You are on page 1of 59

8 CURSO BSICO DE VACINAO PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM PARA MACRORREGIO

Vias de Administrao e as Vacinas do Calendrio de Vacinao


Doiane Lemos Souza

VACINAO SEGURA

PRODUO

TRANSPORTE

ARMAZENAMENTO

ADMINISTRAO

MONITORAMENTO

CONHECIMENTOS HABILIDADES E ATITUDES


Conhecer a composio e atuao dos imunobiolgicos Conhecer a dinmica do calendrio vacinal Fundamentar procedimentos tcnicos em bases cientificas da anatomia, fisiologia, microbiologia Investir no desenvolvimento das habilidades psicomotoras para a administrao Investir nas habilidades de comunicao com o cliente

TICA E RESPONSABILIZAO
A conservao, a prescrio e a administrao de vacinas responsabilidade da equipe de enfermagem e deve ser fundamentada em princpios cientficos, tcnicos e ticos.

nossa responsabilidade tica, como profissionais de sade e como cidados, contribuir para ampliar o acesso das pessoas aos imunobiolgicos com segurana e qualidade

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
Art.1- A Enfermagem uma profisso comprometida com a sade do ser humano e da coletividade. Atua na promoo, proteo, recuperao da sade e reabilitao das pessoas, respeitando os preceitos ticos e legais. Art.2 - O Profissional de Enfermagem participa, como integrante da sociedade, das aes que visem satisfazer s necessidades de sade da populao. Art.3 - O Profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo o seu ciclo vital, sem discriminao de qualquer natureza. Art.4 - O Profissional de Enfermagem exerce suas atividades com justia competncia, responsabilidade e honestidade.

NEGLIGNCIA

Omisso aos deveres que as circunstncias exigem.


IMPRUDNCIA IMPERCIA

Violao da regras de condutas

Falta de habilidade especfica

Os profissionais de enfermagem so regulados pelo Cdigo de tica Profissional de Enfermagem que explicita entre as responsabilidades profissionais:

Assegurar ao cliente uma assistncia de enfermagem livre de danos decorrentes de impercia, negligncia e imprudncia.
(Cap. III, art. 18).

Vias de administrao

TCNICAS DE APLICAO DA VACINA


Administrar um IMUNOBIOLGICO

uma tarefa psicomotora complexa.


Requer habilidade e conhecimento por

parte do profissional que realizando o procedimento.

est

Mais do que ser capaz de realizar

fisicamente esse procedimento, o profissional precisa de conhecimento de farmacologia, anatomia, fisiologia, medicina e microbiologia, alm de questes ticas e legais.

INDICAO CERTA

DATA CERTA

PACIENTE CERTO

REGISTRO CERTO

ARMAZENAMENTO CERTO

LEMBRANDO OS ONZE CERTOS NA ADMINISTRAO DA VACINA

VACINAS CERTA

VALIDADE
CERTA

TEMPERATURA CERTA
ORIENTAO CERTA

DOSE CERTA

VIA CERTA

VIA ORAL
Administrao de imunobiolgicos pela boca.
Rpida absoro No invasivo eficaz

Vacinas: Plio Oral, Rotavrus, Febre Tifide, Clera

VIAS DE ADMINISTRAO PARENTERAIS

VIA INTRADRMICA
Nesta via, a soluo introduzida nas camadas superficiais da derme. A seringa a ser utilizada deve ser a de 0,5 ml ou 1,0 ml com graduao de 0,1 ml e agulha de bisel curto. O bisel ao ser introduzido deve estar voltado para cima paralelamente superfcie da pele.

A regio a ser utilizada para a aplicao deve ser estar levemente distendida pelo dedo indicador e polegar da mo no dominante, injetando o lquido suavemente. Aguardar cerca de 10 seg. para retirar a agulha. Observandose a formao de uma ppula esbranquiada.
Vacina(s): BCG-ID, Raiva Humana (Pr-exposio

VIA SUBCUTNEA
A agulha deve ser curta (13 x 4,5), podendo ser introduzida em ngulo de 90 em adultos e em crianas entre 45 e 60. Para aplicao, deve ser realizada uma prega do subcutneo utilizando apenas dois dedos, evitando o levantamento da fscia muscular. Sua administrao deve sempre ser lenta e em seguida fazer uma presso com algodo seco, para evitar sangramento. Volume mximo a ser introduzido por esta via de 1,5ml.

Vacina(s): Febre Amarela, Triplice viral, Varicela

Via intramuscular IM
a introduo de medicamentos nas camadas musculares.

