You are on page 1of 28

Por qu? Para qu? Para quem? Qual a condio de leitura?

Ao fazer um texto preciso saber:

TPICO FRASAL

Frase inicial (ou duas primeiras frases) que expressa(m) de maneira resumida a idia central do pargrafo

ALGUMAS FORMAS DE DESENVOLVER O PARGRAFO:

Exemplo I Argumentar que o Estado no tem poder para desarmar o cidado de bem no faz sentido.(1) Se o poder pblico no tivesse legitimidade para controlar a venda de um produto que serve exclusivamente para tirar a vida de outros seres humanos, a prpria noo de Estado ficaria esvaziada. Tampouco teria legitimidade para proibir a venda de txicos ou regular o trnsito.(2) Na prtica, estaria instaurada a guerra de todos contra todos.(3) (Armas no fogo Editorial Folha de

S.Paulo)

Desmembrando esse pargrafo, temos: 1. Tpico frasal: idia central do pargrafo.

2. Desenvolvimento do pargrafo com exemplificao.

Para iniciar textos, pode-se lanar mo de fatos histricos, confrontando-os com o presente. (tema: o feminismo hoje)

Oito de maro o Dia Internacional da Mulher. A data remete a uma greve de operrias txteis de Nova York, em 1857, quando reivindicavam reduo da jornada de trabalho e melhoria salarial. O desfecho foi trgico: 130 dessas trabalhadoras foram incendiadas na fbrica. Quase um sculo e meio depois, h mulheres que no baixaram a guarda e continuam batalhando por direitos femininos. (Cia Vallerio, O Estado de S.Paulo, 5.4.07)

Uma declarao forte lanada no incio do texto surpreende o leitor, desperta seu interesse e pode lev-lo facilmente leitura. (tema: a internacionalizao da economia) A sociedade global a do primado da informao. A notcia da queda da Bastilha demorou dez dias para chegar a Madri e vinte dias para alcanar Arras, a pouco mais de quilmetros de Paris, onde estava Robespierre. Hoje as comunicaes de voz, imagem e texto so praticamente instantneas. O mercado financeiro mundial gira 24 horas por dia, interligado pela continuidade dos fusos horrios. Recursos financeiros so transferidos para qualquer parte do mundo imediatamente.(Gilberto Dupas, Economia global e excluso social, Paz e Terra)

Forma didtica de inserir o assunto do texto.

O mito, entre os povos primitivos, uma forma de se situar no mundo, isto , de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. um modo ingnuo, fantasioso, anterior a toda reflexo e no crtico de estabelecer algumas verdades que no s explicam parte dos fenmenos naturais ou mesmo a construo cultural, mas que do tambm as formas da ao humana.

Consiste em citar os aspectos que sero abordados ao longo do texto. uma frmula bastante empregada, que facilita a organizao do que se vai expor. Trs paixes simples, mas irresistivelmente fortes, governaram minha vida: o desejo imenso de amor, a procura do conhecimento e a insuportvel compaixo pelo sofrimento da humanidade. Essas paixes, como os fortes ventos, levaram-me de um lado para outro, em caminhos caprichosos, para alm de um profundo oceano de angstias, chegando beira do verdadeiro desespero. Expresses do tipo "Quanto ao primeiro item", "No que tange ao...", "Finalmente, no que diz respeito..." vo dar coeso ao texto.

Mais um exemplo:

Costuma-se tratar como duas entidades separadas a segurana pblica e os aspectos sociais que contribuem para a violncia. possvel mesmo divisar uma faco da opinio pblica favorvel represso policial como nico meio de resolver o problema; e outra que propugna pela via da educao, da sade, do lazer, do emprego etc. Na verdade, essas duas escolas apenas refletem aspectos de uma mesma crise, a crise do Estado brasileiro.

Iniciar o texto mediante pergunta(s) desperta a ateno, o interesse do leitor para o tema, levando-o a refletir sobre ele. A(s) pergunta(s) orienta(m) o desenvolvimento do texto, todo seu processo argumentativo. (tema: conceito do belo artstico)

O que beleza? Ser possvel defini-la objetivamente ou ser uma noo eminentemente subjetiva, isto , que depende de cada um?
(Maria L. Arruda e Maria H. Marins, Filosofando, Moderna)

Trata-se de uma frmula que pode ser bastante importante e, ao mesmo tempo, uma importante estratgia argumentativa, uma vez que invoca, j no incio do texto, a voz da autoridade.

