You are on page 1of 27

Adolescncia

Uma Viso Esprita


Murilo Machado Set/2003

Carta sexloga
Folha de So Paulo caderno Folhateen (dirigida sexloga Roseli Sayo) Tenho dezoito anos e h seis meses conheci um rapaz por quem me interessei bastante. Comeamos a sair e ele, dizendo-se apaixonado, insistia para que tivssemos relaes sexuais. No comeo eu resisti porque era virgem, mas como estava apaixonada e ele insistia muito, acabei cedendo. Nos primeiros dias tudo pareceu normal, mas aps algumas semanas notei que ele comeou a se desinteressar por mim, diminuindo a freqncia dos encontros, dos telefonemas, no respondendo a meus recados, at que desapareceu de vez. Fiquei atordoada, no sabia o que fazer e acabei contando para minha me. Ela ficou chocada, brigou comigo e desde ento no nos falamos mais. Estou lhe escrevendo porque no tenho a quem recorrer. Preciso de sua ajuda, pois estou a ponto de fazer uma loucura.

Adolescncia
Aproximadamente entre 14 e 20 anos para os rapazes e dos 12 aos 18 para as moas nos pases frios, e com uma variao para mais cedo nos trpicos. Alteraes fsicas (a voz nos rapazes, o desenvolvimento dos ossos da bacia e dos seios nas moas). Surgimento do interesse sexual . Surgimento de conflitos como insegurana, ansiedade, timidez, instabilidade, angustia. A infncia e a juventude do ser humano so os mais longos existentes entre os animais. Porque? Tem como meta preparar o ser para toda a existncia. O esprito traz as matrizes das existncias passadas. A educao deve corrigir erros e aprimorar acertos.

Que jovens esto sujeitos a estas presses? Evidentemente estamos falando dos filhos dos outros...

Senhores pais, perdoemme a dureza da revelao, mas ela necessria: Seu filho(a) tem sexo!

Sexo no pecado !
Diferente das drogas, do fumo, do lcool, que so criaes humanas. O sexo criao de Deus. Portanto divino, puro e bom. No nos cabe mais a viso medieval do sexo-pecado. Ou a moral farisaica, hipcrita, que vem vigorando at hoje. Sexo a nica forma de preservao da raa humana e de todas as outras. Alm da preservao da espcie, fator de unio entre um homem e uma mulher, fonte de prazer e um dos suportes da unio entre casais. E a comea a controvrsia... De que casais falamos?

Sexo no pecado !

S para os casados? Solteiros no podem? Namorados tambm no? Quando a hora certa para a iniciao sexual? Casamento conveno humana (LE - 695) No h idade estabelecida para a iniciao sexual. Mas h fatores a analisar sob pena de dissabores futuros... Potencialmente, toda relao sexual pode resultar em gravidez. No h mtodo 100% eficaz. Muitos no imaginam a fora dos vnculos criados na comunho sexual.
A iniciao sexual ocorre em mdia aos 14 anos entre os meninos e aos 15 anos entre as meninas. Mes solteiras com idade de 15 a 19 anos do luz a 1 milho de bebes por ano. (Pesquisa da Unesco, para o ministrio da Sade)

O cdigo do ficar
O ficar tem suas prprias regras. (Enqute realizada pela revista Capricho) A maioria acha normal ficar com mais de uma pessoa numa noite. Mas h limites. Trs ficantes por balada j est de bom tamanho. Nem pense em ficadas em festa de famlia. Isto no coisa para ser presenciada pelo pai e pela me. Uma em cada duas meninas diz que a ousadia o beijo. Uma em cada trs no v problemas se houver carcias. A expectativa de quatro em cada dez meninos que a ficada acabe em transa. A maioria dos jovens no v problemas se encontrar o ficante da balada com outro par no dia seguinte. A ficada s vira namoro se houver conversa formalizando a situao. Ficar com a mesma pessoa vrias vezes no sinal de compromisso.

Namoro
Ns conhecemos uma srie de pessoas interessantes. Paqueramos... Escolhemos uma que faz o corao bater mais forte. Passamos a conviver com ela mais intimamente. Vamos a um monte de lugares. Fazemos um monte de coisas juntos e a...a? E a nada. assim mesmo. Namoro bom, sadio e necessrio. Qual a idade correta? No existe regra. Cada um amadurece de forma diferente. A idade no precisa ser fator para determinar o inicio do namoro, mas para a adoo de regras para ele. E quanto ao sexo? permitida a comunho sexual entre namorados? Respondamos de forma diferente: Ela no obrigatria. Voc no obrigado a transar, s porque todo mundo transa.

