You are on page 1of 46

Sensores de Nvel e Capacidade

Tpicos Abordados

Conceitos Introduo Caractersticas Tipos de Medio de Nvel Vantagens Desvantagens Dados Tcnicos Aplicaes Funcionamento
2

Introduo

Basicamente qualquer tipo de automao, indiferente do ramo de atividade, pode realizar:


Deteco Transferncia Avaliao de sinais.

Introduo

A medio do nvel bastante importante para a maioria dos processos industriais, nomeadamente para processos relacionados com:
A proteo ambiental Com a segurana de uma fbrica Com a qualidade dos produtos, etc.

Introduo

Os dispositivos de medida de nvel medem :

A posio da superfcie do lquido sobre um ponto de referncia A altura hidrosttica criada pelo lquido cuja superfcie se deseja conhecer.

Introduo

A medio de nvel, embora tenha conceituao simples, requer por vezes artifcios e tcnicas apuradas.

O nvel uma varivel importante na indstria no somente para a operao do prprio processo, mas tambm para fins de clculo de custo e de inventrio. Os sistemas de medio de nvel variam em complexidade desde simples visores para leituras locais at indicao remota, registro ou controle automtico.
6

Introduo

Na indstria se requer medies tanto de nvel de lquidos como de slidos.

Para facilitar a compreenso costuma-se definir nvel, como sendo a altura do contedo de um reservatrio, que poder ser um lquido ou um slido.

Tipos de Medio de Nvel


Medio Direta
a medio que se faz tendo como referncia a posio do plano superior da substncia medida.

Medio Indireta
o tipo de medio que se faz para determinar o nvel em funo de uma segunda varivel.
8

Tipos de Medio de Nvel


Medio direta:

Indicador do tipo gancho


Visor de vidro

Nveis de flutuador

Tipos de Medio de Nvel


Medio Indireta:
Presso
Manmetros de tubo em U Nveis de borbulhador Nveis de diafragma Clulas de presso diferencial(DPC)

Impulso
Nveis de deslocador

Eltricos
Nveis capacitivos Detector de nvel condutivo Nveis radioativos Nveis ultrasonicos Detector de nvel de lminas vibrantes

10

Vantagens e Desvantagens dos dois mtodos


A - Determinao do Nvel
A preferncia ser dada s medies diretas, pois o peso especfico do lquido a medir varia com o tempo. Nos demais casos usa-se o outro mtodo, de acordo com a medio a efetuar.
11

Vantagens e Desvantagens dos dois mtodos


B - Determinao do Volume
D-se preferncia s medidas diretas. Conhecendo-se a rea da base do reservatrio, tem-se:

V=S.H
onde: V = volume do lquido h = altura do lquido S = rea da base do reservatrio
12

Tipos de Medidores Nvel a serem apresentados

Bia Magntica Bia Lateral Bia Pra Condutivo Hidrosttico Ultra-Snico Rgua-Externa Yo-Yo P-Rotativa Capacitivo Vibratrio

SER ABORDADO:

Caractersticas Vantagens Dados Tcnicos Aplicaes

13

Apresentando fcil instalao, operao e calibrao, no so afetados pela presena de Instrumentos para medio e espuma, gases/vapores, mistura DADOS TCNICOS controle/deteco de nvel de lquido em de lquidos no processo ou -Comprimento da haste : at 3 m tanques ou reservatrios contendo variaes de determinadas / 4-20 a dois fiosdo fluido como materiais como: -Sada : Contato SPDT (chave) caractersticas (transmissor) - gua, viscosidade, constante dieltrica -Materiais em contato com o processo : AISI 304, - produtos qumicos ou condutividade.

