You are on page 1of 14

Escola EB 2,3/Secundria Joo Garcia Bacelar

Drogas
Ano Lectivo: 2010/2011 Disciplina: rea de Projecto Docente: Maria Conceio Aires

Introduo
O principal objectivo deste trabalho dar a conhecer aos nossos colegas de turma o que aprendemos durante as nossas pesquisas. Os temas que vamos abordar so: O que a droga; Drogas lcitas e ilcitas; Drogas e seus efeitos; Motivos associados ao uso; Tipos de drogas e consequncias; Drogas na adolescncia;

Preveno e tratamento na adolescncia;


Tratamento dos toxicodependentes.

O que a droga?
Droga toda a substncia que, introduzida no organismo, pode modificar uma ou mais funes deste, provocando dependncia originada pela necessidade de consumo compulsivo de um modo continuado, a fim de se obterem os mesmos efeitos e, muitas vezes, para evitar mal-estar que provoca a sua falta.

A droga tudo aquilo que fumado, inalado, engolido e injectado e que provoca alteraes psquicas, sentidas como agradveis, mas que cria na pessoa uma relao em que esta se sente cada vez mais ligado droga.

Drogas Lcitas e Ilcitas


Drogas lcitas so aquelas permitidas por lei, as quais so compradas praticamente de maneira livre e o seu comrcio legal. Temos como exemplo, o tabaco e o lcool. Apesar de serem drogas permitidas, contm propriedades aditivas. So estas drogas que geram problemas com maior frequncia, nomeadamente entre os adolescentes e jovens.

Drogas ilcitas so as cuja comercializao proibida pela justia. Estas tambm so conhecidas como drogas pesadas e causam forte dependncia. Temos como exemplo, o ecstasy e a cocana.

Drogas e seus efeitos


Os efeitos de uma droga dependem:
da substncia em si, da dose, da via de administrao, das expectativas, da tolerncia do contexto.

De forma genrica podemos classificar as drogas em trs grandes grupos: 1- estimulantes, 2- perturbadoras, 3- depressoras.

Drogas e seus efeitos


Depressoras - Substncias que diminuem a actividade cerebral, deixando os estmulos nervosos mais lentos. Fazem parte desse grupo a morfina e a

herona.
Estimulantes - Aumentam a actividade cerebral, deixando os estmulos nervosos mais rpidos. Excitam especialmente as reas sensorial e motora. Neste grupo esto as anfetaminas e a cocana. Perturbadoras - So substncias que fazem o crebro funcionar de uma

maneira diferente, muitas vezes com efeito alucinognio. No alteram a


velocidade dos estmulos cerebrais, mas causam perturbaes na mente do consumidor. As drogas perturbadoras podem ser o haxixe e o LSD.

Motivos associados ao uso


Os motivos que normalmente levam algum a provar ou a usar
ocasionalmente drogas acontece principalmente quando a pessoa est a passar uma fase instvel da sua vida e no s, tais como:
Problemas pessoais e sociais;

A facilidade de acesso e obteno; Desejo de que as drogas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades; Acalmar; Ficar acordado ou dormir profundamente; Emagrecer ou engordar; Esquecer ou memorizar; Aliviar dores, tenses, angstias, depresses; Encontrar novas sensaes, novas satisfaes.

Consequncias do consumo de drogas


Morte;
Suores, febre; hipertenso arterial; arritmias cardacas; irritabilidade; agressividade;

paragem respiratria;

Drogas na Adolescncia
cada vez mais frequente o uso de drogas na adolescncia
ou juventude, principalmente o uso de tabaco e o lcool. Os jovens, nestas idades, so mais propensos a usar drogas

em situaes nas quais se sentem inseguros, com necessidade de


auto-afirmao, ou quando julgam que um processo natural necessrio para a aceitao de um grupo ou prazer. As drogas

esto cada vez mais disponveis a adolescentes de qualquer idade.

Preveno e Tratamento na Adolescncia


Os especialistas afirmam que o melhor modo de combater as
drogas a preveno. Informao, educao e dilogo so apontados como o melhor

caminho para impedir que adolescentes se viciem.


Para usurios que ainda no esto viciados, o tratamento recomendado so a psicoterapia e a participao em grupos de apoio. Para combater o vcio, alm das terapias so usados medicamentos que reduzem os sintomas da abstinncia ou que bloqueiam os efeitos das drogas.

Tratamento dos toxicodependentes


Existem vrias casas de reabilitao: o Instituto da Droga e da Toxicodependncia no Porto, Coimbra e Lisboa servios nas trs reas de interveno: Preveno primria atravs das Unidades de Preveno; Preveno secundria atravs dos Centros de Atendimento a Toxicodependentes; Preveno terciria atravs das Comunicaes teraputicas (internamento). Existem tambm os departamentos da Psiquiatria e Sade Mental e ainda os centros de sade, atravs dos mdicos de famlia. que garantem

Concluso
Com este trabalho:
Aprofundmos o nosso conhecimento geral sobre o tema em estudo, a droga.

Aprofundmos e ficmos a saber melhor o que a droga, as


consequncias do consumo exagerado e frequente, as vrias drogas que existem, como por exemplo a herona, a cocana, entre muitas outras prejudiciais sade humana. Ficmos a saber como em muitos casos a pessoa inicia o consumo, e o que a leva a consumir: para diverso, relaxamento, entre muitas outras causas.

Trabalho realizado por:


Andr Temtio, 9A, N3 Cristiana Fernandes, 9A, N7 Patrcia Santos, 9A, N14

E NUNCA TE ESQUEAS, DIZ SEMPRE NAO S DROGAS!

You might also like