You are on page 1of 15

Alunos: Lucas Silva Marcos Jesse Natalia Ramoa Rogrio Toms

Histria
O Choro ou, como mais conhecido, o Chorinho, um estilo musical prprio da esfera urbana no Brasil. um ritmo instrumental produzido no mago das classes populares, que remonta aproximadamente h 130 anos atrs. Os msicos que executam este gnero foram batizados de chores, enquanto os grupos musicais so intitulados regionais. Ele assim chamado por seu jeito lamentoso e choroso, embora seja caracterizado por uma musicalidade inquieta e eufrica, marcada pela habilidade excepcional dos instrumentistas na execuo deste ritmo e tambm por seu poder de improvisao. Para tanto eles demandam muita dedicao, conhecimento e tcnica, pois no nada fcil de ser praticado.

Forma
O choro tradicional caracterizado por trs partes. comum que cada parte esteja em uma tonalidade, geralmente com modulaes para tons vizinhos como o relativo ou o quarto grau. A partir de meados do sculo XX tornou-se muito popular o choro com apenas duas partes. Grande parte dos choros de Jacob Bittencourt apresentam apenas duas partes. Um grande defensor do choro em duas partes foi o compositor K-Ximbinho.1 Alm disso, observa-se uma quadratura regular em cada uma das partes. Em geral, cada parte tem 16 ou, mais recentemente, 32 compassos (sobretudo nos choros com apenas duas partes), subdivididas em frases de compassos, por sua vez compostas de dois incisos de 4 compassos.

Instrumentos
Piano: No incio, era muito comum no choro o piano, instrumento de pioneiros como Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga. Os pianistas que tocavam choro eram, por vezes, chamados "pianeiros".

Instrumentos
Clarinete: Instrumento de sopro de madeira, originrio do chalumeau francs, mais usado atualmente com a afinao em Si bemol. No Brasil muito utilizado como instrumento solista nas rodas e gravaes de choro. Luiz Americano, Abel Ferreira, K-Ximbinho e Paulo Moura so alguns dos grandes clarinetistas brasileiros.

Instrumentos
Flauta: A flauta era o instrumento de Joaquim Callado, um dos primeiros chores. Sempre foi muito utilizada no choro, tanto a flauta comum quanto o piccolo. Ao longo da histria do choro, sempre houve, no gnero, flautistas notveis, como Benedito Lacerda, Patpio Silva e Altamiro Carrilho.

Instrumentos
Violo de 7 cordas: No choro, alm do violo de seis cordas, existe o violo de 7 cordas, introduzido nos regionais provavelmente pelo violonista Tute, quando procurava notas mais graves para a chamada baixaria.

Instrumentos
Pandeiro: O pandeiro foi introduzido no choro por Joo da Baiana, no incio do sculo XX. At ento, o instrumento era relegado ao batuque, sendo rejeitado pelos que tocavam o choro, considerado uma msica mais elaborada que o samba e o batuque.

Instrumentos
Saxofone: O saxofone deve sua importncia no choro a Pixinguinha. Flautista de origem, Pixinguinha adotou o saxofone aps tomar contato com as bandas de dixieland da poca. A importncia do instrumento levou compositores a mencion-lo nos ttulos de suas msicas, como "Por que chora, Saxofone" e "Sax soprano magoado".

Instrumentos
Bandolim: O bandolim tem timbre, regio e digitao muito adequados ao solo, alm de ser um instrumento com boa ressonncia e projeo sonora. Jacob Bittencourt tornou o bandolim, que j era utilizado no choro desde o incio do sculo XX, um dos smbolos do choro. A ele se seguiram, entre outros, Joel Nascimento e Hamilton de Holanda.

Instrumentos
Cavaquinho: Originalmente, o cavaquinho, por suas caractersticas tcnicas como a pouca ressonncia , era considerado apenas um instrumento de centro, ou seja, um instrumento harmnico-rtmico utilizado apenas na base do conjunto. Entretanto, com a melhoria de recursos acsticos e eletrnicos (como o pedal de reverb), passou tambm a solista. O cavaquinho ganhou notoriedade como instrumento meldico a partir de Waldir Azevedo.

Instrumentos
Trombone: O trombone um instrumento presente no choro desde, pelo menos, o incio do sculo XX. O trombonista Candinho foi um dos pioneiros do instrumento no gnero. Um dos trombonistas de choro mais conhecidos Raul de Barros, autor do clssico Na Glria. Outro conhecido trombonista de choro Z da Velha.

O Choro e o Jazz
O Choro e o Jazz comum ouvir dizer que o choro o "jazz brasileiro", j que as semelhanas entre os dois gneros so muitas. Embora o choro remonte segunda metade do sculo XIX e o jazz tenha se estabelecido no princpio do sculo XX, h muitos elementos musicais semelhantes entre eles, como o caso da improvisao. Dentre as semelhanas histricas, podemos citar que nasceram sob influncia da msica africana, trazida para a Amrica pelos escravos, e da msica europeia, trazida pelos colonizadores oficiais. Muitos chores pioneiros, como Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth eram mulatos. Nos Estados Unidos, a represso sobre os escravos era muito grande, devido ao puritanismo predominante naquela sociedade. L era permitido aos escravos apenas os "cantos de trabalho", sem percusso, o que refletiu de forma diversa sobre a rtmica do jazz. No Brasil, a cultura musical negra foi menos reprimida durante a escravido, sendo permitido aos escravos o uso de percusso, inclusive em festas catlicas. Assim, o choro tem uma riqussima herana rtmica africana, proveniente do lundu e do batuque, que preservou a sncope caracterstica africana, qual os chores acrescentaram harmonia e estrutura meldica de origem europeia (polca, schottish, mazurca, entre outras).

You might also like