulose (15-20%), pectina (35%) e protena (5-10%). Duas fases: a) Cristalina - celulose e b) Matriz amorfa pectina e hemicelulose. Arranjo permite o crescimento das plantas. Devido a presena, a cl veg apresenta maior resistncia que as cl animais, podendo suportar grandes presses. Modif da celulose camada de cutina a cutcula. Mais desenv em regies secas e, obs, principalmente, nas folhas. Outras modificaes: Suberificao das cl perifricas do caule suberina; elas morrem e originam o sber proteo: ventilao ou superaquecimento.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL


A Estrutura da Parede Celular Quando analisada mais detalhadamente vemos que a parede celular formada por uma trama de fibrilas de celulose. Existem algumas camadas distintas que formam a parede celular:

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL A Estrutura da Parede Celular Quando analisada mais detalhadamente vemos que a parede celular formada por uma trama de fibrilas de celulose. Existem algumas camadas distintas que formam a parede celular:

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL 2 - A Estrutura da Membrana Celular membrana citoplasmtica (4) - envolve a clula e regula a entrada e sada de materiais, separando-a do seu meio ambiente:

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL 3 - Citoplasma - todo o interior da clula, com exceo do ncleo. composto por duas partes, uma soluo aquosa - citosol (1) - com ions dissolvidos e biomolculas e partculas insolveis como os ribossomas (2). Citoplasma: constitudo pelo hialoplasma, um material com molculas proteicas; a poro externa, mais viscosa, conhecida como ectoplasma e a interna, fluida, o citossol. No citossol, possvel observar, muitas vezes, o movimento citoplasmtico (ciclose); esse movimento sofre influncia de luz e temperatura. O citoesqueleto composto por fibras de protenas finssimas no hialoplasma.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

4 - Ncleo. Importante organela existente nas clulas eucariontes, constituise de duas membranas com um espao entre si e contendo poros. Funes bsicas: a) regular as reaes qumicas que ocorrem dentro da clula e b) armazenar as informaes genticas da clula. Em seu interior distinguemse o nuclolo e a cromatina. Durante a diviso celular, a cromatina se condensa em estruturas com formas de basto, os cromossomos.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

5 - Plasmodesmos Pequenas aberturas formadas pelo retculo endoplasmtico durante a diviso celular, que permitem a troca de molculas entre as clulas.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

6- Vacolos
Geralmente, so incolores, formam-se da fuso de pequenos vacolos. Ocupam o centro celular e so tpicos de cl vegetais adultas. Qdojuntamente com pigmentos, podem ser obs em epidermes de representa algumas O vacolo, com os plastdios e a parede celular, folhas e flores. uma das trs caractersticas estruturais que separam as cl vegetais das cl animais. Os vacolos so regies intracelulares envolvidas por membranas (tonoplasto), preenchidas por um lquido chamado suco celular. Esse constitudo principalmente de gua e ons inorgnicos. Freqentemente contm pigmentos antociannicos, armazenam metablicos primrios e secundrios, alm de realizar a quebra e a sntese de macromolculas. , via de regra, ligeiramente cido. Alguns sucos celulares como os dos vacolos das frutas ctricas (laranja, limo, acerola, kiwi, morango, caju, abacaxi...) so muito cidos, sendo responsveis pelo sabor azedo que as frutas apresentam.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

6- Vacolos
Geralmente, so incolores, formam-se da fuso de pequenos vacolos. Ocupam o centro celular e so tpicos de cl vegetais adultas. Qdo com pigmentos, podem ser obs em epidermes de algumas folhas e flores. Contm gua, acares, protenas; pode-se encontrar ainda compostos fenlicos, pigmentos como betalanas, antocianinas, cristais de oxalato de clcio (drusas, estilides, cristais prismticos, rafdios, etc.). Em clulas especializadas pode ocorrer um nico vacolo, originado a partir da unio de pequenos vacolos de uma antiga clula meristemtica (clula-tronco); em clulas parenquimticas o vacolo chega a ocupar 90% do espao celular.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