Bia Magntica

316 ou PP alimentcios -Temperatura : at 100 C (AISI) / 60 C (PP) combustveis instrumento -Presso : at 10 kgf/cm2 (AISI) / 3 kgf/cm2 ideal (PP) quando se inflamveis -Densidade : de 0,75 a 1,5 kg/dm 3-Verses deseja umapara soluo de eficincia outros. comprovada e baixo custo. reas classificadas

14

Bia Magntica

Uma bia percorre um tubo guia de acordo com a variao que ocorre com o nvel do lquido. No interior deste tubo encontramse vrios resistores e sensores magnticos (reed switches) que so ativados pelo campo magntico gerado por um pequeno im que preso no interior da bia. Cada sensor magntico tem seu estado alterado (aberto/fechado) pela passagem da bia e que provoca a mudana do valor de um sinal eltrico. Um circuito eletrnico monitora continuamente este sinal, convertendo-o em corrente 4-20 mA que proporcional ao nvel do lquido.

15

Bia Lateral

Podem ser utilizados diversos materiais como:

com

- gua, - Produtos qumicos, So instrumentos utilizados no DADOS TCNICOS - Combustveis, controle e deteco de nvel de -Diferencial : fixo ou lquidos ajustvel - Alimentcios, em tanques ou que -Sadareservatrios : contato SPDT - Ao Inflamveis, requerem posio montagem -Materiaisde em contato com o processo : Inox lateral, seja por: - Outros. -Temperatura : -20 a 250 C -Presso : at 25 kgf/cm2 - falta de espao -Densidade : mn. 0,7 kg/dm3 - devido ao tanque serpara muito alto. -Verses reas classificadas

Apresentam fcil instalao, no necessitando de alimentao eltrica. Dispondo de vrias opes de conexes ao processo, verses para reas classificadas, e utilizveis em uma ampla faixa de temperatura/presso, estes instrumentos so solues de grande versatilidade e confiabilidade.
16

Bia Lateral

Instalada na lateral do tanque, a chave tem seu funcionamento baseado em uma bia cujo movimento transmitido a uma haste e esta, a um magneto localizado no interior do invlucro atravs de acoplamento magntico, provocando assim a atuao de um contato eltrico. As partes molhadas so fabricadas em Ao Inox e diversas opes de conexes eltricas esto disponveis, como rosca ou flanges.

17

Bia Pra
Representam os mais simples instrumentos para o controle e deteco de nvel de lquidos. DADOS TCNICOS : microcontato Aliam baixo -Sada custo e grande facilidade de instalao. -NA/NF-Invlucro : PP Seu microcontato no utiliza mercrio e o diferencial pode ser -Cabo : PVC ajustado atravs de um pequeno contrapeso.

Entre as

-Comprimento do cabo : 5 ou 10 m -Temperatura: at 60 C -Presso : at 5 kgf/cm2 aplicaes tpicas encontram-se:

-tanques e fossas de efluentes -dejetos industriais ou gua, -controle de bombas, -locais de difcil acesso montagem de outros tipos de sensores de nvel - etc.

18

Bia Pra

A chave de nvel Srie 140 suspensa por um cabo de PVC e possui no interior de seu invlucro selado um microcontato e uma pequena esfera de metal. Conforme o nvel sobe ou desce, a esfera acompanha a inclinao da bia percorrendo uma canaleta. A mudana do contato (comutao) no momento em que a bia inclinar-se de um ngulo igual ou maior que 45. O ajuste do ponto de atuao feito atravs do contrapeso que acompanha a bia, podendo estar localizado em qualquer posio ao longo do cabo.

19

Aplicaes das chaves condutivas


Alarme de nvel alto/intermedirio/baixo
em tanques ou poos artesianos, de bombas/vlvulas dispositivos

controle

como

Condutivo

controle de nvel em caldeiras ou vasos de

Desenvolvidos para aplicaes -Modo de operao : independente ou diferencial que envolvem o -Pontos de controle : at 6 ptos. (remota) / at 2 ptos. (compacta) controle/deteco de nvel de -Modelos de haste : rgida ou flexvel lquidos condutivos em: -Sada : rel SPDT
--Temperatura tanques, : -20 a 150 C (*) --Presso reservatrios, : at 10 kgf/cm2 (*) - poos profundos - ou locais remotos (via LP),

-Montagem : compacta ou remota

DADOS TCNICOS

presso so aplicaes tpicas.

