You are on page 1of 27

Tema:

Decorrentes do Uso de Tabaco

Professor - Dalmir Lopes Disciplina - Psicopatologia Equipe: Alyne Magalhes Augusto Czar Ismael Miranda Jssica Fonseca Margarete Carneiro Thiago Vinicius Valria Pinho

Introduo
O hbito de consumo do tabaco existe h milnios e desde o princpio seu uso associava-se a uma situao de prazer. Difundido pelos ndios, despertou a curiosidade do homem branco, pois aquela planta produzia saboroso elemento, que relaxa o indivduo. A Organizao Mundial de Sade (OMS) estima que existe 1 bilho de fumantes em todo o mundo e que eles fumem 6 trilhes de cigarros por ano. A OMS tambm calcula que o tabaco mate mais de 3 milhes de pessoas por ano. O Brasil esta entre os maiores produtores e um grande exportador de tabaco. O consumo nacional de cigarros de cerca de 164 bilhes por ano.

Tabaco
O Tabaco uma planta cujo nome cientifico Nicotiana tabacum, da qual extrada uma substncia chamada nicotina, seu princpio ativo. Mas, no tabaco encontramos ainda um nmero muito grande de outras substncias algumas muito txicas, como por exemplo: terebentina, formol, amnia, naftalina, entre outras.

As formas de uso do tabaco

As modalidades mais comuns de uso do tabaco so: fumar ou inalar atravs de cigarro, charuto, cachimbo, rap e mascar o assim chamado tabaco de mascar.

Por que as pessoas usam o tabaco?

Quem so as pessoas que mais usam?

Alguns componentes do cigarro


Acetona - remove a tinta de esmalte

Metanol lcool metlico - usado como combustvel de foguetes e automveis


Naftalina - afasta e mata traas Nicotina - responsvel pele dependncia fsica. Tambm usada como inseticida Monxido de carbono - gs txico que impede o sangue de transportar oxignio Formol - usado na conservao de cadveres Amonaco - detergente desinfetante Tolueno - Solvente industrial Arsnico - componente altamente nocivo - veneno puro Polnio - substancia altamente radioativa DADOS: www.consciencia.net

O que o tabaco faz no corpo


Efeitos fsicos agudos

Efeitos fsicos crnicos


Efeitos psquicos agudos Efeitos psquicos crnicos

Relao: pulmo de um indivduo no-fumante x fumante

Transtornos relacionados nicotina segundo o DSM-IV-TR


O DSM-IV-TR abstinncia. apenas contm critrios especficos para a

Outras condies reconhecidas pelo DSM-IV-TR so a dependncia de nicotina e o transtorno relacionado nicotina sem outra especificao >>>> OBS: O tabagismo vem sendo associado ao dobro de ocorrncia de demncia pela doena de Alzheimer e est certamente associado a outros tipos de demncia, em particular as secundrias aos acidentes vasculares cerebrais ( AVC).

Dependncia

A dependncia ocorre de forma rpida, provavelmente porque a nicotina ativa o sistema dopaminrgico da rea tegmentar ventral, o mesmo sistema afetado pela cocana e pelas anfetaminas.

Abstinncia

Os sintomas de abstinncia podem se desenvolver dentro de duas horas aps fumar o ltimo cigarro e costumam atingir seu pico nas primeiras 24 a 48 horas, podendo durar semanas ou meses.

Transtorno relacionado nicotina sem outra especificao


a categoria diagnstica para transtornos relacionados nicotina que no se encaixam em nenhuma das categorias discutidas anteriormente. Esse diagnstico pode incluir intoxicao, abuso de nicotina e transtornos do humor e de ansiedade associados ao uso dessa substncia.

Caractersticas Clnicas

Do ponto de vista comportamental, os efeitos estimulantes da nicotina melhoram a ateno, a aprendizagem, o tempo de reao e a capacidade de resolver problemas. Os usurios de tabaco tambm relatam que o cigarro eleva seu humor, diminui a tenso e reduz os sentimentos depressivos.

Efeitos adversos
Na fumaa do cigarro existem 4.720 substncias diferentes, verdadeiros venenos, contendo aproximadamente 70 substncias cancergenas.

A nicotina um alcalide altamente txico. Doses de 60 mg em adultos so fatais, secundrias paralisia respiratria. Um cigarro mdio contm a dose de 0,5 mg. Em doses baixas, os sinais e os sintomas da toxidade da nicotina incluem nusea, vmito, salivao, tontura, taquicardia, entre outros.

Morte
O consumo de cigarros a mais devastadora causa evitvel de doenas e mortes prematuras da histria da humanidade. A morte o principal efeito adverso do cigarro. O uso de tabaco est associado mdia de 400 mil mortes prematuras a cada ano nos Estados Unidos 25% de todas as mortes. O Brasil perde 200 mil pessoas por ano em decorrncia do fumo.