Na dcada de 60 dias de James Dean e Janis Joplin, Elvis Presley e Che Guevara, Marlon Brando e Roberto Carlos o festejado intelectual francs Edgar Morin dava uma volta de 180 graus na suntuosa academia francesa e passava a olhar para a Cultura de Massas, como ningum ainda o havia feito. Em um de seus textos mais conhecidos, Cultura de Massas no Sculo XX, escreveu que a mdia estava apta a edificar um novo Monte Olimpo, a morada dos deuses gregos. Essa nova mitologia era formada por astros de televiso, esportistas, atores e atrizes de cinema.(Denise Moraes, Imprensa, maio de 2006)

O provrbio utilizado, muitas vezes, como estratgia argumentativa, para sustentar o ponto de vista que se pretende defender ao longo do texto.

O corriqueiro adgio de que o pior cego o que no quer ver se aplica com perfeio na anlise sobre o atual estgio da mdia: desconhecer ou tentar ignorar os incrveis avanos tecnolgicos de nossos dias e supor que eles no tero reflexos profundos no futuro dos jornais simplesmente impossvel.

Uma frmula bastante criativa de se iniciar textos mediante o emprego de uma ou mais frases nominais, seguida(s), em geral, de uma explicao.

Uma tragdia. Essa a explicao da prpria Secretaria de Avaliao e Informao Educacional do Ministrio da Educao e Cultura sobre o desempenho dos alunos do terceiro ano do ensino mdio submetidos ao SAEB (Sistema de Avaliao da Educao Bsica), que ainda avaliou estudantes da quarta srie e da oitava srie do ensino fundamental em todas as regies do territrio nacional.

Desabamento de shopping em Osasco. Morte de velhinhos numa clnica do Rio. Meia centena de mortes numa clnica de hemodilise em Carajs. Muitos meses j se passaram e esses fatos continuam impunes.

Escrever aproveitar criativamente outros materiais interdiscursivos, isto , outros textos. muito comum, portanto, ao escrevermos sobre determinado assunto, nos reportamos a outros textos, como romances, filmes, contos, poemas, etc.

Quem assistiu ao filme A rainha Margot, com a deslumbrante Isabelle Adjani, ainda deve ter os fatos vivos na memria. Na madrugada de 24 de agosto de 1572, as tropas do rei de Frana, sob ordens de Catariana de Mdicis, a rainha-me e verdadeira governante, desencadearam uma das mais tenebrosas carnificinas da Histria (...)

Tal qual o Grande Irmo de 1984, de George Orwell, o jornalista Marcelo Beraba uma espcie de Big Brother da Folha de S.Paulo. Se no ele quem tudo sabe, ele quem tudo v. Ou pelo menos tenta, lendo cuidadosamente todos os jornais de relevncia no pas.

(Pedro Venceslau, Imprensa, maio de 2006)

Introduzir um texto narrando - descrevendo um fato, uma cena de forma cinematogrfica, mediante flashes, isto , mediante frases curtas, nominais uma forma bastante surpreendente de obter a ateno do leitor, fazendo com que ele se interesse pelo texto.

Madrugada de 11 de agosto. Moema, bairro paulistano de classe mdia. Choperia Bodega- um bar da moda, freqentado por jovens bem-nascidos. Um assalto. Cinco ladres. Todos truculentos. Duas pessoas mortas: Adriana Ciola, 23, e Jos Renato Tahan, 25. Ela, estudante. Ele, dentista.

Identifique os tipos de pargrafos apresentados a seguir:

A inveno da infncia "Voc sabe mais do que pensa." Com essas seis palavras, Benjamin Spock iniciou Meu Filho, Meu Tesouro - e alterou radicalmente a criao dos filhos. Spock, porm, cedeu a primazia revolucionria ao bispo morvio Johann Amos Comenius, que viveu 300 anos antes. Quando aconselhou em A Escola da Infncia que os bebs tivessem seus espritos estimulados por "beijos e abraos" e escreveu que as crianas precisam brincar para aprender, Comenius se tornou um pioneiro.

