You are on page 1of 21

O que Incluso Escolar ?

aquela que proporciona uma educao voltada para todos, de forma que qualquer aluno que dela faa parte, independente deste ser ou no uma pessoa com necessidades educacionais especiais, tenha condio de conhecer, aprender, viver e ser, num ambiente livre de preconceitos que estimule suas potencialidades.

CRAEDI
Centro de Referncia e Apoio Educao Inclusiva
Coordenadora:Leila Salgado de Paula

um espao de referncia para toda a comunidade escolar, com atividades que buscam contribuir para o pleno desenvolvimento do aluno com necessidades educacionais especiais (NEE) e com acompanhamento educacional na escola regular municipal.

O CRAEDI recebe de uma a duas vezes por semana, 377 alunos da rede municipal de ensino, que so encaminhados pelas professoras regentes por apresentarem necessidades educacionais especiais que necessitem de diagnstico e atendimento educacional especializado.

Clientela

Altas Habilidades/Superdotao Autismo, Psicose Sndromes Deficincia Fsica Deficincia Intelectual/Mental Deficincia Mltipla Deficincia Visual Deficincia Auditiva Surdocegueira

Equipe Tcnica

Professoras de Educao Especial Instrutores de LIBRAS Professor de BRAILLE Psicopedagoga Fonoaudiloga Psicloga Assistente social Pedagogo

Demanda

Alunos: 267 alunos com deficincia

Altas Habilidades:110 alunos Espera para atendimento: 80 alunos

Oficinas pedaggicas

Artes, Psicomotricidade, Conhecimentos, Linguagem Informtica com jogos educativos Nas oficinas promove-se o desenvolvimento de habilidades e competncias para a aprendizagem de contedos especficos.

Oficina de Altas Habilidades

Fonoaudilogo

Oficina de Braille

Oficina de Libras

Programa de Atendimento aos alunos com Altas Habilidades/ Superdotao

Grupos de Observao Assistida Grupos de Interesse

Acompanhamento dos alunos na escola

Como o encaminhamento de alunos com deficincias


O aluno encaminhado pela escola regular, passa por uma triagem e comea a receber os atendimentos de que necessita: Atendimento Educacional e ou clnico.

Importante saber

Agressividade Indisciplina Desinteresse pelas aulas Dificuldade de aprendizagem Dficit de Ateno Hiperatividade Distrbio de aprendizagem

NO SO CONSIDERADAS NECESSIDADES ESPECIAS

Atendimento Educacional Especializado

Complementa e/ou suplementa a formao do aluno com vistas autonomia e independncia na escola/ fora dela.

O que faz o AEE?

Apia o desenvolvimento do aluno com deficincia, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades. Disponibiliza o ensino de linguagens e de cdigos especficos de comunicao e sinalizao. Oferece tecnologia de informatizao.

Adequa e produz materiais didticos e pedaggicos, tendo em vista as necessidades especficas dos alunos. Oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades). O AEE deve se articular com a proposta da escola regular, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino regular.

Cursos de Formao

Noes de LIBRAS para educadores LIBRAS para educadores e intrpretes Alfabetizao do Aluno Surdo Incluso do Aluno com Baixa- Viso Deficincia Intelectual Seminrio do Programa Educao Inclusiva BRAILLE para educadores nas escolas PDI Plano de Desenvolvimento Individual do Alunoorientao aos professores pela equipe do CRAEDI Formao de Educadores em Altas Habilidades / Superdotao Formao em Autismo Formao de LIBRAS para a famlia Assistncia as famlias

Temos direito a sermos iguais quando a diferena nos inferioriza; temos direito a sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza.
Boaventura de Souza Santos

You might also like