You are on page 1of 24

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA

Com o crescimento das presses humanas sobre o meio ambiente e a interferncia direta na qualidade de vida dos povos, sobretudo a partir da dcada de 50 do sculo XX, cresce um movimento social de abrangncia ambientalista. Os movimentos ambientalistas surgiram da crescente conscincia social de que, em vez de vida e bem-estar social superiores e apesar de vrios benefcios, a industrializao, baseada na cincia e nas tecnologias modernas, provoca doenas e desastres ecolgicos, podendo, inclusive, inviabilizar a vida no planeta, pois degrada e polui o meio ambiente. Ao habitar e utilizar o ambiente natural, todos os seres humanos o alteraram.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA Como conseqncia do crescente legitimao da temtica ambiental diferentes segmentos da sociedade, incorparam e reelaboram, em diferentes ritmos e graus, o iderio ambientalista.

De acordo com Viola (1990), este processo de "ecologizao da sociedade" uma tendncia histrica da sociedade ocidental e nenhum pas estar imune a ele, embora a evoluo da conscincia ambiental dependa das particularidades de cada pas. Dentro deste processo, at a dcada de 50 as preocupaes ambientais estavam restritas aos meios cientficos, tanto em sua vertente preservacionista quanto, mais tarde sua vertente conservacionista. As preocupaes estavam, portanto, voltadas para a preservao das espcies e do meio natural. Enquanto isso, o questionamento da ordem social e poltica estava por conta dos movimentos socialistas e operrios.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA

A partir da dcada de 60 emergem, com a contra-cultura, uma srie de movimentos sociais trazendo, no s a crtica ao modelo dominante de produo, mas tambm ao modo de vida. Surgem, ento, os movimentos das mulheres, dos negros, dos homossexuais, dos pacifistas e, entre eles, os movimentos ecologistas. Novos segmentos vo, aos poucos, inserindo-se no movimento ecolgico, motivados por diferentes fatores que identifica, em cada dcada, um novo segmento aderindo s preocupaes ambientalistas. Assim, se a dcada de 50 estas preocupaes estavam restritas aos meios cientficos e na dcada de 60 surgem os movimentos sociais, atravs das ONG'S, a partir da dcada de 70 entra em cena o ecologismo dos polticos preocupados com os interesses econmicos e as relaes internacionais.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA

Mais recentemente, na dcada de 80, principia o ecologismo dos setores econmicos. Nas dcadas de 70 e 80, os amplos movimentos ecolgicos espalham em todas as regies do globo.

Apesar de ainda estarem num estgio ideolgico embrionrio, suas atuaes chegaram a causar grandes polmicas e discusses nas comunidades da poca, por exemplo, o surgimento do Greenpeace em setembro de 1971, quando um grupo de ativistas saiu do porto de Vancouver, Canad, em direo ao Pacfico Norte para protestar contra os testes nucleares norteamericanos. Por um grande perodo de tempo, as questes ecolgicas foram jogadas a segundo plano e ironicamente tratadas pela mdia como "inquietaes de jovens desocupados" ou na melhor das hipteses, "problemas para bilogo resolver".

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA Com a ampliao dos debates acerca das questes ambientais, a busca pelas origens dos problemas ecolgicos foi rdua e conflituosa e a adeso de indivduos nestes tipos de movimentos comeou a crescer. Na dcada seguinte, a partir de um novo contexto econmico internacional e da globalizao da economia, surge o ambientalismo empresarial.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA O movimento ecolgico emergiu no Brasil na dcada de 1970, num perodo de ditadura militar que abatia de maneira cruel sobre diversos movimentos como o sindical e o estudantil.

As fontes mais importantes da preocupao ecolgica no Brasil se do: pelo Estado, interessado nos investimentos estrangeiros que s chegariam caso fossem adotadas medidas de preservao;

pelo movimento social gacho e fluminense que j vinham defendendo teses ecologistas contra os agrotxicos e preservao das guas no Rio Grande do Sul, liderado por Jos Lutzemberger, e a preservao das dunas no Rio de Janeiro;

pela contribuio dos exilados polticos que aqui chegaram em finais da dcada de 70.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA

Historicamente a degradao ambiental no Brasil foi se consolidando, principalmente por causa do discurso de Tecnocratas brasileiros que na dcada de 70 ao participarem, de seminrios e colquios internacionais, abriam as portas do pas para as indstrias de potencial poluidor, justificando querer acabar com a misria, a qual seria a principal poluio. Com isso tentam atrair capitais estrangeiros para o, pais. O pas fica desacreditado internacionalmente ao adotar essa poltica Dessa forma a natureza fica reduzida a uma coleo de matrias-primas e o homem a um mero fator de produo, formalizando a sociedade capitalista de produo e de consumo. Entre os fatores principais destaca-se a escravido do negro que serviu de mo-deobra explorada para as plantaes monocultoras, a devastao crescente da Amaznia expulsando a ferro e fogo milhares de caboclos e posseiros, agredindo e extinguindo as comunidades indgenas.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA


