You are on page 1of 32

A medida do tempo e a idade da Terra

Idade relativa
Idade de uns estratos em relao aos outros.

Baseia-se no princpio da sobreposio dos estratos e em informaes fornecidas pelos fsseis ( princpio da identidade paleontolgica).

Fsseis

Restos de seres vivos ou vestgios da sua atividade (pegadas, ovos, fezes, etc) que viveram num determinado momento da histria da Terra e ficaram preservados nas rochas.

Condies necessrias fossilizao

necessrio que o ser vivo seja rapidamente coberto por sedimentos finos e impermeveis ( ambiente de sedimentao ativa), na ausncia de oxignio, de modo a ficar protegido da ao de agentes erosivos (gua, vento e seres vivos) e decompositores Existncia de partes duras no ser vivo (conhas, ossos, garras, dentes, etc)

Nem todos os fsseis possuem as caractersticas ideais para dataes relativas dos estratos.

Fsseis de idade

So importantes no estabelecimento das relaes entre diferentes estratos onde so encontradas, permitindo a atribuio de uma idade relativa.

trilobite

amonite

Nota : as trilobites viveram durante a Era Paleozica

datam os estratos onde so encontradas como sendo da era Paleozica. datam os estratos onde so encontradas como sendo da era Mesozica.

as amonites viveram durante a Era Mesozica

Caractersticas dos fsseis de idade que permitem a datao relativa dos estratos

Curto perodo de durao

Ampla distribuio geogrfica


Capacidade de reproduo Estruturas fossilizveis

Princpios geolgicos associados datao relativa

Princpio da horizontalidade dos estratos Princpio da sobreposio Princpio da identidade paleontolgica

Nota: com base, essencialmente, na aplicao destes trs princpios que muitas vezes possvel atribuir uma idade relativa a diferentes formaes rochosas e a fenmenos que as afectam (como, por exemplo, eroso, deformao, a presena de intruses, o vulcanismo).

Princpio da horizontalidade

Os estratos sedimentares formam-se horizontalmente medida que os sedimentos vo chegando bacia de sedimentao, por efeito gravtico. (qualquer deformao posterior sua formao)

Princpio da sobreposio
Numa sequncia estratigrfica, no deformada, um estrato mais antigo do que aquele que o cobre e mais recente do que aquele que lhe serve de base.
(pode ser aplicado em rochas sedimentares dobradas desde que no exista inverso na posio dos estratos)

Excees ao Princpio da Sobreposio Terraos fluviais


Ao longo do tempo o rio diminui o caudal escavando estas formaes que correspondiam ao leito em determinada altura. Os sedimentos que se encontram nos terraos superiores so mais antigos que os que se encontram nos inferiores.

Sedimentao em grutas
Estas grutas tero sido sujeitas a episdios de preenchimento sedimentar que geraram alteraes ao princpio da sobreposio (so depositados no interior sedimentos originados superfcie) .

Excees ao Princpio da Sobreposio

Dobras deitadas
Devido a foras tectnicas, os estratos podem ser dobrados, de tal modo que alterada a sua posio inicial.

Princpio da identidade paleontolgica

Estratos que apresentam o mesmo conjunto de fsseis (de idade) tm a mesma idade.
Nota Um estrato tem a mesma Nota:Um idade dos fsseis que contm (sincronismo paleontolgico)

Outros princpios Princpio da interseo ou corte

Estruturas geolgicas (intruses magmticas ou falhas) que intersetam outras so mais recentes.

Princpio da incluso

Fragmentos de rochas incorporados ou includos numa rocha so mais antigos do que a rocha que os engloba.