7- Plastos ou Plastdios So corpsculos que quando contm pigmentos so denominados cromoplastos ou sem pigmentos, os leucoplastos. Funes: colorao, armazenamento e fotossntese. Origem: Proplastos corpsculos que em contato com a luz sofrem invaginao da membrana formando lamelas, onde esto os pigmentos. * Cromoplastos: Portam pigmentos carotenides (geralmente amarelos, alaranjados ou avermelhados); so encontrados em estruturas coloridas como ptalas, frutos e algumas razes. Surgem a partir dos cloroplastos. * Leucoplastos: Sem pigmentos; podem armazenar vrias substncias: -amiloplastos: armazenam amido. Ex.: em tubrculos de batata inglesa. -proteinoplastos:armazenam protenas. -elaioplastos: armazenam lipdios. Ex.: abacate.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

7- Plastos ou Plastdios

Gros de amido

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

8 Retculo endoplasmtico Sistema de duplas membranas lipoprotecas. Liso (REL) e rugoso (RER) possui ribossomos aderidos do lado externo. O REL facilita reaes enz, j que as enzimas se aderem sua membrana, sintetizam lipidios (triglicerdeos, fosfolipideos e esterides), regula a presso osmtica (armazenando substncias em sua cavidade), atua no transporte de subst (comunicando-se com a carioteca e com a membrana celular).
O RER alm de desempenhar todas as funes do REL ele ainda sintetiza protenas, devido a presena de ribossomos.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

9 Ribossomos: estr constitudas de RNA e protenas; livres no hialoplasma ou presos entre si por uma fita de RNA (polissomos) e, nesse caso, juntam os aas do cit para formar cadeias de prot. A sntese proteica realiza-se nos ribossomas. So delimitados por membranas e portanto existem em cl eucariotas e procariotas. constitudo por
duas subunidades globulares de diferentes tamanhos designados por subunidade maior e subunidade menor.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

9 Ribossomos: estr constitudas de RNA e protenas; juntam os aas do cit para formar cadeias de prot.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

10 Complexo de Golgi constitudo por uma ou vrias unidades formadas por


um conjunto de sculos achatados e empilhados regularmente, na periferia dos quais existe uma srie de vesculas. Cada uma destas unidades constitui um dictiossoma. As clulas apresentam, por vezes, algumas dezenas ou centenas de dictiossomas. De dupla membrana lipoprotica. Nas bordas dos sacos

podem ser observadas vesculas em processo de brotamento. Est relacionado aos processos de secreo, incluindo a secreo da primeira parede que separa 2 clulas vegetais em diviso.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

11 Mitocndria: Duas membranas; a interna sofre invaginaes, forma cristas que aumentam a sup de abs de subst existentes na matriz mitocondrial. O papel a lib de energia para o trabalho celular.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

12 Peroxissomos: Membrana 2-lipdica - contm enz que auxliam no metabolismo lipdico; participa do processo de fotorespirao, efetuando a oxidao do glicerato em glicolato, que transaminado em glicina.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

13 Cloroplastos: O interior do cloroplasto preenchido com material amorfo, que o estroma. Nesse ficam mergulhadas lamelas, dispostas de maneira +/- paralela ao eixo maior do cloroplasto. Perto das lamelas se encontra o tilacide, que lembra pilhas de moedas. Cada pilha chamada de granum. O conjunto de granuns se chama de grana. A clorofila fica concentrada principalmente nos grana. A grana responsvel pela absoro da energia luminosa indispensvel pela fotossntese. Os cloroplastos tem um equipamento prprio para a sntese de protenas e para a reproduo. Acredita-se procariontes primitivo.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

13 Cloroplastos

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

14 Outras reservas - As protenas: Podem ser armazenadas nas clulas vegetais na forma cristalina ou amorfa, esta pode estar sob a forma de gros de aleurona, que so partculas proticas amorfas originadas a partir do vacolo delimitadas por uma membrana.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

14 Os leos por sua vez, so armazenados em todas as clulas vivas, no entanto, as plantas mais complexas armazenam leos em estruturas secretoras glandulares (glndulas oleiferas).

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

14 Cristais de clcio: distribudos ao acaso dentro das clulas ou organizados em idioblastos, cel. especializadas no seu armazenamento.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Importncia das clulas vegetais 1.2.1 Produo de ceras Agresses do ambiente as altas t. Indstria.