Finalidade
Teraputica de efeito relativamente rpido

Epiderme
Derme
Hipoderme

Msculo
http://pharmlabs.unc.edu/parenterals/routes/ch15.htm (Acesso em 22/06/04)

Vacina(s): Hepatite B, Pentavalente, MMC, Pneumo 10V, DTP, dT, Imunogobulina Hepatite B e Varicela, Raiva humana, VIP

Locais para administrao IM A via intramuscular , sem dvida, aquela que suscita maiores dvidas e levanta maiores polmicas.

MSCULO DELTIDE

MSCULO VENTROGLTEO

MSCULO GLTEO

MSCULO VASTO LATERAL

A aplicao simultnea de injees IM deve ser feita preferencialmente no msculo vasto lateral da coxa por sua grande massa muscular. A distncia que separa os locais arbitrria, devendo ter no mnimo 2,5 cm para que haja menor possibilidade de sobreposio de reaes locais

www.aapredbook.aappublication.org.

A tcnica em Z descrita como um mtodo para diminuir a dor.

Tcnica em Z

Consiste em realizar uma trao aplicada pele e aos tecidos subcutneos antes da insero da

agulha e depois liber-la aps a


retirada da agulha, para que a rota da injeo superficial ao msculo seja deslocada da rota dentro do

msculo, selando a medicao no


mesmo. Portanto, no havendo retorno do lquido para o subcutneo.
Keen MF. Comparison of intramuscular injection techniques to reduce site discomfort and lesions. Nurs Res. 1986;35 :207 210

ESCOLHENDO A AGULHA IM
Local Deltide Glteo Tamanho 13x4,5 20x5,5 25x6 25x7 30x7

Agulha (do Latim acucla) uma ferramenta utilizada para perfurar superfcies, e para tanto deve ter bisel afiado.

A higiene das mos um procedimento de fundamental importncia que necessita ser realizado antes de cada administrao e deve ser repetido ao final de toda a aplicao.

ALGUMAS VACINAS DO NVEL LOCAL

VACINA BCG ID
COMPOSIO: bacilos vivos atenuados da cepa de Mycobacterium bovis. IDADE PARA VACINAO: A partir do nascimento. INDICAO: Preveno de formas graves ( tuberculose meningea e miliar) em crianas de 0 a 4 anos. CONTRA-INDICAO: RN com peso inferior a 2 kg; Presena de afeces dermatolgicas em atividade; Imunodeficincia; Tratamento prolongado com dose elevada de imunossupressor por mais de duas semanas. Dose: 0,1 mL, em qualquer idade. Situaes de revacinao: 1) Crianas que no apresentarem cicatriz, aps 6 meses da aplicao, devero ser revacinadas. 2) Vacinao de comunicantes intradomiciliares de hansenase mediante a indicao do Programa de Hansenase. VIA DE ADMINISTRAO: Intradrmica, na insero inferior do msculo deltide direito ( conveno).

Recomendaes sobre o uso da vacina BCG (Bacilo de CalmetteGurin) para os contatos intradomiciliares de hansenase
A aplicao da vacina BCG depende da histria vacinal e segue as recomendaes do quadro abaixo:

Fonte: Caderno da Ateno Bsica- n 21/2008

Ateno: todo contato de hansenase deve receber orientao de que a BCG no uma vacina especfica para este agravo e neste grupo, destinada, prioritariamente, aos contatos intradomiciliares. Notas: A) Contatos intradomiciliares de hansenase com menos de 1 ano de idade, j vacinados, no necessitam da aplicao de outra dose de BCG; B) Contatos intradomiciliares de hansenase com mais de 1 ano de idade, j vacinados com a primeira dose, devem seguir as instrues do quadro acima; C) Na incerteza de cicatriz vacinal ao exame dos contatos intradomiciliares, recomenda-se aplicar uma dose, independentemente da idade.

VACINA HEPATITE B (HB)


