You are on page 1of 9

Resoluo de Problemas Plya,G.

(1945)
Fundamentos da Didctica da Matemtica Professor Doutor Joo Pedro da Ponte

Andreia Gonalves Isabel Henriques

Porqu Resolver Problemas?

O envolvimento na resoluo de um problema pe em jogo as capacidades inventivas...quem o resolver pelos seus prprios meios...gozar o triunfo [e a satisfao] da descoberta.

Porqu Resolver Problemas?

Envolver os alunos na resoluo de problemas compatveis com os seus conhecimentos, auxiliando-os [nesse percurso] por meio de indagaes estimulantes, poder incutir-lhes o gosto pelo raciocnio independente... e criar oportunidades para descobrirem os seus talentos e gostos... encarando de forma positiva, como algo agradvel, o intenso trabalho mental.

Como Resolver Problemas? Plya, G


O Papel do Professor No essencial, o papel do professor consiste em apoiar os alunos, com vista ao desenvolvimento progressivo da autonomia destes e construo da competncia de resoluo de problemas. Deve colocar-se no lugar do aluno, perceber o ponto de vista deste, procurar compreender o que se passa na sua cabea... Questiona os alunos e fornece-lhes sugestes, indicando a direco geral [mas] deixando muito para o estudante fazer

O Modelo Proposto por Plya

Plya sugeriu uma aproximao resoluo de problemas em quatro etapas fundamentais. Na verdade, essas etapas so depois subdivididas, sendo sugeridas inmeras estratgias que podem ser utilizadas nas alturas apropriadas.

As Quatro Etapas

Entender o Problema

Ler cuidadosamente o problema, se necessrio vrias vezes. Compreender o significado de cada termo utilizado. Reescrever o problema. Identificar, claramente, as informaes de que necessita para o resolver.

Estabelecimento de um Plano

Encontrar a conexo entre os dados e a incgnita com o objectivo de definir uma estratgia / plano de resoluo. Poder ser necessrio considerar problemas auxiliares ou particulares.

As Quatro Etapas

Execuo do Plano

Compreender e executar a estratgia definida. Verificar a correco de cada passo.

Reflexo

Implica uma reflexo sobre a resoluo do problema, revendo-a e discutindo-a. Procurar utilizar o resultado, ou o mtodo, em outros problemas.

Questes para Discusso

Que problemas propor aos alunos?


Problemas que apenas envolvem pensamento matemtico? Problemas que envolvem pensamento matemtico socialmente contextualizado? (...)

Quais as finalidades de um ensino da matemtica centrado na resoluo de problemas?

Questes para Discusso

Qual a utilidade na resoluo de problemas para o desenvolvimento de capacidades teis na vida diria, presente e futura, dos alunos? As capacidades desenvolvidas atravs da resoluo de problemas so, de facto, mobilizadas pelos alunos noutras situaes?

You might also like