You are on page 1of 14

Coquetel Anti-HIV

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DISCENTES: FRANCISCO MACEDO, JSSICA SANTANA E JSSICA SANTOS DISCIPLINA: CLNICA ODONTOLGICA V

Introduo

O HIV a sigla em ingls do vrus da imunodeficincia humana; Seu mecanismo de ao se d basicamente atravs da infiltrao do vrus HIV nas clulas do sistema imunolgico; Coquetel de drogas: uma maior sobrevida e uma melhor qualidade de vida para o indivduo;

Na prtica do cirurgio-dentista, os procedimentos realizados so complexos e o expem riscos ocupacionais: RISCO BIOLGICO.

Indicao para uso do Coquetel

Situaes de exposio sexual em que a sorologia do parceiro desconhecida; Situaes de exposio sexual em que a sorologia do parceiro conhecida;

Exposio ocupacional a materiais biolgicos.

Contaminao em Odontologia

Os estudos indicaram que no existem casos de transmisso do vrus HIV por aerossis resultantes da atividade clnica odontolgica; Com relao aos acidentes de trabalho, o risco pequeno, mas concreto, a depender da gravidade do acidente alm da carga viral do paciente;

Aps um acidente percutneo: o risco de soroconverso de 0,3% Aps uma exposio mucocutnea e sangue contaminado: risco de 0,09% .

Contaminao em Odontologia

Um tratamento profiltico pode ser realizado aps um acidente de trabalho; Melhor forma de lidar com os acidentes ocupacionais a preveno: manuseio cuidadoso de agulhas;

lminas ;

perfurocortantes.

O Coquetel
o

Inibidores Nucleosdeos da Transcriptase Reversa:

Abacavir, Didanosina (ddI), Estavudina (d4T), Lamivudina (3TC), Zalcitabina (ddC), Zidovudina(AZT)

Inibidores No Nucleosdeos da Transcriptase Reversa: Delavirdina, Efavirenz, Nevirapina

Inibidores da Protease:
Amprenavir, Indinavir, Nelfinavir, Ritonavir, Saquinavir

O Coquetel
o

Inibidores de fuso: Enfuvirtida

Inibidores da Integrase:
Raltegravir

Profilaxia Ps Exposio

A indicao ou no da profilaxia com anti-retrovirais baseia-se na avaliao criteriosa do risco de transmisso do HIV e tambm na toxicidade das medicaes;

QUIMIOPROFILAXIA BSICA:
Combinao de zidovudina com lamivudina (AZT + 3TC)

Exposies com risco conhecido de transmisso pelo HIV.

QUIMIOPROFILAXIA EXPANDIDA:
Combinao de AZT + 3TC + IP (nelfinavir ou indinavir/r)
Exposies com risco elevado de transmisso pelo HIV.

Profilaxia Ps Exposio
Posologia
AZT - 200 mg 3x ao dia (cap. 100mg) 3TC - 150 mg 2x ao dia (cap. 150mg) Indinavir - 800 mg 3x ao dia (cap. 200 ou 400mg).
O ideal que seja nas primeiras 2 horas aps a exposio. Observaes sugerem que at 48 horas aps o acidente a profilaxia possa ainda ser eficaz. Avaliar introduo de terapia at no mximo 1 a 2 semanas nos acidentes graves. Durao de 4 semanas.

Efeitos Adversos

Zidovudina: anemia e granulocitopenia. Indinavir: reaes alrgicas; fraqueza/fadiga; baixa contagem de hemcias; problemas cardacos; dor/inchao abdominal; inflamao do pncreas; inflamao dos rins; aumento de gordura em locais como pescoo, seios, abdmen e costas; diarreia; dispepsia; nusea; tontura; cefalia. Lamivudina: anemia, disfuno renal, pancreatite, enxaqueca, mal estar, fadiga e indisposio, febre ou calafrios, nusea, diarreia, vmitos, anorexia e/ou diminuio do apetite.

Interao Medicamentosa

Zidovudina

pode interagir com: Aspirina, Cetoprofeno, Cimetidina, Codena, Indometacina, Lorazepam, Morfina, Naproxeno, Oxazepam. Esses medicamentos alteram o metabolismo da Zidovudina;

Indinavir

Administrao do Indinavir concomitante com ansilticos (Diazepam, Lorazepam, Midazolam, Temazepam, Triazolam, Zolpidem) pode originar uma inibio competitiva do metabolismo destes medicamentos, com potencial para reaes adversas graves e com risco de morte (depresso respiratria, sedao prolongada).

Interao Medicamentosa

Lamivudina

No possui nenhuma interao medicamentosa de interesse cirrgico odontolgico; Deve-se cuidar apenas com a administrao conjunta de Metronidazol e Lamivudina (na forma de soluo oral), pois esta forma apresenta lcool na sua composio, gerando uma interao com o Metronidazol.

Consideraes Finais

O risco de contaminao do cirurgio-dentista no atendimento a pacientes HIV/AIDS ocorre principalmente atravs de acidentes ocupacionais que envolvam materiais perfuro-cortantes, por colocar o profissional diretamente em contato com material biolgico contaminado. As chances de se contrair HIV aps uma exposio ocupacional so muito pequenas e se o uso da medicao aps a exposio for corretamente seguido so praticamente zero. O cirurgio-dentista deve ter conhecimento dos efeitos colaterais e das interaes medicamentosas em que os medicamentos do coquetel esto envolvidos.

Referncias

ANDRADE E.D., CORRA E.M.C. Tratamento Odontolgico em Pacientes HIV/AIDS. Ver. Odonto Cincia, v. 20, n.49, p. 281-289, 2005. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno a Sade. Departamento de Aes Programticas. Exposio a materiais biolgicos. Braslia: Ministrio da Sade, 2006.

BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Assistncia a Sade. Departamento de Doenas Sexualmente Transmissveis, AIDS e Hepatites Virais. Braslia: Ministrio da Sade, 2009.
GARCIA, L. P.; BLANK, V. L. G. Condutas ps-exposio ocupacional a material biolgico na odontologia. Cad. Sade Pblica, v. 42, n. 2, p. 279-286, 2008.

SBARDELOTTO, B.M. et.al. Protocolo para atendimento cirrgico Odontolgico de pacientes soropositivos. Rev. Odontologia (ATO), Bauru, SP., v. 13, n. 1, p. 24-60, jan., 2013.
SOUZA,J. Storpirtis, S. Atividade anti-retroviral e propriedades farmacocinticas da associao entre lamivudina e zidovudina. Revista Brasileira de Cincias Farmacuticas Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences vol. 40, n. 1, jan./mar., 2004.

You might also like