Veja - Especial do Milnio

Mais amigvel "Os computadores no so mquinas simpticas", diz o canadense Sidney Fels, professor da Universidade da Colmbia Britncica. "Poucos conseguem interagir com o micro com a mesma intimidade com que um pintor usa um pincel." Em busca de uma melhor interao, o cientista desenvolveu o Glove Talk, uma espcie de luva feita por realidade virtual que capaz de transformar sons em linguagem de sinais, usada por surdos-mudos. Fels tambm o inventor do Iamascope, um caleidoscpio que identifica o rosto do usurio e toca melodias conforme este se movimenta.

poca

Ser ou no Disse Alexandre Dumas que Shakespeare, depois de Deus, foi o poeta que mais criou. Aos 37 anos, j escrevera 21 peas e inventara uma forma de soneto. Era um rico proprietrio de terras e scio do Globe Theatre, de Londres. Suas peas eram representadas regularmente para a rainha Elizabeth I. Na Traggia de Hamlet, Prcipe da Dinamarca, publicada em 1603, Shakespeare superou a si mesmo, tomando uma antiga histria escandinava de fratricdio e vingana e transformou-a numa tragdia sombria sobre a condio humana, traduzida quase 1000 vezes e encenada sem cessar. Sarah Bernhardt, John Gielgud, Laurence Olivier, John Barrymore e Kenneth Branagh, todos buscaram entender o melanclico dinamarqus.

Veja - especial do Milnio

O armazenamento de dios Como descrever a atual configurao do poder mundial? Desapareceu a terrvel simplicidade do conflito bipolar leste-oeste, mas no voltamos ao mundo multipolar do balano europeu no sculo passado, quando vrias potncias competiam pela liderana. Existe hoje uma nica superpotncia - Os Estados Unidos - com poderio global, poltico, militar, econmico e cultural. Mas seria exagero falar num mundo unipolar, como nos tempos do Imprio Romano, o qual podia impor sua vontade sem buscar ou temer coligaes.

Veja

Decepo. Foi o que os passageiros da Air France sentiram aps o anncio de mais um cancelamento do vo X.

Com respeito e dedicao. dessa forma que voc e seus investimentos sero tratados no Citigold.

Anncio do CITYBANK - Exame

Na mitologia grega, Prometeu o tit que rouba o fogo dos deuses e por eles condenado a um suplcio eterno. Preso a uma rocha, uma guia devora-lhe constantemente o fgado. Trata-se de uma lenda altamente simblica e aplicvel poca atual. O fogo a alude ao conhecimento, tcnica. Por esse conhecimento, por essa tcnica, paga o ser humano um preo s vezes muito alto. Isso particularmente verdadeiro no campo da medicina, sustenta, em artigo publicado no New England Journal of Medicine, o geriatra James S. Goodwin (Universidade do Texas).

Zero Hora

Chegam casa ao entardecer. So um pequeno grupo de policiais. Todos uniformizados. Passeiam pela sala e olham a biblioteca. Riem com sarcasmo. Pegam o livro Histria da Diplomacia. "Assim que os kosovares descendentes de albaneses tambm querem ser diplomatas?" Mudam o tom da conversa. Gritam. "Nos d chaves", exigem. "Pegue uma mala", ordenam. "Deixa o resto. Tens 10 minutos. Logo irs para a Albnia e nunca mais voltars. Nem sequer poders voltar a sonhar com Kosovo", profetizam.

Zero Hora

"Querer poder", diz o ditado. Mas, em cincia a voz do povo muitas vezes est errada. H 130 anos os cientistas querem encontrar um substituto para o sangue que, como ele, transporte o oxignio para as clulas."

Superinteressante

1) Citao direta. 2) Citao direta. 3) Citao indireta.

4) Interrogao.
5) Frase nominal, seguida de explicao. 6) Frase nominal, seguida de explicao. 7) Aluso a um mito. 8) Descrio de um fato de forma cinematogrfica. 9) Provrbio.

1) Escreva um pargrafo sobre a violncia nas universidades, utilizando uma frase nominal seguida de explicao.

2) Escreva um pargrafo sobre o aquecimento global, utilizando o recurso da descrio de um fato de forma cinematogrfica.

1) Escreva um pargrafo sobre a violncia nas universidades, utilizando uma frase nominal seguida de explicao.

2) Escreva um pargrafo sobre o aquecimento global, utilizando o recurso da descrio de um fato de forma cinematogrfica.

You might also like