You are on page 1of 23

NUTRIO

Autoria

NUTRIO
Introduo Funes dos Nutrientes Boa Alimentao Obesidade

Pirmide Alimentar

Anemias

Colesterol

INTRODUO
Nutrio Humana, Cincia que estuda os nutrientes e outras substncias alimentcias e a forma na qual o corpo as assimila. A organizao Mundial da Sade (OMS) e alguns pases do indicaes precisas quanto aos nutrientes necessrios a uma dieta equilibrada.

Classificao
Os nutrientes so classificados em cinco grupos principais: protenas, carboidratos ou glicdios, gorduras ou lipdios, vitaminas e sais minerais. Esses grupos compreendem um total de 45 a 50 substncias que os cientistas consideram essenciais para manter a sade e um crescimento normal, com base em pesquisas com animais.

FUNES DOS NUTRIENTES


A funo primordial da protena produzir tecido corporal e sintetizar enzimas, alguns hormnios que regulam a comunicao entre rgos e clulas (como a insulina) e outras substncias complexas que reagem os processos corporais. Os sais minerais inorgnicos so necessrios reconstruo estrutural dos tecidos corporais, alm de participar em processos como a ao dos sistemas enzimticos, contrao muscular, reaes nervosas e coagulao do sangue.

As vitaminas lipossolveis so compostos orgnicos que atuam principalmente nos sistemas enzimticos para melhorar o metabolismo das protenas, dos carboidratos e das gorduras. Sem essas substncias, no aconteceria a decomposio e assimilao dos alimentos. Certas vitaminas participam da formao de clulas do sangue, hormnios, substncias qumicas do sistema nervoso e de materiais genticos.

Os carboidratos so os principais responsveis por fornecerem energia na maioria das dietas humanas. Os alimentos ricos em glicdios so mais baratos e abundantes em comparao com aqueles com alto teor de protena e gorduras. Os carboidratos so queimados durante o metabolismo para produzir energia, liberando dixido de carbono e gua.

Obesidade
De acordo com um recente relatrio da Organizao Mundial da Sade (OMS), a obesidade atingiu propores epidmicas em todo o mundo. Hoje a obesidade to comum (aproximadamente 250 milhes de obesos e 500 milhes de pessoas com sobrepeso no mundo) que est comeando a substituir a subnutrio e as doenas infecciosas como a doena que mais provoca danos sade, podendo causar conseqncias graves.

A obesidade associada a algumas das doenas de alta prevalncia nas sociedades modernas, como o diabetes do tipo 2, a hipertenso, as doenas cardiovasculares e alguns tipos de cncer (mama, tero, prstata e clon). Devido a esse impacto na sade das populaes, a gentica da obesidade tem recebido ateno considervel, principalmente aps a descoberta do gene da leptina, responsvel pela obesidade.

Como sabermos se estamos nos alimentando corretamente? O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, aps uma pesquisa, chegou a concluso que uma pirmide representaria adequadamente os alimentos que devemos ingerir. No entanto, os hbitos alimentares americanos so diferentes dos nossos. Por essa razo, PHILLIPPI, S.T. et al, em 1996 adaptou a pirmide americana aos hbitos brasileiros. A Pirmide Alimentar foi dividida em quatro nveis, alguns deles com "subdivises" conforme vemos a seguir. Essas divises facilitam o nosso entendimento sobre os grupos alimentares que devemos ingerir diariamente.

Primeiro Nvel: grupo das cereais, tubrculos e razes. So alimentos ricos em carboidratos, nutrientes responsvel pelo fornecimento de energia para o organismo realizar suas funes bsicas e as diversas atividades do ser humano: andar, falar, brincar, trabalhar, etc. A falta desse nutriente na dieta far com que o organismo lance mo das protenas para obter a energia necessria, prejudicando entre outras coisa a resistncia da pessoa. Ento divididos em: 3 grupos: - Cereais: arroz, cevada, trigo, gros integrais, etc; - Tubrculos: batata, car, mandioca, etc; - Massas: pes, bolos, biscoitos, etc.

Segundo Nvel: grupo das hortalias e frutas. So alimentos fontes de vitaminas e sais minerais, que regulam todas as funes do organismo, regularizam a funo intestinal e garantem um bom funcionamento do sistema nervoso. Esto presentes nas: - Frutas: laranja, pra ma, uva, abacaxi, etc; - Verduras: alface, escarola, agrio, espinafre, brcolis, etc; - Legumes: abbora, abobrinha, chuchu, vagem, quiabo, etc.

Terceiro Nvel: grupo do leite e produtos lcteos; grupo das carnes e ovos e grupo das leguminosas. So alimentos ricos em protenas, que sero usadas na construo, renovao e manuteno dos tecidos e sangue, crescimento, aumento da resistncia do organismo a infeces. Dividem-se em 3 grupos: - Leite e derivados: iogurte, requeijo, queijo, coalhada, etc; - Carnes: bovina, suna, ovos, midos, vsceras; - Leguminosas: feijo, soja, ervilha, lentilha, gro de bico. Como esse grupo no possui o mesmo valor nutritivo das carnes, deve ser consumido junto com o arroz.

