You are on page 1of 22

A caridade na viso esprita

Cosme Massi

Sentido comum da palavra caridade


Caridade - ato pelo qual se beneficia o prximo, especialmente os pobres e os desprotegidos; disposio favorvel em relao a algum em situao de inferioridade (fsica, moral, social etc.); compaixo, benevolncia, piedade; donativo ou ajuda que se d aos pobres; esmola, benefcio.
Cosme Massi

Fora da caridade no h salvao


- No podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o prximo, todos os deveres do homem se resumem nesta mxima: FORA DA CARIDADE NO H SALVAO. (Evangelho, cap. XV,
Fora da caridade no h salvao, item 5)

- "Amar o prximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereramos que os outros fizessem por ns", a expresso mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o prximo. (Evangelho, cap. XI, Amar o prximo como a si
mesmo, item 4)
Cosme Massi

O homem

O prximo

Pensar Sentir Agir

Cosme Massi

O homem

O prximo

Pensar Sentir Agir

Cosme Massi

Estrutura psquica do homem


A essncia psquica do homem possui trs potncias (faculdades) fundamentais:

Funes Pensar Sentir Agir (querer)

rgo Entendimento (Pensamento) Sentimento (Percepo) Vontade

Cosme Massi

Estrutura psquica do homem


Deve-se observar expressamente que no se faz referncia, com isso, a trs capacidades independentes da alma, mas apenas a trs tendncias ou orientaes diferentes da vida psquica do homem. Isso posto, devemos distinguir uma inteligncia racional, uma emocional e uma volitiva.
Cosme Massi

O homem em sociedade
Sociedade Pensar
Sentir Agir

Homem


Cosme Massi

O Pensamento no relacionamento com o prximo


A funo psquica PENSAR, no relacionamento com o prximo, na sociedade, utilizada para analisar ou julgar o carter ou conduta do prximo. Para utilizar corretamente esta funo no relacionamento social, como devemos proceder? Que virtude deve controlar ou dirigir o uso desta funo? Resposta: A indulgncia
Cosme Massi

A indulgncia
Espritas, queremos falar-vos hoje da indulgncia, sentimento doce e fraternal que todo homem deve alimentar para com seus irmos, mas do qual bem poucos fazem uso. A indulgncia no v os defeitos de outrem, ou, se os v, evita falar deles, divulg-los. Ao contrrio, oculta-os, a fim de que se no tornem conhecidos seno dela unicamente, e, se a malevolncia os descobre, tem sempre pronta uma escusa para eles, escusa plausvel, sria, no das que, com aparncia de atenuar a falta, mais a evidenciam com prfida inteno.
Cosme Massi

A indulgncia
A indulgncia jamais se ocupa com os maus atos de outrem, a menos que seja para prestar um servio; mas, mesmo neste caso, tem o cuidado de os atenuar tanto quanto possvel. No faz observaes chocantes, no tem nos lbios censuras; apenas conselhos e, as mais das vezes, velados. Quando criticais, que conseqncia se h de tirar das vossas palavras? A de que no tereis feito o que reprovais, visto que estais a censurar; que valeis mais do que o culpado. O homens! quando ser que julgareis os vossos prprios coraes, os vossos prprios pensamentos, os vossos prprios atos, sem vos ocupardes com o que fazem vossos irmos? Quando s tereis olhares severos sobre vs mesmos?
Cosme Massi

A indulgncia
Sede, pois, severos para convosco, indulgentes para com os outros. Lembrai-vos daquele que julga em ltima instncia, que v os pensamentos ntimos de cada corao e que, por conseguinte, desculpa muitas vezes as faltas que censurais, ou condena o que relevais, porque conhece o mvel de todos os atos. Lembrai-vos de que vs, que clamais em altas vozes: antema! tereis, qui, cometido faltas mais graves. Sede indulgentes, meus amigos, porquanto a indulgncia atrai, acalma, ergue, ao passo que o rigor desanima, afasta e irrita. Jos, Esprito protetor.
(Bordus, 1863.)
Cosme Massi

O Sentimento no relacionamento social


A funo psquica SENTIR, no relacionamento com o prximo, na sociedade, utilizada para receber o julgamento ou as aes do prximo. Para utilizar corretamente esta funo no relacionamento social, como devemos proceder? Que virtude deve controlar ou dirigir o uso desta funo? Resposta: O Perdo O perdo atua com se fosse um filtro, impedindo que o mal gerado pelo prximo se instale em nosso mundo interior.
Cosme Massi

O Perdo
Ele, o justo por excelncia, responde a Pedro: perdoars, mas ilimitadamente; perdoars cada ofensa tantas vezes quantas ela te for feita; ensinars a teus irmos esse esquecimento de si mesmo, que torna cada criatura invulnervel ao ataque, aos maus procedimentos e s injrias; sers brando e humilde de corao, sem medir tua mansuetude; fars, enfim, o que desejas que o Pai celestial por ti faa. No est Ele a te perdoar freqentemente? Conta porventura as vezes que o seu perdo desce a te apagar as faltas?
(Simeo, Evangelho, cap.X , item 14)
Cosme Massi

