You are on page 1of 12

O Currculo nas Salas de Aula Inclusivas

INCLUSO
O ensino inclusivo a prtica da incluso de todos independentemente de seu talento, deficincia, origem socioeconmica ou origem cultural em escolas e salas de aula provedoras, onde todas as necessidades dos alunos so satisfeitas. A escola deve modificar seu funcionamento para incluir todos os alunos.

Incluso e Currculo.
Quando se discute o que os alunos devem aprender, deve-se tomar cuidado para no enfatizar em excesso interesses curriculares pr-definidos. Embora aprender matemtica, histria, geografia, habilidades da vida diria e habilidades vocacionais seja importante, este no o nico ou o principal objetivo dos alunos. Entre os principais objetivos educacionais que permitem aos alunos serem membros ativos das suas comunidade esto a socializao e as amizades. Quando os adultos se concentram e estimulam os sistemas de companheiros e implementam outras atividades para encorajar as amizades, as crianas podem conquistar o que ser a coisa mais importante de suas vidas relacionamentos com um grande nmero de pessoas, que realmente se importam com elas como indivduos. Assim, mesmo que uma criana nunca consiga aprender nada de matemtica ou histria, ainda fundamental que ela seja includa nas turmas de educao regular, para que todos os alunos tenham oportunidades de aprender o respeito mtuo, o interesse mtuo e o apoio mtuo em uma sociedade inclusiva.

Incluso e Currculo.
Entretanto, um foque nas amizades no significa que os professores e outras pessoas no devam estar interessados em estimular os objetivos curriculares para todos os alunos em leitura, matemtica, histria, habilidade da vida diria ou habilidade vocacionais. importante que todos aprendam o mximo que puderem nestas reas, mas atingir os objetivos curriculares especficos nem sempre o principal fator para mais tarde se ter sucesso e ser feliz.

Escolas e turmas bem e mal sucedidas na educao inclusiva.

Bem sucedidas.
As turmas e as escolas bem sucedidas tendem a voltar o seu enfoque para fazer os alunos sentirem-se bem-vindos, seguros e aceitos, e assegurar-lhes muito amigos entre os professores e alunos, ao mesmo tempo em que desenvolviam sentimentos de incluso, auto estima e sucesso. Em alguns casos, o principal objetivo era que o aluno fosse aceito por seus colegas e professores, enquanto desenvolviam amizades e relacionamentos que lhes prestassem apoio. Para esses alunos, o enfoque em objetivos curriculares pr-definidos foi posto de lado at que a aceitao e as amizades fossem desenvolvidas, embora grandes esforos fossem feitos para mant-los ativamente envolvidos com seus colegas, atravs das atividades de aula relacionadas.
Esses alunos eram em geral includos ou envolvidos no que seus colegas estavam fazendo durante as aulas, mesmo que os benefcios em longo prazo nem sempre fossem imediatamente claros. Serem aceitos, bem vindos e sentirem-se seguros com seus colegas em um ambiente de aprendizagem eram considerados pr-requisitos para o sucesso posterior dos alunos nas tarefas de aprendizagem. Pouco a pouco, medida que os alunos foram sendo aceitos eles se envolveram nas atividades da turma de forma a alcanar os objetivos da vida diria e os objetivos acadmicos

Mal sucedidas
As turmas e as escolas que, caracteristicamente, no foram bem sucedidas com a incluso tendiam a voltar seu enfoque quase que somente para a avaliao das competncias dos alunos previamente excludo das habilidades da vida diria, acadmicas e para o planejamento de objetivos e atividades curriculares especficos para eles (independentemente do que um determinado aluno achava interessante ou sentia-se seguro fazendo), enfatizando muito pouco os relacionamentos, a aceitao e as amizades. (Isso no significa que os alunos previamente excludos devam inicialmente se concentrar apenas na socializao em uma classe inclusiva). Desde o primeiro dia, todos os alunos devem estar envolvidos em atividades interessantes, que valham a pena ser aprendidas, e que os envolvam ao mximo com seus colegas de aula. No fazer nada ou realizar atividades isoladas, tediosas ou frustrantes pode levar qualquer aluno a no gostar do ambiente, ao rompimento e rejeio inicial por parte dos colegas e dos professores.