Prod de papel C, graxa, baton e tintas trmicas


nos cdigos de barras. isolante trmico, p/ chips, peas de computador e como revestimento de comprimidos.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

2 Tecidos Vegetais As plantas vasculares apresentam ampla variao de estrutura e complexidade morfolgica no comparvel a nenhuma outra planta avascular. Entre a pequena Lemna e as gigantescas espcies de Sequoia e Eucalyptus ocorre uma variedade enorme de espcies intermedirias (anuais e perenes), sejam herbceas, arbustivas ou rbreas.

Famlia: Lemmacee Nome vulgar: Lemna

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

2 Tecidos Vegetais
Apesar dessa diversidade, todas as plantas vasculares comeam sua existncia como zigotos unicelulares e atingem seu tamanho final por sucessivas divises mitticas. O crescimento envolve um aumento de volume, ou seja, aumento do nmero e do tamanho das clulas, em geral acompanhado por sua diferenciao.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

2 Tecidos Vegetais
Os eixos das plantas vasculares, normalmente compostos de raiz e caule (com suas folhas), desenvolvem-se a partir de meristemas apicais localizados nas extremidades de caule e razes e cujas clulas esto se dividindo ativamente. Um desses meristemas, o procmbio, dar origem aos tecidos vasculares primrios ou seja o xilema e o floema primrios. Nesses pices meristemticos, os tecidos vasculares ainda no esto desenvolvidos e os materiais solveis movem-se de clula a clula. Porm, proporo que vo se afastando desses pontos de crescimento, sistemas condutores especializados so necessrios para o transporte no s de gua e sais minerais (xilema) como de substncias orgnicas (floema).

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

2 Tecidos Vegetais

Tecido meristemtico

basicamente o tecido embrionrio na planta adulta que pode se dividir em novas clulas (atividade mittica) e produzir outros tecidos.
As clulas meristemticas so geralmente de parede fina, com muito citoplasma e vacolo pequeno.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais

Meristema subapical da raiz de Tradescantia sp. com as regies da protoderme (a), meristema fund (b) e procmbio (c).

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Os meristemas podem ser classificados de acordo com diversos critrios, nomeadamente localizao e origem.
Quanto localizao, os meristemas podem ser: Meristemas apicais pice caulinar e radicular, onde causam o alongamento da planta; Meristemas laterais anel ao longo da raiz e do caule, causando o engros da planta; Meristemas intercalares ao contrrio dos restantes, so meristemas temporrios, originando a formao de novos ramos e folhas.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Quanto sua origem, os meristemas podem ser: Meristemas primrios com origem em clulas embrionrias, so responsveis pelo alongamento da raiz e do caule, bem como pela formao dos tecidos definitivos primrios. Existem trs meristemas primrios: Protoderme forma uma camada contnua de clulas em volta dos pices caulinar e radicular, sendo responsvel pela formao dos tecidos drmicos ou de revestimento primrios; Meristema fundamental envolve o procmbio por dentro e por fora, originando os tecidos primrios de enchimento ou fundamentais; Procmbio localizado no interior dos pices caulinares e radiculares, em anel, origina os tecidos condutores primrios.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Quanto sua origem, os meristemas podem ser:
Meristemas secundrios com origem em clulas j diferenciadas que readquirem secundariamente a capacidade de diviso, so responsveis pelo engrossamento das estruturas e pela formao dos tecidos definitivos secundrios. Existem apenas dois meristemas secundrios: Cmbio vascular com origem em clulas do procmbio ou em clulas parenquimatosas dos raios medulares, localiza-se no cilindro central, exteriormente ao xilema primrio e interiormente ao floema primrio; Cmbio suberofelognico com origem em clulas do crtex, epiderme ou mesmo do floema, localiza-se na zona cortical, geralmente logo abaixo da epiderme. As suas clulas apresentam um corte transversal retangular e forma para o exterior sber e para o interior feloderme. Ao conjunto, sber, cmbio suberofelognico e feloderme, chama-se periderme.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Independentemente do modo como os meristemas apicais se encontram localizados, as clulas por eles produzidas no se encontram organizadas ao acaso mas sim agrupadas em tecidos. Estes tecidos podem ser classificados: Tipos de Tecidos Origem Primrios Secundrios Constituio Celular Simples Complexos Caracterstica A partir de meristema primrio A partir de meristema secundrio nico tipo de clula Vrios tipos de clulas