COMPOSIO: Antgeno de superfcie do vrus (HbsAg), obtido atravs de tcnica de engenharia gentica (DNA recombinante), hidrxido de alumnio (adjuvante).
IDADE PARA VACINAO : A partir do nascimento, o mais precocemente possvel. INDICAO: Preveno contra a hepatite B em gestantes (a partir do 4 ms de gestao ou 1 trimestre), recm-nascidos de me HbsAg+, crianas e adultos at 49 anos, grupos de risco (qualquer idade). GRUPOS DE RISCO: trabalhadores da sade; bombeiros, policiais militares, civis e rodovirios; caminhoneiros, carcereiros de delegacias e penitencirias; coletores de lixo hospitalar e domiciliar; agentes funerrios; comunicantes sexuais de portadores da Hepatite B; doadores de sangue, convvio domiciliar contnuo com pessoas portadoras de VHB; homens e mulheres que mantm relaes sexuais com pessoas do mesmo sexo (HSH e MSM); lsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais; pessoas reclusas; vtimas de abuso sexual; vtimas de acidentes com material biolgico positivo ou fortemente suspeito de infeco por VHB; RN de me HbsAg+; portadores de HIV; doadores e transplantados de rgos slidos e/ou medulas sseas; hemoflicos, talassmicos ou politransfundidos; pacientes submetidos a dilises; hepatopatias crnicas; portadores de hepatite C; asplenia anatmica ou funcional; fibrose cstica; doenas de depsito e Imunodeprimidos, manicures, pedicures e podlogos; populaes de assentamentos e acampamentos;

VACINA HEPATITE B (HB)


CONSERVAO: +2C a +8C, no podendo ser congelada.
DOSE E VOLUME: Esquema habitual - 3 doses (0, 30 dias e 180 dias a partir da primeira dose). No existe reforo. =< 19 ANOS 0,5ML
>= 20 ANOS 1,0 ML Pacientes Renais 2ML

VIA DE ADMINISTRAO: IM profunda. Menores de 2 anos - no vasto lateral da coxa. A partir de 2 anos - no deltide CONTRA-INDICAO: Ocorrncia de reao anafiltica aps a aplicao de dose anterior. A vacina no deve ser aplicada na regio gltea.

EVENTOS ADVERSOS: Hipertermia, cefalia, edema, eritema, dor e/ou endurao no local da injeo, mal-estar, tontura e fadiga.

VACINA PENTAVALENTE (DTP+Hib+Hepatite B)


COMPOSIO: toxoides de difteria e tetano, suspensa celular inativada de Bordetella Pertussis, antgeno de superficie da Hepatite B (HBsAg), e oligassacarideos conjugados de Haemophilus Influenzae do tipo B (conjugada) IDADE PARA VACINAO: a partir dos meses de idade INDICAO: preveno contra difteria, ttano, coqueluche, hepatite B, doenas causadas pelo Haemophilus Influenzae do tipo B . CONTRA-INDICAO: Criana com 7 anos de idade ou mais (componente Pertussis); hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da vacina ou ter manifestado sinais de hipersensibilidade aps a administrao prvia; quadro neurolgico em atividade; que tenha apresentado aps aplicao da dose aplicao da dose anterior qualquer das seguintes manifestaes: convulso at 72 horas; colapso circulatrio (choque ou episdio hipotnico Hiporresponsivo-EHH )at 48 horas aps a administrao; encefalopatia nos primeiros 7 dias; prpura trombocitopnica ps-vacinal.

VACINA PENTAVALENTE (DTP+Hib+Hepatite B)


CONSERVAO: +2C a +8C. NO podendo ser congelada. ESQUEMA E DOSE: Cada dose de 0,5ml. A vacinao bsica consiste na aplicao de 3 doses com intervalo de 60 dias (mnimo de 30 dias) a partir de 2 meses de idade. Os dois reforo sero realizados com a Vacina DTP (1 - 15 meses e 2 - 4 anos) Idade mxima para aplicao da DTP (clulas inteiras) de 6 anos 11 meses e 29 dias VIA DE ADMINISTRAO: Intramuscular , no vasto lateral da coxa, em crianas menores de 2 anos e na regio deltide nas crianas acima de dois anos de idadde.

VACINA ROTAVRUS (VORH)


COMPOSIO: vrus vivo atenuado do ROTAVIRUS HUMANO. IDADE PARA VACINAO: a partir de 1 ms e 15 dias ou 2 meses INDICAO: meses. preveno contra ROTAVIRUS HUMANO em menores de 6

CONTRA-INDICAO: quadro febril, imunodeficincia primria ou secundria, uso de medicamentos imunossupressores por duas ou mais semanas, alergia grave, urticria disseminada, bronco espasmo, doena gastrintestinal crnica, m formao congnita ou histria prvia de INVAGINAO intestinal (intussuscepo), reao anafiltica aos componentes da vacina ou dose anterior, vmitos e diarria (situaes de adiamento). CONSERVAO: +2C a +8C. NO podendo ser congelada. EVENTOS ADVERSOS: nenhum evento clnico especfico foi relacionado a esta vacina.