Currculo
H muito tempo o currculo tem sido encarado e implementado a partir da perspectiva de que as turmas de educao regular tm um conjunto padronizado de exigncias acadmicas ou de fragmentos de conhecimento e habilidades que todo aluno deve aprender para terminar com sucesso o seu curso. Esse currculo sequenciado padronizado frequentemente transmitido atravs de meios como aulas ministradas pelo professor e os alunos lendo livros didticos e preenchendo folhas de atividades para aprender e exercitar os termos, conceitos e habilidades essenciais matria. N maioria dos casos, se uma criana no consegue aprender o currculo atravs desse tipo de abordagem, ele falhou, e, em alguns casos, excludo das turmas de educao regular.

Para o movimento da escola inclusiva, tal viso do currculo est sendo cada vez mais rejeitada. Eis algumas razes pelas quais tal viso est se transformando:
O crescente reconhecimento de que em uma sociedade complexa, dinmica e que se modifica to rapidamente no h mais(se que algum dia houve) um corpo de informaes nico, distinto e esttico que v resultar no sucesso dos alunos na vida adulta. A falta de adaptao diversidade, inerente s experincias passadas e velocidade de aprendizagem, aos estilos e aos interesses de todos os alunos. Essa diversidade existe no apenas entre os alunos que tm sido rotulados como de risco, bem dotados/talentosos, ou com retardo mental, mas tambm entre a mdia dos alunos. A nfase no currculo pr-definido, mais voltada para o prprio currculo do que para a criana. Atualmente, h uma tendncia de partir da criana e construir o currculo em torno de suas experincias, percepes e conhecimento. A percepo de muito alunos de que o currculo tradicional tedioso, desinteressante e que um currculo padronizado no se desenvolve a partir da vida e do mundo que cerca os alunos nem tem nada a ver com eles.

Diante destas falhas de um currculo rgido padronizado, maior ateno e aceitao esto sendo dadas a um perspectiva mais holstica e construtiva da aprendizagem.
O reconhecimento do aluno como o centro da aprendizagem.

O professor como mediador dos alunos que esto ativamente envolvidos no processo de aprendizagem de informaes, em vez de transmissor de um currculo padronizado.
A nfase em atividades e projetos significativos da vida real.

A no perspectiva de um currculo rgido, estrito, predeterminado e padronizado que todas as crianas da mesma idade devem dominar ao mesmo tempo, independentemente de suas origens individuais, caractersticas de aprendizagem, interesses e experincias.
O movimento contra ensinar aos alunos habilidades isoladas em ambientes isolados e a favor de sua aprendizagem atravs do envolvimento em projetos e atividades significativas, da vida real, enquanto elas interagem e cooperam um com o outro.

Estratgias para a adaptao do currculo escolar.


Com tal diversidade de alunos includos nas turmas regulares, ns, educadores, precisamos ter uma viso crtica do que est sendo exigido de cada aluno. Embora os objetivos educacionais bsicos para todos os alunos possam continuar sendo os mesmos, os objetivos especficos da aprendizagem curricular podem precisar ser individualizados para serem adequados s necessidades, s habilidades, aos interesses e s competncias singulares de cada aluno, no se pode esperar que um conjunto nico de objetivos padronizados possa satisfazer a capacidade de aprendizagem singular de casa aluno nas classes inclusivas. As capacidades individuais podem e devem ser consideradas luz das atividades curriculares do grupo de colegas da classe. Desenvolver objetivos separados ou diferentes para um ou vrios alunos pode conduzir a seu isolamento e segregao dentro da sala. Criar atividades que abranjam as diferentes capacidades dos alunos e que, ao mesmo tempo, mantenham um contexto de grupo com os membros da turma lidando com objetivos diferentes em momentos diferentes, pode ajudar a superar esse problema potencial.

Os professores tambm precisam modificar as atividades em que um determinado aluno participa, ou a maneira como ele atinge os objetivos (adaptao de atividade). EXEMPLO Alm das variaes curriculares de elementos isolados para acomodar as diferentes habilidades dos alunos, vrias dessas modificaes podem ser implantadas simultaneamente (adaptaes mltiplas) EXEMPLO

importante no assumir que o currculo da turma regular seja nofuncional para alguns alunos.
EXEMPLO

You might also like