Relao entre tabagismo e alguns transtornos psiquitricos

A relao entre tabagismo e doenas mentais tem sido salientada em numerosas publicaes nas ltimas duas dcadas, mostrando associao entre consumo de tabaco e transtornos psiquitricos em pacientes estudados. Est bem estabelecida na literatura a relao entre tabagismo e quadros psiquitricos, como esquizofrenia, depresso maior e transtornos de pnico, entre outros.

Tabagismo e transtornos depressivos


A probabilidade de abandono do tabagismo reduzida em pacientes com transtornos depressivos. Sabe-se que fumantes com histrico de depresso correm mais risco de recadas durante o perodo de abstinncia, em comparao a fumantes sem o mesmo histrico. Nos fumantes com histrico de transtornos depressivos, a cessao do tabagismo fator de risco para a manuteno do quadro clnico ou o desenvolvimento de novo surto depressivo.

Tabagismo e esquizofrenia
Nos Estados Unidos, cerca de 70% a 80% dos pacientes esquizofrnicos so fumantes, ao passo que em outros pacientes psiquitricos a prevalncia mdia de tabagismo gira em torno de 50%. Na populao em geral, observa-se uma prevalncia mdia de 25%. Estudos efetuados com outras naes tambm apresentam resultados semelhantes, na Espanha foi encontrada uma prevalncia de 64% de tabagismo em esquizofrnicos e de 50% na Turquia. Embora o consumo de tabaco esteja decrescendo na populao como um todo, esquizofrnicos permanecem fumando em ndices alarmantes e sofrendo as conseqncias malficas do tabagismo sade.

Tabagismo e transtorno do pnico


Pohl et al. (1992) efetuaram estudo comparativo entre as prevalncias de tabagismo em pacientes com TP e um grupo-controle. O estudo revelou maior prevalncia de tabagismo em portadores de TP, mas apenas no sexo feminino.
Goodwin et al. (2002) investigaram a relao entre traos de neuroticismo e tabagismo/ataques de pnico em um estudo longitudinal. O fator de personalidade "neuroticismo" apareceu como preditor da co-ocorrncia simultnea de tabagismo e ataques de pnico. Por outro lado, o mesmo estudo revelou que traos de neuroticismo no precedem ataques de pnico ou tabagismo, um na ausncia de outro.

Tratamento
A orientao breve deve enfocar a necessidade de medicamento ou terapia de grupo, preocupaes com o ganho de peso, situaes de risco, tornar o cigarro indisponvel, e assim por diante. Como a recada costuma ser rpida, o primeiro telefonema ou consulta de acompanhamento deve ocorrer dois ou trs dias aps a data de parar.

Terapias Psicossociais
A terapia comportamental a abordagem psicolgica mais aceita e comprovada para o tabagismo. Ela consiste de diversas tcnicas, trs das quais tm boas evidncias de apoio.

Terapias psicofarmacolgicas:
Terapias de reposio de nicotina

Chiclete de nicotina Adesivos de nicotina Spray nasal de nicotina Inalador de nicotina

>>> Existem tambm os medicamentos sem nicotina podem ajudar fumantes que tm objees filosficas noo de terapia de reposio e aqueles que fracassam na terapia de reposio.

Benefcios de parar de fumar


A cessao do tabagismo tem resultados importantes e imediatos para pessoas de todas as idades e proporciona benefcios para indivduos com e sem doenas relacionadas ao tabagismo. Os exfumantes vivem mais tempo do que aqueles que continuam a fumar.

Enquanto h alguns anos o tabagismo era uma questo de estilo, fumar, hoje em dia, est fora de moda. Atualmente, o consumo do tabaco no tem respaldo nem mesmo em modismos e se sustenta apenas pelo vcio de quem fuma.

Fumar mata, de um jeito ou de outro!!!

Referncias
BOTELHO, Clovis; RONDINA, Regina de Cssia; GORAVEB, Ricardo. Relao entre tabagismo e transtornos psiquitricos. Rev. psiquiatrica. cln. v.30 n.6 So Paulo 2003. Disponvel em: aed.one2one.com.br Acesso em: 08 out de 2008. Brasil unido contra o tabaco. Disponvel em: www.consciencia.net Acesso em: 08 out de 2008. CEBRID. Tabaco. Disponvel em: www.unifesp.br Acesso em: 07 out de 2008. SADOCK, Benjamin James; SADOCK, Virgnia Alcott. Compndio de psiquiatria: cincias do comportamento e psiquiatria clnica. Traduo de Claudia Dornelles. Et al. 9. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2007. Cigarro est ligado a doenas psicolgicas. Disponvel em: www.antidrogas.com.br Acesso em 08 out de 2008. SAIDEMBERG, Silvio. Tabaco e sade. Disponvel em: www.geocities.com Acesso em 08 out de 2008 FOCCHI, Guilherme Rubino de Azevedo. Tabagismo: uma reviso. Disponvel em: www.polbr.med.br Acesso em 08 out de 2008.

You might also like