Quando possvel afirmar que determinado estrato mais antigo ou mais recente do que outro, estamos a atribuir-lhe uma Idade Relativa.

estratos separados geograficamente

Solues
1. A estrato mais antigo B estrato mais recente Segundo o princpio da sobreposio dos estratos, um estrato mais antigo do que aquele que o cobre e mais recente do que aquele que lhe serve de base. 2.1. So posteriores. Os estratos sedimentares formam-se horizontalmente ( princpio da horizontalidade), tendo sido posteriormente dobrados por foras de origem interna. A falha interseta toda a sequncia de estratos sendo, portanto, mais recente.
3. - Deposio da sequncia de estratos (A a E) numa zona imersa. - Enrugamento dos estratos (dobra) por foras geradas no interior da Terra. - Emerso e eroso dos estratos. - Nova imerso e deposio da camada F sobre a superfcie erodida. - Intruso magmtica (formao de um filo). - Ocorrncia de uma falha que afetou a sequncia de estratos de A a F. 4- Terraos fluviais, sedimentao em grutas e deformaes (falhas e dobras).

Idade absoluta
a idade numrica das rochas e minerais em unidades concretas de tempo, geralmente milhes de anos. Baseia-se na desintegrao radioativa (decaimento radioativo) de certos elementos qumicos

Datao absoluta
Cada elemento qumico (tomo) constitudo por protes, neutres e eletres. Cada tomo caracterizado pelo seu nmero de protes e pelo seu nmero de massa.

N de massa = n de protes + n de neutres


Istopo tomo que apresenta um nmero de protes diferente do nmero de neutres.

Datao absoluta
Um mesmo elemento qumico pode apresentar-se: com igual nmero de protes e de neutres, que a forma mais abundante e representa, geralmente, cerca de 95 a 99% desse elemento; com diferente nmero de protes e de neutres: - uma forma sempre minoritria, mas estvel (istopo estvel); - uma forma tambm minoritria, mas instvel, estando em constante transformao (istopo instvel). Exemplo: O carbono 12 (6 protes e 6 neutres) a forma mais abundante. O carbono 13 (6 protes e 7 neutres) o istopo estvel. O carbono 14 (6 protes e 8 neutres) a forma instvel deste elemento.

Datao absoluta
Istopos radioativos

Formas instveis dos elementos qumicos.

Os minerais constituintes das rochas contm pequenas quantidades de istopos radioativos que se desintegram ao longo do tempo a uma velocidade constante, transformando-se em tomos mais estveis, emitindo partculas nucleares (radioatividade) e energia sob a forma de calor, num processo chamado decaimento radioativo. As dataes radiomtricas/absolutas apresentam como princpio bsico o facto de um istopo radioactivo, por ser instvel, comear o seu processo de decaimento no momento de formao da rocha. Admitindo que a velocidade de converso dos tomos instveis (istopos radioativos) em mais estveis constante e conhecendo as quantidades relativas de ambos possvel determinar quando se iniciou o processo de decaimento, isto , a altura em que se formou a rocha.

Datao absoluta
Os istopos radioativos (istopos instveis), que incorporaram os minerais das rochas quando estas se formaram, chamam-se tomos-pai .

Os tomos que resultam da desintegrao dos tomos-pai so designados tomos-filho.


O tempo necessrio para que metade dos tomos-pai se transforme em tomos-filho chamado tempo de semivida.

Se quisermos datar uma rocha que pensamos ser muito antiga, deveremos escolher um tomopai com um tempo de semivida, elevado, como, por exemplo o potssio-40. Se quisermos datar uma rocha que pensamos ser de um perodo relativamente recente, deveremos optar por um tomopai com um tempo de semivida reduzido, como, por exemplo, o carbono-14.

100% U238

4.6 Ma
1 semivida

50% U238 50% PB206 75% U238 25% PB206 25% U238 75% PB206

100% U238

2.3 Ma
meia semivida

100% U238

9.2 Ma
2 semividas

Limitaes deste mtodo

concentraes de istopos radioativos muito baixas nas rochas; no resulta quando o tomo-pai se junta outro istopo aps a sua formao; por vezes os tomos-filho podem escapar das rochas (perdas); apenas data rochas magmticas, no fornecendo a idade das rochas metamrficas ou sedimentares.

Estes mtodos de datao so mais eficazes quando aplicados a rochas magmticas.


