You are on page 1of 34

FUNDAO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA - FUNESO

UNIO DAS ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO - UNESF CENTRO DE CINCIAS DA SADE CCS ESPECIALIZAO EM SADE PBLICA

ANALISAR O NVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SADE (MDICOS, ENFERMEIROS E TCNICOS DE ENFERMAGEM) SOBRE A DOENA FALCIFORME NA EMERGNCIA DO HOSPITAL SIMO MENDE NO PAS DE GUIN BISSAU, FRICA OCIDENTAL
ALANDELON DE MELO

Orientadora: Me. Maria de Ftima Patu da Silva Olinda - 2013

INTRODUO
A OMS estima, que a cada ano nasam 300 mil crianas com Doena Falciforme. A

Iron Helth Aliance, afirma que na frica, cerca de 200.000 novos casos de DF ocorre a cada ano. (BRASIL,2009).
Nos EUA, a DF afeta mais 70.000 afro-americanos e em 375 recm-nascido. No

Reino Unido afeta 1 em cada 2.400 nascidos vivos... (SICKLE CELL SOCIETY, 2008).
Estima-se que no continente africano, nasam em torno de 500 mil crianas vivas

com a DF. (Sickle Cells Foudation, Gana).


A (ONU) proclama a data de 19 de junho como o dia mundial da Conscientizao

sobre a DF.
O Brasil e a DF. ( SUS) e o Projeto de Cooperao Internacional com os pases

Africanos. 2

(BRASIL ,2012).

LOCALIZAO

Fonte: GUINE-BISSAU, 2009-2013

JUSTIFICATIVA
A equidade um dos princpios doutrinrios do Sistema nico de Sade (SUS) De acordo com MICS 2000, taxas de mortalidade infantil em Guin Bissau, de 142/1000, 124/1000 nos anos de 1990 a 1999, infanto-juvenil de 240/1000 e 203/1000 no mesmo perodo. Porem em 2006 essa taxa cresceu de 138/1000 e 223/1000 , para mortalidade infantil e infanto-juvenil. Mortalidade materna apontam para 405/ cem mil NV, porem o Projeto de Sade de Bandim, aponta para nveis mais elevados de 818/ cem mil NV. Principais causas de mortalidade so: Paludismo, IRA e Doenas Diarreicas, por no existir uma sistematizao dos seus registros pelo SNIS. Porem notrio entre outro, a ocorrncia acrescida de AVC, DM, Tumores e outra doenas crnicas. A DF uma das alteraes genticas mais frequentes no Brasil e no mundo... Alguns sintomas: Dores sseas, na barriga, infeces de repetio, AVC.... Hemoglobinopatias (HbSS), (S/ Tal), (Hb SC), ( Hb SD) e (Hb. SE). 4

PERGUNTA CONDUTORA

At que ponto os profissionais de Sade do setor de Emergncia do Hospital Simo Mendes localizado na Av. Pansau na Isna, Bissau Guin Bissau, frica Ocidental, tm conhecimento acerca da fisiopatologia da DF como Diagnostico, Tratamento, uso de frmacos necessrios para o controle da crise da Doena?

OBJETIVOS
Objetivo Primrio
Analisar o nvel de conhecimento dos profissionais de sade mdicos, enfermeiros e

tcnicos de enfermagem sobre a DF na emergncia do Hospital Simo Mendes.

Objetivos Secundrio

Identificar o nvel de conhecimento desses profissionais relacionado doena falciforme;

Relacionar os aspectos da gesto do hospital de sade Simo Mendes que contribuam na implantao do programa de notificao das pessoas com doena falciforme; Descrever o perfil scio demogrfico desses profissionais de Sade (mdicos, enfermeiros, tcnicos e outros profissionais) na unidade de Emergncia no Hospital de Sade Simo Mendes em Bissau/ frica.

REVISO LITERARIA
Segundo Rosen, 1994 o conceito de sade pblica e a conscincia desenvolvida por parte da sociedade de seu papel na promoo a Sade, preveno e tratamento de doenas, pela compreenso de enfrentar problemas de sade oriundas de condies Humanas. (BERRIDGE, 2000) Castiel, 1994, p.185, ele vai dizer que sade publica refere-se, as forma de agenciamento polticos/governamental no sentido de dirigir intervenes voltadas s denominadas necessidades sociais de sade... A sade publica , portanto um pratica social, uma construo histrica. (RABELLO,2006) 7

OMS define sade como um estado de completo bem-estar fsico, mental e social. E no meramente a ausncia de doena. Tal definio no permite qualquer variao nos graus de bem-estar ou doena. (BRUNNER & SUDDARTHE, 2002 p. 04)