Funes

Drmicas
Vasculares Fundamentais

Tecidos de revestimento e proteo


Tecidos de transporte de gua e solutos Tecidos de preenchimento, fotossint tico ou de armazenamento

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos de Revestimento As flores, frutos e sementes, bem como os caules e razes, antes de engrossarem, so revestidos por um tecido de proteo: a epiderme. A epiderme resulta da atividade da protoderme e as clulas que a constituem, sob o ponto de vista funcional e estrutural, podem apresentar grande variabilidade. Modificaes

Acleo

Sber

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos de Revestimento

Epiderme: o tecido de revestimento primrio originado da protoderme, geralmente de camada nica (uniestratificado) e no possui espaos intercelulares.

Em rgos areos, revestida pela cutcula. Em plantas com crescimento secundrio pode ser substituda por um tecido secundrio, a periderme.
Pode apresentar uma grande variedade de estruturas como papilas, estmatos, acleos e tricomas. Papilas so clulas onduladas presentes em flores (ptalas - aspecto aveludado); podem produzir perfumes e nctar. s vezes consideradas um tipo de tricoma.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos de Revestimento

Estmatos trocas gasosas: duas clulas guardas em forma de rim que regulam a abertura de um orifcio, o ostolo. Abaixo, a cmara subestomtica. Cercados de clulas com a mesma origem das clulas guardas, as clulas subsidirias, que so usadas para classific-los. As clulas guardas possuem cloroplastos; tem parede celular mais espessada na parte do ostolo e se abrem quando as clulas guardas ficam trgidas. Quase todos os rgos areos das plantas.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos de Revestimento

As folhas tambm so classificadas de acordo com a posio ocupada pelos estmatos em: Anfiestomtica ambas as faces; Hipoestomtica face inferior (abaxial) e Epistomtica fase superior (adaxial). Tipos de estmatos: a) Anomcito ou Ranunculeceos sem cl subsidiria; cercado de vrios tipos de cl epidrmicas; b) Anisoctico ou Crucfero possui trs subsidiarias, uma maior que as outras; c) Paracticos ou Rubiceos possui duas clulas subsidiarias paralelas e d) Tetractico possui quatro clulas, duas laterais e duas polares, so comuns em monocotiledneas.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos de Revestimento

Tipos de estmatos:

A- Dicotilednea
B- Monocotilednea

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos de Revestimento

Acleos expanses pluricelulares pontiagudas da epiderme; funo de defesa; so fceis de remover e so diferetes dos espinhos que so folhas modificadas. Tricomas so apndices da ep. orig de cel ch tricoblastos; uni ou pluricelulares e de estr variada. Evitam o aquecimento excessivo ou facilitam a perda de gua, digerem presas, protegem contra predadores e ajudam na disperso de sementes (algodo).
Figura 10. Tricoma cnico unicelular, a nivel de la nervadura central. Cutcula (Cu).

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos de Revestimento

Tipos de tricomas:
Glandulares secretam leos essncias, enzimas, substncias urticantes e acumulam nutrientes (suco de laranja); Secretor de sal livra-se do excesso de sal do organismo (exemplo avicenia); Plos radiculares so tricomas da raiz que aumentam sua superfcie de absoro; d) Colteres so tricomas especiais que secretam mucilagem no pice de alguns caules e e) Hidatdios so tricomas que secretam solues aquosas de cidos orgnicos.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos de Revestimento A epiderme resulta da atividade da protoderme.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Vasculares

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Vasculares

Os tecidos vasculares so responsveis pelo transporte de nutrientes atravs da planta. Xilema: transporta gua e sais minerais da raiz para serem processados e Floema: transporta produtos da fotossntese para o resto da planta Organizam-se em feixes vasculares onde geralmente o floema fica em volta do xilema e prxima a superfcie. So chamados de primrios ou secundrios quando se originam do cmbio ou procmbio. Os feixes vasculares classificados de acordo com o posicionamento xilema-floema.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Vasculares