"Se o elemento humano foi depredado e triturado desta forma, o que no dizer do ambIente natural, considerado um bem abundante e barato!" (MINC, 1985, p. 21). Tambm a interferncia do homem nas cadeias alimentares eliminando espcies de animais e vegetais pelo uso de produtos qumicos, substncias txicas e metais pesados; o desmatamento das margens dos rios, a poluio das guas e do ar e o desgaste e empobrecimento do solo foi se intensificando com o avanar do tempo A escravido, o massacre dos povos indgenas, dos caboclos a devastao da biodiversidade so formas brbaras de dominao que ocorreram no passado, mas que ainda se manifestam nos dias de hoje. Isso ocorre atravs do abuso dos trabalhadores, operrios e camponeses, na pobreza e fome crescente da populao, na poluio industrial e urbana, que, diante de um processo de explorao dos opressores para com os oprimidos, acaba com as condies de vida necessrias sobrevivncia da humanidade e da natureza.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA

Algumas vertentes do movimento ambientalista cumprem o papel de denunciar as barbries ocorridas com a natureza e com a humanidade.

Em defesa de uma melhor qualidade de vida lanam-se a uma batalha constante, na luta pelos direitos da natureza.
Assim, se transformam em militantes em favor do bem coletivo e da maioria sem vez e sem voz. Querem libertar os sujeitos do processo de dominao imposta, promovendo as liberdades.

Porm, para outros grupos a proteo da natureza se d somente por uma viso antropocntrica de proteo, no pelo valor intrnseco da natureza, mas pelo fato de torn-la cada vez mais til ao homem, como uma fonte de recursos e de oferta de produtos e servios.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA Os movimentos sociais populares caracterizam-se pela incessante luta de classe, de buscar conquistas para o povo, pela solidariedade e a comunho com o prximo. Vrios so os movimentos sociais que se apresentam: so os operrios, os camponeses, os indgenas, as mulheres, os negros, os homossexuais, os jovens, etc que se organizam e lutam. Todos partem de determinadas condies sociais de existncia que lhes do substncia. Porm, os grupos que constituem o movimento ambientalista, no possuem um corpo ecolgico enquanto condio social, como nos outros movimentos. So mais difusos, no apreensveis do mesmo modo que os demais corpos que se movimentam social e politicamente.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA

Eles propem um outro modo de vida, uma outra cultura, chocam-se com valores consagrados pela tradio e que perpetuam os problemas que deveriam ser superados. por este carter difuso, que apontam para outra cultura que caracteriza o movimento ambientalista envolvido com questes das mais diversas. Isso identifica estes movimentos na sua prxis de resistncia e de luta poltica. [...] a problemtica ecolgica implica outras questes extremamente complexas. Implica outros valores, o que por si s coloca questes de ordem cultural, filosfica e poltica. Implica um outro conceito de natureza e, consequentemente, outras formas de relacionamento entre os seres vivos; com o mundo inorgnico; enfim, dos homens entre si.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA


Para Minc, funo principal do movimento ambientalista "manter a participao popular no controle e vigilncia, permanente sobre o nosso tesouro vivo, que a natureza, nosso patrimnio ambiental que vem sendo dilapidado por interesses econmicos de curto prazo, que contam com a cumplicidade governamental". preciso vigiar e denunciar as aes que so desenvolvidas e que destroem a a natureza.

necessrio conscientizar as pessoas de que so necessrias mudanas de atitudes e comportamentos, a fim de mantermos a continuidade da natureza.
Os governos mais do que nunca precisam ter aes favorveis natureza e no serem cmplices do descaso e da explorao. Alm disso, precisamos "lutar pela criao de novas zonas de reservas ecolgicas, pelo aumento da fiscalizao, e por programas de controles que envolvem as comunidades locais a nica vigilncia efetiva a da populao consciente".

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA Cada um precisa desenvolver seu senso crtico, conquistar a sua autonomia, lutar e se comprometer com a natureza. Ela depende das aes de cada um de ns, e nesse contexto, pequenas aes podem representar muito para a diversidade ambiental. As estratgias de luta dos movimentos ambientalistas propem uma ruptura com as formas tradicionais de organizao e com os canais de intermediao poltica. Isso permite abrir novos espaos para o confronto e a negociao, relacionados com os conflitos e tomadas de decises relativa apropriao da natureza e participao social na gesto ambiental.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA Princpios organizadores dos movimentos ambientalistas:

Maior participao nos assuntos polticos e econmicos, particularmente na autogesto dos recursos ambientais. Insero nos movimentos pela democratizao do poder poltico e da descentralizao econmica.

Defesa de seus recursos e seu ambiente, para alm das formas tradicionais de luta por terra, emprego e salrio.

Busca de novos estilos de vida e padres de consumo afastados dos modelos urbanos e multinacionais.

Busca de sua eficcia por meio de novas formas de organizao e luta, longe dos sistemas institucionalizados e corporativistas do poder poltico.