VACINA ROTAVRUS (VORH)


IDADE
Mnima Mxima

1 DOSE *
1 ms e 15 dias 3 meses e 15 dias

2 DOSE
3 meses e 15 dias 7 meses e 29 dias

Observaes: Em relao a 1 dose - O esquema vacinal no pode ser iniciado em crianas com mais de 3 meses e quinze dias de idade. Em relao a 2 dose Deve-se respeitar o intervalo mnimo de quatro semanas (30 dias) entre a primeira e a segunda dose. A vacina no deve, em nenhuma hiptese, ser administrada fora desses prazos.
APRESENTAO: Dose liquida seringada. DOSE: duas doses. No existe reforo. No repetir a dose se a criana regurgitar ou vomitar. VIA DE ADMINISTRAO: oral.

VACINA ROTAVRUS (VORH)


A INVAGINAO INTESTINAL (intussuscepo) uma forma de obstruo intestinal, em que um segmento do intestino penetra em outro segmento. mais freqente em crianas entre quatro e sete meses de idade, sendo a causa mais comum de emergncia abdominal na faixa etria de dois anos. A preocupao referente invaginao proveniente da situao ocorrida anteriormente com outro tipo de vacina contra Rotavrus.

Crianas que forem vacinadas fora da faixa etria preconizada sero consideradas CRIANAS VACINADAS INADVERTIDAMENTE e devero ser acompanhadas por um perodo de 30 dias, em quatro visitas semanais. REGISTRAR na caderneta de vacinao da criana e na FICHA ESPECFICA DE ACOMPANHAMENTO DE CRIANAS VACINADAS INADVERTIDAMENTE. (Notificar e acompanhar).

ESQUEMA SEQUENCIAL VIP/VOP


COMPOSIO: Vacina Trivalente, contendo os trs tipos de poliovrus (1, 2 e 3), sendo ele inativado (VIP) ou atenuados (VOP). IDADE PARA VACINAO : A partir dos dois meses. INDICAO: preveno da poliomielite.

CONTRA-INDICAO: VIP qualquer pessoa que j apresentou quadro de reao alrgica grave a uma vacinao anterior com a VIP ou indivduo portador de alergia grave (anafilaxia) a qualquer componente da vacina. VOP - diarria severa ou vmitos intensos, crianas com imunodeficincia e crianas que tenham convvio familiar com pessoas imunodeficientes. As crianas assintomticas, com HIV, podem receber a VOP. * Crianas hospitalizadas e/ou HIV+ sintomticas devero receber a Salk.

ESQUEMA SEQUENCIAL VIP/VOP


APRESENTAO: lquida
VOP - em bisnaga de plstico ou frasco multidoses. VIP soluo injetvel em frascos multidoses

CONSERVAO: +2 a +8C, podendo ser congelada a nvel


central.

DOSE E VOLUME:
IDADE 2 meses 4 meses 6 meses 15 meses DOSE 1 2 3 Reforo 2 gotas VOLUME 0,5 ml VACINA Vacina Inativada VIP VIP Vacina oral atenuada - VOP VOP

ESQUEMA SEQUENCIAL VIP/VOP


VIA DE ADMINISTRAO: VIP Preferencialmente intramuscular. Em crianas menosres de 2 anos, utilizar o vastolateral da coxa. Entretanto a via subcutnea pode ser usada em situaes especiais, discrasias sanguneas, por exemplo. VOP - Via oral. As
crianas alimentadas, mesmo que com leite materno, podem ser vacinadas normalmente, no havendo necessidade de intervalo entre a aplicao da vacina e as mamadas ou refeies.

CUIDADOS NA APLICAO (VOP) Deve-se tomar o mximo cuidado em no contaminar o recipiente e/ou conta gotas. Estes no devem entrar em contato com mveis, utenslios ou boca da criana. Caso isso acontea, o recipiente e/ou conta-gotas precisam ser desprezados. EVENTOS ADVERSOS: VOP - poliomielite ps-vacinal (raramente). VIP reaes locais e sistmicas.