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Vasculares

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Vasculares

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Vasculares

Tipos de feixes: a) Colateral xilema ao lado do floema, s de um lado; b) Bicolateral floema de ambos os lados do xilema, sem cercar e; c) Concntrico quando o xilema envolve o floema (perixilemtico ou anfivasal) ou o floema cerca o xilema (perifloemtico ou anficrival). Xilema e floema podem se formar em fases, a 1 parte o protoxilema (ou metafloema) e 2 o metaxilema (ou metafloema). O meta maior que o proto e so estr independentes, o meta, s aparece 1. 2.7.1.1 Xilema formado por fibras esclerenquimticas, parnquima e os elementos traqueais. O xilema que se forma primeiro, o protoxilema, o seguinte o metaxilema, mas um no origina o outro, so estruturas independentes. Partes do xilema: a) Fibras Esclerenquimticas fornecem suporte para os feixes; b) Clulas Parenquimticas funo de reserva e c) Elementos traqueais so as estruturas de conduo do xilema, tm paredes lignificadas e espessas com clulas mortas quando maduras.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Vasculares

Xilema

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Vasculares

Floema

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Vasculares

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Vasculares

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Vasculares -Xilema

Existem dois tipos: 1) Traquedes: so clulas alongadas com paredes perfuradas, acumulam funes de sustentar e conduzir. Considerados os elementos traqueais mais antigos e 2) Elementos de Vaso contm perfuraes nas paredes terminais que formam a placa perfurada. Vrios elementos de vaso se conectam atravs da placa perfurada em fileiras formando a traquia. Floema Transporta os produtos da fotossntese; composto de fibras esclerenquimticas, clulas parenquimticas (tpicas e especiais) e os elementos crivados. Fica voltado para o exterior da planta e na parte de baixo das folhas.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Vasculares

Partes do floema: Elementos crivados so semelhantes aos elementos traqueais, mas composto de celulas vivas anucleadas quando maduras. Divide-se em clulas crivadas e elementos de tubo crivado; b) Clulas Anexas (parnquima especial) ajudam a manter o gradiente de presso dos elementos crivados e tem a mesma origem destes; c) Clulas Crivadas clulas alongadas com reas crivadas nas paredes laterais e terminais, presentes nas gimnospermas e d) Elementos e Tubo Crivado so curtos e ocorrem na maioria das angiospermas. Os poros na regio terminal (que so mais desenvolvidos que os laterais) formam a placa crivada, os elementos de tubo se enfileiram formando o tubo crivado.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Clulas do Colnquima

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Colnquima

Parnquima

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL Tecidos Fundamentais

Tecidos Vegetais

Tecidos parenquimticos: o tecido de preenchimento adulto, originado do fundundamental e concetra a maioria das funes dos vegetais. Clulas polidricas, vivas, com grandes vacolos e pouca diferenciao (pode retornar a atividade meristematica facilmente). Tecido contnuo em toda a planta, geralmente h muito espao intercelular e o citoplasma das clulas se comunica.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Tecidos parenquimticos: Tipos de parnquima Aerfero ou Aernquima: espaos intercelulares muito desenvolvidos que acumulam ar; encontrado em plantas aquticas. Suas clulas tm formas variadas, como braciformes, retangulares e etc.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Tecidos parenquimticos: Tipos de parnquima Clorofiliano ou clornquima: rico em cloroplastos; responsvel pela fotossntese. encontrado no mesfilo foliar, em caules jovens e razes areas. Suas clulas podem ter um vacolo grande que empurra os cloroplastos para perto da parede celular otimizando a absoro de gases.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Tecidos parenquimticos: Tipos de parnquima Clorofiliano ou clornquima: rico em cloroplastos.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Parnquima Aqufero: estocagem de gua, comum em plantas de ambiente seco. Suas clulas podem conter mucilagem (polissacardeo hidrfilo).

