You are on page 1of 10

Autoritarismo descreve uma forma de governo caracterizada pela nfase na autoridade do Estado em uma repblica ou unio.

um sistema poltico controlado por legisladores no eleitos que usualmente permitem algum grau de liberdade individual. Pode ser definido como um comportamento em que uma instituio ou pessoa se excede no exerccio da autoridade de que lhe foi investida.

Pode ser caracterizado pelo uso do abuso de poder e da autoridade. Nas relaes humanas o autoritarismo pode se manifestar da vida nacional onde um dspota ou ditador age sobre milhes de cidados, at a vida familiar, onde existe a dominao de uma pessoa sobre outra atravs do poder financeiro, econmico ou pelo terror e coao.

No inicio do sculo XX a Europa vivia uma intensa transformao de valores e costumes, ningum mais do que Paul Poiret soube observar o que esta nova poca desejava em matria de vestimenta. Com apenas 24 anos, Poiret abriu sua prpria Maison. Inspirados pelos Bals Russo e pela atmosfera Oriental, realizou roupas que mudaram a silhueta feminina e a Histria da Moda. Em 1906, um vestido marcou a nova silhueta, no mais apertada, espremida pelo espartilho. Poiret ficou conhecido por libertar as mulheres desse incmodo acessrio. Para a mulher que precisava usar todos os dias o apertado espartilho, foi uma revoluo.

Data: 1890 (com alteraes de 1957 Letra: Henrique Lopes de Mendona Msica: Alfredo Keil I Heris do mar, nobre povo, Nao valente, imortal, Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal! Entre as brumas da memria, Ptria sente-se a voz Dos teus egrgios avs, Que h de guiar-te vitria!

III Saudai o Sol que desponta Sobre um ridente porvir; Seja o eco de uma afronta O sinal de ressurgir. Raios dessa aurora forte So como beijos de me, Que nos guardam, nos sustm, Contra as injrias da sorte. s armas, s armas! Sobre a terra e sobre o mar, s armas, s armas! Pela Ptria lutar! Contra os canhes marchar, marchar!

s armas, s armas! Sobre a terra, sobre o mar, s armas, s armas! Pela Ptria lutar! Contra os canhes marchar, marchar!
II

Desfralda a invicta bandeira luz viva do teu cu! , s armas! Pela Ptria lutar! Contra os canhes Brade a Europa terra inteira: Portugal no pereceu Beija o solo teu jucundo O oceano, a rugir d'amor, E o teu brao vencedor Deu novos mundos ao Mundo!

s armas, s armas! Sobre a terra e sobre o mar, s armas marchar, marchar!

Data: 1890 (verso original)5 Letra: Henrique Lopes de Mendona Msica: Alfredo Keil I Heris do mar, nobre povo, Nao valente, imortal, Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal! Entre as brumas da memoria, Oh ptria ergue-se a voz Dos teus egrgios avs, Que h de guiar-te vitria! s armas, s armas! Sobre a terra, sobre o mar, s armas, s armas! Pela ptria lutar! Contra os Canhes marchar, marchar!

II Desfralda a invicta bandeira, luz viva do teu Ceo! Brade a Europa terra inteira: Portugal no pereceu! Beija o teu solo jucundo O Oceano, a rugir de amor; E o teu brao vencedor Deu mundos novos ao mundo! s armas, s armas! Sobre a terra, sobre o mar, s armas, s armas! Pela ptria lutar! Contra os Bretes marchar, marchar!

III Saudai o sol que desponta Sobre um ridente porvir; Seja o eco de uma afronta O sinal do ressurgir. Raios dessa aurora forte So como beijos de me, Que nos guardam, nos sustm, Contra as injurias da sorte. s armas, s armas! Sobre a terra, sobre o mar, s armas, s armas! Pela patria lutar! Contra os Bretes marchar, marchar!

OS

OLHOS DO POETA

O poeta tem olhos de gua para refletirem todas as cores do mundo, e as formas e as propores exatas, mesmo das coisas que desconhecem. Em seu olhar esto as distncias sem mistrio que h entre as estrelas, e esto as estrelas luzindo na penumbra dos bairros da misria, com as silhuetas escuras dos meninos vadios esguedelhados ao vento. Em seu olhar esto as neves eternas dos Himalaias vencidos e as rugas maceradas das mes que perderam os filhos na luta entre as ptrias e o movimento ululante das cidades martimas onde se falam todas as lnguas da Terra

Manuel fonseca

Manuel Fonseca

e o gesto desolado dos homens que voltam ao lar com as mos vazias e calejadas e a luz do deserto incandescente e trmula, e os gelos dos polos, brancos, brancos, e a sombra das plpebras sobre o rosto das noivas que no noivaram e os tesouros dos oceanos desvendados maravilhando como contos de fada hora da infncia

e os trapos negros das mulheres dos pescadores esvoaando como bandeiras aflitas e correndo pela costa de mos jogadas pr mar amaldioando a tempestade: - todas as cores, todas as formas do mundo se agitam nos olhos do poeta. Do seu olhar, que um farol erguido no alto de um promontrio, sai uma estrela voando nas trevas, tocando de esperana o corao dos homens de todas as latitudes. E os dias claros, inundados de vida, perdem o brilho nos olhos do poeta que escreve poemas de revolta com tinta de sol na noite de angstia que pesa no mundo.

Falar da Arte em Portugal no sculo XX implica, necessariamente, ter presente a realidade poltica que foi, de forma significativa, enformadora da realidade cultural e artstica. Uma parte substancial do sculo XX portugus decorreu sob a orientao poltica da Ditadura Militar (1926-1933) e do Estado Novo (1933-1974). Se o primeiro quartel do sculo conheceu duas realidades polticas bem diferenciadas (o fim da Monarquia e a Primeira Repblica), j o ltimo foi vivido, ao menos em boa parte, ainda sob a influncia doutrinria do Estado Novo. Se o regime poltico e constitucional mudou significativamente, j as formas de pensar e de agir fizeram perdurar as estruturas anteriormente Criadas.

You might also like