VACINA PNEUMOCCICA 10 VALENTE


COMPOSIO constituda por: - 10 sorotipos de pneumococo: 1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F e 23F - Protena D de Haemophilus Influenzae para 8 sorotipos - Carreadores de toxide diftrico (DT) e de toxide tetnico (TT ou T) - Cloreto de Sdio, Fosfato de alumnio, gua para injeo IDADE PARA VACINAO: 2 MESES INDICAO: preveno de infeces causadas pelos sorotipos contidos na vacina (otites, pneumonias, meningites,etc.) CONTRA-INDICAO: Reao anafiltica a dose anterior

VIA DE ADMINISTRAO Intramuscular profunda, no vasto lateral da coxa, em crianas acima de dois anos pode ser usada a regio deltide.
DOSE E VOLUME Dose: 0,5ML. Esquema - 3 doses (2,4,6 meses) Reforo entre 12 e 15 meses

Esquema Vacinal Pneumoccica 10 valente (conjugada)

Crianas a partir de 2 meses de idade:


Idade - meses Nmero de doses Reforo

2 4 6 ou 3 5 7 ou 4 6 8 ou 5 7 9 ou 6 8 10 3 (trs) doses com intervalo de dois meses Uma dose aos 12 meses

Esquema Vacinal Pneumoccica 10 valente (conjugada)

Crianas de 7 11 meses de idade:


Idade - meses
7 - 9 ou
8 10 ou 9 11 ou Nesta faixa etria, ao receber a 10 12 ou 11 13 2 (duas) doses com intervalo de dois meses 2 dose, no h a necessidade de reforo

Nmero de doses
2 (duas) doses com
intervalo de dois meses

Reforo
12 meses

A partir de 1 ano

Dose nica

OBS: A vacina esta indicada para crianas de 2 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias (< 2 anos) Nota Tcnica n.33/2013 / CGPNI Recomenda a administrao simultnea das Vacinas Febre Amarela e Pneumoccica 10 valente

VACINA MENINGITE MENINGOCCICA C


COMPOSIO constituda por: - Oligossacardeo meningoccico C 10 g; - Conjugado com protena CRM197 de Corynebacterium Diphteriae 12,5 a 25,0 g; - Hidrxido de alumnio 0,3 a 0,4 mg Al3+ Excipientes: Manitol, fosfato de sdio monobsico monoidratado, fosfato de sdio dibsico heptaidratado, cloreto de sdio e gua para injeo.

IDADE PARA VACINAO: 3 meses de idade


INDICAO preveno da meningite tipo C CONTRA-INDICAO indivduos com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da vacina VIA DE ADMINISTRAO Intramuscular profunda, no vasto lateral da coxa, em crianas acima de dois anos pode ser usada a regio deltide. DOSE E VOLUME Dose: 0,5ML. Esquema - 2 doses Reforo entre 12 e 15 meses ( 1 reforo)

ESQUEMA VACINA MMC

A partir de 1 ano

Dose nica

OBS: A vacina esta indicada para crianas de 2 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias (< 2 anos)

VACINA FEBRE AMARELA (FA)


COMPOSIO: vrus vivo atenuado da febre amarela. IDADE PARA VACINAO: a partir dos 6 meses de idade (rea endmica) ou 9 meses de idade (rea de transio) para residentes ou viajantes para estas reas. INDICAO: preveno contra febre amarela. CONTRA-INDICAO: histria de reao anafiltica aps ingesto de ovo; choque anafiltico;

Nota Tcnica n.33/2013 / CGPNI * NO Recomenda a administrao simultnea das Vacinas Febre Amarela e Triplice Viral. * Recomenda a administrao simultnea das Vacinas Febre Amarela e Vacina Pneumo 10 V
CONSERVAO: +2 a +8C PRECAUO: A vacina contraindicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando, nos casos de risco de contrair o vrus buscar orientao mdica. Caso a mulher que esteja amamentando receba a vacina ter que suspender a amamentao. A aplicao da vacina a partir de 60 anos depende da avaliao do risco da doena e o benefcio da vacina. DOSE E VOLUME: uma dose de 0,5 ml. Reforos a cada 10 anos. VIA DE ADMINISTRAO: Subcutnea, na regio do deltide.

VACINA TRPLICE VIRAL ( SCR )


COMPOSIO: vrus vivo atenuado do sarampo, rubola e caxumba, cultivados em clulas diplides humanas. IDADE PARA VACINAO : 12 meses INDICAO: preveno contra o sarampo, rubola e caxumba. CONTRA-INDICAO: Imunodeficincia; Choque anafiltico. Uso hemoderivados no momento ou nos ltimos 3 meses, ou que vo fazer uso nos prximos 15 dias:adiar a vacinao. Nota Tcnica n.33/2013 / CGPNI Recomenda a administrao simultnea das Vacinas Febre Amarela e Pneumoccica 10 valente VIA DE ADMINISTRAO: Subcutnea, na regio do deltide. DOSE E VOLUME: dose de 0,5 ml
Dose IDADE

1 dose
2 dose

12 meses
15 meses

VACINA TRIPLICE BACTERIANA (DTP)


