You are on page 1of 20

Biogentica, Clonagem e Biotica

Daniela Fernanda Klesener Gislaine Regina Rodrigues

A Revoluo da Biogentica

Prometeu, punido por ter desafiado os deuses

A mitologia antiga, grega, romana ou oriental, enfatiza os perigos que incorre o ser humano ao tentar ultrapassar os limites fixados com leis de ferro da Natureza, amparada pelos deuses.

O Mito de Prometeu
Prometeu foi um tit da mitologia grega que roubou o fogo (a sabedoria e a cincia) dos cus. Foi punidos por Zeus com o castigo de ficar encadeado a uma rocha no Cucaso, onde uma guia diariamente lhe bicava o fgado. Sua sina foi teatralizada pela primeira vez por squilo (525-456 a.C.), no sculo V a.C., com o titulo de Prometeus desmotes Foi representada smbolo da eterna insatisfao humana com seu destino

O Monstro Frankenstein
No perodo do Movimento Iluminista e da Revoluo Industrial do sculo XVIII. Houve a oposio da Igreja Catlica e dos pastores da Igreja Reformada. Os poetas, escritores e intelectuais do Movimento Romntico no cenrio cultural europeu, tambm manifestaram seus temores frente ao novo tit.

Em 1818, Mary Shelley, esposa do poeta Percy Shelley, escreveu uma novela gtica que assustou todo o mundo: Frankenstein.

Na novela, um talentoso mdico e cientista de nome Frankenstein tenta dar vida a uma srie de membros e rgos humanos retirados de cadveres distintos. Depois de vrias tentativas laboratoriais, utilizando-se largamente de choques e correntes eltricas, a Criatura desperta. Em pouco tempo, ao escapar do fantstico laboratrio do dr. Frankenstein, o Monstro de forma humana vai deixando um rastro de mortes e de pavores em sua fuga.

Termina por ser incinerado por uma massa de camponeses assustada e furiosa. Portanto, o Prometeu de Mary Shelley (o dr.Frankenstein) ao tentar rivalizar-se com Deus na tentativa de tambm dar a vida a algum, fez por gerar no seu laboratrio uma anomalia, uma perigosssima ameaa comunidade.

A Revoluo da Biogentica
Desde o Renascimento italiano, a partir do sculo XV, o Humanismo procurou fazer com que gradativamente as atenes dos estudiosos se voltassem no para as coisas do Cu, como se fazia na Idade Mdia, mas para o que cercava o Homem: a Terra, a Natureza, a Vida. O atrativo para o homem do Renascimento passou a ser o agir, a conquista dos mares, as grandes aventuras, a atrao pelo descortinar dos oceanos e culturas desconhecidas.

O Homem devassado de Veslio (sc.XVI)

O Humanismo e as Descobertas
Reintroduziu-se a perspectiva e a proporo nas artes visuais e utilizando como Leonardo da Vinci (1452-1519), os conhecimentos da cincia fsica - especialmente a tica - nas composies pictricas e nas esculturas.
Todos eles estudam anatomia, apesar das restries impostas pela Igreja Catlica. Harvey decifra o mistrio da circulao do sangue. Na gerao seguinte a de Galileu, que escrutinara os cus com seu telescpio, Anton Van Leuwenhoek, de Delft, girava a sua poderosa lente para baixo, para um gota d'gua, para ir encontrar a bactria, descoberta por ele em 1683.

Leuwenhoek (16321723), o descobridor das bactrias

O Darwinismo
Mas a grande revoluo no pensamento cientfico ocorreu com o livro "A Origem das Espcies", publicado por Charles Darwin, em 1859. O Darwinismo simplesmente afastou Deus da criao, substituindo-o pela Teoria da Evoluo.. O escndalo em torno de Darwin aumentou ainda mais quando ele ponderou que possivelmente seramos aparentados com os macacos. Tornando possvel a idia de poder-se alterar biologicamente os componentes da natureza (vegetal, animal ou humano), para fazer aperfeioamentos que permitissem melhor-los.

O Homem Neuronal
Esta tese resultado das descobertas sensacionais feitas pela biologia e pela engenharia gentica a partir dos anos de 1950.

Watson e Crick descobriram a "espiral da vida", o DNA (cido desoxirribonuclico), em 1953, seguida da dos cromossomos humanos, do diagnstico pr-natal, da elaborao do primeiro gene artificial, da primeira criana nascida in vitro, e das possibilidades da clonagem.

Watson e Crick que descobriram a "espiral da vida"

O termo clone foi criado em 1903 pelo botnico Herbert J. Webber enquanto pesquisava plantas no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Segundo Webber, o termo vem da palavra grega Kln, que significa broto vegetal.
Um clone uma cpia exata de uma planta ou animal, com todas as caractersticas do original, inclusive os defeitos. A clonagem tambm um processo natural, realizado principalmente por plantas, mas tambm por animais, como os cnidrios e esponjas, que do origem a novos seres de vida independente a partir de brotamentos no corpo do indivduo original. As plantas, por sua vez, podem produzir novos clones geneticamente idnticos atravs de brotamentos ao longo de um rizoma.