So de fcil instalao, no apresentam partes mveis e portanto, praticamente no necessitam de manuteno constante. Disponveis em duas verses:
- haste rgida - e flexvel. 20

Condutivo

Seu princpio de funcionamento baseado na variao de capacitncia que ocorre quando a haste detecta produtos com constantes dieltricas diferentes da do ar. Um circuito eletrnico responsvel por efetuar esse monitoramento. No momento em que o produto entra em contato com a haste, o contato eltrico da sada acionada. Dessa forma, o instrumento no possui qualquer parte mvel. Vrias configuraes e modelos esto disponveis para a grande diversidade de aplicaes : diferentes opes de hastes sensoras e materiais, verses para altas temperaturas e presses, assim como para reas classificadas.

21

Entre as aplicaes tpicas encontram-se :


- Medio de nvel de tanques contendo gua, - Lquidos viscosos, - Produtos qumicos, - Alimentcios,

Hidrosttico

-Em poos profundos ou locais de difcil acesso e instalao.

Utilizados em aplicaes onde No apresenta qualquer parte mvel uma vez DADOS TCNICOSque seu princpio de operao totalmente necessrio monitorar o nvel de lquido -Faixa de operao : at 200 mca continuamente: baseado na medio da presso exercida

fios coluna de lquido que fica acima do - tanques, -Preciso : < 0,5%-Sada : 4-20 mA a doispela -Alimentao : 24 VCC-Material : Ao Inoxsensor. (*) Um circuito eletrnico converte o - reservatrios que vem do sensor de presso em -Temperatura : at 60 C (pendular) / at sinal 100 C (lateral) - ou poos artesianos. corrente 4-20 mA. Por isto, pode ser -A verso lateral apresenta haste em ao inox e diafragma utilizado em tanques com presena de cermico. espuma, turbulncia ou gases/vapores alm No possuem partes mveis e de no ser afetado por caractersticas do no so afetados por turbulncia, fludo que possam sofrer mudanas como espuma, gases/vapores ou por viscosidade ou constante dieltrica. variaes de determinadas Duas verses encontram-se disponveis : caractersticas do fluido como pendular e lateral. constante dieltrica ou condutividade. A verso lateral instalada pelo lado externo do tanque, sendo que a nica parte em contato com o meio um diafragma. A Disponveis em dois modelos : verso pendular composta somente por - pendular um sensor preso a um cabo, sendo submerso at o fundo do tanque. - e lateral. 22

Ultra-snico

Verses : compacta e remota.

Os medidores ultra-snicos podem ser Utilizados na medio e TCNICOS DADOS utilizados nos mais variados materiais controle de nvel de -Faixa de medio : at materiais 25 m (lquidos) / at como: 70 m (slidos) lquidos ou slidos, apresentam - ngulo de incidncia : 5 ou 6 (*) - gua, excelentes preciso - Material do transdutor : PP, PVDF, e AISI, PTFE (lquidos) / AISI (slidos) - efluentes, performance, alm de no: existir - Sada (verso compacta) 4-20 mA ajustvel - lquidos inflamveis contato fsico entre o sensor e o - Sadas (verso remota) : 4-20 mA ajustvel , rels ou RS232 ou 485 (opc.) ou corrosivos meio medido. e slidos como : - Preciso : 0.25% do fundo de escala

de at 8 silos/tanques iguais simultaneamente utilizando 1 controlador e 8 sensores.

- Temperatura : at 90 C (*) - Verses para classificadas Possibilita oreas monitoramento

granulados, ps (cal, cimento, farinha), chips de plstico, cavaco de madeira,

O excelente ngulo de incidncia permite seu uso em aplicaes crticas como silos/tanques de pequeno dimetro ou com presena de gases/vapores ou p.

