You are on page 1of 12

DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL

JOVEM ADULTO
Perodo marcado por escolhas, atitudes e comportamentos que tm impacto direto na vida dos indivduos. Suas escolhas formam sua vida pessoal e social.

A personalidade muda durante a idade adulta? Como?


-

Se e como a personalidade muda uma questo importante sobre a personalidade adulta. Perspectivas diferentes abordam esta questo, trazendo temas como: Introverso, extroverso (socializao); Resilincia e controle do ego; Erikson: Intimidade x Isolamento; Crises levam reavaliao e modificao; Mecanismos adaptativos;

- Outros autores defendem a ideia de que o desenvolvimento psicossocial influenciado pela ocorrncia de eventos de vida.

O que intimidade e como ela se expressa na amizade, na sexualidade e no amor?


-

Relacionamentos ntimos esto ligados sade fsica e mental. Sternberg Teoria Triangular do Amor: intimidade, paixo e comprometimento.

As pessoas tendem a escolher parceiros que sejam semelhantes a si mesmas.

Por que algumas pessoas permanecem solteiras?


-

Motivos para ser solteiro: oportunidades profissionais, viagens, liberdade sexual e de estilo de vida, desejo de autorealizao, maior auto-suficincia das mulheres, menor presso social para casar, medo de divrcio e dificuldade para encontrar o parceiro adequado.

Como os homossexuais lidam com "assumir" sua condio e qual a natureza dos relacionamentos homossexuais?
-

O processo de assumir a homossexualidade pode estender-se at a idade adulta, e a completa abertura em relao sua orientao sexual pode nunca ser plenamente alcanada.

Quais so os prs e os contras da coabitao?


A coabitao tornou-se comum, s vezes representam uma experincia anterior ao casamento, outras acabam representando a unio em si.

O que os adultos ganham com o casamento? Que padres culturais cercam o ingresso no casamento? Por que alguns casamentos so bemsucedidos enquanto outros fracassam?
- O casamento universal e busca atender necessidades econmicas, emocionais, sexuais e sociais. - A seleo de parceiros e a idade de casamento variam entre as culturas. - O xito no casamento depende da fora do comprometimento e dos padres de interao estabelecidos no incio da idade adulta.

Quando a maioria dos adultos tm filhos? Como isso afeta um casamento?


-

Padres familiares mudaram. As mulheres querem filhos mais tarde, devido ao nvel de instruo. Homens tendem a querer mais filhos, mas se envolvem menos na criao. Satisfao no casamento diminui durante a criao dos filhos.

Por que alguns casais optam por no ter filhos?


- Por querer se concentrar na profisso, no estilo de vida adulto, maior intimidade conjugal ou por no se sentirem aptos criar um filho, psicologicamente e financeiramente.

Como casais com renda dupla dividem as responsabilidades e lidam com conflitos dos papis que desempenham?
-

O nus acaba recaindo mais pesadamente para a mulher, devido a desigualdade de trabalho. Polticas favorveis famlia no local de trabalho podem ajudar a diminuir o estresse em famlias de renda dupla.

Por que as taxas de divrcio aumentaram? Como os adultos adaptam-se ao divrcio, ao novo casamento e ao papel de padrastos e de madrastas?
-

Mulheres querem independncia financeira e no querem expor seus filhos ao conflito conjugal. Adaptao dolorosa, depende de como foi o processo de divrcio. Segundos casamentos tendem a ser menos estveis do que os primeiros. Madrastas e padrastos tendem a ter dificuldades de criar os enteados.

You might also like