A maior nfase hoje esta sobre a sade, bem estar e autocuidado. A sade vista como um estilo de vida que orientado para o bem estar. Estratgias de promoo a sade: Triagem multifsica, testagem gentica, programa de monitorizao de sade diria, programas de sade ambiental e mental, reduo de riscos, educao nutricional e outros. (BRUNNER & SUDDARTHE, 2002 p. 04)

PNTN um dos vrios programas de seleo populacional existentes. um programa de diagnostico precoce de doenas metablicas, gentica e/ou infecciosas. No Brasil, o PNTN executado de forma articulada com as secretarias de sade dos estados, Distritos Federal e Municpios, tem como objetivo desenvolvimento de aes de triagem neonatal em nascidos vivos na fase pr-sintomatica. (RODRIGUES, et al, 2002). No ano de 1992 o MS criou o Comit de Hemoglobinopatias... Em 10 de maio de 1996, um grupo de trabalho, criado pela Portaria MS n 951/96 coordenado pela (ANVISA). Estalou em agosto o (PAF). Em 2001 foi estabelecido No SUS. Portaria Ministerial GM,822/01, inclui o Exame de DF e outras Hemoglobinopatias no PNTN. 9 (RAMALHO. 2003)

Fase I triagem, confirmao diagnstica, acompanhamento e tratamento da fenilcetonria e hipotireoidismo congnito; Fase II triagem, confirmao diagnstica, acompanhamento e tratamento da fenilcetonria, hipotireoidismo congnito + doenas falciformes e outras hemoglobinopatias; Fase III triagem, confirmao diagnstica, acompanhamento e tratamento da fenilcetonria, hipotireoidismo congnito, doenas falciformes e outras hemoglobinopatias + fibrose cstica.

(RODRIGUES, et al. 2012).

Em 12 de abril de 2008, no pais de Cabo Verde, foi assinado o acordo de Cooperao Tcnica entre Brasil e os Pases Africanos. (RODRIGUES, et al. 2012). 10

Fonte : google.com.br. Acesso em 18/09/2013 11

A DF uma das alteraes genticas mais frequentes no Brasil e no mundo. um grupo de doenas caracterizadas pela predominncia da Hemoglobina (Hb) S nas hemcias. (BRASIL, 2012).

12

Os pais so portadores do trao falciforme (AS), h chance de nascer uma criana com doena falciforme com gentipo SS, ou seja, anemia falciforme. (BRASIL, 2008)

13

Fonte: (BRASIL, 2012)


Fonte: google:www.sistemanervoso.com 14

As pessoas com DF manifestaro no decorrer de suas vidas complicaes clinicas devido a dois fenmenos: Vaso-ocluso das hemcias, seguida de infarto nos diversos rgos e tecidos, e aqueles decorrentes da hemlise crnica e de seus mecanismos compensadores. Resultando ento em um quadro agudo e crnico nos diversos rgos e tecidos, como pulmes, corao, ossos, rins, fgado, retina e pele. No bao, a vaso-ocluso pode acarretar isquemia e ao infarto esplnico.

De acordo o Manual de DF, lceras Preveno e tratamento, os sintomas mais comuns so:
Crises lgicas Crises de Anemia Aguda Febre

Fgado, Vias Biliares e Ictercia

Acidentes Vascular Cerebral (AVC) Entre Outros... 15 (BRASIL, 2012).

Algumas intercorrncias da doena podem provocar quadros de dor crnica; o caso da osteonecrose da articulao coxofemoral e das extensas lceras de perna. Vale lembrar que o paciente falcmico pode tambm ser acometido por quadro lgico no relacionado a processos vasoclusivos.

(LOBO C, et al,2007).

16

Intercorrncias Crise lgica Dactilite - Inicio Abrupto

Quadro Clinica

Caractersticas Especiais - Recorrente - Grande variabilidade - Todas as idades - Frequente na infncia Frequente como 1 manifestao da doena

- Em qualquer rea do corpo - Imprevisvel - Edema doloroso dorso das mos e ps. - infarto Simtrico (metacarpo e metatarso).

Inflamao Aguda Articulaes.

- Edema de - Dor articular - Inflamao - Infeco - Dor torcica - Febre

- Acompanha o dactlito - Artrite sptica e rara.

Sndrome torcica aguda

- Taquipnia - Hipxia - infiltrao pulmonar - Infarto ou infeco

- Morbidade na infncia - Mortalidade no Adulto

Fonte: BRASIL, 2012

17

Sequestro esplnico

- Dor no quadrante superior esquerdo. - Palidez - Anemia aguda - Bao aumentado

- Choque hipovolmico na criana - Raso e insidioso no adulto

Sequestro heptico

- Dor no quadrante superior direito; - Anemia aguda - Fgado aumentado

- Mas frequente no adulto

Dor Abdominal

- Ictercia - Colelitase - Infarto mesentrico

- Pode ser manifestao inicial da sndrome torcica aguda.