23

Ultra-snico

No possui qualquer parte mecnica em contato com o processo uma vez que seu funcionamento totalmente baseado na emisso de pulsos de ultra-som por um sensor instalado no tanque/silo que so refletidos pelo material que est sendo monitorando. Apresenta diferentes opes de materiais para o transdutor (para compatibilidade qumica), sadas (rels, 4-20 mA a 2 ou 4 fios, RS485 ou Hart), verses para reas classificadas, verses para montagem remota ou integral alm de poderem efetuar a indicao de volume e funes de controle ou alarme de nvel. A grande quantidade de opes permite que este medidor seja utilizado nas mais variadas aplicaes que necessitam da medio de nvel sem que ocorra qualquer tipo de contato fsico do instrumento com o meio devido a agressividade, pureza ou caracterstica intrnseca. 24

So instrumentos ideais para tanques externos ou internos onde necessrio uma soluo econmica e a visualizao do nvel a grandes distncias.

Rgua externa
-Material da bia : AISI ou PP -Temperatura : at 80 C Projetado para trabalhar com - Presso : at 2 mca -produtos Opcionais : lquidos. conjunto para fluidos volteis (selo lquido) e alarmes de nvel alto/baixo

Trata-se de um indicador de nvel mecnico de baixo custo e DADOS TCNICOS simplicidade de operao,

No necessita de alimentao eltrica e proporciona fcil visualizao do nvel ou volume do material no interior do tanque atravs de uma escala graduada (instalada externamente) que percorrida por um indicador medida que ocorre variao do lquido.
25

Rgua externa

Seu funcionamento totalmente mecnico, no exigindo ser conectado rede eltrica ou a uma fonte de alimentao. Uma bia localizada no interior do tanque est presa a um cabo que passa por roldanas na parte externa e no topo; na outra extremidade do cabo um pequeno contrapeso atua como um indicador de uma escala graduada montada na parede lateral do tanque. medida que o nvel sobe e desce, a bia acompanha este movimento que acaba sendo transmitido ao indicador por meio do cabo.

26

Yo-Yo

So sistemas eletromecnicos DADOS TCNICOS robustos a :medio de - Faixa para de medio at 45 m nvel em: Sada : 4-20 mA ou pulsos

silos, --Temperatura : at 149 C --Material dos pesos : alumnio ou ao inox (revestimento de PTFE opc.) tanques --Verses para reas classificadas ou reservatrios

Contendo materiais como :


gros, areia, ps em geral, plsticos, minrios, leos, produtos qumicos, entre outros.

Alm disso, podem ser utilizados para a medio de slidos em lquidos.

So indicados onde a presena de gases, vapores, poeira ou espuma crtica, em silos/tanques de alturas elevadas ou ainda em locais onde os medidores ultrasnicos no possam ser aplicados. 27

Yo-Yo

Seu funcionamento totalmente mecnico, no exigindo ser conectado rede eltrica ou a uma fonte de alimentao. Uma bia localizada no interior do tanque est presa a um cabo que passa por roldanas na parte externa e no topo; na outra extremidade do cabo um pequeno contrapeso atua como um indicador de uma escala graduada montada na parede lateral do tanque. medida que o nvel sobe e desce, a bia acompanha este movimento que acaba sendo transmitido ao indicador por meio do cabo.

28

P Rotativa

DADOS TCNICOS

So instrumentos eletromecnicos robustos:

- de baixo custo, -Sada : rel SPDT ou DPDT - de rpida e fcil instalao -Sensibilidade : ajustvel foram projetados para o controle de nvel em silos contendo materiais -Temperatura : at 398 C como :

-Materiais em contato com o processo : AISI 304

- granulados, -Presso : at 2 kgf/cm2 Estas chaves de nvel - ps em geral(cimento, cal, farinha, etc.), 3 -Densidade : mn. 0,02 kg/dm - minrios, so ideais para silos que - areia, armazenam diferentes -Verses para reas classificadas
- cavaco de madeira, - entre outros.

materiais. Alm disso permitem ajustar a sensibilidade para melhor performance.