Na datao de rochas sedimentares e metamrficas, estes mtodos apresentam algumas limitaes

Se tivermos em conta que as rochas metamrficas resultam de modificaes, devidas a presso e temperatura, sofridas por outras rochas, o metamorfismo que as afectou no elimina os tomos-filho que elas possam conter nesse momento e, dessa forma, obtm-se uma idade superior que deveria corresponder ltima fase do metamorfismo.

No caso das rochas sedimentares, um dos seus principais grupos (rochas detrticas) resulta de processos de meteorizao das rochas pr-existentes, pelo que a sua datao radiomtrica tambm apresenta evidentes limitaes, pois os seus constituintes provieram de outras rochas, incluindo materiais de diferentes origens e idades.

Em locais onde ocorram afloramentos com mais do que um tipo de rocha, podem datar-se as rochas magmticas por datao absoluta e, em seguida, estabelecer uma equivalncia com os restantes fenmenos geolgicos que se encontrem representados na rea em estudo.

Memria dos tempos geolgicos


A Histria da Terra uma histria muito longa e, grande parte dela, encontra-se escrita nas rochas.
So muitos e variados os acontecimentos que marcaram a histria da Terra.

Memria dos tempos geolgicos


No desenrolar da histria da Terra, ocorreram diferentes fenmenos, mais ou menos catastrficos: Perodos de intensa e contnua actividade vulcnica
(registada pela presena de grandes escoadas de lava com por exemplo na provncia do Deco)

Perodos de aquecimento ou arrefecimento global

(aquecimento global - registado pela presena de


espcies vegetais com caractersticas tropicais em zonas de temperatura moderada) ( arrefecimento global registado pelas marcas de glaciares em latitudes mais baixas)

Perodos mais ou menos prolongados de subida ou descida do nvel do mar


(grandes variaes na dimenso das bacias de sedimentao afeta a quantidade de rochas sedimentares em formao) Nota: admite-se que algumas transgresses e regresses que ocorreram ao longo dos tempos geolgicos se deveram a fenmenos de arrefecimento/aquecimento global)

Impacto da Terra com corpos vindos do espao


(comprovado pela presena de crateras na superfcie terrestre)

Escala do tempo geolgico ou estratigrfica


Registo fssil Acontecimentos registados nas rochas Reconstituio da Histria da Terra

Escala do tempo geolgico


Baseia-se na seriao, em termos cronolgicos, dos acontecimentos que marcaram a Histria da Terra, desde a sua formao at aos tempos atuais.

Divide-se em: - ones (divises de 1 ordem); - eras (2 ordem); - perodos (3 ordem). As divises esto associadas a grandes mudanas na Terra, com repentinas extines e evolues explosivas (grandes extines em massa final das eras Paleozica e Mesozica)

Principais acontecimentos
Pr-cmbrico
Aparecimento da vida - 3800 M.a Clulas procariticas Clulas eucariticas Seres pluricelulares aquticos O aparecimento de organismos com concha ou com carapaa marca a passagem para o Paleozico

Paleozico

D-se a transio da vida aqutica para vida terrestre, aparecendo as primeiras plantas e animais terrestres Origem dos peixes e anfbios Origem dos rpteis Surgem as plantas com semente Final do paleoizico foi marcado por uma grande extino em massa que atingiu muitos grupos de seres vivos, marinhos e terrestres

Principais acontecimentos
Mesozico
Grande diversidade de vida Os rpteis dominam os ambientes terrestres e aquticos Aparecem os primeiros mamferos e as primeiras aves Surgem as plantas com flor (angiosprmicas) O final do Mesozico foi marcado por uma grande extino em massa que atingiu muitos grupos de seres vivos, marinhos e terrestres . Foi durante esta crise biolgica que desapareceram definitivamente os dinossurios Cenozico Grande nmero de mamferos, de plantas e de invertebrados prximos das formas que existem hoje

Foi durante o perodo quaternrio que apareceram os primeiros representantes do gnero Homo

You might also like