COMPOSIO: toxide tetnico e diftrico com a Bordetella pertussis inativada, hidrxido ou fosfato de alumnio e Timerosal.
CONSERVAO: +2 a +8C, no podendo ser congelada. DOSE E VOLUME: dois reforos de 0,5 ml 1 reforo - seis meses aps a 3 dose da Tetravalente ( equivalente aos 15 meses); 2 reforo - 4 anos at 6 anos 11 meses e 29 dias de idade com a vacina DTP. Utilizar a vacina dupla adulto (dT) para reforos subseqentes a cada 10 anos, ou 5 anos para nova gravidez ou acidente de risco. CONSERVAO: +2 a +8C, no podendo ser congelada. VIA DE ADMINISTRAO: Intramuscular profunda, na regio gltea e na regio deltide.

ORDEM CRONOLGICA - CRIANAS IDADE


Ao nascer 2 meses 3 meses 4 meses 5 meses 6 meses 9 meses 12 meses 15 meses 4 a 6 anos BCG, Hepatite B Poliomielite (VIP), Pneumo 10 V, Penta (DTP+Hib+Hepatite B), Rotavrus Meningoccica C Poliomielite (VIP), Pneumo 10 V, Penta (DTP+Hib+Hepatite B), Rotavrus Meningoccica C Poliomielite (VOP), Penta (DTP+Hib+Hepatite B), Pneumo 10V Febre Amarela Trplice Viral (SCR), Pneumo 10V DTP, Poliomielite (VOP), Meningoccica, SCR DTP

VACINAS

Fonte: PORTARIA N- 3.318, DE 28 DE OUTUBRO DE 2010 NT N193/2012/ CGPNI/DEVEP/SVS/MS - Alterao da idade para administrao da Vacina Trplice Viral e da Vacina Oral de Rotavrus Humano.

VACINA DUPLA ADULTO (dT)


COMPOSIO: toxide tetnico e diftrico, hidrxido ou fosfato de alumnio e Timerosal. INDICAO: preveno contra difteria e ttano, a partir dos 7 anos de idade, mulheres em idade frtil, gestantes e adultos que necessitem completar esquema ou reforo. CONTRA-INDICAO: reao de Arthus; neuropatia perifrica; Sndrome de Guillain-Barr choque anafiltico. CONSERVAO: +2 a +8C, no podendo ser congelada. O congelamento inativa os componentes da vacina dT.

VACINA DUPLA ADULTO (dT)


DOSE E VOLUME: trs doses de 0,5 ml, com intervalo de 60 dias e mnimo de 30 dias entre as doses. AVALIAO DO CARTO; Considerar as doses anteriores de toxide Tetnicos (Tetravalente, DTP, dT, DT). Reforos a cada 10 anos ou 5 anos, para nova gravidez ou acidente de risco.

VIA DE ADMINISTRAO: Intramuscular profunda, no deltide ou no glteo.


EVENTOS ADVERSOS: hipertermia, dor, eritema, edema, endurao, e abscessos frios ou quentes no local da vacina e, mais raramente: reao de Arthus, neuropatia perifrica, Sndrome de Guillain-Barr, choque anafiltico.

VACINA DUPLA ADULTO (dT)


IMUNIZAO NA GESTANTE 2011 SITUAO VACINAL dT Parcialmente imunizada CONDUTA dT

1 dose
2 doses

Dose 2 no segundo trimestre, e dose 3, se possvel 20 dias antes parto


Dose 3, se possvel 20 dias antes do parto.

Observao: *Intervalo entre as doses 30 ou 60 dias; *Iniciando o esquema no inicio da gestao usar o intervalo de 60 em 60 dias; *Iniciando o esquema a partir do 5 ms usar o intervalo de 30 em 30 dias

ESQUEMA PRIMRIO COMPLETO

Se < 5 anos no imunizar Se > 5 anos, 1 dose reforo Se > 10 anos, 1 dose reforo

VACINA DUPLA ADULTO (dT)


IMUNIZAO NO ADOLESCENTE/ADULTO, IDOSO e GESTANTE SITUAO VACINAL dT 1 dose 2 doses Observao: *Intervalo mnimo entre as doses 30 ou de 60 dias que o ideal Reforo: A cada 10 anos. Exceto em situaes especias ( acidentes perfurocortantes e/ou traumas, cirurgia, gestao) vide esquema abaixo. Gestante Fazer a dose 3, se possvel 20 dias antes parto
Dose

CONDUTA dT Parcialmente imunizado 2 sessenta dias aps a 1 dose.

Dose 3 sessenta dias aps a 2 dose. E da 3 para o reforo so dez anos aps a data da aplicao.