29

P Rotativa

O nico componente que se encontra em contato com o processo uma haste, que juntamente com um circuito eletrnico so responsveis pela medio do nvel. Nenhuma parte mvel est presente uma vez que a medio totalmente baseada na variao de capacitncia formada pelo conjunto haste (do instrumento), produto e parede do tanque (ou uma haste auxiliar/referncia). O medidor pode ter a haste fabricada em diferentes tipos de materiais e revestimentos alm de possuir verses especficas para reas classificadas, para altas temperaturas e com opes para sada Hart ou com indicador local.

30

Capacitivo

DADOS TCNICOS

Desenvolvidos para a medio e Chave de Nvel - Capacitivo: controle/deteco de nvel, -Modelos de haste : rgida ou flexvel No apresentam partes mveis e -Material da haste : AISI 304 devido ao seu princpio de operao -Sada : rel SPDT (RHF/capacitncia), so -Temperatura : -20 a 150 C extremamente versteis, podendo -Presso : at 10 kgf/cm2 ser utilizados com variados -Verses especiais para os at mais 538 C, 280 kgf/cm2 e controle de at 4 ptos. produtos : -Verses para reas classificadas

- lquidos condutivos ou no, Disponveis em modelos - viscosos, -Transmissor de nvel: para condies crticas de - agressivos, - Modelos de haste : rgida ou flexvel temperatura e presso ou - Material da haste : AISI 304 (revestimento opc. deaplicaes PP, PTFE) - materiais granulados, pesadas como - Sada : 4-20 mA - ps, minrios, brita, entre - Temperatura : -20 a 150 C outros. - polpas, - Presso : at 10 kgf/cm2 - entre outros. - Verses especiais para at 538 C, 280 kgf/cm2 - Verses para reas classificadas 31

Transmissor de nvel Capacitivo

O nico componente que se encontra em contato com o processo uma haste, que juntamente com um circuito eletrnico so responsveis pela medio do nvel. Nenhuma parte mvel est presente uma vez que a medio totalmente baseada na variao de capacitncia formada pelo conjunto haste (do instrumento), produto e parede do tanque (ou uma haste auxiliar/referncia). O medidor pode ter a haste fabricada em diferentes tipos de materiais e revestimentos alm de possuir verses especficas para reas classificadas, para altas temperaturas e com opes para sada Hart ou com indicador local.

32

Vibratrio
Desenvolvidos para o DADOS TCNICOS controle/deteco de nvel de -Modelos : haste ou diapaso materiais slidos ou lquidos em Verses : haste e diapaso. -Produtos : slidos (haste e diapaso) / lquidos (diapaso) tanques/silos, -Materiais em contato com o processo : AISI 316

-Sada : rel SPDT ou coletor aberto (somente diapaso) Entre as aplicaes tpicas da -Temperatura : -40 a 160 C Podem ser instalados tanto no topo verso haste encontram-se o -Presso : at 25 bar como na lateral. controle de nvel alto/baixo de -Verses para reas classificadas

Apresentam as seguintes vantagens :


- no possuem partes mveis, - robustez, - facilidade de instalao e calibrao, - praticamente no dependerem das condies do material como: - constante dieltrica, - umidade, - etc.

materiais como gros, rao, ps (cimento, farinha, cal, etc.), areia, brita, etc.

A verso diapaso pode ser em materiais slidos de baixa densidade como chips de plstico ou isopor, granulados e em produtos lquidos como gua, qumicos, alimentcios, entre outros. 33

Vibratrio

Seu funcionamento baseia-se na vibrao da haste metlica por um cristal piezoeltrico colocado em seu interior, sendo a sada ON/OFF acionada quando o produto toca a haste. Encontra-se disponvel em dois modelos : haste rgida e diapaso (garfo). O modelo com haste rgida utilizado somente com materiais slidos (granulados, ps, etc.) enquanto o modelo com haste diapaso, alm de detectar produtos slidos, pode tambm ser utilizado com lquidos, podendo inclusive atuar com a funo de chave de fluxo em tubulaes (deteco de presena ou ausncia de fluxo).

