You are on page 1of 25

Faculdade Porto Alegrense

Histria Contempornea

O colonialismo ingls na ndia

Porto Alegre, junho de 2011

Porque a ndia foi um espao de dominao Britnica?

Jonatha Kathamokja Paulo Roberto Simes Ricardo Oliveira Ribeiro Robson Dias da Silva

Antecedentes da colonizao
Presena europia na sia desde o sculo XVI, na busca por especiarias. Ingleses comeam a instalar postos comerciais em cidades indianas aps derrotarem os portugueses que dominavam as rotas comerciais asiticas. Disputas entre Holanda, Frana e Inglaterra pelo domnio da ndia no sculo XVIII. Domnio ingls comea a se definir em 1757 com a vitria de Robert Clive, na Batalha da Plassey, contra o nababo Sirj-ud-Dawlah, governador de Bengala. Ascenso de uma classe comerciante ligada aos interesses ingleses.

Desde a Batalha de Plassey em 1757 at a Revolta dos Cipaios 1857 produziram-se dois fenmenos simultneos. Desenvolvimento do colonialismo na ndia e a revoluo industrial e nascimento do capitalismo moderna na Inglaterra.

A Revolta dos Cipaios 1857-1858


ltimo esforo de liberdade, liderado pelas antigas classes dominantes que intentavam retornar ao poder. Sem poder, nem organizao para edificar um Estado que pudesse se opor com sucesso aos ingleses a revolta foi suprimida aps 18 meses de combates.

Administrao inglesa na ndia


Secretrio de Estado: nomeado pelo poder central, responsvel maior pelo administrao da ndia. Vice-Rei: subordinado ao Secretrio, exercia funo "decorativa". Civil Service: orgo responsvel pela administrao colonial.

Chegada de colonos europeus


Europeus recebiam terras para cultivo, formavam colnias de plantao nas regies do Assam e do Nilgris. Emprestavam dinheiro para agricultores locais, que perdiam sua liberdade devido ao acumulo de dvidas.

Explorao do trabalho indiano


Falta de legislao social favoreceu o estabelecimento de industrias txteis inglesas na ndia. Aumento da misria e da fome durante o perodo da administrao inglesa. Alcanados enormes lucros durante este perodo.

Modernizao do pas
planos de irrigao; construo de estradas de ferro; instalao de telgrafos; Fundao de escolas tcnicas e Universidades;

O racismo como certeza ideolgica


Segundo Panikkar: "O racismo ingls uma realidade to indiscutvel e talvez to importante quanto essa explorao econmica". E ainda Panikkar citando Seton Kerr:"[...] a convico enraizada em cada qual de que pertencia a uma raa que Deus destinara a governar e a dominar".

Interesse Real na ndia

Posio geogrfica favorvel para as aspiraes inglesas na sia.

Referncias
PANIKKAR, K. M. . A dominao ocidental na sia: do sculo XV aos nossos dias. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. BIANCO, Lucien (Comp.). Asia contemporanea. 5. ed. Mexico: Siglo XXI, 1984. 349 p. (Historia Universal Siglo XXI ; v. 33) ISBN 8432302147

FERRO, Marc. Histria das Colonizaes: das conquistas s independncias, sculos XIII a XX. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. 463 p. ISBN 857164-542-6 Revista Espao Acadmico 83. Eurocentrismo e racismo nos clssicos da filosofia e das cincias sociais. Abril 2008. ISSN 1519.6186

Posio geogrfica favorvel para as aspiraes inglesas na sia.

You might also like