ESQUEMA PRIMRIO COMPLETO(Em caso de acidente, cirurgia)

Se < 5 anos no imunizar Se > 5 anos, 1 dose reforo Se > 10 anos, 1 dose reforo

VACINA RAIVA HUMANA


COMPOSIO: Vacina de vrus inativado produzida em cultivo celular. IDADE PARA VACINAO : qualquer idade INDICAO Pr-exposio: para grupos de alto risco de exposio ao vrus da raiva, tais como: veterinrios, estudantes de veterinria, pesquisadores, laadores de ces e outros. Ps-exposio: quando houver possvel exposio acidental ao vrus da raiva. Re-exposio: situaes de reexposio aps algum tipo de exposio CONTRA-INDICAO: administrao na regio gltea. VIA DE ADMINISTRAO: Intramuscular profunda, no vasto lateral da coxa; em crianas acima de dois anos pode ser usada a regio deltide.

VACINA RAIVA HUMANA


DOSE E VOLUME: A dose de 0,5ml. A quantidade de doses ser indicada de acordo com o esquema recomendado considerando o tipo de exposio, animal agressor e o tipo de ferimento.

CONSERVAO: +2 a +8C.
EVENTOS ADVERSOS: No h relato.

VACINA RAIVA HUMANA


Esquema para Tratamento Profiltico Anti-Rbico Humano

Pr-Exposio
Vacina de Cultivo Celular: Esquema: 03 doses Dias de aplicao: 0, 7, 28 Via de administrao e dose: intramuscular profunda Local de aplicao: msculo deltide ou vasto lateral da coxa (no aplicar no glteo).

Controle sorolgico: a partir do 14 dia aps a ltima dose do esquema.

VACINA RAIVA HUMANA


Quadro 1. Esquema para tratamento profiltico anti-rbico humano com vacina de cultivo celular
CONDIES AGRESSOR DO ANIMAL CO OU GATO SEM SUSPEITA DE RAIVA NO MOMENTO DA AGRESSO1 CO OU GATO CLINICAMENTE SUSPEITO DE RAIVA NO MOMENTO DA AGRESSO CO OU GATO RAIVOSO, DESAPARECIDO OU MORTO; ANIMAIS SILVESTRES ( INCLUSIVE OS DOMICILIADOS) ANIMAIS DOMSTICOS DE INTERESSE ECONMICO OU DE PRODUO
Lavar com gua e sabo No tratar Lavar com gua e sabo Iniciar imediatamente o tratamento com 5 (cinco) doses de vacina administradas nos dias 0, 3, 7, 14 e 28

TIPO DE EXPOSIO

Contato Indireto Acidentes Leves


ferimentos superficiais, pouco extensos, geralmente nicos, em tronco e membros (exceto mos e polpas digitais e planta dos ps); podem acontecer em decorrncia de mordeduras ou arranhaduras causadas por unha ou dente; lambedura de pele com leses superficiais

Lavar com gua e sabo No tratar Lavar com gua e sabo Observar o animal durante 10 dias aps exposio. Se o animal permanecer sadio no perodo de observao, encerrar o caso. Se o animal morrer, desaparecer ou se tornar raivoso, administrar 5 doses de vacina (dias 0, 3, 7, 14 e 28).

Lavar com gua e sabo No tratar Lavar com gua e sabo Iniciar tratamento com 2 (duas) doses, uma no dia 0 e outra no dia 3.; Observar o animal durante 10 dias aps exposio. Se a suspeita de raiva for descartada aps o 10 dia de observao, suspender o tratamento e encerrar o caso. Se o animal morrer, desaparecer ou se tornar raivoso, completar o esquema at 5 (cinco) doses. Aplicar uma dose entre o 7 e o 10 dia e uma dose nos dias 14 e 28. Lavar com gua e sabo Iniciar o tratamento com soro3 e 5 doses de vacina nos dias 0, 3, 7, 14 e 28. Observar o animal durante 10 dias aps exposio. Se a suspeita de raiva for descartada aps o 10 dia de observao, suspender o tratamento e encerrar o caso.

Acidentes Graves
ferimentos na cabea, face, pescoo, mo, polpa digital e/ou planta do p; ferimentos profundos, mltiplos ou extensos, em qualquer regio do corpo; lambedura de mucosas; lambedura de pele onde j existe leso grave; ferimento profundo causado por unha de gato.