34

Exemplo de Aplicaes

Indstria Alimentcia Indstria Automobilstica Esteiras Fabricantes de Mquinas e Ferramentas Postos de Combustveis

35

Exemplo de Aplicaes

indstria alimentcia

Os sensores nesse segmento industrial podem estar instalados em ambientes muito agressivos, por isso as caractersticas dos sensores para essa rea devem ser muito resistentes.

36

Exemplo de Aplicaes
Monitores eletrnicos de fluxo monitoram fluxos de meios (lquidos, pastosos, gasosos) e protegem bombas contra vazo. A funo do controlador deve garantir um set-up rpido e permitir o "preset". As informaes do processo em andamento so mostradas num display por um LED em bar graph. Os monitores de fluxo podem ser facilmente adaptados ao processo por um tipo de conexo muito flexvel. Os monitores podem ser usados em ranges de temperatura de 25 C +120 C

Sensores de proximidade capacitivo e deteco de nvel para monitoramento de nvel

37

Exemplo de Aplicaes

indstria automobilstica

Os sensores nesse segmento industrial podem estar instalados em ambientes muito agressivos, por isso as caractersticas dos sensores para essa rea devem ser muito resistentes.

38

Exemplo de Aplicaes

esteiras

Esteiras existem em quase todas as reas industriais. No importa se sua rea trabalha com pallets, caixas, peas, granulados, pedras ou tubulaes para cada rea o sensor mais adequado.

39

Sensor de Nvel para lquidos

Detecta o nvel reservatrios.

de

lquidos

em

Funciona atravs do movimento do flutuador que gera um sinal magntico. Este sinal transmitido a um sensor magntico. O sinal de sada um contato N.A. ou N.F., dependendo da posio em que for instalado, que pode acionar um contador auxiliar, um rel ou um CLP.

Sensor de Nvel para lquidos LA16M-40 Construdo em POM Baixo Custo Compacto Funcionamento NA/NF
Aplicaes Reservatrios de gua Produtos Qumicos Tanques de Lubrificantes Ligao Automtica de Bombas Destiladores 40

Monitoramento de nvel de fludos

O sensor LK de nvel um sensor que detecta nveis de fludos, tem dois set e reset points ajustveis que servem, por exemplo, para avisar a tempo se o fluxo do meio est abaixo do mnimo necessrio. Um LK substitui at 4 switches binrios, reduzindo fiao, material e custos de montagem.

41

Funcionamento

42

Funcionamento

43

Rel de Nvel

Aplicao O rel de nvel limite BS 40 detecta os nveis pelo sistema condutivo. usado para sinalizao e controle de nvel. Uma sada a rel com um contato reversor isento de potencial, permite o controle de alarmes de mnimo ou mximo e comando. Exemplos tpicos de aplicao: proteo contra funcionamento a seco em bombas submersveis (poos artesianos), caixas d'gua, caldeiras ou qualquer soluo aquosa que seja condutora. Funcionamento O rel BS 40 tem sada de 24 V, corrente alternada, que retorna novamente ao rel atravs da sonda. O emprego de corrente alternada impede a formao de corroso nas sondas, assim como a decomposio eletroltica do produto. No rel, existe um boto que permite ajustar a sensibilidade de comutao. Quando o lquido atinge a sonda de nvel mximo o rel opera, desoperando aps o lquido descobrir a sonda de nvel mnimo.

44

Referncia

Nivetec Instrumentao e Controle Ltda. Rua das Flechas, 801 Jardim Prudncia CEP 04364-030 So Paulo/SP Brasil http://www.nivetec.com.br/novosite/produto.asp?cat=1

45

Obrigado. Charles Caetano Marcos Luis

46

You might also like