O Perdo
Perdoar aos inimigos pedir perdo para si prprio; perdoar aos amigos dar-lhes uma prova de amizade; perdoar as ofensas mostrar-se melhor do que era. Perdoai, pois, meus amigos, a fim de que Deus vos perdoe, porquanto, se fordes duros, exigentes, inflexveis, se usardes de rigor at por uma ofensa leve, como querereis que Deus esquea de que cada dia maior necessidade tendes de indulgncia? Oh! ai daquele que diz: "Nunca perdoarei", pois pronuncia a sua prpria condenao. Quem sabe, alis, se, descendo ao fundo de vs mesmos, no reconhecereis que fostes o agressor? Quem sabe se, nessa luta que comea por uma alfinetada e acaba por uma ruptura, no fostes quem atirou o primeiro golpe, se vos no escapou alguma palavra injuriosa, se no procedestes com toda a moderao necessria?
Cosme Massi

O Perdo
Sem dvida, o vosso adversrio andou mal em se mostrar excessivamente suscetvel; razo de mais para serdes indulgentes e para no vos tomardes merecedores da invectiva que lhe lanastes. Admitamos que, em dada circunstncia, fostes realmente ofendido: quem dir que no envenenastes as coisas por meio de represlias e que no fizestes degenerasse em querela grave o que houvera podido cair facilmente no olvido? Se de vs dependia impedir as conseqncias do fato e no as impedistes, sois culpados. admitamos, finalmente, que de nenhuma censura vos reconheceis merecedores: mostrai-vos clementes e com isso s fareis que o vosso mrito cresa.
Cosme Massi

O Perdo
Mas, h duas maneiras bem diferentes de perdoar: h o perdo dos lbios e o perdo do corao. Muitas pessoas dizem, com referncia ao seu adversrio: "Eu lhe perdo", mas, interiormente, alegram-se com o mal que lhe advm, comentando que ele tem o que merece. Quantos no dizem: "Perdo" e acrescentam. "mas, no me reconciliarei nunca; no quero tornar a v-lo em toda a minha vida." Ser esse o perdo, segundo o Evangelho? No; o perdo verdadeiro, o perdo cristo aquele que lana um vu sobre o passado; esse o nico que vos ser levado em conta, visto que Deus no se satisfaz com as aparncias.
Cosme Massi

O Perdo
Ele sonda o recesso do corao e os mais secretos pensamentos. Ningum se lhe impe por meio de vs palavras e de simulacros. O esquecimento completo e absoluto das ofensas peculiar s grandes almas; o rancor sempre sinal de baixeza e de inferioridade. No olvideis que o verdadeiro perdo se reconhece muito mais pelos atos do que pelas palavras. - Paulo, apstolo. (Lio, 1861.)
Cosme Massi

A Vontade no relacionamento social


A funo psquica QUERER, no relacionamento com o prximo, na sociedade, utilizada para determinar o nosso AGIR , ou como devem ser as nossas aes?. O que devemos fazer? Como devemos proceder? Para utilizar corretamente esta funo no relacionamento social, como devemos proceder? Que virtude deve controlar ou dirigir o uso desta funo? Resposta: A Benevolncia Agir no bem, deve ser a determinao da nossa vontade.
Cosme Massi

A Benevolncia
O bem tudo o que conforme lei de Deus; o mal, tudo que lhe contrrio. Assim, fazer o bem proceder de acordo com a lei de Deus. Fazer o mal infringi-la. (LE, 630) O homem procede bem quando tudo faz pelo bem de todos, porque cumpre a lei de Deus. (LE, 629) Para agradar a Deus e assegurar a sua posio futura, bastar que o homem no pratique o mal? No; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas foras, porquanto responder por todo o mal que haja resultado de no haver praticado o bem. (L.E
642)
Cosme Massi

A Benevolncia
No h quem no possa fazer o bem. Somente o egosta nunca encontra ensejo de o praticar. Basta que se esteja em relaes com outros homens para que se tenha ocasio de fazer o bem, e no h dia da existncia que no oferea, a quem no se ache cego pelo egosmo, oportunidade de pratic-lo Porque, fazer o bem no consiste para o homem, apenas em ser caridoso, mas em ser til, na medida do possvel, todas as vezes que o seu concurso venha a ser necessrio. (L.E, 643)
Cosme Massi

O homem em sociedade
Pensar

Indulgncia Perdo

Sentir

CARIDADE

Agir

Benevolncia

886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus? Benevolncia para com todos, indulgncia para a imperfeies dos outros, perdo das ofensas
Cosme Massi

You might also like