Priapismo

- Ereo dolorosa do Pnis

- Agudo - Crnico e intermitente Fisioterapia til para reduzir a dor e manter a funo do membro afetado.

Necrose avascular - Dor constante e prologada de fmur ou mero - Infarto sseo

Dor

crnica - Sem causa aparente - Espontnea - Lancinante

- Raramente lembrado em quadro de doena falciforme - Estado crnico da dor.

neuroptica

Fonte: BRASIL, 2012

18

Analgsico no opode Dipirona Acetaminofem AAS Paracetamol AAS

Aines*

Opode fraco Codena Cloridrado de Tramadol

Opode potente Mofina Fentanila Petidina Buprenorfina Nalburfina Metadona Oxicodona

Adjuvante Anticonvulsivante Antidepressivo Neurolptico Benzodiazepnico Anticolinrgico

Diclofenaco Indometacina Ibuprofeno

Fonte: BRASIL, 2012 *Anti-inflamatrio no asteroide

19

HIPTESE
Quanto maior for o nvel de informao dos profissionais de sade (mdicos, enfermeiros e tcnicos de enfermagem) do hospital Simo Mendes sobre a doena falciforme, melhor ser a compreenso e sua notificao, para um diagnostico precoce para dados futuros sobre a problemtica no pas, e melhor atendimento aos portadores no servio.

20

METODOLOGIA
Local e Tipo de Pesquisa
A presente pesquisa foi realizada no Hospital Simo Mendes, no pas de Guine Bissau frica Ocidental situada na Av. Pansau em Isna.

Este estudo de carter quantitativo e natureza descritiva. De acordo com Richardson et al (2007) (MOLINA; DIAS; MOLINA, 2003, p. 52, RICHARDSON,2007). Fonte: www.google.com - Acesso em: 26/08/2013 21

METODOLOGIA
Critrios de Incluso Todos os profissionais de sade (mdicos, enfermeiros e tcnicos em enfermagem), da emergncia do hospital Simo Mendes em Bissau. Concordar em participar do estudo. Critrios de Excluso Outros profissionais de sade, e no concordar em participar do estudo. Metodologia de Anlise dos Dados Foram utilizados dados primrios consolidados em tabela de Excel, a partir das informaes extradas no arquivo dos questionrios aplicados aos que concordaram em participar do estudo Desfecho Primrio Com a informao desses profissionais, os quais podero se tornar agentes multiplicadores, e dessa forma ser possvel implantar o programa de triagem neonatal no hospital Simo Mendes. 22

METODOLOGIA
Desfechos Secundrios Com o resultado da pesquisa, contribuir para a notificao de pessoas com doena falciforme por meio da implantao do teste do pezinho. Aspectos Bioticos O projeto de pesquisa foi analisado pelo Comit de tica em Pesquisa da Funeso, parecer n 302529, e autorizado pela Diretoria do Hospital Simo Mendes onde foi desenvolvida a pesquisa. A confidencialidade dos dados foi rigorosamente respeitada, segundo os princpios da Resoluo n 196/96 sobre pesquisa envolvendo seres humanos, (BRASIL, 1996). Metodologia de Anlise de Dados Coletados O processamento dos dados foi efetuado com a utilizao do Programa de Planilha eletrnica Microsoft Office Excel por apresentar ferramentas de clculo e de construo de tabelas. 23

RESULTADOS
Tabela 1 - Nmero de profissionais por faixa etria e sexo
Faixa Etria 16 28 29 38 39 48 - 49 Total M 01 06 06 01 14 F 01 06 03 10 % 8,33 50 37.5 4.17 100

Tabela 2 - Nvel de Ensino por Faixa Etria


Faixa Etria 1 Ciclo Primrio 2 e 3 Ciclo (Nono Ano) Secundrio Nvel Tcnico Licenciatura/Medicina Licenciatura /Enfermagem Doutoramento Mestrado Total 16 - 28 29 - 38 01 03 02 06 02 02 21 07 39 - 48 49 % 4,16 16,67 37,50 25,00 8,33 8,33 100,00

01

02

01

Fonte: O autor, 2013

24

RESULTADOS
Tabela 3 Quanto ao estado Civil e Agregados Familiares e Religio

Fonte: O autor, 2013

25

RESULTADOS
Tabela 4 Quanto profisso, Conhecimento da DF e Sintomatologia.

