You are on page 1of 25

Enf.

Eurides Lima Jos

EXPECTATIVA DE VIDA NO BRASIL :


A Taxa vida mdia humana, expressa em anos A esperana de vida no Brasil de 73,1 anos (77 anos para as mulheres e ara 69,4 anos para os homens, segundo o IBGE/ ano 2010

73

EVOLUO DA POPULAO IDOSA NO BRASIL (1980 2050)


FATORES evoluo da medicina melhoria das condies socioeconmicas (acesso sade e educao, aumento da renda, investimentos pblicos em programas sociais.

Distribuio da populao brasileira por grupos etrios

Nota-se uma gradativa diminuio na taxa de natalidade (populao jovem 0 14 anos) e aumento significativo das populaes adulta (15 64 anos) e idosa (acima de 64 anos), refletindo diretamente no aumento da expectativa de vida da populao brasileira.

FECUNDIDADE NO BRASIL: (N mdio de filhos que uma mulher teria ao final de sua idade reprodutiva - Dos 15 aos 45 anos) Em 2009 a taxa de fecundidade no Brasil foi de 1,94 filhos

Qual a diferena entre homens e mulheres ??????

Epidemiologia do Envelhecimento

Epidemiologia

a cincia que estuda a dinmica das doenas e/ou agravos de uma determinada populao em um determinado perodo de tempo. (Rouquairol, 2009)

Idoso no Mundo

Epidemiologia do Envelhecimento no Brasil

Fonte: IBGE, Censo Demogrfico 2009

Os Estudos demonstram que o envelhecimento populacional um fenmeno mundial, notadamente acentuado na amrica latina e, especialmente no Brasil, onde, segundo a OMS, a populao com mais de 60 anos crescer de forma a coloc-lo em sexto lugar em n de idosos no mundo no ano de 2025. Ocorrer reflexo direto no setor de sade, objetivando a promoo de sua sade e a preveno e/ou tratamento das enfermidades prevalecentes aos mesmos. PAREI

Fatores relevantes do aumento da populao idosa no Brasil


das taxas de mortalidade; da taxa de fecundidade; s melhores condies de saneamento bsico; Ao domnio das doenas infecto-contagiosas; s vacinaes sistemticas; s teraputicas avanadas no combate das doenas em geral.

Conceito

Cincia que estuda o envelhecimento nos seus

aspectos biolgico, psicolgico e social, como


cincia pura, bsica ou acadmica.

(Ruiprez, 2009)

GERIATRIA

CONCEITO

Ramo da medicina que se dedica ao idoso, ocupando-se no s da preveno, do diagnstico e do tratamento das suas doenas agudas e crnicas, mas tambm da sua recuperao funcional e reinsero na sociedade.
(Ruiprez, 2009)

SENESCNCIA

CONCEITO
Mudanas que ocorrem no organismo apenas pela passagem dos anos, correspondentes aos efeitos naturais do processo de envelhecimento.

A Enfermagem Gerontolgica propriamente dita um campo de conhecimento recente e em organizao, que reflete a preocupao dos enfermeiros com as questes relativas ao envelhecimento.

O Paciente Geritrico

aquele que apresenta trs ou mais dos seguintes pontos:


Idade superior a 60 anos; Pluripatologias; Seu processo ou doena principal tm carter incapacitante; Patologia mental acompanhante ou predominante; Existe problemtica social relacionada ao seu estado de sade.

Na Bblia, tambm podemos perceber que a

atitude frente s pessoas idosas nem sempre foi


to pacfica ou to tranqila como, s vezes,

ouvimos e afirmamos. Podemos perceber na


leitura da Bblia que as pessoas idosas no tm uma vida sem problemas, sem dificuldades. Mas a exortao quanto ao respeito, valorizao da sabedoria dos mais velhos sempre aparece.

O Salmista, por exemplo, compara as pessoas que andam com Deus como rvores viosas cheias de vigor e de frutos mesmo na velhice (Sl 92.13-15). A Bblia nos mostra um horizonte diferente daquele que percebemos na nossa sociedade.
O senhor disse: At vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda quando tiverdes cabelos brancos, eu vos carregarei; j o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei. (Is 46.4)

Referncias Bibliogrficas
BERGER, Louise & POIRIER, Daniele Maioloux. Pessoas Idosas: uma abondagem global. Lisboa, Lusodidtica, 1995. BOTH, Agostinho. Gerontologia: educao e Longevidade. Passo Fundo, Imperial, 1999. BRASIL, Poltica Nacional do Idoso. Lei n 8.842, 4 de janeiro de 1994. Braslia, 1994. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Disponvel em www.ibge.org.br. Acesso em 08/01/2005.

OBRIGADA!!!

You might also like