You are on page 1of 26

MERIDIANOS ENERGTICOS

Prof. Alexey Alves Garcez

MERIDIANO DO PULMO

MERIDIANO DO PULMO
Trajetria: o primeiro ponto est localizado no lado ntero - lateral do peito, passa pela fossa triangular abaixo do encontro da clavcula e acrnio do ombro, segue pelo lado medial do brao e antebrao at a unha do polegar do lado radial. Principais sintomas: dispnia, tosse, hemoptise, dor torcica, febre, coriza, calafrios, hiperidrose, sudorese noturna, urticria, depresso, claustrofobia, medo, dor ombros e braos e taquipnia.

MERIDIANO DO INTESTINO GROSSO

MERIDIANO DO INTESTINO GROSSO


Trajetria: Inicia-se no leito ungueal externo do dedo indicador, sobe pelo dorso radial da mo, entre os msculos extensor longo e curto do polegar. Sobe at o dorso lateral do cotovelo, continua no brao pela borda lateral do msculo bceps braquial e trceps braquial at o ombro. Segue para a regio supraescapular, volta para a fossa supraclavicular, sobe pela borda lateral do msculo esternocleidomastideo at a mandbula, cruza o plano sagital mediano acima do lbio superior at o seu ltimo ponto, que fica no cruzamento da linha inferior do nariz e da linha nasolabial. Principais sintomas: gengivite, odontalgias, pr-molares e molares baixos, coriza, obstruo nasal, epistaxe, dores no pescoo e inchao, indigesto, mau hlito, constipao, fadiga, cansao, calafrios, bocejos, tremores, febre, sudorese, acne, paralisia ou espasmo facial, dor nos membros, parestesia, frieiras, adormecimento ao longo do meridiano, dor abdominal, diarria, dor epigstrica, urina amarelada, sensao de calor pelo corpo e dor de garganta.

MERIDIANO DO ESTMAGO

MERIDIANO DO ESTMAGO
Trajeto: Se origina lateralmente asa do nariz, penetra pelo arco dentrio superior e sai pela plpebra inferior do olho, onde se localiza o primeiro ponto desse meridiano. Desce pelo ngulo da boca at a mandbula. Um ramo sobe, passando pelo ngulo mandibular, arco zigomtico na frente do ouvido, testa (osso frontal), at a implantao de cabelo. O ramo principal desce pelo lado antero-lateral do pescoo ao longo do lado medial do msculo esternocleidomastideo at a fossa supraclavicular, onde se divide em dois ramos. Um superficial e outro profundo. Principais sintomas: distenso gstrica, nuseas, vmitos, dor epigstrica, indigesto, mau hlito, constipao, paralisia ou espasmo facial, acne, sudorese, febre, obstruo nasal, coriza, dor nos membros, frieiras, dor de garganta, ulceraes da mucosa e depresso.

MERIDIANO DO BAO / PNCREAS

MERIDIANO DO BAO / PNCREAS


Trajeto: comea no ngulo ungueal interno do Hlux, sobe ao longo do lado medial do mesmo, primeiro metatarso, at o malolo interno. Continua pela borda pstero-medial da tbia, passa pela face medial do joelho, e sobe pelo lado medial da coxa at a regio da virilha, de onde percorre a regio antero-lateral do abdome e pela face lateral do trax at o nvel da axila. Principais sintomas: epistralgia, distenso abdominal, nuseas, vmitos, dispepsia, diarria, menorragia, anemia, febre, ictercia, dor nas articulaes, constipao, distrofia e fraqueza muscular, insnia e depresso.

MERIDIANO DO CORAO

MERIDIANO DO CORAO
Trajeto: o ramo principal sai do corao e sobe pelo pulmo at o centro da fossa axilar onde situa-se o primeiro acuponto do meridiano. Desce na face medial do brao, epicndilo medial do cotovelo e pelo lado medial do msculo flexor ulnar do carpo. Passa pelo pulso entre o quarto e quinto metacarpo da mo e chega em seu ltimo ponto, situado no ngulo ungueal externo do quinto dedo. Principais sintomas: falta de ar, palpitao, dor no corao, sensao de calor no rosto ou palma da mo, sudorese noturna, boca seca, lceras na lngua, dor no brao, nervosismo, insnia.

MERIDIANO DO INTESTINO DELGADO

MERIDIANO DO INTESTINO DELGADO


Trajeto: Inicia-se no ngulo ungueal interno do quinto dedo, sobe pela face ulnar da mo, punho, e antebrao. Passa pelo lado medial do olcrano, subindo pelo lado ulnar do msculo trceps braquial at a borda psterolateral do ombro. Passa ao longo da escpula e cruza at a fossa supraclavicular, sobe o lado pstero-lateral do msculo esternocleidomastoideo, vai at o ngulo lateral do olho, e termina na frente do ouvido,na depresso que se forma atrs da articulao tmporomandibular quando a boca est aberta. Principais sintomas: Cervicalgias, zumbido, surdez, dor de garganta e diarria.