Lavar com gua e sabo Observar o animal durante 10 dias aps exposio. Iniciar tratamento com duas doses uma no dia 0 e outra no dia 3; Se o animal permanecer sadio no perodo de observao, encerrar o caso. Se o animal morrer, desaparecer ou se tornar raivoso, dar continuidade ao tratamento, administrando o soro3 e completando o esquema at 5 (cinco) doses. Aplicar uma dose entre o 7 e o 10 dia e uma dose nos dias 14 e 28.

Lavar com gua e sabo Iniciar imediatamente o tratamento com soro3 e 5 (cinco) doses de vacina administradas nos dias 0, 3, 7, 14 e 28

Orientaes do quadro 1
(1) preciso avaliar, sempre, os hbitos dos ces e gatos e os cuidados recebidos. Podem ser dispensados do tratamento as pessoas agredidas por co ou gato que, com certeza, no tem risco de contrair a infeco rbica. Por exemplo, animais que vivem dentro do domiclio (exclusivamente); no tenham contato com outros animais desconhecidos; que somente saem rua acompanhados dos seus donos e que no circulem em rea com a presena de morcegos. Em caso de dvida, iniciar o esquema de profilaxia indicado. (2) Nas agresses por morcegos deve-se indicar a soro-vacinao independentemente da gravidade da leso, ou indicar conduta de reexposio; (3) Aplicao do soro na(s) porta(s) de entrada. Quando no for possvel infiltrar toda dose, a quantidade restante deve ser aplicada pela via intramuscular podendo ser utilizada a regio gltea. Sempre aplicar em local anatmico diferente do que aplicou a vacina

VACINA RAIVA HUMANA

Tipo de esquema anterior Completo


a)

ESQUEMA DA REEXPOSIO
Cultivo Celular
at 90 dias: no tratar

b) aps 90 dias: 2 doses, uma no dia 0 e outra no dia 3 Incompleto


a)

at 90 dias: completar o nmero de doses

b) aps 90 dias: ver esquema de ps-exposio (conforme o caso)

Conduta em caso de paciente faltoso ou que abandona o tratamento com a vacina de cultivo celular
Quando o paciente comparecer para aplicao da: Segunda dose Terceira dose Quarta dose Agendar a prxima dose ou seja a: Com intervalo mnimo de:

Terceira dose Quarta dose Quinta dose

2 dias 4 dias 14 dias aps

Nota: o esquema recomendado (dias: 0,3,7,14,28), as cinco doses devem ser administradas no perodo de 28 dias a partir do incio do tratamento.

Fonte: BRASIL. Ministrio da Sade. Fundao Nacional de Sade. Guia de vigilncia epidemiolgica. 5 edio. Braslia: FUNASA, 2002. 842p.

IMUNOBIOLGICOS
INFORMES TCNICOS IMPORTANTES
VACINAS COMPOSIO
Vrus vivo atenuado (VOP)

VALIDADE APS ABERTURA DO FRASCO


5 dias aps abertura do frasco

PLIO

Vrus Inativado (VIP)


D.T.P Toxide diftrico Bordetella perfussis inativado e Toxide tetnico Microbactria atenuada (Mycobacterium bovis) Antgeno de superfcie do vrus inativado Vrus vivos atenuados

7 dias aps abertura do frasco


15 dias ou at o final do frasco

B.C.G. HEPATITE B DUPLA OU TRIPLICE VIRAL FEBRE AMARELA

6 horas aps diluio 15 dias ou at o final do frasco Sanofir Pasteur 6 horas Biomanguinhos/Fiocruz 8 horas Frasco de 5 a 10 doses - 6 horas Frasco de 50 doses - 4 horas

Vrus vivo atenuado

IMUNOBIOLGICOS
INFORMES TCNICOS IMPORTANTES
VACINAS INFLUENZA PNEUMO 10 VALENTE COMPOSIO Vrus purificado e inativado Polissacardeo purificado de Streptococus pneumonie Toxide diftrico Bordetella perfussis inativado e Toxide tetnico + Polissacardeo purificado da membrana externa da bactria haemophilus influenzae tipo B + antgeno de superficie do vrus Hepatite B Vrus inativado Virus atenuado Virus atenuado humano Fraes de bactrias toxide tetnico e diftrico VALIDADE APS ABERTURA DO FRASCO

7 DIAS OU A DEPENDER DO LABORATRIO PRODUTOR


Unidose

Pentavalente ( DTP + Hib + Hepatite B)

5 dias aps diluio

RAIVA HUMANA MENINGITE TIPO C ROTAVRUS DUPLA ADULTO

Unidose Unidose Unidose 15 dias ou at o final do frasco

OBRIGADA!!!

You might also like