Organizao em torno de valores qualitativos (qualidade de vida) por cima dos benefcios que podem derivar da oferta do mercado e do Estado de Bem-Estar.

Crtica racionalidade econmica fundada na lgica do mercado, da maximizao do lucro, da eficincia e produtividade tecnolgica e dos aparelhos associados de controle econmico e ideolgico.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA


Os movimentos ambientalistas encontram-se centrados na crtica permanente da sociedade capitalista de produo, que reduz a natureza a mero objeto de produo.
Procuram despertar o interesse dos indivduos para lutarem pela transformao social, por tudo aquilo que deve ser direito de todos, por melhores condies de vida e pelo princpio da igualdade coletiva. Todos merecem ter as mesmas condies sociais, ter alimento de cada dia, ser valorizados como seres vivos e no ser tratado como escravos. Todos os seres vivos merecem ter condies de vida e precisam ter garantido a sua qualidade de vida.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA os movimentos ambientalistas contemporneos so classificados em quatro vertentes:

Antropocentrismo tecnocntrico neoliberal. Trata-se do ambientalismo otimista e acomodado, que acredita na superao da crise ambiental atravs do desenvolvimento da cincia e da tecnologia.

O ambiente valorizado para o considerando a gerao contempornea.


ser

humano,

Possui irrestrita confiana na tecnologia e nenhuma restrio aos consumidores ou mercados, pois, o progresso tecnolgico asseguraria a ultrapassagem de qualquer barreira estabelecida por limites de suporte do ambiente.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA os movimentos ambientalistas contemporneos so classificados em quatro vertentes:

Antropocentrismo tecnocntrico "verde" Est voltado para a economia "verde", ou seja, direcionada s necessidades e no para o lucro, que no agrida o equilbrio ambiental e que seja voltada para o bem comum em lugar do enriquecimento pessoal.

Tm como principais caractersticas: - a sustentabilidade e - a justia social.

Acreditam na necessidade de existncia de limites a serem impostos pela negociao social, considerando o interesse das futuras geraes.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA


os movimentos ambientalistas contemporneos so classificados em quatro vertentes:

Ecocentrismo comunalismo
Aceitam a hiptese Gaia (a Terra Gaia, um ser vivo, e a espcie humana apenas uma forma de vida dentre as demais);

Reconhecem o valor do ambiente como suporte vida.

Possuem o princpio da economia do estado estacionrio:

- a escala de desenvolvimento no deve diminuir nem aumentar;


- aumento populacional zero; - o capital natural deve ser mantido constante por ser insubstituvel.

Lutam pela imposio de padres ambientais normativos para garantir a qualidade ambiental s geraes atuais e futuras.

Os interesses da coletividade prevalecem sobre os indivduos.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA


os movimentos ambientalistas contemporneos so classificados em quatro vertentes:

Ecocentrismo ambientalismo radical


Baseia-se tambm na hiptese Gaia (sustentam que efeitoestufa, a diminuio da camada de oznio e as chuvas cidas indicam que a humanidade) j ultrapassou os limites de sua sustentabilidade).

A escala de desenvolvimento econmico deve ser reduzida, bem como a populao: garantem que isto no levar diminuio do desenvolvimento (entendido de forma mais ampla), pois as preferncias sociais e valores comunitrios aumentaro o capital moral e cultural.

Lutam pela biotica: direitos morais conferidos a todas as espcies no-humanas, mesmo abiticas.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA

Os movimentos ambientalistas passaram por diversas situaes desde sua origem at hoje.
Carregam na histria os primeiros movimentos ecolgicos, os quais subiam em rvores para evitar desmatamento e tambm os que formaram cordes humanos impedindo a instalao de indstrias poluidoras. Tudo isso foi essencial para se constituir o que se tem hoje e, talvez at, muitos erros do passado que esto garantindo os acertos e rumos a serem tomados no presente. Porm, o que se destaca sempre a luta e a resistncia contra um sistema opressor que agride a natureza e fere a integridade do seu humano.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA

O movimento ambientalista carrega desde a sua concepo a conscincia crtica, solidria e de classe.

Constituiu suas bases na prtica, na luta cotidiana de resistncia contra: os interesses econmicos,

elites dominantes, grandes empresrios e

governantes, que reforam polticas excludentes e monopolistas, que mantm no lucro o seu principal objetivo, superando a vida, os fracos e oprimidos que no conseguem se defender, lutando contra a natureza que aparentemente no tem foras para se opor.

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS: TRAJETRIA HISTRICA


A construo da sociedade fraternas, justa e verdadeiramente humana depender de cada um de ns. A resistncia e a prxis dos movimentos ambientalistas nos fornecem grandes lies para constituirmos a nossa militncia rumo edificao da cidadania.

Ser militante em favor da vida, abraando a solidariedade e a justia, defendendo os interesses da coletividade, o bem-estar de todos e a dignidade da natureza. preciso resgatar o humano entre os humanos, mas tambm o humano que se encontra na natureza.

You might also like