MERIDIANO DA BEXIGA

MERIDIANO DA BEXIGA
Trajeto: Inicia-se no ngulo medial dos olhos, sube pela regio frontal, parietal e occipital do seguimento ceflico. Da nuca, ao nvel da implantao dos cabelos, se divide em dois ramos. Um desce ao longo dos msculos paravertebrais at a regio sacro-ilaca, musculatura gltea, por trs da coxa at a fossa popltea. O outro desce pelo lado medial da escpula, at os glteos, passa por trs da regio trocanteriana e desce pelo msculo bceps femural at a fossa popltea, onde se une ao primeiro ramo. Desce a regio posterior da perna pelo msculo gastrocnmio, passa entre o tendo de Aquiles e o malolo externo, at a borda lateral do p, terminando no ngulo ungueal externo do quinto dedo. Principais sintomas: Lombalgia, dor nas costas, torcicolo, dor citica, dores de cabea, obstruo nasal, coriza, epistaxe, infeco urinria e febre.

MERIDIANO DO RIM

MERIDIANO DO RIM
Trajeto: Nasce na planta do p. Seu primeiro ponto fica posteriormente articulao metatarso falangeana entre o segundo e terceiro metatarso, ascende pelo lado nfero-medial da cabea do primeiro metatarso, seguindo pelo lado medial do osso cubide, regio pstero inferior do malolo medial e ao longo da borda medial do msculo gastrocnmio, na regio pstero-medial do joelho e medialmente coxa, ao longo dos msculos adutores e grcil, entra pela plvis aparecendo novamente no abdome, correndo ao longo da face medial do msculo reto abdominal, at o trax, na depresso entre a clavcula e a primeira costela, lateralmente ao manbrio do esterno. Principais sintomas: impotncia, esterilidade, distrbios do crescimento, zumbido, surdez, vertigem, poliria, oligria, distenso abdominal, diarria, queda de cabelo, convulses e esquizofrenia.

MERIDIANO DA CIRCULAO E SEXUALIDADE

MERIDIANO DA CIRCULAO E SEXUALIDADE


Trajeto: inicia-se no trax, no quarto espao intercostal, a uma polegada para o lado do mamilo, e trs polegadas abaixo da linha axilar. Desce ao longo da borda medial do msculo bceps braquial, entre o meridiano principal do pulmo e o meridiano do corao, at a face medial do cotovelo. Continua entre os tendes dos msculos palmar longo e flexor radial do carpo. Na mo, ele passa entre o terceiro e quarto metacarpo e termina no terceiro dedo, no angulo ungueal externo.

Principais sintomas: dores no corao, palpitao, distenso abdominal, dores de cabea, presso alta, retardamento, deleo e desconcentrao.

MERIDIANO DO TRIPLO AQUECEDOR

MERIDIANO DO TRIPLO AQUECEDOR


Trajeto: Esse meridiano comea no ngulo ungueal interno do quarto dedo da mo, sobe pela face dorsal da mo, entre o quarto e quinto metacarpo, passa pelo punho bem no centro do punho e do antebrao (entre os ossos rdio e ulna). Passa pelo olecrano e corta o trceps posteriormente at a regio posterior do ombro. Sobe pela regio supraescapular e nuca, contorna posteriormente a regio auricular e termina lateralmente ao superclio, onde se liga ao meridiano da vescula biliar. Principais sintomas: vertigem, zumbido, dor de ouvido, tosse, faringite, anorexia, nusea, distenso abdominal, alterao mental, polidipsia, oligria, disria, ascite, distrbio genital, m disposio e desconcentrao.

MERIDIANO DA VESCULA BILIAR

MERIDIANO DA VESCULA BILIAR


Trajeto: tem incio a 0.5 polegadas da borda lateral do ngulo externo do olho; passa a frente do ouvido pela lateral da extremidade ceflica, e desce pela lateral do msculo trapzio at a regio supraescapular. Segue para frente do ombro, lateralmente no trax at o glteo na regio trocanteriana, onde se liga com o msculo da bexiga. Desce pela borda lateral da coxa, perna e face ntero-lateral do tornozelo at a face dorsal do p, onde passa entre o quarto e quinto metatarso at o ngulo ungueal externo do quarto dedo. H outro ramo que se separa no lado dorsal do p, passa entre o primeiro e segundo metatarso at o ngulo ungueal lateral do hlux, onde se liga ao meridiano do fgado. Principais sintomas: enxaqueca, dor de ouvido, occiptalgia, torcicolo, dor na axila, dor no quadril, dor na coxa e perna, vertigem, surdez, ictercia, febre, insnia, ansiedade, irritabilidade e fobias.

MERIDIANO DO FGADO

MERIDIANO DA VESCULA BILIAR


Trajeto: tem incio no ngulo ungueal interno do Hlux, sobe passando entre o primeiro e segundo metatarso. Passa a uma polegada a frente do malolo interno, na borda medial do tendo do msculo tibial anterior. Cruza o meridiano BaoPncreas no ponto BP6 e sobe pela face antero-medial da perna. Segue pelo lado medial do joelho e coxa para a regio genital externa e supra pbica. Sobe pela lateral do abdome at a reborda costal, na borda inferior do ponto final da dcima primeira costela, e termina no espao entre a sexta e stima costela, na linha mamilar. Principais sintomas: dores suprapbica, distrbios menstruais, infeces genitais, ptose do tero, distrbios de mico, dor no fgado, hepatrofia ou alargamento do fgado, ictercia, febre, tendinite, periartrite, espondilite, insnia, irritabilidade e emotividade.

You might also like