Namoro e Sexo

Encarar o assunto de frente com os filhos. Responder as dvidas com a maior transparncia possvel, na medida que surjam. O que importa que a resposta venha de casa, seno a rua ser a professora... Devolva a responsabilidade: Voc est preparado para assumir as responsabilidades de ordem fsica e emocional? Os filhos no precisam de informao, mas de formao. Este deve ser o tom das conversas a respeito. A lei de causa e efeito, devidamente colocada, funciona como busca ao equilbrio. Sexo sem amor agresso brutal na busca do prazer de efmera durao e de resultado desastroso, por no satisfazer nem acalmar. Joana de ngelis, Adolescncia e Vida, pg 22.

Namoro e Sexo
No proibio, mas educao. No abstinncia imposta, mas emprego digno, com o devido respeito aos outros e a si mesmo. No indisciplina, mas controle. No impulso livre, mas responsabilidade. Fora disto, teorizar simplesmente, para depois aprender ou reaprender com a experincia. Emmanuel, Vida e Sexo, introduo.
Em nenhum caso, ser-nos- lcito subestimar a importncia da energia sexual... criatura alguma, no plano da razo, se utilizar dela, nas relaes com outra criatura, sem conseqncias felizes ou infelizes, construtivas ou destrutivas, conforme a orientao que se lhe d. Emmanuel, Vida e Sexo, pg 27. ________________________________________________________ A abstinncia resolvida a qualquer momento, mas a precipitao no tem volta. Edson de Jesus Sardanho, Adolescer, verbo transitrio

As vezes as coisas no saem como planejadas...

Aborto
Crime capitulado no artigo 124 do Cdigo Penal Brasileiro. Se isto fosse suficiente ningum faria. Chegam anualmente a rede pblica de sade 300.000 casos de atendimento em conseqncia do aborto (Folha de So Paulo, 29/09/1996). Salvo raras excees, ningum aborta porque quer (h pessoas que se dizem donas do corpo...) Alternativa desesperada, conseqncia mxima do preconceito e da solido. Pais que fecham as portas aos filhos diante de uma gravidez indesejada, so mais frios e inconseqentes do que as mos que empunham a cureta. No que a gravidez precipitada seja momento de comemorao, mas com certeza hora de profunda reflexo.

Espiritismo: Esclarece causas e conseqncias, ampara, conforta.

As vezes as coisas no andam bem...

Drogas
Definio: Segundo o dicionrio Aurlio, droga qualquer substncia alucingena, entorpecente ou excitante, utilizada com a finalidade de alterar transitoriamente a personalidade. As proibidas por lei, e desaprovadas pela moral social: Maconha, crack, cocana... As que a lei protege, a farisaica moral social incentiva, ou faz que no v: Anfetaminas, calmantes, fumo, lcool. Quantas famlias de seu relacionamento foram destrudas e abaladas pela cocana ou maconha? E quantas pelo lcool?

Drogas - lcool
Alcolatra: todo sujeito que bebe freqentemente qualquer espcie de bebida alcolica, e que com a mesma freqncia, afirma que pra quando quiser. 38% dos jovens universitrios brasileiros j usaram drogas ao menos uma vez. Includo o lcool o nmero sobre para 90,1% (Fonte: Grupo Interdisciplinar de Estudos de lcool e Drogas - Hospital das Clinicas SP) Pais que bebem, tem boas chances de serem seguidos por seus filhos, restando apenas torcer para que eles saibam o momento de parar. A vinculao alcolica escraviza a mente desarmonizando-a e envenena o corpo deteriorando-o. Joana de ngelis, S.O.S. Famlia

Qual a idade do primeiro contato com as drogas?


Substncia < 11 anos 17.3 34.7 9.4 10.2 1.6 De 11 a 13 anos 29.5 30.6 25.2 8.3 6.4 De 14 a 16 anos 48.8 31.6 60.7 63.0 66.1 De 17 a 20 anos 4.4 3.2 4.7 18.5 25.8 Tabaco lcool Solventes Medicamentos Maconha

Cocana Alucingenos
Opiceos

-x-x12.5

7.4 6.3
-x-

51.8 62.5
66.6

40.7 18.8
33.3

Fonte: Dissertao de mestrado do pediatra Gilson Maestrini Musa, na Universidade de So Paulo pblico alvo: Jovens em Ribeiro Preto.

Drogas X Educao e Amor


Na origem de toda viciao estar algum desequilbrio, tentando ingenuamente ser esquecido, superado, ou at mesmo castigado, envolvendo na maioria das vezes, os membros da famlia. Pais que se amam, se respeitam, do exemplos de conduta digna, do a devida ateno aos filhos, dificilmente incorrero em problemas desta ordem. Pais que buscam a fuga da realidade... Estabelecer limites aos jovens imprescindvel para uma formao sadia.

Sugesto de como abordar o assunto: Procure um drogado feliz para ver se voc acha...

Drogas
Cuidado com o Ecstasy. No se deixe iludir: No existe felicidade qumica. Voc feliz ou no conforme sua maneira de encarar a vida.

A juventude quadra primaveril dos sonhos e das ambies, das sensaes e paixes desordenadas, que devem ser canalizadas pela educao objetivando a felicidade. Quando isto no ocorre, se transforma em vero de desespero ou inverno de angstias perturbadoras. Joana de ngelis, Adolescer, introduo.