Quarto Nvel: grupo dos leos e gorduras e grupo dos acares e doces. Localizando-se na ponta da pirmide, fornecem energia para o organismo mas, devem ser consumidos com moderao. So divididos em 2 grupos: - leos e gorduras: margarina/manteiga, leo; - Acares e doces: doces, mel e acares.

A pirmide um auxlio, um guia para sua alimentao pois apresenta as quantidades mnimas e mximas que podem ser ingeridas de cada grupo em cada refeio. No entanto, devemos lembrar que cada pessoa tem uma atividade diferente, requerimentos proticos e calricos diferenciados para cada faixa etria, fazendo com que cada situao seja nica. O que procuramos fazer foi passar informaes gerais sobre alimentao. Caso sinta necessidade, procure um nutricionista. Ele estar pronto a orientar-lhe em tudo o que for necessrio.

Anemias
Esse um problema que preocupa a todos mas, principalmente a mes de crianas que, de um modo ou de outro no se alimentam direito (muitas vezes, apenas do ponto de vista da me). No entanto, as anemias nutricionais no so um problema exclusivo de crianas, como veremos. As anemias nutricionais so assim chamadas porque resultam de uma ingesto inadequada de ferro, protena, certas vitaminas como b12, cido flico, piridoxina e cido ascrbico, entre outros fatores. Podemos dizer que temos diversos tipos de anemias, porm, no Brasil, a grande incidncia de anemia ferropriva (por falta de ferro). Normalmente, uma pessoa com anemia ferropriva apresenta, de modo geral, sintomas como fadiga, anorexia, (perda de apetite), palidez.

A anemia pode ocorrer por trs motivos bsicos:


Perda crnica de sangue, por hemorragia, parasitas, etc.; Uma absoro ou ingesto de deficiente de ferro; Maior requerimento de ferro como o que ocorre na infncia, adolescncia e gravidez. Como podemos perceber, a anemia pode atacar , homens, mulheres, gordos, magros, crianas ou idosos. No entanto seus alvos preferidos so as crianas, os adolescentes por estarem em fase de crescimento e deste modo terem uma necessidade maior de ferro; as mulheres , devido as perdas menstruais, muitas das quais no percebem que as suas regras podem estar fora do comum; as gestante, pois o feto roubao ferro de sua me para suas prprias necessidades e formar sua prpria reserva de ferro, que deve durar at, mais ou menos, o sexto ms.

Quanto aos idosos, essa carncia pode ocorrer, por ingesto insuficiente (muitas vezes por dificuldade de mastigao mas, em algumas vezes, por absoluta falta de condies financeiras de alimentar-se adequadamente), distrbios gastrintestinais, acloridria, entre outros.

Tratamento
Aps o diagnstico mdico, o tratamento da anemia normalmente, medicamentoso. Caso isso acontea somente o mdico poder indicar o medicamento adequado e a dose necessria para a recuperao do paciente. Do ponto de vista nutricional, uma dieta com alimentos ricos em ferro poder, no s, ajudar na recuperao das taxas normais de ferro como a mant-la.

Colesterol
A cada dia surgem novas pesquisas que apontam para o risco de uma dieta em gordura e, conseqentemente, no temido colesterol. O colesterol um componente essencial das membranas estruturais de todas as clulas dos mamferos,e o principal componente do crebro e das clulas nervosas. sintetizado e armazenado no fgado. O colesterol encontrado apenas em alimentos de origem animal.

Embora desempenhe diversas funes no organismo, ele tambm um dos responsveis, juntamente com os lipdeos, pelo depsito de gordura nos vasos sanguneos, iniciando o processo de aterosclerose (entre outros fatores). Quando vamos fazer um exame de sangue, o mdico costuma pedir colesterol total e suas funes: HDL (bom colesterol), LDL (mau colesterol) e VLDL. O colesterol diettico aumenta o colesterol sanguneo, dai a preocupao com a ingesto elevada de produtos de origem animal e tanto se falar em cidos graxos saturados, monoinsaturados no azeite de oliva e leo de abacate.

Para manter o nvel adequado de colesterol no sangue no basta diminuir o consumo de gorduras saturadas ou aumentar a quantidade das poliinsaturados, preciso tambm ingerir as monoinsaturadas. Pois, elas aumentam os valores do bom colesterol, diminuindo o mau colesterol, alm de atuar nas membranas celulares diminuindo a formao de radicais livres. Alm disso aumentam a excreo biliar e fecal do colesterol. deste modo, podemos perceber que deve haver um equilbrio entre os trs tipos de cidos graxos.

AUTORIA
Rubia Mara Bragagnollo.
Professor: Nilton Rech

Sair

You might also like