Em humanos, os clones naturais so gmeos univitelinos, seres que compartilham do mesmo DNA, ou seja, do mesmo material gentico originado pela diviso do vulo fertilizado.
Embora as tcnicas de clonagem tenham avanado nos ltimos anos, a clonagem de seres humanos ainda est muito longe de acontecer. Alm de alguns limites cientficos, a questo tica e religiosa tem se tornado um anteparo para estas pesquisas com seres humanos.

Clonagem Teraputica
a tcnica de manipulao gentica que fabrica embries a partir da transferncia do ncleo da clula j diferenciada, de um adulto ou de um embrio, para um vulo sem ncleo. A partir da fuso inicia-se o processo de diviso celular, na primeira fase 16-32 so consideradas clulas totipotentes.

Na segunda fase 32-64 sero clulas pluripotentes, blastocisto que sero retiradas as clulas-tronco para diferenciao, in vitro, dos tecidos que se pretende produzir.

Nesta fase ainda no existe nenhuma diferenciao dos tecidos ou rgos que formam o corpo humano e por isso podem ser induzidas para a terapia celular. Esse processo dissociado no laboratrio para a obteno das chamadas clulas-tronco (CTs) embrionrias. Clulas-tronco so as clulas com capacidade de auto-replicao, isto , com capacidade de gerar uma cpia idntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vrios tecidos. Quanto a sua classificao, podem ser: -Totipotentes -Pluripotentes ou multipotentes -Oligotentes -Unipotentes

A biotica
O termo biotica recente. Surgiu em 1970 num artigo escrito por Van Rensselar Potter, com o ttulo "The Science of Survival" e, no ano seguinte, em 1971, no livro "Bioethics: Bridge to The Future" onde pregou a necessidade de se estabelecer uma ponte entre o saber cientfico e o saber humanstico. Ela tem por objetivo associar a biologia tica, por meio de uma prtica interdisciplinar, onde esperam os mdicos, homens de cincia, advogados, juristas, religiosos, atuem em comum para estabelecer um conjunto de normas aceitvel para todos.

Qual a razo da emergncia da biotica? Nos ltimos anos a medicina, a biologia e a engenharia gentica
alcanaram extraordinrios avanos: multiplicaram-se os transplantes, experincias bem sucedidas com animais se multiplicaram, inseminaes artificiais se tornaram corriqueiras, bem como nascimentos humanos fora do corpo humano (fertilizao in vitro). Igualmente pela crescente legislao, adotada por vrios, pases, que permite o aborto e, em menor escala, a eutansia. Ela tem procurado orientar no s os cientistas dedicados a experincias genticas como tambm a opinio pblica e os legisladores em geral. Aos cientistas alerta-os para os limites da sua investigao, opinio pblica para esclarec-la e aos legisladores para que faam as leis seguindo princpios ticos aceitveis.

Diferentes momentos da Biotica


a) Biotica geral: ocupa-se das funes ticas, o discurso sobre os valores e os princpios originrios da tica mdica e sobre fontes documentais da biotica b) Biotica especial: analisa os grandes problemas enfrentando-os sempre sob o perfil geral, tanto no terreno mdico quanto no biolgico (engenharia gentica, aborto, eutansia, experincia clnica, etc...). So as grandes temticas da biotica.

c) Biotica clnica (o de deciso): trata da praxis mdica e do caso clnico, quais so os valore em jogo e quais os caminhos corretos de conduta.

Referncias Bibliogrficas
BELINGER, Giovanni. Questes de vida. Apce Hucitec, Salvador, So Paulo: Londrina, 1993. DARWIN, Charles. A Origem das Espcies. Hemus. Livraria e Editora. So Paulo: s/d; DESCASTES, Ren. El Tratado del Hombre. Alianza Universitria, Madri, 1990. GEYMONAT, Ludovico. Historia de la Filosofia y de la Ciencia. Editorial Critica, Barcelona, 1985, e vols. KOYR, Alexandre. Estudos de Histria do Pensamento Cientfico. 2 ed. Forense Universitria, So Paulo, 1991. LA MATTRIE. O Homem-Mquina. Editorial Estampa, Lisboa, 1982. PRENTIS, Steve - Biotecnologa: una nueva revolucin industrial, Barcelona, 1993 POPPER, Karl. A Lgica da Pesquisa Cientfica. 9 ed. Editora Cultrix, So Paulo, 1993. SGRECCIA, Elio. Manual de Biotica. Edies Loyola, So Paulo, 1996.

You might also like