Profisso Mdicos Enfermeiros Tcnicos de Enfermagem No Respondeu Total

QTD de Profissionais 15 04 05

Conhecimento da DF. Sim 13 03 02 No 02 01 03 01 N/R

Sintomatologia SIM 12 03 02 No 03 01 03

24
26

18

05

01

17

07

Fonte: O autor, 2013

RESULTADOS
Tabela 5 - Quanto ao Conhecimento de Notificao da DF no servio e Tipo de Medicao Utilizada no tratamento da Crise . Pergunta Sim No N/R Total
Foi Diagnosticado algum caso Clinico da DF no servio? Tem conhecimento sobre o tipo de Medicao utilizada no tratamento da crise DF 07 18 17 05 01 24 24

Tabela 6 Quanto ao formulrio de notificao ou Protocolo de atendimento


Existe algum formulrio/protocolo de notificao de atendimento ao Doente Falciforme? SIM No 23 Total 23 N/R 01 01 24 Qtd

Fonte: O autor, 2013

27

RESULTADOS
Tabela 7 Sugestes dos Profissionais, para realizao do tratamento e Diagnostico.
Local Hospital de Referencia para atendimento e Diagnostico Laboratrio de Analise Clinica (Eletroforese da Hemoglobina) gratuito Capacitao dos Profissionais de Sade (Reciclagem) Distribuio Gratuita de Medicamento utilizada para a DF Formar Quadros (Equipes especializadas para atendimento DF). Pesquisas (Estudo sobre a Doena) Protocolo de Atendimento Teste do Pezinho No Responderam No teve uma resposta coerente com a Pergunta 2 2 3 1 1 2 4 3 8,33 8,33 12,50 4,16 4,16 8,33 16,66 12,50 QTD 5 14 % 20,83 58,33

Fonte: O autor, 2013

28

CONCLUSO
Desconhecimento dos Profissionais de sade sobre a doena falciforme

No existe notificao para a DF; No existe Diagnostico Laboratorial; No estabelecida nenhum Diagnostico Preventivo pelo PNTN.

Contribuio do Brasil, para a realizao do Diagnostico da DF.

Promover uma capacitao dos profissionais de Sade dos grandes Hospitais; Criar um sistema de notificaes da DF; Estabelecer parcerias com laboratrios que pudessem disponibilizar os resultados atravs do PNTN, ou eletroforese da Hemoglobina.

O nosso SUS e o PNDS de Guin Bissau.

29

REFERNCIAS
BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno a Sade. Departamento de Ateno Especializada. Manual de Educao em Sade, 2008. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Especializada. Manual de educao em sade Braslia, 2009. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Especializada. Doena Falciforme: a experincia brasileira na frica: histria de um esforo de cooperao: 2006-2010. Braslia, 2012. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Especializada. Doena falciforme: lceras: preveno e tratamento,2012. BRUNNER & SUDDARTH. SMELTZER, S.C. BARE, B.G.Tradado de Enfermagem Mdico-Cirrgica, Nona edio v. 01, Editora Guanabara koogam, 2002. GUIN- BISSAU. Estratgia de cooperao da OMS com os pases, 2009-2013 Guin-Bissau. 30

REFERNCIAS
GUIN- BISSAU. PNDS II,Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitrio II 2008-2017 Guin-Bissau. verso 02 de setembro, 2008 GIL, Antnio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 6. ed. 2008. 200 p. LOBO C, MARRA V.N,SILVA, R.M.G, Crise Dolorosa na Doena Falciforme, Ver. Brasileira de Hematologia. Hemoterapia. 2007, v.3 , p. 247-258. Disponvel: http://www.scielo.br/pdf/rbhh/v29n3/v29n3a11.pdf acesso em 15 mai. 2013 . MOLINA, Aurlio; DIAS, Emanuel; MOLINA, Ana Elizabeth. Preparando um projeto de pesquisa. In:______. Iniciao em pesquisa cientfica: manual para profissionais e estudantes das reas da sade, cincias biolgicas e humanas. Recife: EDUPE, 2003. Cap. 4, p. 25-44. RAMALHO, A.S. et al. A Portaria n 822/01 do Ministrio da Sade e as peculiaridades das hemoglobinopatias em sade pblica no Brasil. Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, v.19, n.4, p.1195-1199, ago. 2003.

31

REFERNCIAS
RAMALHO, A.S. et al. A Portaria n 822/01 do Ministrio da Sade e as peculiaridades das hemoglobinopatias em sade pblica no Brasil. Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, v.19, n.4, p.1195-1199, ago. 2003. RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa Social: mtodos e tcnicas. So Paulo: Atlas, 2007. RODRIGUES, Daniela de O. W. ,FERREIRA, M. C. B. , CAMPOS, E. M. S. ,PERREIRA, P. M. ,OLIVEIRA, C. M. , TEXEIRA, M. T. B., Histria da triagem neonatal para doena falciforme no Brasil captulo de Minas Gerais, Rev .Med Minas Gerais 2012 v.1 p. 1-128. Disponvel: http://rmmg.medicina.ufmg.br/index.php/rmmg/article/viewFile/495/479 acesso em 15 de abr. 2013 . RABELLO, L.S. Desafio da Adaptao? A construo social do conceito, de Alma-Ata aos dias atuais, no Brasil e no Canadar, Brasilia, 2006 192 F.

32

You might also like