As vezes o erro fatal.

AIDS
20% dos atendidos pela Casa da AIDS, mantida pelo Hospital das Clinicas da Universidade de So Paulo, foram infectados entre 15 e 18 anos. Principais formas de contgio: Sexo promscuo e uso compartilhado de drogas injetveis. A AIDS nasceu do desrespeito do ser humano por si prprio e pelo semelhante. O HIV pode at atravessar o ltex da camisinha !

A ignorncia responde por males incontveis que afligem a criatura humana e confundem a sociedade. Igualmente perversa a informao equivocada, destituda de fundamentos ticos e carente de estrutura lgica. Joana de ngelis, Adolescncia e Vida, pg 18.

Informao X Emoo
O jovem atual tem a disposio muita informao: TV, cinema, revistas, internet, etc. H muito esclarecimento sobre drogas e sexo. Mas nem sempre usa esta informao. Por que? As respostas se voltam ao mundo pantanoso das emoes. Sexo: Medo de falhar; Angustia de no saber fazer; Vergonha; Timidez; Sensao de que a paixo imuniza contra tudo e todos; Tentativa de um pacto de fidelidade. Droga: Presso dos amigos; Desejo de experimentar sensaes diferentes; O desafio; A transgresso das regras; O alvio de uma angstia; O prazer; A falta de opo para o lazer; O vcuo emocional nas famlias.

Inseguro, quanto aos rumos do futuro, o jovem enfrenta o mundo que lhe parece hostil, refugiando-se na timidez ou expandindo o temperamento Joana de ngelis, Adolescncia e vida, pg 14.

O jovem e o Espiritismo
Matemtica: Qual o melhor dia da vida? Espiritismo racional. Nada de porque , goela abaixo (ao to criticada pelo jovem). Lei de causa e efeito (legal e fisiolgico, mas tambm espiritual). Diz que vlido se divertir, ambicionar uma posio social e econmica, realizar-se sexualmente, etc.

Mas diz que nada poder ser conseguido s custas de lgrimas alheias, ou do desrespeito sua prpria estrutura fsica e moral. Para fortalecer, some importncia dos exemplos uma elevada carga de informaes atravs da evangelizao, dos grupos de jovens.

O jovem e o espiritismo
Muitos pais sentem-se como que trados ao descobrirem envolvimento de seus filhos com problemas relacionados com drogas, sexo ou violncias. Eu dei de tudo para a boa educao dele... Escola, roupas, clube, viagens... O psiquiatra Robert Coles, da faculdade de Medicina de Harvard, sugere desenvolvermos a inteligncia moral das crianas .

H quanto tempo os espritos amigos vm falando exatamente a mesma coisa? Meu filho, voc nasceu para contemplar as estrelas; saia do charco. Por que trocar as estrelas do cu pelo brilho ilusrio do cho? Divaldo Pereira Franco, Elucidaes Espritas

Carta sexloga
Folha de So Paulo caderno Folhateen (dirigida sexloga Roseli Sayo) Tenho dezoito anos e h seis meses conheci um rapaz por quem me interessei bastante. Comeamos a sair e ele, dizendo-se apaixonado, insistia para que tivssemos relaes sexuais. No comeo eu resisti porque era virgem, mas como estava apaixonada e ele insistia muito, acabei cedendo. Nos primeiros dias tudo pareceu normal, mas aps algumas semanas notei que ele comeou a se desinteressar por mim, diminuindo a freqncia dos encontros, dos telefonemas, no respondendo a meus recados, at que desapareceu de vez. Fiquei atordoada, no sabia o que fazer e acabei contando para minha me. Ela ficou chocada, brigou comigo e desde ento no nos falamos mais. Estou lhe escrevendo porque no tenho a quem recorrer. Preciso de sua ajuda, pois estou a ponto de fazer uma loucura.

Os pais espritas
O que fez de errado a menina da carta? Nada certamente! Faltaram-lhe segurana, maturidade e orientao para distinguir um aproveitador de um rapaz responsvel. Poder at caber-lhe algum sofrimento (em funo da precipitao). Mas nada se igualar dor da me, quando ela acordar e conscientizar-se da gravidade de seu gesto. O exemplo das portas das casas de deteno!

Os preconceitos que nos foram transmitidos em sculos de distores, fazem com que toleremos quase todas as mancadas dos filhos, menos as de ordem sexual Edson Jesus Sardano Adolescer, pg. 42.

Os pais espritas
Quando algum convive com um adolescente encontra-se sob a ala da mira da sua acurada observao. Ele compara as atitudes com as palavras, o comportamento cotidiano com os contedos filosficos, no acreditando seno naquilo que demonstrado, jamais no que proposto pelo verbo
Joana de ngelis, Adolescncia e vida, pg 35. Material disponvel em: www.jovemespirita.org.br

You might also like