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Parnquima de reserva: acumula substncias de reserva, rico em leucoplastos.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Parnquima de reserva: acumula substncias de reserva, rico em leucoplastos.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Parnquima de preenchimento: so clulas isodiamtricas com pequeno espao intercelular. encontrado principalmente no crtex do caule e da raiz.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Tecidos parenquimticos: Tipos de parnquima Aerfero ou Aernquima:

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Colnquima: formado de clulas vivas, justapostas (sem espaos) com paredes espessadas desigualmente. Tecido de sustentao em rgos jovens e em plantas herbceas maduras, nunca lignificado, encontrado nas margens de folhas ou em suas nervuras maiores e no caule, em forma de cilindro ou faixas longitudinais. Geralmente fica logo abaixo da epiderme.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Tipos de colnquima: a) Angular as paredes desse tecido formam ngulos entre si; b) Laminar ou Lamelar as paredes formam lminas com as clulas anteriores e posteriores; c) Lacunar surgem espaos entre as clulas; d) Anelar e e) Radial constitudo de clulas paralelas, alongadas e alocadas radialmente.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Esclernquima: tecido primrio como o colnquima, mas com a parede secundria muito espessada e lignificada e protoplasma morto na clula madura. Oferece sustentao e proteo contra o clima e animais, a lignina no muito apreciada, as clulas possuem uma forma varivel.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Tipos de esclernquima: a) Fibras so cel alongadas e afiladas na ponta que se subdividem em xilemticas - o xilema, se originam do procmbio e extraxilemticas fora do xilema e podem se formar no cmbio; pertencem ao floema, ou ao meristema fundamental. Tem o lmem da cel muito reduzido, s vezes, tomado pela parede e; b) Escleredeos so cl de paredes espessadas, curtas que formam um tecido muito rgido com muitas pontuaes na parede.
Tipos de Fibras: a) Libriforme paredes espessas e pontuaes simples; b) Septadas apresentam protoplastos vivos e septos internos, so encontrados no xilema e floema; c) Fibrotraqudeos apresentam espessura mediana da parede e pontuaes areoladas e d) Gelatinosas ou Mucilaginosas tm paredes clulares ricas em celulose e pobre em lignina. Armazena mucilgeno e gua.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Tipos de Escleredeo: a) Clula Ptrea encontrada no floema e na polpa de certos frutos (ex.: pra), tem forma quase isodiamtrica; b) Macroscleredeo tm clulas longas, da testa de muitas sementes; c) Osteoscleredeo clulas em forma de osso da testa de sementes e folhas; d) Astroescleredeo ocorre em folhas, tm forma de estrela e e) Tricoscleredeos apresentam-se com paredes delgadas e se parecem com tricomas.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

Figura 06. Seo transversal do caule da Cucurbita pepo, revelando o floema externo (Fe), floema interno (Fi), metaxilema (Mx), protoxilema (Px), cmbio vascular (Cv) e tiloses (T).

Figura 05. A - Seo transversal do caule da Tilia (3 anos), mostrando os raios (R), tubos crivados secundrios (Tcs), fibras secundrias (Fs), cmbio vascular (Cv) e xilema secundrio (Xs). B Mostrando pormenor dos tubos crivados secundrios (Tcs), fibras secundrias (Fbs) e raios (R).

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

Tecidos Vegetais
Tecidos Fundamentais

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS

rgos: Estrutura interna, externa e classificao


3.1 Raizes: resp pela fixao e abs de gua e sais. Mais externamente pode-se observar uma casca e mais internamente um cilindro central. Assume tambm a funo de armazenamento de substancias de reserva.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS

rgos: Estrutura interna, externa e classificao


Raizes:

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS

rgos: Estrutura interna, externa e classificao


Raizes: Anatomia de uma raiz primria 3.1.1.1 Rizoderme apresenta-se sem cutcula e sem estmatos, que apresenta plos absorventes. 3.1.1.2 Parnquima Cortical que pode fazer acmulo de substncias de reserva. 3.1.1.3 Endoderme com impermeabilizantes de lignina. 3.1.1.4 Periciclo camada de clulas delgadas das quais partem as razes secundrias. 3.1.1.5 Feixes Vasculares contm xilema e floema

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS

rgos: Estrutura interna, externa e classificao


Raizes: Anatomia de uma raiz primria

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS

rgos: Estrutura interna, externa e classificao


Raizes:

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS rgos: Estrutura interna, externa e classificao Raizes:

Comparao entre razes primrias e secudrias

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS rgos: Estrutura interna, externa e classificao Raizes:

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS
rgos: Estrutura interna, externa e classific ao Raizes:

