You are on page 1of 21

QUEM O DONO DA PSICOTERAPIA?

REFLEXES SOBRE A COMPLEXIDADE, A PSICOLOGIA E A INTERDISPLINARIDADE

Maurcio S. Neubern

HISTORICO Influncias diversas Precursores: Alexandre Bertrand em 1823, colocando-se como um mdico filsofo, destacava que a Medicina organicista de sua poca no seria capaz de explicar os intrincados fenmenos do sonambulismo.

Marqus de Puysgur, lanou as primeiras sementes da psicoterapia na modernidade, embora no utilizasse esse termo, possua formao militar.

1872: a Medicina torna-se dominante no campo e o termo psicoterapia, utilizado pelo mdico ingls Tuke referindo-se cura pela fala. Na Frana, o termo amplamente divulgado pelo mdico e hipnotista Hyppolite Bernheim (1891/1995) e tambm ganha significativas contribuies de seu colaborador e filsofo belga Joseph Delboeuf. Sculo XX: marcado contribuies oriundas de mdicos, at mesmo porque a Psicologia ainda se mantinha restrita aos espaos acadmicos em sua cruzada pelo reconhecimento cientfico. Freud, Jung, Perls, Moreno, Erickson, Frankl,

BRASIL

Hegemonia mdica se manteve e apenas por volta dos anos 60 os psiclogos obtiveram o direito reconhecido de praticar a psicoterapia.

Crtica contra o corporativismo dos psiclogos pode, facilmente, argumentar que o fechamento do campo a uma nica disciplina poderia favorecer a um considervel enrijecimento capaz de empobrecer prticas e reflexes tericas.

CORPORATIVISMO PSICOLOGICO (?)

Formao: compreender a complexidade da subjetividade como um campo de estudo, extrapola seus prprios limites disciplinares. assim que Bertrand busca socorro na Filosofia, Freud no estudo clssico, Jung na Mitologia, Moreno no teatro e no hassidismo, Erickson na Antropologia, entre outros, a fim de traarem novas reflexes sobre suas prticas e poderem estabelecer relao mais prxima com as pessoas. No foi sem razes que a psicoterapia se tornou to diversificada e que diferentes influncias filosficas e disciplinares vieram a compor seu campo

PSICOTERAPIA

RADICALISMO VS REFLEXO CRITICA

O RADICALISMO

Mantm a perspectiva exclusivista em termos de teoria, e de proposta teraputica. Propostas teraputicas que mantm o ideal obsoleto de uma psicoterapia de fato cientfica, isto , condizente com o positivismo dominante na cincia, Associam-se a uma ideia salvacionista, aliada a uma promessa de eficcia

Abordagens psicoterpicas e medicamentosas


Grupos de alto poderio econmico

Na desqualificao das propostas rivais, tais propostas inserem-se ferozmente no mercado, abrangendo desde a divulgao cientfica dos congressos, a mdia, o mercado editorial e os espaos de formao. Nesse sentido, vale destacar que elas, que se arvoram a uma cura a bem dizer mgica e imediata, tornam-se bem-vindas numa sociedade marcada por alta vulnerabilidade subjetiva, cujo cotidiano perpassado pela lgica de consumo, pelo individualismo e pela fragilidade dos laos sociais (BAUMANN, 1998; LYPOVESKI, 2007).

REFLEXO CRITICA

Desconstruir determinados alicerces que ocupavam espao nada desprezvel na formao e na prtica do psicoterapeuta. no foi possvel ainda o estabelecimento de uma noo de progresso tal como ocorre nas cincias da natureza.

as teorias passam a ser vistas como um conjunto de referncias que possibilitam o dilogo com a realidade, sem apresentar as respostas e solues finais

perspectiva de compreenso dos sentidos construdos localmente, que no so dados a priori, mas que emergem dos jogos sociais e culturais . Questes mais complexas do cotidiano, como a violncia, a pobreza, a excluso social e os problemas institucionais.

DEPRESSO

Organico vs sociedade do consumos Fragilidade dos laos sociais e o empobrecimento das trocas afetivas

sujeito que v seu mundo interno falir diante de tantas exigncias, que paga as consequncias de um estilo de vida individualista e se sente incapacitado de criar outras opes diante de um tecido social comprometido e, frequentemente, fragmentado

Diferentes registros: ordem social, poltica, econmica, culturais,

A construo de sentidos e emoes desse sujeito remetem a uma amplitude de processos, que no se esgotam num nico foco de entendimento (o indivduo) nem num nico aporte terico, mas exigem a possibilidade de dilogo com a complexidade que os perpassa.

CAMPO DAS PSICOTERAPIAS

Construo do conhecimento, Relao clnica,

Articulaes entre diferentes dimenses que acontecem numa relao

DESAFIOS DO TERAPEUTA

1. Espirito de pesquisa naquele momento de encontro. Ele se depara exatamente com noes como a incerteza e o imprevisvel, que demandam de si a necessidade de que se assuma como sujeito do conhecimento que no se escraviza a uma teoria, mas pode at corromp-la diante das necessidades impostas por suas construes.

psicoterapeuta enquanto sujeito

2. DIVERSIDADE

Diversidade de demandas

A construo de sentidos, de processos simblicos, de formas de relao de diferentes sujeitos e contextos encontram possibilidades de articulao que no tm como ser antecipadas por um arcabouo especfico. O problema torna-se maior nesse sentido, uma vez que a tradio do conhecimento cientfico, inclusive a psicoterapia, tem sido a de simplificao, a da reduo de focos e ideias e no a da articulao

SUBJETIVIDADE

De certa maneira, nela que se encontram as diferentes abordagens psicoterpicas, como tambm os diversos campos de estudo das cincias humanas e de outros campos, como as artes e a filosofia. Porm, como se trata de uma noo marginalizada ainda no interior do prprio paradigma cientfico, no possvel prever quais as implicaes de que seja tomada como uma noo fundamental no s no que se refere a uma forma de fazer cincia, como tambm de promover tais possibilidades de articulao.

EXCLUSIVIDADE OU ABERTURA?

Psicologia sec. XX:

diversidade de teorias e disciplinas

Guetos tericos = falta de aprofundamento epistemolgico

PSICOLOGO E

PSICOTERAPIA

A formao em psicologia talvez a mais diversificada e prxima das necessidades de formao em psicoterapia. Construo e dependncia entre psicologia e psicoterapia.

CONSTRUO DO PAPEL DO PSICOTERAPEUTA

Estagio:

Atendimento clinico

Superviso

Assim, importante que o psicoterapeuta desenvolva a possibilidade de se reinventar, no sentido de aprender a dialogar e questionar suas prprias teorias, e no simplesmente se submeter a elas como um escravo. necessrio que aprenda a assumir sua condio de sujeito. Parafraseando Bachelard (1996) no esprito cientfico possvel venerar o mestre, criticando-o. O esprito de escola tem sido um dos principais motivos para o fechamento dos guetos tericos e para a barreira que impede o dilogo entre pensamentos distintos .

You might also like