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS rgos: Estrutura interna, externa e classificao Raizes: 3.1.2 Razes secundrias Apresentam crescimento tanto na casca quanto no cilindro central. Forma-se na superfcie o felognio. Este originar a periderme: formada por crtex e sber. No cilindro central ocorre formao constante de xilema internamente e floema externamente, a partir da diferenciao de clulas do cmbio (meristema entre xilema e floema). A extremidade terminal apresenta um tecido formado por clulas parenquimticas em vrios estdios de diferenciao a coifa, que protege a zona de diviso intensa da raiz, o meristema.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS rgos: Estrutura interna, externa e classificao Raizes:

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS rgos: Estrutura interna, externa e classificao Raizes:


3.1.3 Tipos e funes 3.1.3.1 Raiz Subterrnea sua funo de fixar a planta ao solo e absorver nutrientes. 3.1.3.2 Raiz Aqutica aquticas flutuantes, portanto sua funo no fixadora, apenas de absoro. 3.1.3.3 Raiz area plantas epfitas, auxiliam na sua fixao s hospedeiras. Podendo descer ao solo onde se ramificam e assumem funo de absoro. Quando retirada seiva da hospedeira ocorre parasitismo. 3.1.3.4 Razes Adventcias so aquelas que partem do caule em direo ao solo para auxiliar na fixao. Ocorrem normalmente em solos no consolidados, no muito firmes como em manguezais. Pneumatforos: so emitidas em situao de dificuldade de aerao, crescem verticalmente para fora do solo. Possuem orifcios de aerao, os pneumatdios.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS rgos: Estrutura interna, externa e classificao Raizes:


3.1.3 Tipos e funes

Raiz Escora

Raiz Suporte

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS rgos: Estrutura interna, externa e classificao Raizes:


3.1.3 Tipos e funes

Raiz Tabular

Peumatforo

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS rgos: Estrutura interna, externa e classificao Raizes:


3.1.3 Tipos e funes

Raiz Grampiforme

Raiz Aqutica

3 RGOS rgos: Estrutura interna, externa e classificao Raizes:

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS Caules

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS Caules

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS Caules Sustenta folhas, flores e frutos. Responsveis pela conduo de seiva entre razes e folhas. Formado a partir de um meristema no embrio, o qual estar localizado na gema apical da planta adulta. Esta permitir o crescimento vertical, enquanto gemas laterais a sua ramificao. Cada ramo tem uma gema apical e laterais. Estas so caractersticas do caule, razes no as possuem.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS Caules Caule das Dicotiledneas.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS Caules Caule das Dicotiledneas.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS Caules Caule das Mocotiledneas.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS Caules Caule das Monocotiledneas.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3 RGOS Caules Caule das Monocotiledneas.


3.2.1 Tipos de caule

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3.2.1.1 Caules subterrneos: a) Rizoma cresce no interior do solo paralelamente superfcie. Do rizoma partem folhas perpendiculares superfcie do solo. O conjunto desta folhas denomina-se pseudocaule, pois assumem aspecto de caule. Esto presentes na bananeira e vitria rgia;

3 RGOS Caules Caule das Monocotiledneas.


3.2.1 Tipos de caule

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3.2.1.1 Caules subterrneos: a) Rizoma;

3 RGOS Caules Caule das Monocotiledneas.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3.2.1 Tipos de caule b) Tubrculo caracteriza-se por armazenar grande quantidade de material de reserva, o exemplo mais comum a batata inglesa e c) Bulbo consiste numa poro basal, o prato, de onde partem numerosas folhas mod, os catafilos.
Bulbo

3 RGOS Caules Caule das Monocotiledneas.

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3.2.1 Tipos de caule 3.2.1.2 Caules Aquticos so clorofilados, possuem aernquima bem desenvolvido, importante para a respirao e flutuao.

3 RGOS Caules Caule das Monocotiledneas.


3.2.1 Tipos de caule

ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL

3.2.1.3 Caules Areos Volveis: enrolam em um suporte; ex.: trepadeiras

3 RGOS Caules ECE IV BOTNICA / FISIOLOGIA VEGETAL Caule das Monocotiledneas.


3.2.1 Tipos de caule 3.2.1.4 Rastejantes quando vivem sobre a superfcie. 3.2.1.5 Caules modificados so caules que apresentam estr de defesa por apresentar formato pontiagudo como os espinhos. Com filamentos enrolados servem para auxiliar na fixao, as gavinhas.

Gavinha

Espinho

You might also like